Desde o ano passado em parceria com a Liga Esportista Universitária Paulista, estamos organizando o Torneio Universitário de Badminton.

Esta é mais uma iniciativa para divulgar a modalidade e tentar implantá-la principalmente nas universidades que tem o curso de EducaçãoFísica.

Será que o Badminton tem uma repercurssão nas universidades?

Como poderíamos desenvolver esta modalidade no meio universitário?

Sandra Sorpreso

Comentários

Por Sandra Sorpreso
em 16 de Julho de 2009 às 13:40.

Olá Claudio,

Obrigada pela sua sugestão.

Temos realizados algumas Clínicas, uma vivência na modalidade badminton, em algumas Universidades de São Paulo. Realmente os alunos ficam interessados com mais uma possibilidade de trabalho, entretanto falta experiência e conhecimento sobre o esporte.

Estamos no organizando para realizar um Curso de Capacitação em Badminton para o 2º semestre.

Vamos ver a repercurssão destas iniciativas.

Até mais e sucesso.

Sandra Sorpreso

Por Claudio Oliveira Santos
em 16 de Julho de 2009 às 00:23.

Eu acho que a melhor maneira de entrar no meio universitario é atraves de  realização de palestras, clinicas e cursos de capacitação para professores da area.

Por Claudio Oliveira Santos
em 23 de Julho de 2009 às 11:02.

Olá pesoal,

Mais acho que isso é necessário a criação de um projeto piloto para ser apresentado nas Universidades em forma de palestra e clinicas para que os alunos vivencie o esporte. Para que o projeto tenha grande credibilidade nas unidades acadêmicas o projeto tem que ser o mesmos para que todos tenham a mesma linguagem.

Prof. Claudio Oliveira.  

Por Manoel Gori
em 25 de Julho de 2009 às 12:30.

Celso

Em agosto agora, teremos o Torneio Universitário de Badminton em parceria com os Jogos Universitários Paulistanos (JUP) organizado pela FEBASP.

Estou à disposição para ajudar no que for preciso.

Um abraço

Manoel Gori

011 96037608

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 27 de Julho de 2009 às 03:12.

Bom dia.... eu de novo!!!

É... como podemos  ver  temos  muitas  ações... que tal a CBBd  mapear  toda  essas  ações? Poderíamos saber  por  exemplo:

  • quantas faculdades de  EF  desenvolve o conteúdo badminton nas  aulas?
  • quantos praticantes  nós temos de badminton no Brasil?
  • quais são os  centros de  desenvolvimento da  modalidade ?

Essas e  outras  questões  são  importantes  sabermos.... além  é  claro de  centralizarmos as  discussões  diretamente na  CBBd, com  livre a fácil acesso a todos!!!

Interesso muito na  parte da pesquisa, somos  carentes (também) nessa  área....

É isso ai..... ficamos na   escuta....

abraços,

JG 

Por Celso Wolf Jr
em 28 de Julho de 2009 às 12:24.

Prof Claudio, acho muito dificil que se quisermos fazer um censo que as Faculdades respondam um questionario/ficha.

Seria mais facil que todos que tenham esta informação, nos enviasse que assim acho que ficaria bem facil de nos comunicarmos com estas Universidades.

Celso

Por Claudio Oliveira Santos
em 27 de Julho de 2009 às 12:46.

Pessoal bom dia!!!!!!!!!!

João Guilherme, esses 3 aspectos que você citou é muito interessaante , por que, triamos ai como ponto de partida. Deixo como observação a participação da CBBd que é muito importante que ela deixe livre esses acesso para que sejam pesquisado.

Outro aspecto que acho muito importante para o BADMINTON NO BRASIL, é desenvolvimento educacional, educação física escolar, dando e criando novas possibilidade no badminton nas escolas.

Eu por exemplo estou finalizando o curso de educação física escolar, que no momento o modulo que estou estudando é BADMINTON e a professora que por sinal muito criativa tem uma visão para a iniciação a nivel escolar. E como me preocupo com o crescimento do esporte em todas as areas mais uma vez estarei fazendo minha monografia sobre o badminton, por isso estou precisando de mais algumas sugestões de temas para começar a fazer minhas pesquisas.

