Amigos do CEV , trago uma reflexão que venho fazendo nos ultimos tempos sobre como poderia criar algo semelhantea liga universitaria americana de basquete.

  Penso que talvez poderia se criar algo na amplitude do ensino medio, regionalizado ou dentro dos estados , pois sabemos que em ambito nacional fica inviavel pelo tamanho do nosso País. Aqui no nosso estado RS existem os os Jergs mas vejo que poderia se criar algo maior organizado e mque fomenta-se o basquete de base em quantidade maior.

Coloco esta proposta em debate , na tentativa de uma construção de alguma proposta e um levante em relação a modificação de um paradigma , com isso tambem trazer novamente a debate uma proposta que ficou um pouco esquecida sobre as redes de cooperação.

Um Abraço a todos!

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 23 de Janeiro de 2012 às 09:20.

Caro Luciano,

Peço desculpas por não tê-lo compreendido e principalmente por minha infeliz e desastrosa manifestação fora de qualquer propósito. Prometo que nao se repetirá jamais. Considero que fui acometido por um surto de empáfia para o qual dei início a tratamento: passo a orar diariamente para que me mantenha junto ao chão, humildemente servindo aos outros.

Abraço e perdôe-me! 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Janeiro de 2012 às 16:18.

Luciano,

Luciano,

Certamente é uma das muitas falhas do ensino universitário.: não prepara o recém-formado para o mercado. Para sanar esta lacuna venho desenvolvendo o projeto Procrie, que pretende "aprender a ensinar", uma espécie de co-orientador a acadêmicos e professores que se sintam à vontade para debater sobre suas tarefas profissionais.   

Visite http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ e, em seguida, entre no blogue www.procrie.com.br/ e detenha-se nas primeiras postagens a respeito da Missão a que me propus em "Quem Faz". Verá também no "Sumário" uma sinopse dos trezentos e tantos títulos já postados abrangendo diversas Categorias. Há também modelitos de projetos.

O mais importante é o sentido global, ou seja, a proposta de apetrechar professores e principalmente professoras de Ed. Física em seu ambiente natural, isto é, na escola. As ferramentas que apresentamos oferecem condições para que todos os docentes possam democratizar qualquer desporto - inicialmente ofereço o voleibol - promovendo um ensino inteligente, eficiente e, principalmente, criativo. Imagino que seja o que Você e muitos outros estejam buscando. Nos muitos caminhos percorridos e milhares de linhas descritas, estão sugestões inovadoras para que qualquer indivíduo com o preparo básico possa oferecer desenvolvimento esportivo para milhares de crianças.

Em São Luiz, no Maranhão, um grupo de professores colegiais fundou uma associação e vem realizando seus próprios torneios e campeonatos. Têm muitas dificuldades, já tentaram, inclusive, a Federação de Voleibol, mas continuam sozinhos e resolutos. De suas experiências, vivências, tropeços e sucessos, muita coisa foi aprendida e renovada. Vale a pena tentar!

Em Niterói, após 4-5 anos de atividades regulares na praia com cursos para crianças (8-13 anos), alguns professores continuaram por conta própria as atividades e um deles conseguiu formar uma Associação (clube) e a disputar campeonatos cariocas da categoria.

O detalhe maior está em não copiar absolutamente nada! Unam-se em pequenos grupos, desenvolvam um blogue (é grátis), comecem a elaborar um projeto, exibam-no na internet, colham sugestões e, a seguir, decidam o que fazer. Sugiro que os próprios alunos - também atletas - participem da elaboração dessa gestão esportiva. Isto os tornará partícipes e os maiores propagandistas da ideia. Esqueçam os aspectos competitivos danosos à educação e se fixem inicialmente em açambarcar o maior número possível de adeptos. Uma pequena organização dos jogos, com participação ativa de TODOS, será o melhor caminho para um desenvolvimento promissor. Não imponham, mas confabulem.

Como vai precisar de ajuda, ofereço meu blogue Procrie para discutirmos e buscarmos soluções. Mas não se esqueça: criar o seu blogue e começar a engatinhar é o primeiro grande passo para caminhos muitos mais elevados. Você verá e conte com a minha colaboração irrestrita.

Boa sorte!

Por Luciano Ramos
em 21 de Janeiro de 2012 às 08:42.

Bom! Otima a sua colocação.

Pensei tambem em uma construção coletiva , criando um mmodelo que podesse ser adaptado a cada estado.

Desenvolvido de maneira semelhante, o que facilitaria a execusão pois um modelo ja estaria pronto para quaisquer gurpos se interessase.

Vamos lá pessoal , construir soluções.

Um Abraço a todos.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Janeiro de 2012 às 08:58.

Bem pessoal,

Pelo visto, como diria o meu saudoso pai, perdi o meu latim. Contudo, quem sabe alguém lê e se interesse em construir algo? Confesso que não entendi absolutamente nada da proposta que foi colocada. Enfim, fica o dito pelo não dito.

Por Luciano Ramos
em 21 de Janeiro de 2012 às 11:28.

Vejo de maneira diferente de vc, pois como coloquei na apresentação da proposta é algo a ser debatido e construido em conjunto por todos da comunidade Basquete e não somente implemetar algo que ja vem sendo desenvolvido.

Quanto ao fato de vc colocar q perdeste tempo , tambem não vejo desta forma , pois acho q estamos fazendo exatamente o que devemos fazer , debater , colocar nossas opniões , propostas e pontos de vista.

Quero deixar claro que gostei bastante da sua ideia, entendo que é bastante viavel, e já tinha acompanhado a um tempo atraz a sua proposta procrie.

Então vamos continuar os debates e encampar mais pessoas nesta proposta.

Um Abraço a todos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.