Site do congresso: http://liasecariri.wix.com/liasecariri

 

Fonte: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5410-com-apoio-da-ufc-grupo-da-ufca-realiza-i-congresso-de-saude-e-espiritualidade-do-cariri

 

Com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri (Liase-Cariri), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), realiza, de 9 a 12 de outubro, o I Congresso de Saúde e Espiritualidade do Cariri. O evento consolida o trabalho desenvolvido pela Liga ao longo de três anos e tem a proposta de discutir as relações entre Saúde, Ciência e Espiritualidade, na perspectiva da reavaliação das práticas de assistência à saúde, com o intuito de construir um modelo de ensino, estudo e cuidado em saúde que valorize os aspectos espirituais dos indivíduos, com mais humanização e atenção integral e transdisciplinar.

Atendendo a demandas geradas pelos estudos e parcerias da Liase, dentro do congresso estarão incluídos dois eventos menores: a I Jornada de Cuidados Paliativos do Cariri, resultado de parceria da Liga com a Unidade de Cuidados Especiais do Hospital Regional do Cariri, da Secretaria Estadual de Saúde, e a I Jornada de Saúde Única do Cariri.

Este segundo evento buscará refletir as atuais discussões sobre a temática da Saúde Única, nova proposta de racionalidade médica baseada em um pensamento sistêmico de saúde, capilarizado internacionalmente por órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Organização Mundial para a Saúde Animal. No Brasil, o Projeto Santuário, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), e a Liase-Cariri têm se esforçado para promover reflexões sobre a Saúde Única.

O site do Congresso, que será realizado no auditório da Faculdade de Medicina da UFCA, em Barbalha, já dispõe de todas as informações sobre programação científica, inscrições de congressistas e submissão de trabalhos científicos. Mais informações sobre os eventos e demais atividades da Liase-Cariri podem ser obtidas na página do I Congresso de Saúde e Espiritualidade do Cariri e na página da Liga no Facebook.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.