Cevnautas do Circo,

Vale a pena assistir ao vídeo com a Educadora do Ano.

Fernanda Pedrosa de Paula, venceu concurso que envolvia outros 2.828 educadores.
O projeto vencedor tem o nome de "Respeitável público: o circo na escola".

http://cev.org.br/biblioteca/circo-nas-aulas-educacao-fisica/

Laercio

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 23 de Novembro de 2011 às 17:27.

E o troféu falta de ética, desrespeito profissional mais uma vez vai para ....A Educação Física!!!! 

 

RESPEITÁVEL PÚBLICO:  CIRCO é ARTE e não é competência da Educação Física...

Parem de USURPAR as competências da área de Artes (aliás profissionais de Educação Física ANTI-ÉTICO que tenta se auto-promover roubando a identidade de outros profissionais é uma falta de vergonha na cara e não merece ser chamado de "respeitável") 

 

Lamentavelmente e EQUIVOCADAMENTE o prêmio Educador do Ano foi para uma professora de Educação Física USURPANDO  a área de Artes. (A revista já foi avisada do ENGANO) que cometeu... Mas nunca é tarde né....

Professor de educação Física NÃO é professor de Circo, ou de qualquer outra atividade Artística. Lamentavelmente profissionais ANTI-ÉTICOS  e PICARETAS de Educação física visando se auto-promover vem tentando se apropriar ilegalmente da área de Artes Cênicas. Pior de forma ANTI-ÉTICA e ilegal USURPANDO e descredibilizando a área e formação em Artes Cênicas, vinculando ilegalmente atividades artísticas de ARTES CÊNCIAS (Teatro, Circo e Dança) à educação física. Sendo que não compete à educação física trabalhar com elas muito menos fazer montagem de espetáculos nas escolas.

 

 

A arte do palhaço, maquiagem, figurino, práticas artísticas cênicas, espetáculos agora virou educação física? Dá vontade de rir da cara de pau ....

 

Uma professora de educação física que DETURPA suas competências e abordagem da sua disciplina, resolve que ela não quer trabalhar com educação física e/ou atividades inerentes à sua disciplina então ela resolve vou USURPAR outros profissionais...


Lembrando que as disciplinas tem um propósito no currículo e não compete à educação física trabalhar com Arte Cênica de qualquer vertente ou montar espetáculos de qualquer natureza. Aí ela acha que pode dar aula de Arte e USURPAR conteúdos de outra área acadêmica e disciplina curricular, descredibilizando atividades de Artes Cênicas, chamando-as de educação física e vinculando-as de forma equivocada à educação física. 


E aí como ficam os conteúdos de Educação Física: Esportes e lutas por exemplo??? 

 

Quem vai trabalhar esporte é o professor de Artes??? Façam-me rir não. A propósito quem faz rir é palhaço, mas os profissionais de educação física são uma VERGONHA! São de fazer chorar a qualquer profissional que ainda tem vergonha na cara e preza pela ÉTICA.

 

Compete à Educação física trabalha com ESPORTE sim. O esporte é conteúdo curricular obrigatório e um dos componentes básicos da educação física escolar. Aliás só o conteúdo esportivo já é super amplo, e também uma área ótima.... Então não tem justificativa ou necessidade de USURPAR outras áreas.

 

 

Um professor de educação física não tem o direito de excluir o seu conteúdo e se apropriar do conteúdo de outra disciplina.


Para mim um educador do ano deveria prezar antes de tudo pela ÉTICA profissional.. Espero que esta professora não tenha agido por má fé e sim por DESCONHECIMENTO da gravidade e dos interesses políticos e mercadológicos atrás das suas ações. Tentando ampliar sua área de atuação às custas da apropriação da área de outros profissionais e disciplinas do currículo escolar.

Fazer espetáculos artisticos cênicos de circo, apresentações públicas artisticas, atividades teatrais e ou de clow NÃO são práticas inerentes à profissionais ou à disciplina educação física. E sim são conteúdos de Teatro, conforme determina o PCN Artes Pg-60.

 

 

Lamentavelmente nos últimos anos alguns profissionais anti-éticos de educação física vem tentado se auto-promover às custas da descredibilizaação da formação nas áreas de Arte, como uma graduação em Dança, Teatro e Música. Isso tem que ser denunciado e desmascarado.


Lembrando que profissional de Educação Física NÃO é profissional de ARTES nem tem formação ou competência para atuar nesta área muito menos tem legitimidade para vincular a ARTE e espetáculos artísticos como sendo atividades e conteúdos inerentes à educação física.


O projeto de Circo da professora é bem bacana. Porém ela se EQUIVOCA ao dizer que arte cênica é atividade de educação física. Ao fazer isso ela tenta USURPAR outra área acadêmica. E prejudica os profissionais de Artes Cênicas. Isso é tentar se auto-promover às custas da descredibilização e prejuízo de outros profissionais.

 

Ela USURPA conteúdos de Artes Cênicas e diz que é Educação Física. Depois faz uma apresentação ARTISTICA de um ESPETÁCULO circense e vincula isso à disciplina educação física. Tem que ficar claro que isso não é educação física.

 

 

Se a professora fosse da área artística, ou tivesse promovido um projeto multidisciplinar talvez ela merecesse o prêmio. A educação física trabalhando o condicionamento físico e exercícios com os alunos. Enquanto um professor da área de Artes como Teatro ou Dança (ou Artes Cênicas) trabalhando a questão cênica e artistica, ali´s quem trabalha o corpo para espetáculos e a cena são os profissionais de Artes Cênicas (Graduados em Dança e Teatro)...


O prêmio Victor Civita não deveria compactuar com os interesse mercadológicos de profissionais de educação física, que vem prejudicando e descredilizando a formação e profissionais em Artes Cênicas no Brasil. 

 

Como já disse, o projeto de circo é bacana pena que foi feito na disciplina ERRADA. E por profissional de uma área ERRADA, isso tem que ficar bem claro...

 

Atividades Artísticas de Circo, Teatro, Dança , qualquer Arte Cênica, ou linguagem artística como Música e Artes Visuais é conteúdo da disciplina ARTES não de Educação Física.

VERGONHA seu nome é Educação Física! Lamentável isso.

Mônica Mesquita
Professora de Teatro e Cinema
Graduada em Artes-Teatro
Pós Graduada em Dança
Pesquisadora nas áreas de Artes Cênicas

Por Monica C. M. Souza
em 23 de Novembro de 2011 às 17:52.

È para se pensar....

Será que a educação física se tornou tão desinterressante e sem identidade que precisar ROUBAR competências academico-profissionas, conteúdos, e mesmo a história de outras áreas acadêmicas e disciplinas curriculares como a Arte, para conseguir ganhar algum prêmio? Cade a ética, respeito e idoneidade dos profissionais de educação física?

Como uma área, ou profissionais que não respeitam profissionais de outras áreas merece algum respeito?

Será que um professor de educação física não consegue trabalhar ou fazer um projeto interessante, ganhar um prêmio sendo ético e sem USURPAR outra área para se auto-promover? Circo não é conteúdo de educação Física.

Sabe Sr. Laércio, com todo o respeito a sua pessoa, a sua idade e até mesmo pela sua história de vida profissional , até mesmo como profissional de educação física (olhei no seu currículo). Se o Sr. acha que estes profissionais merecem algum respeito, ou para preservar a idoneidade e credibilidade deste portal. O Sr. deveria rever a sua postura e não incentivar a PICARETAGEM, o desrespeito e a FALTA DE ÉTICA de profissionais de Educação Física que tentam  USURPAR (ROUBAR) a área de Artes. E pelo que parece achar isso natural.