Uma boa semana a todos!

Abraço.  

Por Claudio Oliveira Santos
em 27 de Julho de 2009 às 12:49.

Sandra,

Você precisou mostrar algum projeto? por que aqui no Rio existem algumas dificuldades e, para dizer a verdade não sei nem se possui uma liga universitária.

Abraço.

Por Celso Wolf Jr
em 27 de Julho de 2009 às 22:38.

Acho que podemos fazer este tipo de censo das Faculdades onde praticam badminton, pois sabemos que tem em SP,RN,PE,SC, ainda me parecem que são poucas mas seria uma maneira de usarmos este numero para termos uma conversa com a CBDU para a introdução da modalidade. Vou verificar como podemos fazer aqui na CBBd e se alguem tiver alguma sugestão, vamos divulga-la aqui.

Celso 

Por Celso Wolf Jr
em 27 de Julho de 2009 às 22:38.

Gori, quantas Faculdades vão participar do badminton?
Celso

Por Claudio Oliveira Santos
em 28 de Julho de 2009 às 10:49.

Celso, neste caso é interessante elabora uma um questionário/ficha, para que seja feito o senso nessas Universidades, com a finalidade de saber o que está acontecendo dentro dessas entidades de ensino com a pratica do Badminton e com eles acham que o esporte pode prorpocionar para os alunos acadêmicos. E em seguida tentarmos ampliar este estuda em outras Universidades e Estados.

Prof. Claudio.

Por Pedro Ivo Pahor Pereira da Costa
em 28 de Julho de 2009 às 12:43.

Celso,

Até o momento recebemos as inscrições de oito faculdades (EEFE, CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, FEA, FFLCH, ODONTO e POLI - da USP - SENAC e PUC). Além dessas, creio em mais inscrições até o dia 31. Alunos da FMU, ECA/USP e GEOGRAFIA/USP já enviaram e-mails perguntando maiores informações do torneio.

Destas faculdades, nota-se uma clara predominância de alunos da USP, por o CEPEUSP oferecer quadras de badminton para a iniciação na modalidade. De fato, o inscrito da PUC jogava na USP e o da FMU faz estágio no CEPEUSP com o Prof. Paixão, que comanda as aulas de badminton.

A greve dos funicionários da USP no primeiro semestre prejudicou bastante o torneio, já que as turmas de segunda e quarta e de terça e quinta estavam lotadas, com média de 30 alunos por horário. Com a paralisação, muitos não quiseram competir por não se sentirem seguros depois de tanto tempo sem jogar.

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 28 de Julho de 2009 às 14:31.

Boa tarde  pessoal...

Estou  gostando  desses  papos... o CEV  etsá sendo um importante centro de  discussão do BADMINTON. Acho que nunca  tivemos isso!!!!

Eua cho importante que a  CBBd  seja  a "sede" das  ações, isso que dizer que tudo o que fizermos, tem que partir da  CBBd. A  Confedereção é a  entidade máxima que  representa a modalidade no país. Assim nda mais coerente que as  ações  sejam concentradas nela!!! Falo inclusive  na  criação e no desenvolvimento dos  cursos de  capacitação. Não vamos chegar a lugar  nenhum se  cada um der um curso, se não  existir uma mesma metodologia, em que todos falam a mesma língua, o  discurso seja o mesmo....

Bem  acho que  poderíamos pensar em montar  uma  ficha/questionário  e  deixar no site, assim como a CBBd  fez ano passado no censo, lembra} Montamos  essa  ficha e   disponibilizamos no site, tentamos contato com a faculdades e  pedimos para  preencherem o questionário online mesmo.... acho que isso seria o mais  fácil. Depois dessa  etapa, daremos  continuidade. É  claro que muitos não  vão preencher, mas se  ficarmos no pé, podem mudar de  idéia.... que tal}

Bem  essa  é uma idéia, se  alguém quiser ir pensando em quais informações   seria importante  termos nesses questionário, podemos  criar um modelo de  questionário e  elegemos uma  pessoa  para  ficar  responsável em  receber  as  idéias, juntar e  elaborar um questionário final.... alguém  aceita o convite}}} Lembrando que   tudo isso é  CBBd que  faz...  porém mediante nossa  colaboração!!!

