Ao Povo do Ceará

Nenhum comentário. Deixe o seu.
Enviar e-mail com atualizações para mim

Senhores, recebi há pouco correspondencia eletronica, com um manifesto do "Povo do Ceará"...

Manifesto pela Democracia Interna do CBCE

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos virtualmente, este documento é menos uma resposta da secretaria estadual do Ceará e mais uma tentativa de retomar o CBCE como espaço democrático de debate.

Através do acesso à página do Centro Esportivo Virtual[1], tivemos ciência do evento que está sendo organizado em conjunto com a secretaria estadual do Maranhão, que tem como tema “Memória e História, e as perspectivas das Ciências do Esporte das Regiões Norte & Nordeste”. A priori, soubemos que se tratava de um evento comemorativo dos 30 anos deste congresso, e nos dispusemos, como sede do evento em 2010, a absorver esta demanda e assegurar que a memória do CBCE fosse preservada. Assim, consideramos desnecessária e fracionista a existência de dois eventos, praticamente paralelos, na mesma regional, pela dificuldade de mobilização para ambos e pela duplicidade de fóruns institucionais que tal posição ocasionaria. Isso, a nosso ver, já havia sido superado no próprio CONBRACE. Entretanto, a forma como os acontecimentos se sucederam nos é de grande preocupação, e por conta disso, estamos nos pronunciando publicamente.

Uma primeira questão que gostaríamos de reivindicar é que o CBCE, passados 30 anos de sua fundação, manteve-se como entidade representativa da área da Educação Física e ciências do esporte continue a respeitar os fóruns deliberativos. Para isso, resgataremos a memória do XVI CONBRACE, ocorrido em Salvador, em 2009: a partir do debate democrático, foi encaminhado em reunião das secretarias estaduais do nordeste, que a secretaria estadual do Ceará seria responsável pela organização do encontro em 2010. Para fins de esclarecimento, a comissão organizadora do encontro foi efetivada em reunião do CBCE-CE, o projeto está sendo construído e as articulações necessárias para a realização do congresso estão sendo travadas, não apenas pelos membros filiados/as ao CBCE, mas também por um grupo mais amplo que os sócios, composto de estudantes e professores que têm se aproximado da entidade a partir da necessidade de organização do congresso. Por hora, consideramos que todos estes processos caminham consideravelmente, não sendo necessário a substituição da sede. Como em nenhum outro espaço foi encaminhado que teríamos duas sedes para o congresso nordestino, e não recebemos nenhum comunicado oficial alterando a sede de Fortaleza para São Luis, consideramos que tal mobilização se faz de forma atropelada e desrespeitosa com o espaço coletivo de debates e encaminhamentos.

Uma segunda questão trata-se da temática do encontro, cara ao conjunto das pessoas que compõe o CBCE-CE. Consideramos de fundamental importância um processo de historicização do CBCE, dos seus encontros e fóruns, conforme já oficializamos por ocasião do XVI CONBRACE. A temática oficial do encontro está sendo debatida de forma ampliada, a partir de um seminário que ocorrerá nos dias 27 e 28 de março, onde definiremos os eixos e o tema do evento, assegurando o balanço histórico e político destes 30 anos de lutas.

Por fim, consideramos necessário abrir um debate que vem sendo negligenciado pelo coletivo do CBCE nacional e pelas secretarias estaduais. Trata-se da multiplicidade de posicionamentos políticos acerca do papel da entidade. Se por hora parece existir um grande consenso na área, ele não pode ser mantido assim, através do silenciamento dos grupos minoritários, e com eventos que são formulados por fora das instâncias coletivas.


Integrantes do CBCE Ceará. Senhores integrantes do CBCE Ceará,          

Primeiro, o evento que se está programando, em princípio, seria o Norte e Nordeste (Regional) em comemoração aos 30 anos daquele primeiro evento, em 1980.          

A ideia foi lançada pelo Prof. Dr. Laércio Elias Pereira, Guru-Presidente do CEV, em périplo pelo Maranhão, a convite da Academia Viva Água (que bancou passagens e estadia...) para uma série de palestras, promovidas pelo CREF-MA.

Para aqueles que conhecem um pouco da História da Educação Física, dos Esportes e do Lazer, e Dança desta terra - me refiro às duas nações, Brasil e Maranhão - sabe que o Laércio Pereira esteve à frente da fundação do CBCE, e foi, junto com o Lino Castellani, responsável por aquele evento ocorrido em 1980.         

Sabe também a ligação de ambos com o Maranhão, terra em que viveram por cerca de 20 anos... construiram suas carreiras - e o respeito profissional - a partir daqui; ligados umbilicalmente ao CBCE...         

Pois bem, lançou a idéia e nós nos movemos. Buscamos os diversos entes que fazem a Educação Física, os Esportes e o Lazer do/no Maranhã, inclusive a Comissão Provisória da Secretaria Estadual do CBCE. Com quem chegamos a bons termos.         

O Laércio, devido à situação da Secretaria -não só a do Maranhão, mas de muitas outras de nossa região norte e nordeste, inclusive a do Ceará - buscou na direção nacional respaldo e chancela para o evento, que seria, sim, a princípio a realização do Regional Norte e Nordeste.          

O secretário do Pará, em corrrespondencia eletronica, colocou-nos a par das tratativas ocorridas no ultimo CONBRACE. Coloocando-se a favor da realização do evento aqui... Depois, tomamos conhecimento dos movimentos do Ceará, quanto à reestruturação de sua Secretaria Estadual, quanto à organização do Regional Nordeste...          

Levamos ao conhecimento - e questionamos - o Matheus e o CBCE, sobre essa questão. Não havendo, por parte da direção nacional, qualquer manifestação sobre a não realização, ou não, do evento no Maranhão; apenas gostariam de que fosse alterada a data, em que trabalhávamos, de novembro para setembro, para coincidir com os demais encontros regionais.          

Devido a esses impasses, a demora nas respostas, e a perda, já, de seis meses na organização do evento - afinal, começamos a tratar do assunto em novembro... - resolvemos, nós (eu!!!) aqui do Maranhão, propor ao Laércio não a realização do Congresso Regional do CBCE - Nordeste, em setembro, conforme solicitação do Matheus, mas o CONGRESSO DO CEV, com os mesmos temas propostos. Mantida a data de Novembro.          

Não seria mais um evento CBCE. Seria um evento do CEV - CONGRESSO DO CEV, onde, dentro do grande evento, discutiriamos a realização daquele evento trinta anos atrás - 1980...          

Devo lembrar que o CEV, embora oficialmente e juridicamente tenha apenas 14 anos (completados este ano...) na realidade ele estará completando 30 anos,,, ele é fruto daquele evento ocorrido em São Luis, em 1980...          

Vamos, sim, procurar as respostas do que ocorreu nesses 30 anos - memória -; vamos ver qual é o estado-da-arte - presente - e ver para onde caminha, quais são as perspectivas, enquanto negócio - o futuro.          

Senhores do Ceará, nada impede que voces continuem a se movimentar na realizaão do evento, do CBCE, de nível regional.                      

Nós, aqui, vamos fazer o CONGRESSO DO CEV, nível internacional, nacional, regional, local... 1980/2010 - 30 anos...

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

Professor de Educação Física (aposentado) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Pesquisador-associado do Atlas do Esporte no Brasil, e no Maranhão

Moderador/Administrados das Comunidades EF Maranhão e Atletismo, do CEV     

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.