Tenho total consciência que muitas vezes oo profissional de educação física também é desrespeitado e descredibilizado por aí. O mais engraçado é que pode até parecer estranho, mas nos vários projetos ou lugares em que trabalhei assim como defendo a formação na área de Artes. Já defendi muitos profissionais de educação física, pois também sei que "qualquer um" acha que pode trabalhar com esporte por exemplo. O mais lamentável nisso tudo é que pelo visto ao invés de atuar na sua área os profissionais de educação física passaram a quere USURPAR a área de Artes e estes não merecem respeito algum. Querem ampliar sua área de atuação às custas do prejuizo dos outros. E aí colocando os interesses mercadológicos aima de tudo não respeitam ninguém.

Aí eu pergunto para os profissionais de Educação física:

___Dizem que o objetivo da escola é formar cidadãos éticos. Como formar cidadão éticos sendo profissionais ANTI-ÉTICOS?

Por Paulo Henrique de Souza
em 24 de Novembro de 2011 às 12:15.

Pensamento bastante Cartesiano este!!!

Pelo que entendi as artes não devem trabalhar o corpo do indivíduo, haja vista que o corpo é "de competência da Educação Física".

Ás vezes compreendo os motivos de nós professores sermos tão desvalorizados em nosso país.

Jogar Pedra é muito fácil, difícil é ser vidraça!!

Prof. Paulo Souza (Sertão Central do Ceará).

Por Monica C. M. Souza
em 24 de Novembro de 2011 às 19:34.

Caro Prof. Paulo Souza.

Meu pensamento não é cartesiano. Sugere isso como uma espécie deálibe para ser ANTI-ÉTICO? Ou uma desculpa para querer USURPAR (roubar) a área de outros profissionais? Não ser cartesiano não significa SER PICARETA, ou  um oportunista que quer se auto-promover às custas dos outros.

O fato é que apenas não aceito ou sou conivente com profissionais ANTI-ÉTICOS que tentam USURPAR competências academico-profissionais de outras áreas (no caso a minha) para se beneficiar às custas da descredibilização dos outros. Como já afirmei profissional de educação Física não é profissional de Arte Cênica e não tem legitimidade para atuar como tal, muito menos tem como função montar espetáculos artísticos nas escolas, seja de dança, teatro, circo ou música. 

O Sr. Diz: Pelo que entendi as artes não devem trabalhar o corpo do indivíduo, haja vista que o corpo é "de competência da Educação Física".

Este sim é um pensamento cartesiano e completamente equivocado. Pelo visto o Sr. desconhece o que é Arte, Corpo ou mesmo qual o propósito de intervenção da educação física sobre o corpo.

Procure se informar porque "corpo" não é competência EXCLUSIVA de profissionais de educação física. Vários profissionais intervém direta ou indiretamente, trabalham e tem como objeto de estudo o corpo humano, na área da SAÚDE, além dos profissionais de educação física, os médicos, fisioterapeutas, nutricionistas tem como objeto de intervenção o "CORPO" humano.

Na área das Artes, os artistas cênicos de Circo, Dança e Teatro também tem como objeto de estudo e intervenção o CORPO humano, porém como suporte de criação de Arte. E isso há mais de MILÊNIOS. Na Arte o corpo é usado como forma de expressão e conceito artístico, o movimento aqui é expressão de Arte.

O filósofo  Merleau-Ponty nos aponta que o nosso corpo é a nossa razão de ser no mundo. Ele é a razão da nossa existência. Então como vê o corpo pode ser objeto de estudo até da filosofia... O que diferencia estes diversos profissionais é o objetivo, ou propósitos com que intervém sobre este corpo humano. As competências profissionais, ou objetivo de intervenção   de um médico sobre o corpo, são diferentes de um profissional de educação física, ou de um profissional da área de Arte.  

O objetivo de Artistas e profissionais de Artes Corporais Cênicas de Dança, Teatro e Circo é usar o corpo como expressão de arte, é apresentar para um público um produto artístico.

Nosso objetivo ao trabalhar o corpo é completamente diferente da educação física. A educação física intervém sobre o corpo visando condicionamento físico, bem estar, saúde, correção postural, prevenção de lesões, tratar a obesidade, etc.

Enfim é LAMENTÁVEL, mas realmente um dos motivos de nós professores sermos tão desvalorizados é porque falta ÉTICA profissional por parte de muitos profissionais da área. Como alguns ANTI-ÉTICOS e sem noção da educação física que acham que podem USURPAR a área dos outros, ampliar sua área de atuação às custas da USURPAÇÃO e descredibilização de outras, áreas, tentado inclusive ROUBAR a identidade e história da Arte, como no caso.

Assim como um profissional de área de Arte, não é profissional de Educação Física. Profissional de Educação Física NÃO tem legitimidade para atuar na área de Arte.

Então meu caro prof. Paulo, o sr. se engana quando diz que “jogar pedra é fácil,  difícil é ser vidraça, Alias nem entendi este seu comentário. Pois os prejudicados aqui são os profissionais de Artes Cênicas que estão sendo ROUBADOS por picaretas de educação física.

Agora posso te afirmar que é bem chato e cansativo ter que desmascarar PICARETA. Além disso é muito triste e lamentável ter que fazer isso  principalmente na área educacional. Se os profissionais de educação física fossem mais éticos e respeitassem as competências acadêmico-profissionais e conteúdos de outras disciplinas como a Arte, eu nem precisaria deste trabalho.

Se querem ser respeitados como profissionais, primeiro respeitem os outros. Mas enquanto insistirem em USURPAR a área artística continuar denunciando...

Por Paulo Henrique de Souza
em 25 de Novembro de 2011 às 14:00.

Discurso belíssimo, de uma fundamentação teorico-científica muito vasta, todavia não muito pragmática!!!

Prabéns à colega Fernanda Pedrosa, fez o seu papel muito bem.

criticar depois de estar feito é sempre mais fácil, creio que ela não copiou ninguém.

Antes de me preocupar com a qual área pertence tal prática, prefiro pensar na felicidade e na contribuição para a formação humana dos alunos da Profª. Fernanda Pedrosa.

"Como poderemos mudar o mundo, se não arrumamos nosso próprio quarto?".

Sem postagens a mais de minha parte neste "debate".

Prof. Md. Paulo Souza (O importante é ser Feliz).

Por Monica C. M. Souza
em 25 de Novembro de 2011 às 15:01.

Caro Sr. Paulo Souza,

O sr. não tem competência para dizer se ela copiou ou não. O Sr. não é professor de teatro, eu sim. Já ví inúmeros projetos similares na área TEATRAL. A picaretagem, o pseudo-desconhecimento e a ignorância conveniente de profissionais de educação física os faz crer que estão inventando a roda. Apenas uma desculpa para lesar e ROUBAR ilegalmente competências academico-profissionais de outras áreas, para se auto-promover às custas dos outros.

Enfim sr. Paulo se o senhor não preza ou valoriza "princípios éticos", o respeito academico, a moral, a LEGISLAÇÃO e acha que vale tudo para se beneficiar: VIVA a PICARETAGEM e os OPORTUNISTAS... 

"Ser feliz" ROUBANDO e lesando os outros é fácil, porém é CRIME. Ser feliz, se beneficiar às custas do prejuízo dos outros é ser ALIENADO. 

