Exposição mostra como é possível conjugar Arte e Ciência
Artistas de todo o mundo vão estar presentes
para dar a conhecer a arte do século XXI
2009-08-04

A primeira grande exposição em Portugal sobre a arte do século XXI inaugura a 24 de Setembro na Cordoaria, em Lisboa.

Comissariada pelo artista Leonel Moura intitula-se INSIDE [arte e ciência] e pretende divulgar no país a nova tendência artística que combina o conhecimento científico com a criatividade das artes.

A exposição vai decorrer durante um mês e apresenta 22 artistas de todo o mundo.

Conta com a presença de alguns pioneiros, como o brasileiro Eduardo Kac ou o australiano Stelarc, num vasto conjunto de obras.

Ao aliar as potencialidades da ciência ao mundo da arte os artistas conjugam a sua criatividade artística com áreas como a biotecnologia, a inteligência artificial, a robótica e a interactividade. Para isso, usam metodologias aplicadas na medicina ou na manipulação genética para gerarem esculturas, novas formas de vida ou reconfigurações dos corpos, do próprio artista ou de outros seres vivos. Propõe-se também a possibilidade de gerar uma criatividade artificial, usando algoritmos e robôs.

Arte e Ciência é um conceito recente que designa um conjunto de práticas que associam os dois campos, mas de uma forma distinta das correntes históricas genericamente relacionadas com a ilustração científica. Nesta nova tendência a ciência não é vista apenas como objecto de inspiração ou de representação, mas sobretudo como base de processos criativos originais que vão ser apresentados pelos artistas presentes na INSIDE.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33848&op=all

Comentários

Por Cláudia Bergo
em 5 de Agosto de 2009 às 16:39.

Alguém arrisca dizer quando arte e ciência se divorciaram?

Valei-me são Leonardo!

;)

Por Dinah Rios de Sous
em 18 de Setembro de 2009 às 15:32.

oi tudo bem gente!!!!

Por Dinah Rios de Sous
em 18 de Setembro de 2009 às 15:32.

oi tudo bem gente!!!!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.