Caros amigos e amigas,

Por favor ajudem a divulgar as próximas audições do Circo que Soleil no Brasil, que acontecerão no inicio de dezembro:

Ginástas / Atletas em Geral: São Paulo e RIO

Circo: Sao Paulo, Rio e Porto Alegre

 

Interessados devem enviar CV + link vídeo (youtube) para o e-mail abaixo. 

Abraços,

Informações:

marco@bortoleto.com
Marco Bortoleto

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 17 de Julho de 2012 às 14:06.

Caro Sr. Bortoleto:  Distorcendo as coisas e forçando a barra mais uma vez não? ...

Atletas NÃO são artistas!!!!

As audições do Cirque Du Soleil, são para selecionar ARTISTAS. A própria palavra "audição" já é específica à área de ARTES. Desconheço que algum time de futebol use o termo "audição" para contratar jogadores e atletas em geral...

Atletas em geral NÃO são artistas! O Sr. deve saber disso não Sr. Bortoleto? Ou eu estou enganada e o Cirque Du Soleil agora vai mudar de ramo de suas  atividades e investir em esportes e educação física? Será que vão acabar com a ARTE do Circo?!!!!!!

Se for assim terão que mudar o nome para Esportes Du Soleil e ao invés de promover espetáculos ARTISTICOS circenses irão promover campeonatos esportivos?!!! Jogos de futebol, vôlei, basquete, corridas rústicas, maratonas e aí sim contratarão atletas e profissionais de educação física ao invés de artistas.  Mas espero muito que não, pois tenho vontade de vomitar só de pensar nisso!

Então Sr. Bortoleto o Cirque Du Soleil  mudou o ramo de suas atividades? E agora vai contratar atletas ao invés de ARTISTAS?

Pelo que me consta o Cirque Du Soleil é uma empresa que trabalha com ARTES e ESPETÁCULOS. E apesar de ter vários EX ginastas, assim como ex profissionais de outras áreas no elenco, estas pessoas MUDARAM de profissão e se tornaram artistas...Uma empresa como o Cirque Du Soleil  também tem profissionais de várias outras áreas e administrativas. Mas quem se apresenta para um público no palco é chamado de ARTISTA. * Se tiver alguma dúvida LEIA a Legislação apresentada abaixo.

No site  do Cirque Du Soleil, eles divulgam que as seletivas são para selecionar ARTISTAS e não um jogador de futebol ou um atleta qualquer... As Audições são voltadas à testar “ habilidades e seu potencial artístico....” Logo tais atividades NÃO são direcionadas para atletas ou PICARETAS de educação física. Vejam: http://www.cirquedusoleil.com/pt/jobs/casting/how-to-join/step2.aspx

Atletas em geral NÃO são artistas. NÃO FORCE a barra Sr. Bortoleto, POR FAVOR. Se gosta tanto de arte, tenha mais ética. Respeite a ARTE e o Profissionais de ARTES CÊNICAS. Tentar se apropriar da nossa identidade, história e competência academico profissional direcionando-as para a área da educação física é VERGONHOSO e ILEGAL.

Porque o Sr. finge que profissionais de educação física são artistas e profissionais da área de Artes (Mesmo sabendo que não tem legitimidade para isso)

Porque o Sr. finge não saber que existem cursos para formação em Artes Cênicas? Porque o Sr.  parece insistir em vincular e fomentar a USURPAÇÃO das competências acadêmico profissionais das ARTES CÊNICAS  vinculando-as à área da Educação Física?

Porque o Sr. não respeita e tenta descredibilizar a formação livre e acadêmica na área de Artes Cênicas? E parece incentivar profissionais de Educação Física a ROUBAR as competências da área de Artes Cênicas. Lembro, mais uma vez que profissional de educação física NÃO é profissional de Artes Cênicas  e não tem legitimidade para atuar nesta área. Então porque o Sr. finge se esquecer disso?

O Sr. deve saber muito bem que atleta e profissionais de educação física  NÃO são profissionais da área de ARTES, NÃO são Artistas, NÃO são Arte-educadores ou Professores de Artes, muito menos profissionais de qualquer tipo de atividade ARTISTICA (DANÇA, TEATRO, CIRCO, MÚSICA, ARTES VISUAIS, AUDIOVISUAIS ETC).

Então pergunto mais uma vez porque o Sr. força a barra e insiste em não respeitar os profissionais de artes cênicas? Será que é pelo fato do Sr. ser profissional de Educação Física e querer atuar em outra área que o Sr.  insiste em fingir que é artista e vincula isso à formação em Educação Física? È para se beneficiar? 

Porque o Sr. não atua na sua área que é Educação Física?Essa sua mania de querer  incentivar atletas e profissionais de educação física em se  passar por profissionais da área de ARTES (Teatro, Circo Dança etc) é lastimável e vergonhosa. Pergunto mais uma vez PORQUE? Qual o seu interesse nisso? Qual o seu interesse em descredibilizar a formação na área artística? È para se beneficiar ? 

Fica aí a pergunta:

Se o Sr. quer tanto ser ARTISTA, professor ou profissional da área das ARTES CÊNICAS E DE ESPETÁCULOS (dança, teatro e circo), porque não muda de área????  Deve ser frustrante querer ser algo que não é. Seria muito mais ético também. Porque é  lamentável ver  como o Sr. força a barra, desrespeita os artistas e  profissionais com formação na área artística (Inclusive no âmbito acadêmico).

Pela LEI N.º 6.533 - DE 24 DE MAIO DE 1978: Artista é o profissional que cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública

Os profissionais que  trabalham no Cirque Du Soleil ou qualquer empresa ARTISTICAS em  apresentações cênicas para determinado público é chamado ARTISTA (atores, bailarinos, palhaços, acrobatas etc) .

Vejam a Lei do Artista na íntegra:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6533.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D82385.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/anexo/Anl82385.pdf

 Lembrando que tais atividades não tem nada a ver com cursos ou profissionais de Educação Física ou Atletas que aliás  tem lá suas próprias leis profissionais.

Pela Lei no Âmbito acadêmico existem cursos específicos para formação na área de Artes Cênicas, Teatro, Dança etc.

Vai o link abaixo um exemplo de curso superior de ARTES CÊNICAS na UNICAMP http://www.iar.unicamp.br/cenicas/cen_curso.php

Então Sr. Bortoleto mesmo sabendo que profissional de Educação Física não tem legitimidade para atuar como profissionais de Artes Cênicas ou artista. Mesmo sabendo que são profissões distintas e diferentes.

Porque o Sr. não respeita a legislação e a ética acadêmico-profissional? Porque o Sr.tenta se passar por artista e profissional de Artes Cênicas? Porque os Sr.  insiste em vincular atividades e espetáculos de Artes Cênicas à formação e Cursos de Educação Física? Porque o Sr. parece estimular a USURPAÇÃO da área de artes cênicas por cursos e profissionais de educação física?

Porque  o Sr insiste não respeita e tenta descredibilizar a formação na área de Artes cênicas? Porque o Sr. tenta beneficiar os profissionais de educação física, inclusive o sr. às custas do prejuízo  dos profissionais de Artes Cênicas?

Se está insatisfeito como profissional de educação física seja mais ético e  MUDE de área! Mas respeirte a Lei e os profissionais de outras áreas.

At.

Monica Mesquita

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.