Essa opinião vinda de alguem que se diz  "professor" é LAMENTÁVEL... A que ponto chegou a educação no Brasil... Professores deveriam dar exemplos de ética...

VERGONHOSO o "papel" da  Sra. Fernanda Pedrosa, que para ganhar um prêmio  teve que USURPAR (roubar) conteúdos de outra disciplina, dizendo ser da sua área. Eu queria ver ela ganhar um prêmio de forma ÉTICA, fazendo um projeto realmente na sua área, sem USURPAR e COPIAR outra área academica. 

Mas graças a Deus existem Leis até mesmo no Brasil...Enquanto os picaretas de educação Física insitirem nesta conduta lastimável, tentando USURPAR e descredibilizar os profissionais de Artes,  vou continuar denunciando... E quem tá errado é melhor ficar calado mesmo!

Por Joise Simas de Souza
em 27 de Novembro de 2011 às 17:39.

Discussão sem fundamento essa, Monica, deverias ter um pouco mais de conhecimento sobre o que fazemos nas escolas... assim perceberias que seus próprios argumentos aqui utilizados remetem-se contra o que você diz.

uando falas de corporeidade, utilizas conceitos muito antigos sobre o que pensava a Educação Física que antigamente enxergava o corpo como somente um conjunto de músculos e ossos e há alguns anos passou a tratar o corpo como um todo (corpo e mente) visando o bem-estar das pessoas. DEVERIA LER UM POUCO A HISTORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATÉ OS TEMPOS DE HOJE.

Quando falas que a Educação Física só se preocupa com o corpo e o rendimento esportivo, condicionamento físico e coisa e tal, estás desfragmentando o corpo. Visão hoje nao mais aceita na Educação física.

Será que é essa a visão que vocês da ARTE tem do corpo? Um corpo fragmento onde só veem o CORPO e nao sua totalidade?

Quando fala-se de capacidades motoras (condicionais: força, velocidade, resistência e flexibilidade; coodenativas: de associação, diferenciação, equilíbrio, orientação, ritmo, reação, alteração, adaptação, regulação, aprendizado motor...) é COMPETÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA! Não venha me dizer que nas atividades circenses não tem nada disso...

E é por envolver movimento humano e suas capacidades é que temos plena liberdade para lidar com essa modalidade as escolas ou não me diga que vocês estudam as capacidades motoras em seu curriculo... Não me diga também que nas artes circenses nada disso é trabalhado...

Estudamos assim como vocês por 4 anos ou mais de graduação. Temos livre escolha de adaptarmos nossas aulas para trabalhar o movimento humano. Educação Física nao se resume em correr, jogar bola, nadar... 

OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE TRABALHAM AS ARTES CIRCENSES NAS ESCOLAS ESTUDARAM E SÃO CAPACITADOS PRA ISSO E MERECEM TODO O RESPEITO. ATIVIDADES CIRCENSES NAO SÃO SOMENTE ARTE, AFINAL "MEXEM" COM O CORPO HUMANO E QUEM ESTUDA OS MOVIMENTOS HUMANOS E SUAS CAPACIDADE MOTORAS SOMOS NÓS EM 4 ANOS OU MAIS NA GRADUAÇÃO E PÓS. CONHEÇO ÓTIMOS PROFISSIONAIS DESTE RAMO E TENHO PLENA CERTEZA QUE MERECEM TODO NOSSO RECONHECIMENTO E RESPEITO POR PARTE DE TODOS! OK?

Por Joise Simas de Souza
em 27 de Novembro de 2011 às 17:40.

DISPONHA-SE A CONHECER O DIA-A-DIA DESTES PROFISSIONAIS NAS ESCOLAS E SUAS INTERAÇOES COM OS ALUNOS PARA PODER TIRAR SUAS CONCLUSÕES E FAZER SUAS CRÍTICAS...

Por Monica C. M. Souza
em 27 de Novembro de 2011 às 22:34.

Cara Joise  

APELOU PERDEU!!!...  Vá pelo menos estudar primeiro, antes de falar tanta besteira...

Tenho que ter um pouco de paciência com gente tão IGNORANTE e ao que parece sem informação como você: Profissional de educação física NÃO tem formação para trabalhar com Circo, ou qualquer tipo de ARTE CÊNICA. Procure se informar...

E a propósito: Profissional de Educação física não tem liberdade para USURPAR outra área. Se estão te ensinando a ser PICARETA no seu curso de educação física, pode me passar o nome e endereço da sua universidade para eu denunciá-la?

Se você insistir nas suas BABOSEIRAS vou te queimar no Brasil inteiro, perante o Ministério da Educação e do Ministério da Cultura, Câmeras Setoriais de Artes Cênicas, especificamente do CIRCO de MINC que vem lutando pela AUTONOMIA do Circo. (Você já ouviu falar de LEIS não?), Vou enviar email para todo mundo, especialmente para todos os Artistas e profissionais de Circo de Todo o Brasil.  Sobre a estudante PICARETA de educação física que quer USURPAR a arte circense, para esta área... Será que é isso que estão ensinando na sua faculdade, que fica onde mesmo?

Outra coisa: Circo não é modalidade e nem tudo que “mexe” o corpo é competência da Educação física. Os profissionais de Dança e Teatro também trabalham especificamente “com” e “sobre” o CORPO. Só que com objetivos diferentes de um profissional de educação física, médico ou um nutricionista por exemplo.

Você não sabia disso?... Por aí já se percebe o seu desconhecimento sobre Artes Cênicas especificamente sobre a Arte Circense. Fazer exercícios corporais cênicos tem objetivos diferentes da ginástica na educação física. Como eu disse nosso objetivo não é emagrecer...

È obvio que quando um ator, ou profissional de circo precisar emagrecer ou melhorar seu condicionamento físico ele pode procurar um profissional de educação física para acompanha-lo em exercícios de musculação por exemplo.

Agora montar espetáculos artístico circense, de dança ou teatral, usando a estética ARTISTICA destas áreas nada tem a ver com a abordagem da área da educação física, pois é ARTE. È concepção artística, é linguagem corporal cênica. Quem vai para a cena no circo é o ARTISTA, e não profissionais de educação física.  É por isso que chama-se ARTE circense!!!

Como eu disse Joice, vá estudar primeiro... Procure se informar a respeito da História da Arte e legislação profissional. Os profissionais deste grupo que tiveram mais “Juízo”, resolveram ficar calados pois sabem que tenho razão...

Aconselho você a ficar calada... Por enquanto isso é apenas um aviso, pois tenho toda uma legislação ao meu favor. Se você insistir mais uma vez em querer USURPAR a área de Artes Cênicas vou denunciar você. Inclusive denunciar o seu curso.

Só para te ajudar um pouquinho, Os cursos de Teatro e Dança trabalham especificamente sobre a corporeidade... Leia

http://www.uff.br/enzimo/arquivos/arq0008.pdf (Veja sobre os profissionais de TEATRO) Nós estudamos Técnicas Circenses...

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03-04.pdf

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04-04.pdf

Leia também as legislações do Ministério do Trabalho CBO

LEia Sobre a Lei dos ARTISTAS (que regulamenta as profissões da área de ARTES CÊNICAS)

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6533.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D82385.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/anexo/Anl82385.pdf

* Garanto p/ você que nenhum SATED reconhece profissional de educação física como sendo desta área. Te garanto também que MUITOS artistas ODEIAM a PICARETAGEM da Educação Física.

