Amigos/as,

Durante o mês de maio Porto Alegre receberá o Festival Circo Girassol 10 anos.

Mais informação: http://www.circogirassol.com.br/mostra/

Por outro lado, segunda, 23/5 haverá um grande debate sobre Inovações em Circo no RJ.

PLATAFORMA DE INOVAÇÃO para as Artes Circenses e Performáticas acontece dia 23 de maio

Acontecerá no dia 23 de maio, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, a Plataforma de Inovação para as Artes Circenses e Performáticas. O evento é organizado pelo CRESCER E VIVER, em nome da Rede Iberoamericana para o Desenvolvimento das Artes Circenses, da qual fazem parte da LA TARUMBA (Perú), EL CIRCO DEL MUNDO (Chile), CARAMPA (Espanha) e CIRCO SOCIAL DEL SUR (Argentina), em parceria com a Gerência da Área de Economia Criativa do SEBRAE-RJ e a Coordenação Nacional de Circo da Funarte, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Durante o dia será apresentado um panorama da formação circense na Europa e as possibilidades de cooperação com a América do Sul, através de uma palestra do presidente da Federação Europeia de Escolas Profissionais de Circo (FEDEC), Tim Roberts. Também haverá uma apresentação sobre o mercado circense na Europa e as possibilidades de cooperação com a América do Sul, através de um painel apresentado por Leila Jones, produtora do RoundHouse Circus Fest, em Londres.

Fechando o evento, um diálogo com Alejandra Jimenez, do El Circo del Mundo, no Chile; Geraldine Sakuda, do La Tarumba, do Peru; Mariana Rufolo, do Circo Social Del Sur, da Argentina e Junior Perim, do CRESCER E VIVER, sobre as possibilidades de uma plataforma de cooperação circense entre a Europa e a América do Sul.

Mais informação: http://www.crescereviver.org.br/home.php

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 23 de Maio de 2011 às 02:57.

Tá ótimo, Obrigada pela divulgação.

Mas tem que ficar claro que  isso NÃO TEM NADA A VER com a área ou competência da Educação Física..

Lembrando que profissional de Educação Física NÃO é profissional de ARTE CIRCENSE DE ARTE CÊNICA OU PERFORMÁTICA. Ou de qualquer tipo de linguagem artistica.

Respeitem os Artistas e Técnicos de Espetáculos, seja no âmbito acadêmico ou não. (Categoria esta que não tem nada a ver, ou  inclui profissionais de educação física)

Vide legislação abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L6533.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D82385.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/anexo/Anl82385.pdf

RESPEITEM A ARTE E OS ARTISTAS. 

OK

Monica Mesquita

Por Marco Antonio Coelho Bortoleto
em 1 de Junho de 2011 às 10:41.

Prezada Mônica,

Discordo totalmente da sua posição e sigo realizando meu trabalho. Sinto muito se isso lhe incomoda!

Vou citar um pequeno exemplo para ilustrar que no campo das artes, as regulamentações mencionadas não dâo conta da diversidade de formações e competencias:  Um dos melhores atores/pesquisadores do Grupo LUME Teatro (um Núcleo da UNICAMP) não possui titulação alguma e é reconhecido como notório na área do teatro, participando inclusive de bancas de doutorado nos melhores programas de pós do Brasil. Se aplicarmos suas regras de modo literal ele seria proibido de tais ações, e quem perderia seria o teatro, a arte brasileira.

Por certo, é a própria área das Artes Cênicas que vem desprezando o Circo há décadas! Questão de prioridade e competência. Nada melhor que o trabalho, e a dedicação para suprir deficiências ou limitações das leis e das pessoas buscam compreendê-las.

Att.

Por Monica C. M. Souza
em 3 de Junho de 2011 às 00:22.

Caro Marco Antônio,

 

É um direito seu discordar da minha opinião. Ou talvez seja "conveniente" você discordar até da LEGISLAÇÃO, mesmo sabendo que estou certa. Desculpe, mas p/ mim sua opinião não tem a menor importância, nem me incomoda. Se você fosse alguem de opinião e com formação na área artistica,  que é a minha área talvez me importasse....

 

Mas que bom que mesmo você não sendo da área artistica conhece o LUME, é sinal que o trabalho do grupo está sendo democratizado até o público comum. Porém  NÃO cite o nome deste grupo em VÃO ou de forma equivocada. Como artista respeito e admiro muito o trabalho do LUME. A propósito O LUME é um Grupo de TEATRO e teatro é ARTE. O Lume não é um time de futebol, ou uma equipe esportiva, de ginástica de luta ou de outra atividade inerente à Educação física, que vise condicionamento físico, preservar a saúde, lazer, blá bla blá. Portanto não confunda as coisas....

 

TEATRO é ARTE, DANÇA é ARTE, CIRCO é ARTE. Trabalhar com ARTE não é competência ou é o propósito de trablaho da área da Educação Física. (Estou afirmando). 

 

Outra coisa, o Grupo LUME é respeitado e estudado nos cursos de Teatro. É referência para nós da área artística. E apesar de ter membros com graduações em outras áreas estas pessoas também tem formação na área artística, pós graduações mestrados, doutorados em ARTE, e independente disso os integrantes do Lume RESPEITAM a ARTE TEATRAL e o fazer ARTISTICO.

