Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 18-11-2009, às 22h46.
Nenhum comentário. Deixe o seu.
Enviar e-mail com atualizações para mim
MAS, QUEM É O LAÉRCIO?
Hoje, pela manhã, conversando com o Coordenador do Curso de Educação Física da UFMA, Prof. Dr. Zartú Cavalcante, e falando de que Laércio gostaria de ter uma conversa com os alunos, e tentando marcar a palestra para a tarde de segunda-feira, disse-me que seria difícil motivar os alunos a virem fora de seu horário de aula. Disse-lhe que seria o Laércio, o palestrante.Mas, dessa nova geração, todos mininos novos, quem conhece o Laércio? Ninguém sabe quem é ele, nem o que fez pelo esporte do Maranhão, inclusive a responsabilidade que ele tem na implantação do Curso de Educação Física da UFMA… isso foi há trinta anos, e laércio saiu daqui há mais de quinze anos… Pois é… um famoso escritor já disse, um dia, que no Brasil, a cada quinze anos, esquecemos os ultimos quinze anos… estamos perdendo nossa memoria… mas se não foi para rever a importancia que o Laercio teve para o ressurgimento do esporte no Maranhão, a partir da década de 70, pelo menos, essa geração video-game, ligada nas novas Tecnologias da Informação – TIs – ou mesno que vivem na Era da Informação/ Conhecimento - plugados na Internet, nas comunidades diversas, Twitter, FaceBook, e outras comunidades – deveriam saber que ele sempre esteve na dianteira.Não há desculpa, para essa geração Playstation, descionhecer um dos Gurus da era da informática na educação física… Dinossauro? sim… desde a era pré-internet (ainda chegou a usar o Mandic), depois, quando começou a era da Internet, na UFMG – estava na vanguarda – lá estava ele, plugado na Escola de Engenhara.Promoveu o primeiro Seminário Brasileiro de Informática em Educação Física, na UNICAMP, ainda em 1996, junto com o Sabbatini – no NIB, Núcleo de Informática Biomédica, cfriador da primeira revista eletronica brasileira… sócio-atleta da Escola do Futuro, da USP, acompanhou o Frederic Litto deste a concepção… Esse, é o Laercio… Laercio Elias Pereira
Professor – Brasil. Maceió-AL. http://blog.cev.org.br/laercio/ perfil
Coordenador Geral do CEV
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8503227889653136
Experiência Profissional:
Nascido há (muito) mais de meio século em São Caetano do Sul – SP, onde se formou e trabalhou como metalúrgico como quase todo mundo lá, veio pra vida a passeio – e não em viagem de negócios. Cursou Educação Física na USP, depois de um vestibular em Sociologia. Passou por várias universidades (São Caetano, Federal do Maranhão, Federal da Paraíba, Estadual de Mossoró, Federal Minas Gerais , Católica de Brasília, UDESC, FMU, Unicamp…) e foi assessor do Ministério da Educação. Atualmente dirige o Centro Esportivo Virtual, é Coordenador de Projetos Especiais da ESEF de Muzambinho e Membro do Programa Cientista Mirim da Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas. Gostou de ter escrito a Parábola da Aula Final, e participado do Juca Entrevista da ESPN, ter sido secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SEC/MA e; fundador e presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE; um dos criadores do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Esportiva (SIBRADID) do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), tendo sido Conselheiro Federal de 1998 a 2002, e da Confederação Brasileira de Handebol. Fez mestrado na USP (dissertação: Mulher e Esporte) e doutorado na UNICAMP (a tese foi o CEV) , é membro do comitê executivo da Associação Internacional para a Informação Desportiva – IASI, e goleiro de futebol de salão do Antigamente Futebol Clube há 30 anos.
Áreas de Interesse (Profissional e de Lazer):
internet, handebol, educação a distancia
qua, 18/11/09 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Ciência & Informação, O QUE ROLA NO CEV
Comentários
Por
Gabriel Vargas
em 16 de Junho de 2010 às 18:02.
O Prof. Laércio também esteve aqui na federal de São João del-Rei (UFSJ - MG) e conversou com nós, alunos, mas pena que o tempo era curto. O papo foi um barato, e pude perceber o quanto o CEV é importante, e quanto potencial tem para ser ainda mais!
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.