Educação Física NÃO tem nada a ver com ARTE em qualquer vertente Artistica

Se você conhecesse pelo menos um pouquinho de História da Arte, especificamente da Dança, Teatro e Circo saberia que o estas sempre foram instrisicamente ligadas por utilizanrem o corpo na cena, assim como outras linguagens artísticas, como a música e as visuais.

Me coloco a disposição, para esclarecimentos, posso te enviar inúmeras legislações nacionais e INTERNACIONAIS a respeito.

Enfim estou tendo muita paciência com você, pois ví o seu desconhecimento e que é apenas uma estudante ...Mas tudo tem limite, agora você já sabe está avisada. Como eu disse sugiro que fique calada. Se você insistir em vincular e USURPAR a arte circense para a educação física vou denunciar você.

 

Por Tiago Aquino da Costa e Silva (paçoca)
em 28 de Novembro de 2011 às 02:25.

Ola Monica e amigos!

Mais uma vez a Monica causando polemicas no CEV! Lembro-me de uma discussão há alguns meses atrás!

Vamos lá: A área da Educação Física, assim como outras, é contemplada com o título de Licenciatura! Portanto temos ações legais de trabalhos no que diz respeito ao ambiente escolar! Acho importante que o PCN seja dito, pois o mesmo contempla as Atividades Expressivas e Artísticas como práticas da Educação Física!

Nós da Educação Física não trabalhamos com o Circo (coisa que é da ARTE) mas sim atuamos com as Atividades Circenses... isso é ação legal e competente deste profissional!

É uma pena que a Monica utilize o CEV (CENTRO ESPORTIVO VIRUAL) para pressionar as pessoas que façam as suas devidas reflexões, com intimação de denúnica! Isso é triste, pois o CEV foi criado por um profissional de Ed. Física e tem por objetivo debater e refletir as principais ações de nossa área!

Bem... não darei sequencia nessa conversa, pois como da outra ves... o que a Monica quer é causar polêmica, como se ela fosse a doutora da razão! Acharia interessante ela buscar o Conselho Regional da área dela, bem como os fóruns de sua amada arte! E por fim, deveria bater palmas para aquelas pessoas que divulgam as Atividades Circenses com coerencia, legitimidade e responsabilidade!

Acho que é isso!

Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca)

Profissional de Educação Física, e Clown com formação 

Por Monica C. M. Souza
em 28 de Novembro de 2011 às 10:26.

Thiago,

USURPAR = roubar

Triste é ver que a falta de ÉTICA dos profissionais de educação física continua....E você deveria ter vergonha na cara antes de falar qualquer coisa.

Enquanto houver PICARETAS da educação física tentando USURPAR (roubar) a área artististica estarei aqui ou em qualquer lugar para denunciar. E você deveria se envergonhar por fazer parte disso! Eu no seu lugar teria vergonha.

Me lembro de você. Me lembro também que você disse que estava estudando ARTES CÊNICAS, e que estudade teatro e que por isso trabalhalhava  com clow. Você sabe MUITO bem que profissional de Educação Física não tem competência para trabalhar com isso não??? Arte Cênica não é competência de profissionais de Educação Física (Você mentiu e disse isso apenas por MEDO?) VOc~E mudou de opnião?? PERDEU a vergonha na cara?

Não estou ameaçando ninguem PICARETAS, USURPADORES e profissionais que tentam se beneficiar prejudicando os outros tem que ser desmascarados e denunciados mesmo!!!

Você diz: Acho importante que o PCN seja dito, pois o mesmo contempla as Atividades Expressivas e Artísticas como práticas da Educação Física! Você adicionou por sua conta e conveniência a palavra ARTISTICA que não exite neste texto . Que FEIO ein??? MENTIRAS, PICARETAGENS, FALTA DE ÉTICA isso faz parte da estratégia dos picaretas da educação física. NÃO MINTA THIAGO que coisa mais ridícula para alguem que diz que é professor.

Te DESAFIO a provar que atividades ARTISTICAS são compeências de profissionais de educação física. Acredito que você não é tão ignorante!!!  

Me lembro também que da última vez por medo você me pediu mil desculpas, mas pelo visto Não aprendeu a lição. A PICARETAGEM dos profissionais de educação física continua. Vemos isso diante da sua opinião. 

A propósito não ouse falar em "coerencia, legitimidade e responsabilidade!", não COPIE as minha palavras, tenha pelo menos um pouco de dignidade...

Enfim Profissionais de Educação Física NÃO tem LEGITIMIDADE para atuar na área Artistica em qualquer vertente!! Estou AFIRMANDO isso. Se você tiver algo contra isso Thiago me apresente provas ou me processe.

Você sabe muito bem que no Bloco de Atividades Ritimidas e Extpressivas do PCN não existe a palavra ARTISTICA portanto não MINTA mais aqui. 

Todos os órgão representavidos da ARTE também estão sendo informados da PICARETAGEM de profissionais anti-éticos da educação física. E estou de olho em você thiago. 

Chega de PICARETAGEM!!!

Por Joise Simas de Souza
em 28 de Novembro de 2011 às 18:10.

Olá Mônica, estou ESTUDANDO! E sou acadêmica de Educação Física da turma de Promoção em Saúde e LAZER da Universidade Federal do Amazonas, nele estudamos CINESIOLOGIA (estudos do movimento do corpo humano), ANATOMIA (estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano), BIOMECÂNICA (estuda através de aplicações da mecânica o movimento humano), CORPOREIDADE, PROCESSOS DE APRENDIZAGEM MOTORA... etc etc... Como você pode ver, nosso curso não se resume somente em jogar bola ou correr.

E creio que não são necessárias ameaças e agir com infantilidade, e quem está agindo sem ética é você ofendendo profissionais de nossa área! Creio que os profissionais que lidam com esse assunto nas escolas e academias são capacitados para isso devido a vivência nas “modalidades circenses”. Eu não trabalho na área mas sou a favor da inclusão de diversas atividades nas áreas de Educação Física e Academias.

 Não sou ignorante de pensar ainda acaicamente que o corpo é somente um corpo e nada mais ou um conjunto de músculos e ossos, mas sim tem uma mente que deve ser trabalhada juntamente com o corpo. Se a criança tem a oportunidade de vivenciar essa prática de atividades circenses na escola, APLAUSOS!!! São crianças de sorte! Eu, particularmente sinto falta do que não tive na escola e hoje, quando descobri o tecido acrobático, penso que ele deveria ser trabalhado desde a minha infância.

Em vez de ficar brigando e causando intrigas, os profissionais deveriam se unir, ser um pouco mais maduros e aplicar os conceitos de artes e educação física em uma só aula. Pelo menos nas aulas de artes que tive na escola, aprendi mal a mal desenhar e pintar, não pude exercitar minhas CAPACIDADES MOTORAS com SALTAR, CORRER....que aliás, só a Educação Física me proporcionou. Com desculpa do comentário. Não se ofenda. Coisas da Educação no Amazonas.

Deia uma olhadinha nas obras de Bortoleto, dê uma lida neste artigo http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/cadernos/article/viewFile/7/V1n1art7_2007,  visite o site do Conselho Federal de Educação Física... http://www.confef.org.br/. Lá tem os campos em que podemos atuar… veja:

“Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.”

“DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional e, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs.”

