Cervnautas amigos e sócios do CBCE, peço licença para colar uma comeração feita no blog aqui. Laércio
17/9/2015. CBCE 37 anos, CONBRACE N-NE 35
Como é dia de comemorar o CBCE junto duas celebrações:
a) 35 anos de CBCE. Hoje reduzido à Educação Física, mas foi criado como Ciências do Esporte
http://cev.org.br/biblioteca/ata-fundacao-cbce/
b) Um dos maiores CONBRACEs regionais, Norte-Nordeste, em São Luis do Maranhão, que faz 35 anos. Embora fosse o segundo ano de CBCE estiveram no Regional N-NE 5 presidentes.
Olhando assim de longe foi uma boa batalha. Reunir num congresso regional 400 pessoas em 1980, quando tínhamos só dois cursos de mestrado em Educação Física, Esportes, Lazer, Fisiologia do Exercício… Hoje são mais de 30. O número de cursos de graduação era bem menos do que um quarto de hoje. Registre-se o sufoco: Chegaram ônibus de Recife, Goiânia, Teresina… e tivemos que transformar a secretaria montada cuidadosamente no Ginásio Costa Rodrigues em alojamento. Vários maranhenses hospedaram congressistas em suas casas.
Como o MEC entrou nessa?
O MEC tinha acabado de realizar, para surpresa geral naqueles tempos bicudos, seminários Regionais. Nos Seminários eram apresentadas 5 prioridades. Na reunião do Nordeste, em Natal, conseguimos aprovar uma sexta prioridade:
Desenvolvimento da educação física, do desporto e do lazer. (pg. 39)
http://cev.org.br/biblioteca/iii-plano-setorial-educacao-cultura-desportoo-1980-1985/
Com esse trunfo a Profa Eliana de Melo Caran conseguiu aprovar apoio do MEC ao projeto dos Cursos e Congresso no Maranhão.
http://cev.org.br/eventos/congresso-brasileiro-ciencias-esporte-regiao-norte-nordeste
O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, recém criado (1978), tinha realizado o primeiro Congresso Brasileiro (Londrina, 1979). Ano par seria de congresso regional. Toda a força de ação e divulgação do CBCE foi mobilizada para o Congresso Regional. Estiveram no Congresso o presidente Victor Matsudo, (Curso Crescimento e Desenvolvimento); o presidente-eleito Claudio Gíl (Curso Fisiologia do Exercício), o vice-presidente de Educação Laércio (coordenação geral) e a líder do GT Educação Maria Izabel de Souza Lopes.
Estavam também os futuros Presidentes Celi Taffarel e Lino Castellani (que coordenou a parte do congresso)
As instituições do Maranhão foram fundamentais: Secretaria de Desportos e Lazer, Escola Técnica Federal e UFMA.
Usamos como estratégia de mobilização realizar os 5 cursos como preparação para o Congresso. Era também o pontapé inicial de um programa de pós-graduação em Educação Física e Esportes na UFMA.
Como estávamos na vigência da ditadura, e a SEED-MEC era o ninho de arapongas no MEC, foram para o congresso vários agentes, que denunciaram o congresso como “congresso de comunistas” – lembrando que a socióloga Maria Izabel ministrou o curso preliminar de Sociologia do Esporte trazendo temas perigosos para o período ;-).Com isso o Secretário de Desportos e Lazer, pressionado por Brasília, resistiu a assinar os certificados. Uma epopeia que o Lino registrou na página 154 do “Educação Física, a história que não se conta”
http://cev.org.br/biblioteca/educacao-fisica-brasil-historia-que-nao-se-conta/
O cartaz, certamente um dos mais bonitos do CBCE, foi assinado pelo artista gráfico Edgar Rocha http://fotografoedgarrocha.blogspot.com.br/
http://blog.cev.org.br/laercio/files/congresso-ma-1980.jpg
Agora, a comemoração.
A Diretora de Lazer da SEDEL, Fátima Frota, promoveu Bumba-Bois de vários sotaques na Fonte do Ribeirão durante a semana dos cursos e, para animar a festa de encerramento, convidou uns jovens autores perseguidos pela censura da época, e que se tornaram sucesso até hoje Josias Sobrinho (Engenho de Flores) e Cesar Teixeira (Boi da Lua).
Ouvir e cantar:
Boi da lua com o Papete
https://www.youtube.com/watch?v=RZZt3RPQ65U
Boi da Lua com o Cesar Teixeira (2009)
https://www.youtube.com/watch?v=oC7ZUMXSTSo
Engenho de Flores com o Josias Sobrinho (2013)
https://www.youtube.com/watch?v=OOzNlBO2Y0s
Engenho de Flores com a Diana Pequeno
https://www.youtube.com/watch?v=hJDzob8bg58
VIVA!
Laércio
FONTE: http://blog.cev.org.br/laercio/2015/1792015-cbce-37-anos-conbrace-n-ne-35/
Comentários
Por
Silvan Menezes dos Santos
em 17 de Setembro de 2015 às 12:37.
Boa retomada dessa história de lutas, conquistas e muita formação para milhares de brasileiros da Educação Física e Ciências do Esporte no país, Laercio.
Muitos não sabem, mas esses 37 anos de Colégio contribuíram muito mais do que muitos cursos de formação legalizados em IES do Brasil. Um verdadeiro "colégio invisível" formador da perspectiva crítica da Educação Física e Ciências do Esporte no país e que não se restringiu as discussões teóricas, participando, propondo e promovendo intervenções práticas nos campos educacionais, acadêmicos e políticos da área.
Um grande salve para todos que fizeram parte dessa história e ajudaram a construir essa importante instituição.
Vida longa ao CBCE!
Abraço,
Silvan
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.