Repasso:

Olá amigos do CIRCO, vou tentar descrever informalmente  o que tem acontecido por aqui nesses últimos tempos e o que está por acontecer. Sem deixar de lado o que veio antes e o que poderá se transformar, o NOVO! Lembro também que se trata do meu ponto de vista e do trabalho que temos feito ao propor diálogos, redes, encontros, oficinas etc...

Nosso vento minuano já rasgou muita lona, já criou barreiras nos planos dos circos que vinham sempre pra cá. Hoje, quando se referem à região sul, chegam até Curitiba e Florianópolis. Lembro que o MOSCOU e o VOSTOK estão passando por aqui nesse momento e que uma ventania da páscoa levantou a lona praça de alimentação do VOSTOK. 

Nossa distancia dos mestres ficou restrita a quem saísse do estado pra estudar e viajar com alguma companhia. Fomos construindo novos grupos e números que dialogaram muito com o circo teatro, dança, ginástica e por aí vai. Desde sempre o circo dialogou com outras linguagens, porém isso instigou nossa curiosidade e necessidade de investigarmos a identidade do circo que é feito por aqui, conhecermos as políticas culturais, nos integrarmos às discussões do colegiado nacional e assumirmos elos com o sul da América latina.

Por aqui passaram grandes e inspiradores artistas que vinham da Argentina, Uruguai, Chile e Peru a caminho do Rio de Janeiro e São Paulo. Esses "mestres" criaram vínculos, fizeram escola e passam por aqui de vez em quando. Lembro que, pra quem está em Porto Alegre, é mais simples chegar a Buenos Aires do que em São Paulo e RJ. Sem querer separar nada, ao contrario disso, unir e romper com essa geografia sinto que temos uma tendência muito forte em abrirmos as conversas de forma verdadeira e transformadora com as escolas do Brasil e dos países vizinhos. Assim teremos uma geração comprometida com sua formação circense e sua obra artística. Além de criarmos novos circuitos ou recriarmos os que já foram fortes.

Temos uma nova gestão publica que no seu primeiro semestre de atuação sentou e conversou com artistas e gestores culturais sobre um plano estadual de cultura para os próximos dez anos. Fizeram pré conferencias regionais e uma conferencia estadual para, entres outras medidas, criar três setoriais das artes cênicas, foi uma decisão tomada pelos artistas na cidade se SANTA MARIA em maio. Circo, dança e teatro terão áreas de atuação distintas a partir de agora.Isso fez com que nos organizássemos e fizéssemos um encontro para construção desse colegiado setorial. (anexo o material recém criado pela secretaria sobre essa construção)

As redes envolvidas são:

 

SATED-RS - http://www.satedrs.org.br/ - Sou diretor de circo em um momento democrático do sindicado ao criar essa direção.

CIRCOSUL - Rede virtual no FACEBOOK criada para diálogos entre a região sul. RS, SC e PR

CIRCOPOA - Rede virtual dos grupos de Porto Alegre e região metropolitana.

CIRCOMUNICANDO - Rede virtual nacional

Blogs e sites de grupos e artistas independentes que estão comprometidos com a divulgação e participação do ENCONTRO ESTADUAL.

BLOG DO ENCONTRO: http://encontroestadualdasartescircenses.blogspot.com/

 

Criamos uma comissão de 8 pessoas pelo estado todo que construiu junto do SATED-RS,  Secretaria de cultura e Instituto estadual de artes cênicas IEACEN um encontro que terá a seguinte programação:

04 e 5 de junho - oficinas preparatórias em PELOTAS - espaço Tholl

11 e 12 de junho - Oficinas preparatórias em CAXIAS DO SUL

13 a 16 de junho - Oficina preparatória na região Metropolitana

25 e 26 de junho - Oficinas preparatórias em PASSO FUNDO

Sexta dia 08 de julho:

18:00 - Credenciamento+ abertura com ALICE VIVEIRO DE CASTRO+ Palco Aberto com 12 números.

Sábado dia 09 de julho:

8:00 - oficinas simultâneas de aéreos, malabares, acrobacia de solo, segurança e montagem de equipamentos

11:00 - mesa de debates sobre tema escolhido pelos dois convidados ALICE+BIRIBA( aguardamos confirmação)+REPRESENTANTE DA SECRETARIA

12:30 - almoço

14:00 - 2° mesa com discussões de diretrizes

15:30 - Coffe Break

16:00 - debates internos entre algumas áreas representadas para construção do colegiado setorial e diretrizes.

17:00 - 3°mesa com apresentação da carta proposta para construção da setorial

18:30 - intervalo

20:00 - espetáculo convidado

23:00 - Festa de encerramento

 

O conhecimento da história e a pesquisa no campo das idéias são muito importantes pra termos sugestões e rumos na construção de um ambiente mais saudável para o circo que fazemos e o circo que recebemos aqui no estado.

 

Cordialmente

 

Ben-Hur Pereira

O palhaço BEM - 51.8463.6813

Circo Petit POA-RS - 51.3374.0490

Coordenador da comissão organizadora do ENCONTRO ESTADUAL DAS ARTES CIRCENSES

SATED-RS - 51.8465.1037

http://encontroestadualdasartescircenses.blogspot.com/

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 22 de Junho de 2011 às 21:19.

A Todos

Acho interessante dizer que tal evento é promovido pelo SATED-RS Sindicato dos ARTISTAS e Técnicos de Espetáculos do Rio Grande do Sul (Este sindicato não é de profissionais de educação física). Cabe dizer também que estou alertando o SATED contra alguns PROFISSIONAIS ANTI-ÉTICOS e PICARETAS da educação física que estão deturpando aa Arte e as atividades Circenses, teatrais e de dança. Insistindo em USURPAR a ARTE circense ilegitimamente para a ÁREA da educação física aqui neste espaço. Estes profissionais anti-eticos NÃO respeitam os artistas e profissionais da área artisticas. Pois querem apenas ampliar sua área de atuação profissional às custas da USURPAÇÃO e prejuizo dos Artistas e Técnicos de Espetáculos. Lembrando mais uma vez Profissional de Educação Física NÃO é Artista. 

At.

Monica Mesquita


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.