“DOS LOCAIS DE INTERVENÇÃO:  O exercício do Profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade, no âmbito das Atividades Físicas e Desportivas, nas suas diversas manifestações e objetivos. O Profissional de Educação Física atua como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços em Atividade Física, Desportiva e/ou Recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas, tais como: Instituições de Administração e Prática Desportiva, Instituições de Educação, Escolas, Empresas, Centros e Laboratórios de Pesquisa, Academias, Clubes, Associações Esportivas e/ou Recreativas, Hotéis, Centros de Recreação, Centros de Lazer, Condomínios, Centros de Estética, Clínicas, Instituições e Órgãos de Saúde, "SPAs", Centros de Saúde, Hospitais, Creches, Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros de Treinamento de Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grêmios Desportivos, Logradouros Públicos, Praças, Parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.”

 

Ah, de uma olhadinha no PCN de Educação Física também http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf.

Ah, e quem disse que nosso objetivo no tecido acrobatico, na lira, no poli dance, no trapézio é emagrecer? Muita gente está procurando nas academias como opção de manutenção e melhora da saúde e bem-estar. Quem precisa se informar melhor é você e respeitar estudantes de graduação. E meu nome não é Joice é Joise. Ok? Se tem gente calada aqui é porque não tem conhecimento do que está acontecendo ou tem mais o que fazer, e eu já gastei muito tempo aqui com você.

Ah, estudamos e trabalhamos corporeidade também. Portanto, chega de brigas e infantilidades.

Abraço!

 

Por Monica C. M. Souza
em 3 de Dezembro de 2011 às 12:30.

 

Joise

Confesso que nem ia me dar ao trabalho te responder, mas depois de ler o seu email e ver onde você mora ...Acho importante  te esclarecer, pois espero muito que você não seja, ou se torne  mais um PICARETA como outros desta lista... 

Você  parece não saber do que estamos falando aqui. E por isso repito as minhas palavras (e como você diz: sem ofensa), vá estudar e se inteirar sobre o assunto aqui discutido primeiro. Verifique a abordagem e objetivos de intervenção de um profissional da área de Arte e de Educação Física, é obvio que estes tem propósitos diferentes...

Também não estou aqui desrespeitando nenhum profissional ou estudante ÉTICO de Educação Física. Apenas estou denunciando os PICARETAS e OPORTUNISTAS desta área que para se beneficiar, estão tentando ROUBAR ilegalmente as competências, conteúdos e atribuições acadêmicas inerentes à formação em Artes Cênicas, vinculando-as ilegitimamente à educação física. Estes picaretas vem prejudicando e descredibilizando os profissionais e a formação em Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo).

 

Primeiro procure entender o que é Arte Cênica: Artes Cênicas ou Artes  performativas são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Nas Artes Cênicas o corpo é usado como forma de expressão ARTISTICA, para determinado público através de atividades de teatro, dança e circo por exemplo. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças, ruas, salas e escolas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes: Teatro, Ópera, Dança e Circo (assim como happening, são formas de expressão artísticas que podem ser também consideradas cênicas). Existem cursos específicos para formação em Artes Cênicas.

* E que fique bem claro este tipo de atividade não tem nada a ver com a educação física, que apesar de trabalhar também como a corporeidade tem outros propósitos: Cursos de educação física não tem por objetivo formar artistas cênicos, arte-educadores, profissionais e/ou professores de qualquer tipo de atividades artística.

 

Você diz:

Ah, e quem disse que nosso objetivo no tecido acrobatico, na lira, no poli dance, no trapézio é emagrecer? Muita gente está procurando nas academias como opção de manutenção e melhora da saúde e bem-estar. Quem precisa se informar melhor é você e respeitar estudantes de graduação. E meu nome não é Joice é Joise. Ok? Se tem gente calada aqui é porque não tem conhecimento do que está acontecendo ou tem mais o que fazer, e eu já gastei muito tempo aqui com você.

E quem disse que eu estou falando disso? 

Os PICARETAS de educação física a quem me refiro e denuncio aqui, NÃO estão usando atividades circenses com propósitos e/ou objetivos de Educação Física. Não estou falando de prescrição de uma atividades físicas e/ou desportiva.

Denuncio aqui PICARETAS da educação física que estão tentando USURPAR atividades acadêmico-profissionais inerentes à artistas e profissionais de artes cênicas. Cuja proposta é montar e fazer apresentação de espetáculos artísticos de Dança, Teatro Circo ou qualquer outra atividade artística e/ou dar aula destas atividades. E isso está ERRADO sim, pois o objetivo da educação física NÃO é montar espetáculos artísticos ou se passar por professor destas atividades. E pior:  vinculando de forma ILEGÍTIMA re ILEGAL estas atividades à formação em educação física. Trabalhar com ARTE não é competência da educação física.

Entenda que quando falo “emagrecer” é força de expressão. Se um profissional de educação física quiser sistematizar os movimentos de um “ajudante” de pedreiro, um gaçom, um vaqueiro e inseri-lo numa academia para obter, força e condicionamento físico, manter ou melhorar a saúde e bem estar ele não estará sendo PICARETA. Também não estou me referindo aqui ao fato da educação física usar ou sistematizar exercícios de circo e usá-los para obter condicionamento físico,  manutenção e melhora da saúde, prevenir lesões, doenças, bem estar...Ou  para atenter a propósitos ou qualquer outro objetivo da educação física que é um profissional da área da saúde...

Você  Continua... Ah, estudamos e trabalhamos corporeidade também... E aí eu acrescento: Porém com propósitos diferentes da área de Arte. Um fisioterapeuta também trabalha como os movimentos e a corporeidade, só que também esta profissão apesar de ser também da área da saúde é diferente da Educação Física...

Só que como já falei a educação física NÃO trabalha ou intervém sobre a corporeidade com o mesmo objetivo ou propóstido de um artista ou profissional das artes cênicas. O objetivo da educação física NÃO é apresentar espetáculos e/ou usa-lo como linguagem artística. Não é dar oficina de palhaços, mágica, maquiagem cênica, fazer cenários, ou qualuqer outra atividade inerente ao ESPETÁCULO, ou apresentações CÊNICAS para uma público.  Tais competências no âmbito academico-profissionai são inerentes à Cursos de graduação e pós graduação em Artes Cênicas (Teatro e Dança). ALguns profissionais desta lista vem tentando ROUBAR os profissionais de artes Cênicas e a própria identidade e história da Arte. Isso é PICARETAGEM!!!

Já coloquei no link acima mas parece que você não leu:

http://www.uff.br/enzimo/arquivos/arq0008.pdf

 

Veja as páginas que se referem à atribuições de profissionais de Teatro, Dança e Educação Física. 

(São objetivos diferentes) Sendo que os graduados em Dança e Teato são profissionais da área artística. Os de Educação Física NÃO!

 

Sobre a situação que você aponta. É lamentável, saber sobre o ensino da Arte que você teve aí no Amazonas. E sinceramente espero que as pessoas se informem, estudem e se formem e a realidade mude por aí. Para que as pessoas possam ter um ensino da Arte com qualidade em todas as linguagens. Aliás luto justamente para que a Arte e a formação em Arte seja valorizada. Mas, também pesquisei e vi que apesar das dificuldades o Amazonas já conta com graduações em Teatro e Dança (Artes corporais), além das graduações específicas na área de Música e Artes Visuais.

Talvez você não saiba, mas Arte nas escolas não é apenas Artes Visuais, mas também Música, Teatro e Dança. E para cada uma destas existem formações, graduações e pós específicas nestas áreas. Como já falei a abordagem de um profissional de Arte sobre o corpo (Artes Cênico - Corporais como a dança, o teatro e o circo) é diferente da abordagem corporal da Educação Física. O profissional de educação física é da área da saúde e seus objetivos são diferentes dos da Arte.

