Cevnautas do Ceará, alguém manda mais informação de Sobral, especialmente dos GTs? Laercio

29/08/2013

Local: Quadra do CCS

18h - Credenciamento

19h - Abertura: composição da mesa com professores, palestrantes e autoridades convidadas.

20h - Conferência de abertura: Atividade Física, Saúde e Desporto: perspectivas do mercado atual.

30/31/08 e 01/09/2013 (manhã)

Local: CCS

8h às 12h - Gestão Desportiva

8h às 12h - Biomecânica e Musculação

8h às 12h - Natação e Salvamento Aquático

8h às 12h - Educação Física Escolar

30/31/08 e 01/09/2013 (tarde)

Local: CCS

14h às 18h - Desportos Coletivos

14h às 18h - Futsal do Escolar ao Rendimento

14h às 18h - Educação Física Adaptada

14h às 18h - Políticas Públicas Voltadas para Atividade Física e Saúde

30/08/2013 (noite)

Local: CCS

19h às 21h – Grupo Temático (GT)

GT 1 – Atividade Física

GT 2 – Desporto

GT 3 – Promoção de Saúde (inserção do professor de educação física)

GT 4 – Esporte de Aventura

GT 5 – Metodologia do Trabalho Científico

  1. GESTÃO DESPORTIVA (manhã)
  2. BIOMECÂNICA E MUSCULAÇÃO (manhã)
  3. NATAÇÃO E SALVAMENTO AQUÁTICO (manhã)
  4. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (manhã)
  5. DESPORTOS COLETIVOS (tarde)
  6. FUTSAL DO ESCOLAR AO RENDIMENTO (tarde)
  7. EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (tarde)
  8. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (tarde)


01 – GESTÃO DESPORTIVA (manhã)

Planejamento e Gestão de Instalações Desportivas (planejar, construir, gerir). Organização e Gestão de Pessoal (O que é uma organização, fatores primordiais, construção dos quadros de pessoal, objetivos da Gestão de pessoal). Classificação das Instalações Desportivas (Dimensionamento das Instalações Desportivas, determinação da localização, natureza dos equipamentos, fatores de gestão). Gestão de materiais desportivos (gerir material desportivo, seleção do material, aquisição, manutenção, dados de um ficheiro individual de material, armazenamento, arrumação). Problema de gestão de uma instalação desportiva (relações públicas, segurança, primeiros socorros, limpeza).

Prof. Doutor Catedrático Pedro Sarmento - Portugal
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Bacharelato em Educação Física, Doutor em Ciência do Desporto, Vice-Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Membro eleito do Conselho representante da FADEUP, Coordenador do Gabinete de Gestão Desportiva e Diretor do Segundo Ciclo (mestrado) de Estudo em Gestão Desportiva, Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, Diretor da Revista Internacional de Gestão Desportiva, já orientou 11 teses de Doutoramento, 61 teses de mestrado, autor de vários livros.

02 – BIOMECÂNICA E MUSCULAÇÃO (manhã)

Conceitos básicos da biomecânica aplicados a Musculação. Biomecânica e Instrumentação para a avaliação das ações musculares. Análise Cinesiológica dos Exercícios dos membros inferiores e superiores na musculação. Análise cinesiológica do Core na Musculação. Biomecânica das Lesões na Musculação.

Prof. M.Sc. Túlio Banja - Pernambuco Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco, Especialista em Avaliação da Performance Humana pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco, Mestre em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-PT, Professor da UFC de Biomecânica do Movimento Humano, Musculação com grande em Cinesiologia, Anatomia Funcional e Avaliação Física.

03 - NATAÇÃO E SALVAMENTO AQUÁTICO (manhã)

Reconhecimento da situação de urgência e procedimentos necessários ao abordar uma vítima de afogamento. Prevenção e identificação dos primeiros cuidados com lesões ocorridas nos diferentes tipos de afogamento. Identificação do tipo de afogamento. Procedimento de suporte básico de vida (SBV) e realização da Reanimação cárdio-respiratória (RCP).
Conteúdos:

  • Responsabilidade do Educador Físico
  • Prevenção de Acidentes nas piscinas, lagos e mares
  • Determinação de prioridade de atendimento ao acidentado
  • Tipos de aproximação
  • Tipos de desvencilhamento
  • Tipos de transportes
  • Utilização dos diversos meios de resgate aquático
  • Utilização de diferentes materiais de resgate aquático
  • Suporte básico de Vida
  • Reanimação Cárdio Respiratória
  • Natação

Evidencia o processo didático-pedagógico da natação pura, utilizando considerações teóricas e práticas. Orientação técnica no processo de ensino da sequência pedagógica das técnicas de nado, em NPD. Procedimentos e posturas do professor de natação.