É  isso.... se  ninguém  quiser, posso tentar  fazer  isso....

Vamos seguir e  ajudar op badminton....

Um abraço,

JG

Por Sandra Sorpreso
em 28 de Julho de 2009 às 16:48.

Boa tarde Pessoal,

Estou viajando e quando parei em uma Lan-house para verificar meus e-mails percebi que os debates sobre o BADMINTON estão muito interessantes.

Infelizmente, no momento não posso participar pois como disse, estou viajando em férias.

Quanto ao Torneio Universitário acredito que vamos ter novidades para o segundo semestre.

Acredito que PARCERIA é o melhor caminho para o desenvolvimento do esporte. Principalmente, se o trabalho já está sendo desenvolvido com sucesso e experiência.

Desejo um bom debate à todos.

Profª Sandra Sorpreso

Por Celso Wolf Jr
em 29 de Julho de 2009 às 17:53.

Pedro, por favor poderia me enviar os nomes por extenso das Faculdades que já tem o badminton pois vou montar um cadastro de todas elas para tentar alguma coisa inclusive com o COB.

Gostaria também de quem tiver informação semelhante de outras faculdades/universidades com a modalidade , que me enviassem.

Celso

Por Pedro Ivo Pahor Pereira da Costa
em 29 de Julho de 2009 às 19:01.

Celso,

Nenhuma das faculdades tem realmente badminton. Na minha, a EEFE, temos uma aula durante o curso em que é apresentada a modalidade.

Se temos tantas faculdades, é porque o pessoal joga por conta, no caso da USP, se inscreve no CEPE para isso. As direções das faculdades e algumas das atléticas sequer tem conhecimento destes alunos.

Em todo caso, aqui vai a relação:

Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP; Escola de Educação Física e Esporte - USP; Escola Politécnica - USP; Faculdade de Direito da PUC SP; Faculdade de Economia e Administração - USP; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Faculdades Metropolitanas Unidas; Faculdade de Odontologia - USP; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

 

Por Sandra Sorpreso
em 31 de Julho de 2009 às 13:46.

Boa tarde Profº Claudio,

Desculpe a demora em responder a sua pergunta, mas eu estava viajando.

Como eu fiz para entrar com a modalidade Badminton no Esporte Universitário?

Eu fiz contato com o presidente da Liga do ABC, hoje Liga Esportista Universitária Paulista, foram várias reuniões, vários encontros, tentando pensar na melhor maneira de introduzir o esporte neste universo até que firmamos uma PARCERIA.

O presidente da Liga é um grande incentivador dos esportes e tem um trabalho muito interessante sobre BOLSA-ATLETA, que ele realiza na Coordenação de Esportes da FEFISA - Faculdade de Educação Física de Santo André.

Realizamos Clínicas GRATUITAS de Badminton em algumas Universidades: FEFISA, UNISA, UNIBAN, Anhembi Morumbi onde apresentamos o esporte para seus alunos.

Como participo como atleta e técnica CREDENCIADA no CREF/SP como Profissional GRADUADO,  dos torneios de Badminton, representando a ACADEMIA SÃO PAULO , sei que nestes torneios existem atletas que estão cursando universidades e seriam possíveis participantes do Torneio Universitário.

Também gostaria de lembrar que o incentivador maior do BADMINTON  no meio UNIVERSITÁRIO em São Paulo, é o Profº  Provout que a mais de 20 anos incentiva a prática do BADMINTON no CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Graças a iniciativa e trabalho dele, hoje temos no CEPEUSP vários Uinversitários praticando a modalidade.

Baseada nestas informações e nestas clínicas realizamos no ano passado, no dia 4 de OUTUBRO de 2008  o 1º TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE BADMINTON pela LIGA PAULISTA, na qual a maioria dos seus participantes, foram os alunos da USP.

Se você acessar o nosso site: www.fastplayeventosesportivos.com.br no LINK: TORNEIOS, você pode acessar o Ranking com o resultado por Universidade desta primeira etapa.

Neste ano de 2009, no mês de Abril, realizamos o 2º TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE BADMINTON pela LIGA PAULISTA, também consta no nosso site o Ranking desta segunda etapa.