Porém percebe-se que muitos profissionais de educação física estão deturpando isso e tentando USURPAR (roubar) competências acadêmico-profissionais da área de Artes Cênicas, para se beneficiar às custas do prejuízo de outros. E atrás destas ações tem interesses políticos e mercadológicos às vezes muito maiores até dos Conselhos e Cursos de Educação Física, além de obviamente dos profissionais PICARETAS e oportunistas desta área. Com o intuito de ampliar a sua área de atuação profissional ROUBANDO a nossa. O que já gerou inúmeros mandatos de segurança a favor dos Artistas e Profissionais de Artes pelo Brasil, e especificamente no caso da Dança houve até com o fechamento de um CREF.

Mas enfim, você cita a situação da arte no Amazonas. Porém os profissionais de Arte vem tentando solidificar uma formação na área. E estão sendo prejudicados pelas ações OPORTUNISTAS e ANTI-ÉTICAS de PICARETAS da educação física.

O fato de alguém “gostar” de arte não dá o direito de querer USURPAR tal atividade para a educação física de forma OPORTUNISTA, apenas por ser formado em educação física. Um médico que toca piano não pode vincular isso à formação em medicina.

Porém lamentavelmente alguns PICARETAS de Educação Física vem tentando USURPAR e vincular  ILEGITIMAMENTE Arte e atividades artísticas à formação em Educação Física. Sendo que no âmbito acadêmico os únicos cursos que podem vincular Arte como atividade e competência inerente à sua formação obviamente são os cursos da área de ARTES. Veja alguns exemplos:

http://www.iar.unicamp.br/

http://www.eba.ufmg.br/

Educação física NÃO é curso da área de Arte, muito menos atividades artísticas são inerentes à esta formação.

Você fala de infantilidade, mas confesso que ri dos seus comentários (sem ofensa) e quase senti pena da sua imaturidade e ingenuidade sobre esta estão. A situação aqui discutida é bem mais complexa do que você pensa. Também ao contrário do que você imagina, seus colegas NÃO se calaram por desconhecimento ou por ter mais o que fazer. Aliás também acho que eles e a educação física tem muito mais o que fazer. Por isso não deveriam USURPAR (ROUBAR) competências acadêmico-profissionais da área dos outros.

E ao contrário de você que ainda é apenas uma estudante e nem sabe direito o que ta dizendo. Muitos desta lista são professores, tem pós graduação, mestrado e tem até doutorado.  E mesmo assim vem tentando USURPAR a área de Artes Cênicas. Então minha cara, foi isso seus “colegas”, preferiram se calar, não por desconhecimento. Pois ao contrário de você, sabem MUITO BEM que estão errados... Além disso  quase todos estão nos grandes centros, como Rio, São Paulo e BH, onde tem vários cursos específicos para formação de artistas.

Arte  e Educação Física são áreas de conhecimento distintas, com formações diferentes e autônomas, com abordagens e objetivos de intervenção profissionais diferentes. Os profissionais de Artes Cênicas (Artes Corporais) trabalham e intervem sobre a corporeidade porem com objetivos artísticos.

Veja: http://www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento

E ao contrário do que você e alguns podem pensar, respeito muito os profissionais “éticos” da educação física. Acho uma profissão importantíssima. Também tenho total consciência que esta, não se resume a correr e jogar bola como você diz. A área de atuação do profissional de educação física é super ampla. Só que os seus objetivos de intervenção profissional ao atuar  sobre o corpo por exemplo é bem diferente da intervenção ou propósitos de um Artista ou profissional das Artes.

Profissional de Educação Física NÃO é Artista muito menos professor de atividades Artísticas (Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais e/ou Áudio-visuais)

Nem vou comentar sobre os PCNs ou legislação do CONFEF, pois te garanto que conheço-os MUITO bem. Pois pesquiso este assunto já algum tempo.

Ah e foi bom você citar o Sr. Bortoleto. Nem ele nem ninguém tem o direito de vincular ARTE, atividades artísticas, espetáculos cênicos e/ou a profissão de Artista, Técnico de Espetáculos e Professor de Artes e/ou de Atividades Artísticas  ou de Arte-educação de Teatro Dança, Circo, Música ou qualquer outra atividade artística à formação em educação física. Pelo visto o Sr. Bortoleto está confundo as pessoas e isso precisa ser denunciado.

* Todo profissional de Educação física que tenta USURPAR atividades e competências acadêmico-profissionais de Artes Cênicas vinculando-as à educação física é um PICARETA que está agindo de forma oportunista e ilegal para se beneficiar.

* Profissionais de educação física não tem o direito de se intitular “equipe de artista”, professor de arte e/ou arte-educador. 

Énfim é lamentável, mas profissionais anti-éticos da educação física DETURPAREM as coisas,  insistindo em USURPAR as artes cênicas, vinculando-as atividades artisticas de forma ilegítima e ILEGALMENTE à educação física continuar denunciando...Quem não respeita outros profissionais não merece respeito algum!

At.

Mônica Mesquita

 

 

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Dezembro de 2011 às 09:56.

E Afinal tem por ai neste portal profissionais de Educação física QUE?

- Se intutulam EQUIVOCADAMENTE "artistas", professores de artes e tentam USURPAR e vincular  "Arte" À formação em Educação Física????

- Que desrespeitam a formação academica em Artes Cênicas, tentado de forma ilegítima competências aademico-profissionais desta áera para à educação física.

- Que fazem cursos de teatro com ARTISTAS de CIRCO e TEATRO, no Brasil e Exterior e depois saem por ai enganando os brasileiros e de forma OPORTUNISTA vinulando tais atividades que no mundo inteiro é ARTE, de forma picareta para a educação física?

- Afinal tem por ai´profissionais de educação física que dizem que vinculam ESPETÁCULOS ARTISTICOS CÊNICOS à formação e faculdades de educação física, mesmo sabendo que essa não é a proposta ou objetivo da educação física?

- Tem profissionais de Ed. Física, que USURPAM e se apropriam de verbas, infra-estrutura governamental, incentivos fiscaisgovernamentais direcionados à área de ARTE,  artistas e técnicos de espetáculos, verbas estas que deveriam beneficiar ARTISTAS, PROFISSIONAIS DE ARTE e não PICARETAS de educação física?  

- Tem por ai profissionais PICARETAS que se auto-promovem fazendo ESPETÁCUlOS ARTISTICOS de Dança, Teatro e Circo vinculando isso à formação e cursos de educação física?

- Tem por ai PICARETA de educação física que usa o termo "Equipe de artistas" se referindo `profissionais de educação física? QUE USURPAM a estética da Arte Cirsense e da Prórpai HSITÓRIA DA ARTE chamando de Educação Física?

- Tem por ai picareta de educação física escrevendo e pregando que atividades de ARTES CORPORAIS, se referindo à espetáculos CÊNICOS de Dança, Teatro e Circo são competências da área da Educação Física?

- Enfim pessoal neste portal tem profissionais PICARETAS, ANTI-ÉTICOS, ILEGAIS, OPORTUNISTAS de educação física, que estão ROUBANDO e prejudicando os ARTISTAS e profissionais de ARTES CÊNICAS???? Tentando se apropriar da nossa história, verbas, vagas de emprego, e competências academico profissionais? Desrespeitando a ÉTICA, a formação academica, a legislação educaional, trabalhista? 

