Olá a todos os listeiros
Não sei bem como anda este movimento no resto do país, mas aqui em AracajuSe, já estamos introduzindo gradativamente a atividade profissional do professor Educação Física em clínicas e hospitais. Inclusive com um projetoo de extensão em andamento no centro de Oncologia no Hospital de Urgências médicas de Sergipe. Gostaria de ouvir opiniões e sugestões e de passar experiências.
Abraço a todos
Silvan Araujo
Comentários
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 27 de Maio de 2009 às 22:49.
Prezado Silvan,
Aqui em Natal, com a nova Secretária Municipal de Saúde haverá grande abertura para inserção do profissional de Educação Física em equipes multidisciplinares. O Programa Cidade Saudável irá mobilizar os gestores para implantar inovações na área. A Política Nacional de Humanização - HUMANIZA SUS - tendo a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão de todas as esferas do SUS está aberta para acolher propostas nessa perspectiva. Trabalhando com a corporeidade e com a humanescência e acabando de orientar a tese de doutorado da atual Secretária sobre a temática do cuidado, está sendo muito gratificante poder participar da elaboração de projetos transdisciplinares com recursos adequados, acreditando que serão concretizados. Inicialmente, há uma prioridade para a capacitação de recursos humanos para o cuidado humanescente nas unidades de saúde, pois precisamos cuidar dos cuidadores. Temos muito interesse em trocar experiências sobre novos projetos na área da saúde, principalmente na prevenção e promoção da saúde.
Um grande abraço,
Katia
Por
Décio Roberto Calegari
em 27 de Maio de 2009 às 23:58.
Listeiros
No Paraná já tem cidades contratando Profissionais de Educação Física para o Programa Saúde da Família.
Tem um professor na FURB em Blumenau que já incluiu o Curso de Educação Física no Programa de Residência daquela instituição. Vou verificar o nome e passo na sequencia.
Att.
Prof. Décio Roberto Calegari
Por
Jadson de Oliveira Lima
em 29 de Maio de 2009 às 13:47.
Aqui em Aracaju-SE, estamos participando do Programa "Cuidando do Cuidador" implementado e implantado pela iniciativa da Coordenadora Chefe da Oncologia, Sra. Rute de Andrade do Hospital de Urgência João Alves Filho. Nossa participação, a pesar do pouco tempo (apenas dois meses), já demonstra sinal positivo na prevenção e/ou combate ao estresse. Nós professores de educação física realizamos atividades físicas voltadas para a recreação e o lúdico; atividades como dança, dinâmicas de grupos e concurso de dança e músicas foram sugeridas pelos próprios médicos, "queremos algo que nos leve, mesmo por pouco tempo, esquecer do ambiente hostil e estressor que é uma oncologia, coisa que a ginástica laboral não nos possibilitou" afirmam os médicos. Mas nossa participação pretende ir além dessas práticas, já estamos com um outro programa sugerindo implantação de uma academia de ginástica dentro da própria oncologia. Os recursos virão de parcerias que estamos propondo com a Universidade Tirantes e a Secretaria de Saúde do Estado. Nessa perspectiva, já iniciamos uma avaliação de variáveis antropométrias como também a aplicação de questionários como o WHOQOL, HADS e O IPAQ objetivando avaliar a situação inicial e depois avaliaremos o resultado da intervenção com a pretensão de publicarmos os resultados.
Prof. Jadson
Por
Silvan Silva de Araujo
em 29 de Maio de 2009 às 15:32.
Olá Jadson e demais listeiros
Inclusive este projeto da academia poderia se estender para outros âmbitos que não fosse a urgência. E em primeira instância no atendimento aos funcionários.
Com relação ao SUS com a Política Nacional de Humanização citada pela professora Kátia Brandão, creio que seria mais uma janela importente de acesso aos profissionais da área na saúde pública.
Abr.
Silvan
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 30 de Maio de 2009 às 09:04.
Prezado Silvan e demais participantes,
Tivemos ontem em Natal o encerramento do I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária, no qual foi lançado o Programa NATAL - CIDADE SAUDÁVEL que agrega vários projetos intersetoriais. O Projeto nº. 1 trata da atividade física nas suas mais diversas expressões e ambientes para sua realização. Todas as Secretarias estão sendo mobilizadas, todas as instituições de ensino superior já aderiram ao Programa adotando distritos sanitários para concentrar seus esforços no ensino, pesquisa e extensão.
Outra iniciativa importante a destacar na área de Saúde é o lançamento da "Classe Hospitalar" no Hospital Infantil Varela Santiago aqui em Natal. É um atendimento previsto por lei para crianças e adolescentes que estão matriculados em escolas e que precisam desta mediação educacional para que o aprendizado escolar não sofra quebra significativa de sua continuidade. Como a idéia é levar a Escola ao Hospital, assim também a Educação Física deverá se inserir como as demais disciplinas ou conteúdos do currículo escolar. Penso que esta é uma abertura bastante interessante para inovações metodológicas na área da Educação Física Escolar em ambientes de hospitalização.
Um abraço,
Katia
Por
Leonardo Jose Mataruna dos Santos
em 30 de Maio de 2009 às 12:39.
A Area de Educação Fisica Hospitalar ou Cultura Física Terapêutica tem crescido e provavelmente o número de vagas por meio de concurso deve surgir em breve. Entretanto venho comunicando a muitos coordenadores e professores pelas cidades onde tenho dado cursos e palestras sobre a área em questão, de que temos que criar uma disciplina específica para este seguimento para estudar diferentes segmentos como farmacologia aplicada ao esporte, preenchimento de prontuário, ambientes (LOCI) dentro do ambiente (LOCUS) hospitalar, biossegurança e biotecnologia, entre tantos outros itens. Algumas experiências bem sucedidas de universidades que implantaram a área como a Universidade Celso Lisboa no Rio de Janeiro-RJ e a UNIABEU m Belford Roxo-RJ. Em relação a patologias acho que os alunos na maioria dos cursos já possuem acesso, agora os elementos complementares que garantem uma atuação com baixo risco para profssionais e alunos ainda precisa avançar muito pelos inúmeros curriculos de graduação pelo pais.
Saudações Acadêmicas,
Leonardo Mataruna
Por
Cristina Pessini
em 10 de Junho de 2009 às 14:58.
Ola pessoal,
Sempre procurei abertura a profissionais da Educação Fìsica em Hospitais e gostei muito de encontrar estas informações aqui.
Estive procurando sobre a Residência Multiprofissional, e quais as instituições que disponibilizam o programa, mas muitos não oferecem vagas a Profissionais de Educação Física, por exemplo UFPR, UFSC, e PUC-RS.
No caso da FURB em Blumenau que um colega disse, as incrições já se passaram este ano.
Por favor, alguém me indicaria algum programa com inscrições abertas ou previstas?
Prof. Silvan, qual a forma de ingresso para este programa no centro de Oncologia? Minha linha de pesquisa de pós-graduação em fisiologia do exercício foi exatamente esta área, câncer.
Grata,
Cristina.
Por
Mariah Galoza de Azevedo
em 27 de Outubro de 2009 às 17:57.
Olá, estou no 4º período de Ed. Física e tenho me interessado bastante a aéra de Educação Física Hospitalar, gostaria de saber se realmente já existem concursos nessa área. Desde já, grata a todos que puderem me responder, Mariah.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.