«Investigadores actores» «Stand-up comedy» e teatro do movimento são actividades do «Cientistas ao Palco» 2009-07-28

O projecto «Cientistas ao Palco», chamará vários profissionais da área científica para celebrar a «Noite dos Investigadores» através do teatro. A iniciativa é realizada, em parceria, por centros de investigação, uma PME, um museu de ciência e vários grupos de teatro e ocorre, em simultâneo, no Porto, Lisboa, Coimbra e Faro.

Os cientistas são os principais actores e vão desenvolver várias performances produzidas especialmente para o evento. Em simultâneo, decorrerá uma série de actividades interactivas para o público e serão criados múltiplos espaços para o efeito.


A «Noite dos Investigadores» é uma iniciativa europeia que se realiza desde 2005 em várias cidades dos Estados Membros da União Europeia e pretende aproximar o público da Ciência em geral e dos cientistas em particular, quebrando estereótipos e mostrando o quotidiano da vida de um investigador. Em 2009, a noite acontece no dia 25 de Setembro, envolvendo várias cidades europeias.

No norte do país, a iniciativa decorrerá no centro da cidade Invicta, entre as 14h e a 1h, dentro e fora do edifício da Reitoria da universidade portuense. Na Praça dos Leões, diferentes investigadores farão parte tanto do palco como da audiência, envolvidos em diferentes performances, destinadas a crianças e adultos.

As peças serão complementadas com actividades paralelas, desde experiências de “mãos-na-massa”, passando por sessões de “speed-dating”, até tertúlias em cafés científicos ou visitas aos museus situados.

Cientistas serão actores por uma noite

O Museu da Ciência será o local onde tudo acontecerá em Coimbra. A comédia levará o público a Darwin e aos cientistas de hoje. Uma peça de teatro baseada na obra de Júlio Verne, «Sr. de Chimpanzé», e um conjunto de pequenos ‘sketches’ sobre evolução marcarão o ponto de partida para a interacção entre conhecimento científico e a sociedade.

Já em Lisboa, cientistas serão levados a múltiplos palcos, por via do teatro-forum, do “stand-up comedy” e do teatro do movimento – e já que também se celebra Darwin e Galileu, os cenários serão o verde e as estrelas, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.

Actividades paralelas

Paralelamente ao espectáculo haverá actividades como observação do céu nocturno, “speed-dating” com cientistas, café e bar científicos, actividades “mãos na massa” e divulgação de diferentes áreas científicas.

No sul a interacção entre cientistas e o público focará a vida e as descobertas de Darwin através de peças destinadas a crianças e adultos. A noite será montada no centro comercial Ria Shopping, em Olhão, e para além do teatro, serão várias as actividades de ciência onde se podem descobrir e conhecer de perto os investigadores.

A presença dos investigadores de todas as áreas é fundamental para que todos descubram o que é, afinal, isso de ser cientista. Além dos cientistas envolvidos nas peças de teatro e nas actividades de ciência paralelas, propomos a todos os investigadores que se juntem ao projecto. Para participar é necessário fazer a inscrição nas actividades que podem ser de “speed-dating”, tirar fotografias, fazer inquéritos, acompanhar escolas, ou outras que irão surgindo.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33662&op=all

Comentários

Por Cláudia Bergo
em 1 de Agosto de 2009 às 12:00.

Que idéia boa para uma semana de C&T!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.