Lamentavelmente TEM SIM SENHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E pior tem VÁRIOS!!!!!

Por Marco Antonio Coelho Bortoleto
em 14 de Dezembro de 2011 às 18:11.

Mônica,

Vou encaminhar um manifesto à CAPES e ao MEC para que possam conhecer os seus argumentos. Embora lamento, pois uma das características da pós-modernidade é exatamente a tendência pela ruptura das fronteiras que definem as disciplinas/áreas do conhecimento, buscando um diálogo entre todas as linguagens e perspectivas no sentido de permitir uma observação mais ampla e múltipla dos fenômenos humanos.

Lamento causar tanto transtorno!

Obs. O seu purismo disciplinar e a sua neurose por defender " seu campo de trabalho" já revela a incompetência que permitiu que outros profissionais adentrassem neste âmbito. Espero que o tempo lhe permite perceber que juntos podemos avançar mais do que separados.

Att.

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Outubro de 2012 às 12:26.

Edison

Não estou questionando aqui profissionais com mais de uma profissão ou formação, também não estou simplesmente denunciando profissionais sem formação que tentam se passar de forma por profissionais da área artística. Tem artista formado nas mais diferentes áreas. Mas desconheço algum advogado ou médico que defenda que  trabalhar com teatro, dança, circo ou música, tem algum vínculo e é competência de quem faz um curso de Direito ou Medicina.

 E é isso que estas pessoas da educação física defendem: Eles defendem que a área da educação física desrespeite a formação , USURPE e se aproprie ilegalmente de conteúdos, e competências academico-profissionais de outra área.  Ou seja: Além de tentar se apropriar ilegalmente e usurpar as competências de profissionais de outra área, eles querem transferir tais competências para a sua área.  

Como eu disse a área da educação física tem o seu corpo de conhecimento próprios e objetivos de intervenção totalmente DIFERENTE dos objetivos de um profissional da área de Artes Cênicas. Não existe uma linha tênue entre estes profissionais eles são totalmente autônomos e diferentes. Se fossem iguais não pertenceriam à áreas de conhecimento totalmente diferentes. Não precisaria existir cursos específicos nestas áreas e um poderia atuar na área do outro.

O mais engraçado é que só vêem o lado para benefício da educação física. Eles podem roubar nossa área, mas nós não podemos atuar como profissionais de educação física. O mais abusivo é achar que podem atuar em 2 áreas diferentes e que os profissionais de artes cênicas devem aceitar calados a descredibilzação da formação acadêmica na nossa área.  Também fazemos anos de faculdade.

Você diz " "não vejo nenhum problema de alguém que trabalha com Educação Física enveredar para o mundo do circo. Da mesma forma que alguém da EF vire ator, compositor, dançarino, pintor, coreógrafo, etc. O contrário é que problemático, porque envolve conhecimentos específicos sobre o corpo, a saúde, a fisiologia, a cinesiologia, a anatomia e dependendo da área até da metodologia, organização e avaliação."

Me desculpe mas seu pensamento é muito simplório sobre a gravidade da  situação, talvez por ser também da área da educação física, o seu pensamento seja tendencioso. Mas imagina se você fosse um profissional de Artes Cênicas o que iria pensar dessa situação.

 Da mesma forma que um profissional de artes cênicas não pode atuar como profissional de educação física um profissional de educação física não tem direito de atuar como professor/profissional de Artes Cênicas.  Não adianta defender que são áreas parecidas apenas para beneficiar e atender os interesses político mercadológicos da educação física.

Como eu disse são áreas DIFERENTES, com formações diferentes e intervenções com objetivos totalmente diferentes sobre a corporeidade.

Tenho total consciência que tenho mais competência e conhecimento sobre o corpo do que a maioria dos profissionais de educação física, mas nem por isso tento me passar por este profissional. É uma questão de formação é ÉTICA.

Acredito também que picareta  e profissionais anti-éticos existem em toda área. Inaceitável é este tipo de conduta no meio acadêmico

Outra coisa: o fato de outros profissionais sem formação atuarem no lugar dos profissionais de educação física não dá a este o direito que querer fazer o mesmo. No âmbito acadêmico existem uma série de legislações e regulamentações profissionais que precisam ser respeitadas.  Vocês também tem que lutar pelo direito de vocês e não defender a picaretagem.

Discordo de você, da mesma forma que um profissional de outra área não pode atuar no lugar do profissional de educação física, este não tem o direito de USURPAR (roubar) as competências acadêmico profissionais dos outros. Como já disse tente não ser tendencioso e veja os dois lados....

O caso do Bortoleto e do Tiago Aquino é que ambos não respeitam os profissionais de artes cênicas, e além de tentar se passar por profissionais desta áreas, tentam USURPAR (roubar) as competências da área de artes cênicas, transferindo-as para a educação física. É uma jogada de interesses político mercadológico, muito maior. Eles tentam descredibilizar a formação em artes cênicas.

Você diz que eles estão fazendo alguma coisa. Pergunto: O que? Não vejo nenhuma vantagem em ser anti-ético e  USURPAR (roubar) vergonhosamente as competências de profissionais de outra área e incentivar que profissionais de educação física sejam também anti-éticos e se apropriem ilegalmente de outra  área,  e desrespeitem a formação de outros profissionais?

Acho a postura destas pessoas VERGONHOSA. E sabem porque eles se calam? Porque sabem que estou CERTA.

Eu pessoalmente trabalho e atuo na minha área, que é das Artes, não preciso “sair do normal” como você diz.  Não sou normal no conceito que você pensa. Meu “normal” é ser artista e professora de artes cênicas e cinema. O meu normal é trabalhar e atuar na área artística. Tenho formação, competência e qualificação para isso.

Também quero deixar claro que respeito muito os profissionais éticos da área da educação física e todos sabem que eu estou certíssima. Penso que quem quer respeito deveria respeitar os outros.

Sobre as minhas denúncias contra estes profissionais anti-éticos da educação física, estou documentando tudo. Não pense que estas pessoas ficarão impunes.

PS: coloquei a foto, pois não preciso me esconder... DIferente dos denunciados aqui.

Por Jefferson Armon Santos de Resende Silva
em 2 de Outubro de 2012 às 16:28.

Olá,

Não vou de jeito nenhum tentar defender quem está certo ou errado nessa história. Acho que estou engatinhando na área da educação física e ainda não me sinto com respaldo suficiente pra isso (além da minha vontade de ficar fora de uma discussão tão... agressiva, digamos assim). Entendi os dois lados e realmente não consigo chegar a conclusão de quem está certo.

Primeiramente eu queria dizer que desde que comecei a ler a primeira postagem desse tópico pensei algo bem parecido com o que o Marco Antônio disse: Por que não trabalhar em colaboração ao invés de parecer rivais assim? Não estou muito certo de que a professora que promoveu esta atividade queria banalizar ou desvalorizar as artes cênicas, aliás me parece muito mais um reconhecimento de seu valor. Mas entendo que a Monica se rebele caso algum profissional tente se aproveitar de sua área (se é que foi isso mesmo que aconteceu).

Mas eu tenho uma pergunta para você, Monica. Você citou algumas das atividades que são inerentes às artes cênicas, e não à educação física. Uma das que você citou foi a dança. Ela é realmente de competência só das artes cênicas? Faço essa pergunta porque a disciplina de danças faz parte do meu curso. Aliás, faz parte do meu curso também a disciplina de ginástica artística. Sei que esta última é uma modalidade esportiva, mas o fato de ter artística no nome certamente tem alguma relação com arte, que me parece que você não vê de forma alguma como área de atuação da educação física.