 

Ao contrário de muitos OPORTUNISTAS (sem noção) da área da educação física que desrespeitam as ARTES CÊNICAS. E saem por ai falando que teatro, Dança e Circo são atividades de competência da área de Educação Física. Apenas para ampliar a área de atuação desta área profissional às custas da USURPAÇÃO ilegítima da área artistica. (De forma alguma estou dizendo ser este o seu caso Marcos, pelo menos espero não ser).

 

TEATRO, DANÇA E CIRCO são atividades ARTISTICAS e não são atividades inerentes à formação em Educação Física. Não é competência ou objetivo de um curso de educação física formar e/ou qualificar profissionais para atuar na área ARTISTICA, seja como bacharel ou licenciado. (Estou afirmando isso). Acho que você está completamente equivocado sobre a competência e objetivos da sua área. Mas se ainda tiver dúvidas,  posso enviar uma série de legislações ou podemos consultar o MEC. Ou podemos consultar os SATED´s. 

 

Também quero deixar claro que não tenho nada contra a Educação Física.  Acho uma área importantíssima do conhecimento humano. Só AFIRMO que esta área é diferente da área de ARTE. E você deveria respeitar isso, se desconhece a legislação a respeito procure se informar.

 

Outra coisa, não estou aqui exigindo formação acadêmica para artista, longe disso. Conheço vários amigos ARTISTAS que não fizeram faculdade, muitos mal sabem escrever, outros fizeram Direito, Filosofia e até Matemática e depois se especializaram na área artística e trabalham com Teatro por exemplo. Mas estas pessoas não saem por ai dizendo que ARTE é competência de advogados de matemáticos ou de profissionais de educação física.

 

Como disse Marcos sua opinião ou seu trabalho não me incomodam porque NUNCA ouvi falar de você. SOU DA ÁREA ARTISTICA e desconheço algum trabalho seu nesta área.

 

O que me incomoda na educação física é a falta de ÉTICA, é a falta de RESPEITO, no âmbito acadêmico, e a conveniente tentativa de USURPAÇÃO de atividades ARTISTICAS para esta área, é a desrespeito e a CARA DE PAU, é  a conveniente FALTA DE VERGONHA NA CARA, apenas para se beneficia. Ë o fato destes PICARETAS prejudicarem os profissionais da área artística (incluindo a mim) . Isso me incomoda e não me engana, porque sei que são apenas interesses políticos e mercadológicos disfarçados, para ampliar a área de atuação de profissionais de educação física. Onde estes além de atuar na sua área tentam se   APROPRIAR DA ARTE. O que me incomoda são pessoas acharem que podem subestimar a inteligência das pessoas, prejudicarem os outros e ficar por isso mesmo. Onde valores, ÉTICA não valem nada.  Pois estas pessoas colocam de forma conveniente seus interesses mercadológicos acima de tudo até mesmo de leis. Isso me ENVERGONHA e me INCOMODA sim. E ainda bem que estas questões me incomodam...


A educação física desrespeita a formação acadêmica (ou não) na área ARTISTICA. Pois existem cursos no âmbito superior específicos para formação na área de ARTES. E ai, não se incluem cursos de Educação

Física cujos propósitos são outros.

 

Marcos a formação acadêmica tanto na área de ARTES (Dança, Teatro, Música e Visuais) como na EDUCAÇÃO FÍSICA ainda é recente no Brasil se comparado com outras áreas. Porém são áreas distintas do

conhecimento, com formações diferentes e objetivos distintos. Obviamente são profissionais com objetivos, intencionalidades e abordagens DIFERENTES.

 

Você acha que é LÍCITO a educação física querer USURPAR a nossa área apenas por conveniência mercadológica?  Você diz:

 

Por certo, é a própria área das Artes Cênicas que vem desprezando o Circo há décadas! Questão de prioridade e competência. Nada melhor que o trabalho, e a dedicação para suprir deficiências ou limitações das leis e das pessoas buscam compreendê-las.

 

Faz-me rir esta frase, de tão absurda! Te dou um desconto porque você NÃO é da ARTISTA ou da área de ARTE. Porque caso você não você não saiba meu caro CIRCO  é ARTE CÊNICA. .... Não tente USURPAR também a História da Arte e do CIRCO.  Nossa história tem milênios.

 

Mas se ao invés disso você insistir em USURPAR a área de ARTE, colocando EQUIVOCADAMENTE atividades artísticas como sendo de competência da área da Educação Física. Aí o caso não é mais de um simples falta de ética mas sim de acionar a Justiça e denúnciá-lo junto aos órgãos representantes da Classe Artistica como o SATED’s (Sindicato de Artistas e Técnico de Espetáculos)

 

* SATED não representa profissionais de educação física e sim os artistas inclusive os graduados.

 

Infelizmente Marcos, como disse nem te conheço, Nuca ouvi falar de você. Mas se quer atuar na área artística, deveria se especializar (pelo que sei você é da área da educação Física) começar no mínimo

RESPEITANTO esta área e os profissionais da mesma. Respeitando que a formação na área de ARTE não é a mesma que na Educação Física. Mas se ainda tiver alguma dúvida procure se informar...

 

At.

 

Monica Mesquita

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.