  • Técnicas da Natação Desportiva
  • Processo Educativo
  • Técnica do nado
  • Saída e Virada
  • Abordagem Técnica e Metodológica
  • Postura do professor
  • A Piscina e os equipamentos de Ensino
  • Plano de Curso e Plano de aula


Prof. Doutor Antonio Barroso Lima – Doutor em Ciências do Desporto – FADE – UP Portugal. Diretor do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES (UFC). Professor do IEFES-UFC ênfase no ensino da Natação, principalmente nos temas: treinamento e biomecânica, salvamento e resgate aquático e primeiros socorros em Educação Física.

04 – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (manhã)

Educação Física Escolar: aplicando conteúdo e desenvolvendo aprendizagem. Educação Física Escolar: situação atual e tendências. Como ajustar a importância e os objetivos: uma análise multifatorial do status da disciplina na escola. Comportamentos positivos do Professor para o ensino e a aprendizagem. O espaço livre como sala de aula e o uso de material alternativo. A escolha da metodologia e a estratégia para o ensino. Aplicação lúdica dos conteúdos tendo como metodologia o jogo e a prática problematizadora. Vivências práticas dos conteúdos. Teoria e Prática.

Prof. M.Sc. Ricardo Catunda – Doutorando em Ciências da Educação, Faculdade de Motricidade Humana-UTL (PT) Mestre em Educação em Saúde – UNIFOR. Especialista em Psicomotricidade – FLACSO. Licenciado em Educação Física – UNIFOR. Professor Assistente da UECE. Presidente da Comissão de Educação Física Escolar CONFEF. Autor dos livros: Recriando a Recreação, Brincar, Criar e Vivenciar na Escola Ed. Sprint.

05 - DESPORTOS COLETIVOS (tarde)

Benefício da prática esportiva. Treinamento Esportivo. Diferenciação entre adultos, crianças e adolescentes. A especialização precoce na preparação esportiva. Planificação da Iniciação Esportiva. O talento esportivo e o treinamento a longo prazo.

Prof. M.Sc. Ricardo Gonzales – Argentina. Graduado em Educação Física. Especialista em Atividades Aquáticas – UNOPAR. Mestrado em Ciências do Movimento Humano – UFRGS. Doutorando em Saúde Coletiva – UECE-UFC-UNIFOR. Professor Assistente II IEFES/UFC. Várias experiências na área da atividade física e esportiva atuando com basquete, handebol e pedagogia do esporte.

06 - FUTSAL DO ESCOLAR AO RENDIMENTO

Futsal um desporto coletivo. A metodologia do jogo cognitivo. O método do jogo cognitivo para o Futsal na Educação Física Escolar. O método do jogo cognitivo para o Futsal na Formação. O método do jogo cognitivo para equipes de Futsal de ato rendimento. A Pesquisa em Futsal.

Prof. M.Sc. Otávio Balzano – Rio Grande do Sul.
Professor de Educação Física em escola (1989 a 2009). Professor universitário de Futebol e Futsal desde 2003. Auxiliar técnico da categoria adulta e técnico da categoria juvenil de Futsal da equipes de (SC) internacional (RS) S.C. ULBRA (RS) e ACBF de Carlos Barbosa (RS). Palestrante no seminário em 2009 nas categorias de base do Grêmio. Professor de Futebol e Futsal da UFC. Autor do Livro: Metodologia dos Jogos Condicionados para o Futsal e Educação Física Escolar (2012). Pesquisador do Núcleo de Estudos em esportes Coletivos (NEPEC/IEFES/UFC). Coautor do projeto: Futsal uma ferramenta na formação do atleta de futebol. Autor do projeto: A inserção do futebol na Universidade.

07 – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (tarde)

Introdução a Educação Física Adaptada (conceitos, breve histórico, terminologias e aspectos Profissionais). Principais deficiências e suas implicações na prática da atividade física. O esporte adaptado. A Educação Física Escolar Inclusiva.

Prof.ª Dr.ª Adriana de Paula – São Paulo. Licenciatura em Educação Física pela UNESP. Especialização em Educação Física Adaptada pela UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Motricidade Humana pela UNESP. Professora Adjunta do IEFES/UFC. Coordenadora do Laboratório de Atividade Adaptada e Percepção-Ação IEFES/UFC. Representante do Ceará na SOBAMA. Editora da Revista da SOBAMA.

08 – POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (tarde)

História das Políticas do setor Saúde no Brasil. A Reforma Sanitária brasileira. O papel do estado na formulação e implementação das Políticas Públicas de Saúde. A Constituição de 1988. Princípios, Diretrizes e Organização do SUS e da Estratégia Saúde da Família. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Política da Atenção Básica a Saúde. Política Nacional de Promoção de Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas de Saúde. Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde). Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF). Academia da Saúde.

Prof.M.Sc. Francisco Cavalcante de Alcântara. Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Saúde da Família, Educação Física Escolar, Gestão e Didática do Ensino superior. Atua a 12 anos na Estratégia Saúde da Família em Sobral/Ce.

FONTE: http://www.uvanet.br/consafes2013/

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