Temos agendado para este segundo semestre mais duas etapas.

Então, a minha sugestão para você seria entrar em contato com a Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro, segue abaixo o endereço e contato:

Sigla: FEURJ
Endereço: Rua Antonio Cordeiro, 489, Casa 6, Jacarepagua - Rio de Janeiro - RIO DE JANEIRO-RJ
E-mail: rserour@yahoo.com.br

Este contato eu peguei no site da CBDU, www.cdbu.org.br

Te desejo boa sorte e fico a disposição para ajudá-lo no que for possível.

Um grande abraço,

Profª Sandra Sorpreso

Fast Play Eventos Esportivos Ltda

www.fastplayeventosesportivos.com.br

Por Sandra Sorpreso
em 31 de Julho de 2009 às 14:10.

Boa tarde pessoal,

Como estava viajando não pude participar dos debates sobre o TORNEIO UNIVERSITÁRIO.

Fico muito contente com as iniciativas que estão sendo feitas e acredito que para o desenvolvimento da modalidade o melhor caminho são as PARCERIAS.

Falo em PARCERIAS, pois em 2008 eu tive a felicidade de fazer duas importantes PARCERIAS que estão me ajudando muito no desenvolvimento do BADMINTON, no âmbito ESCOLAR e UNIVERSITÁRIO.  

Fizemos a PARCERIA com a LIGA ESPORTISTA UNIVERSITÁRIA PAULISTA e após muitas reuniões e clínicas realizadas no ambiente universitário, realizamos no dia 04 de OUTUBRO de 2008 o 1º TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE BADMINTON pela LIGA PAULISTA. Nesta etapa tivemos a participação de várias unidades de USP o que me leva a lembrar e prestigiar o trabalho do Profº Provout, que a mais de 20 anos incentiva à prática do BADMINTON no CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo.

Neste ano de 2009, realizamos no dia 25 de Abril o 2º TORNEIO UNIVERSITÁRIO de BADMINTON pela LIGA PAULISTA, na qual tivemos a adesão de outras universidades de São Paulo.

Caso haja interesse em saber quais faculdades participaram destes TORNEIOS, temos no nosso site: www.fastplayeventosesportivos.com.br no LINK: TORNEIOS, o Ranking por Universidade da 2 etapas.

Para o segundo semestre deste ano, temos agendado mais duas etapas.

E ainda falando em PARCERIAS, a outra PARCERIA que fiz muito importante e que tem me ajudado bastante na divulação do BADMINTON no âmbito ESCOLAR foi a PARCERIA com a FEDEESP - Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo.

No meio escolar, talvez até pelo fato da minha maior vivência, pois atua na área dando aulas de BADMINTON, estamos tendo muito sucesso no desenvolvimento da modalidade.

Realizamos no dia 5 de Julho de 2008 o 1º TORNEIO ESCOLAR DE BADMINTON e neste sgundo semestre de 2009 vamos realizar a 6ª etapa.

Também consta no nosso site, no LINK TORNEIOS o Ranking por escola das 5 etapas realizadas.

Gostaria de deixar registrado, que se não fosse estas PARCERIAS, o trabalho seria muito difícil. Mas somando força, experiência e profissionalismo, temos feito a nossa parte na divulgação e desenvolvimento do BADMINTON.

Sendo assim, fico a disposição no que for possível para ajudar a divulgação e o desenvolvimento do Badminton.

Um grande abraço a todos.

Profª Sandra Sorpreso

Por Claudio Oliveira Santos
em 31 de Julho de 2009 às 14:15.

Profª Sandra,

Muito obrigado, percebo que tenho muito trabalho a fazer, pode ter certeza vc ajudou muito.

Abraço.

Por Sandra Sorpreso
em 31 de Julho de 2009 às 14:34.

Olá Profº Claudio,

Espero ter ajudado, mas pode ter certeza que encontrando as pessoas certas e realizando PARCERIAS, você terá bons resultados em pouco tempo.

Boa sorte e estamos na torcida para o sucesso do Badminton.

Um grande abraço,

Profª Sandra Sorpreso


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.