Ocidente e Oriente interpretam situações de «medo», «nojo», «surpresa» e «raiva» de forma diferente

A resposta facial a situações de «medo», «surpresa», «nojo» e «raiva» difere entre ocidentais e asiáticos, segundo um estudo da Universidade de Glasgow, na Escócia.

«Compreender as expressões faciais da emoção é uma capacidade da interacção humana e muitos consideram as expressões faciais como "linguagem universal da emoção", a nossa investigação questiona isto e destaca a verdadeira complexidade da comunicação inter-cultural», explicou a líder do estudo, Rachael E. Jack, do Departamento de Psicologia.

[...]

O trabalho foi publicado na revista especializada Current Biology, com o título de «Cultural Confusions Show that Facial Expressions are Not Universal», desafiando a ideia de que as expressões faciais são universais.

Disponível em: http://diario.iol.pt/sociedade/expressoes-ocidentais-estudo-face-orientais-tvi24/1082379-4071.html

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 17 de Agosto de 2009 às 07:11.

Claudia, Pessoal,

  Os gestos contraditórios para dizer sim e não na Albânia (ou seria Bulgária?) sempre impressionaram o meu departamento de cultura inúti. Agora, confiro no Novidades da Lucintra que tem mais país com sinal trocado:

Mover a cabeça no sentido lateral, de uma lado para o outro
Esse simbolo quase universal de dizer "nao", por incrivel que pareca, significa "sim" na Bulgária, Grécia, Irã e Turquia - alguem que mora nesses paises pode confirmar se isso e’ verdade? E’ muito estranho pra mim.

Tem mais:

http://lucintra.blogspot.com/2009/01/gestos-mundiais.html

  A Claudia começou com um trabalho científico e eu esculhambei com palpites. Desculpeaí, Gente Boa.  Laercio.

Por Edison Yamazaki
em 26 de Abril de 2012 às 00:48.

Esse debate é de 2009, mas achei tão interessante que resolvi escrever. Aqui no Japão existem inúmeros programas na TV que utilizam as expressões faciais como parte central do tema. Na maioria são brincadeiras onde as pessoas precisam fazer o outro rir somente fazendo caretas, programas que pedem para avaliar os que o outro está sentindo somente vendo o rosto, etc.

Acredito que para o oriental as expressões faciais são ótimos sinalizadores, porque, de uma maneira geral eles falam pouco e mostram as entrelinhas através dos gestos faciais. Eu nunca havia reparado que por aqui eles davam mais ênfase nos olhos. Mas pensando bem, acho que é isso mesmo. Os mangás também dão grandes destaques aos olhos dos desenhos. Simples e bacana esse debate.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.