Cevnautas do Ceará,
    Acaba de ser publicado (maio, 2011), na revista internacional Lecturas - do cevnauta Tulio Guterman - o artigo Atividade física e Doença de Parkinson dos doutorandos das Uiversidades Estadual e Federal do Ceará. Parabéns! Laércio

..........................................................................

Atividade física e Doença de Parkinson (Actividad física y Enfermedad de Parkinson)

Cláudia Aragão de Lavôr Neta Coelho, Sarah Souza Escudeiro, Gilberto Santos Cerqueira, Silvânia Maria Mendes Vasconcelos (UECE, UFC)

Resumo
         A Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do Sistema Nervoso Central (SNC) em uma região conhecida como substância negra. Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. Por muito tempo a idéia que os parkinsonianos tinham era de que não possuíam condições de manter-se ativos. Dessa maneira muitos acabaram deixando de fazer atividades comuns da vida diária, dentre essas a prática de atividades físicas, levando um estilo de vida sedentário. A orientação dos médicos na maioria das vezes focava a fisioterapia, por considerá-la mais segura e de aplicação mais controlada. Entretanto, trabalhos têm demonstrado os benefícios de uma atividade física bem orientada para essa população, proporcionando melhora de aspectos físicos, psicológicos e sociais. Nesse estudo apresentaremos informações sobre as características da doença, os métodos e benefícios que a atividade física pode proporcionar. Assim o objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica atualizada, mostrando a importância da atividade física na Doença de Parkinson. Para construção desse trabalho foi realizada uma busca eletrônica nos bancos de dados Medline, Pubmed e Lilacs, com o objetivo de selecionar estudos clássicos e recentes relevantes para a discussão do tema abordado.

Texto Completo: http://www.efdeportes.com/efd156/atividade-fisica-e-doenca-de-parkinson.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.