Eu não fiz estas perguntas com objetivo de provocar ou insinuar qualquer coisa. Só estou tentando entender melhor o que você quer dizer.

Por Monica C. M. Souza
em 3 de Outubro de 2012 às 00:09.

Caro Jefferson

De forma alguma pretendo ser "agressiva", também não tenho nada contra a área ou profissionais de educação física, muito pelo contrário, acho uma área importantíssima e tenho vários amigos nesta área.

Acredito que a educação física não precisa roubar outras áreas para se estabelecer e ser respeitada ou se auto-promover.  É uma área tão ampla que penso que não tem nenhuma necessidade dessa situação, só na área esportiva existem uma infinidade de atividades que vão desde o futebol à patinação ou ginástica artística.

O que sou contra, são os cursos e profissionais ANTI-ÉTICOS de educação física que vem tentando USURPAR (roubar) as competências academico-profissionais da área de Artes, se apropriando ilegalmente destes conteúdos, transferindo-os para a educação física, por interesses político mercadológicos.

Confesso que não tenho mais paciência com  profissionais de educação física anti-éticos que fingem ser profissionais/professores de Artes Cênicas, como alguns nesta lista. Posso citar os professores de educação física Thiago Aquino e Marcos Bortoleto que se passam por artistas, professores e profissionais de artes cênicas e teatro e vinculam este tipo de atividade ILEGALMENTE à educação física. O fato de serem formados em educação física e "gostarem" de teatro e circo não lhes dá o direito de FINGIREM  que são artistas e/ou professores de Artes Cênicas, descredibiliando a formação na área de Artes, deturpando os objetivos e competências da sua área, fingindo que cursos de educação física formam profissionais para atuar com artes cênicas. Isso não tem legitimidade nenhuma e é um DESRESPEITO com os cursos de graduação e pós graduação em Artes Cênicas, Dança e Teatro que existem no Brasil e no mundo. 

Profissional de Educação Física NÃO é profissional de Artes Cênicas e vice versa.

Aliás os conselhos e os próprios profissionais de educação física IMPEDEM que qualquer outro sem formação específica atuem na sua área. Querem respeito porém não respeitam os outros profissionais.

A questão toda aqui é que estamos tratando de profissões distintas, com formações diferentes. Artes e Educação Física, são áreas de conhecimento diferentes, com identidades, objetivos de intervenção, história e um corpo de conhecimentos próprios. A história das Artes Cênicas por exemplo é milenar. 

A única semelhança entre essas áreas é que ambas trabalham e intervém sobre a corporeidade, Mas cada uma destas áreas tem objetivos de intervenção diferentes sobre a corporeidade. Alguns profissionais de educação física estão  se confundindo, uns por desconhecimento, outros por conveniente oportunismo mesmo.

Pessoalmente, defendo que tudo isso não passa de uma jogada de interesses político mercadológica da área da educação física para se promover e se beneficiar , ampliando sua área de atuação profissional. Com o único objetivo de beneficiar a sua categoria em detrimento de outra. Assim profissionais de educação física atuam na sua própria área que é educação física, e ainda tentam se passar por profissionais de outra área, se  apropriando ilegalmente de vagas de emprego, infra-estrutura, verbas e outros incentivos direcionados à área e profissionais de Artes Cênicas e da área artística em geral.

Lembrando mais uma vez que profissional de educação física NÃO é artista e/ou profissional da área artística.

Você fala da ginástica artística. Existe uma grande diferença entre usar a arte de forma instrumental de querer se passar por profissionais da área, como vem tentando alguns ANTI-ÉTICOS da educação física. Uma professora de inglês que se utiliza da música para ensinar o seu conteúdo não é professora ou profissional de música.

Nos últimos anos  a Educação Física, assim como a Arte, vem tentando se estabelecer e buscar respeito e uma identidade dentro da academia e no ambiente escolar. Porém ao invés de fortalecer uma identidade alguns profissionais da Educação Física resolveram USURPAR (roubar) a identidade de outras áreas, como no caso, se apropriando ilegalmente da área e conteúdos de Artes Cênicas (dança, teatro e circo). Assim desrespeitam e tentam descredibilizar a formação na área de Artes Cênicas.

As artes cênicas tem identidade, conteúdos, atividades profissionais e uma história com milênios de existência. E a educação física resolveu ROUBAR isso. A educação física deveriam ter vergonha disso.

Alguns profissionais de educação física estão chegando ao cúmulo de dizer que esporte não é conteúdo de educação física. Então é conteúdo de qual área? da Geografia?

Como eu disse, tudo não passa de uma "jogada" de  interesse político mercadológico de conselhos, cursos e profissionais ANTI-ÉTICOS e oportunistas desta área. Com o intuito de ampliar a área de atuação da educação física, se apropriando ilegalmente de outra área e das competências de outros profissionais. É obvio que isso tem como intuito beneficiar e fortalecer os cursos de educação física e descredibilizar a formação acadêmica na área de Artes.

E uma jogada que quebra a isonomia acadêmico universitária, uma vez que cursos de  educação física FINGEM que formam profissionais para atuar na sua própria área e na de Artes, sendo que não tem legitimidade para isso.

Pessoalmente também adoro trabalhar na área de Arte. O profissional de educação física que não gosta ou não quer atuar na sua área deveria ser mais ético e MUDAR de profissão ao invés de tentar usurpar as competências de outra área vinculando-as à educação física.

A formação acadêmica em Artes se dá em cursos próprios de graduação e pós graduação em Teatro, Dança, Artes Visuais e Música. Os profissionais desta área ou formação não tem nada a ver a os cursos de educação física que são da área da SAÚDE e não de Artes.

Cabe destacar aqui que ambas as áreas, Arte e Educação Física, tem suas especificidades e um corpo de conhecimento próprios, cujos profissionais objetivos de intervenção profissionais diferentes. 

Na Arte podemos nos expressar e comunicar de forma VISUAL (pintura, escultura, desenho, fotografia, etc), de forma SONORA (canto, música, sons instrumentais) e ainda através do CORPO e GESTO (dança, teatro, circo).

Sobre a dança que você pergunta, depende de qual é o objetivo com que você usa a dança. Se você usa a dança numa academia de ginástica como atividade física, cujo objetivo é condicionamento físico, saúde e/ou bem estar você está usando a dança como atividade e  abordagem da  educação física.

Trabalhar a dança com objetivo de linguagem artística cênica e de espetáculos é competência do artista/professor de arte e não de profissionais de educação física. 

O curso no âmbito acadêmico que forma o profissional de dança é uma graduação em Dança, vinculada à área de Artes. O profissional que usa a dança com o intuito de forma de expressão e linguagem artística, para apresentação pública de espetáculos cênicos é o Artista/Profissional/Professor de Artes-Dança.

Esclarecendo que além da educação física, a dança também é disciplina em cursos superiores de teatro e/ou artes cênicas. Porém as formações em teatro e dança, apesar de similares hoje são independentes até na área de Artes.

As artes cênicas, também chamadas de artes performáticas, são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público

* Quando eu falo Artes Cênicas, me refiro ao profissional que trabalha com dança, teatro, circo e ópera.  Como os do Curso de Artes Cênicas da Unicamp

http://www.iar.unicamp.br/cenicas/cen_curso.php

O fato é que muitos cursos e profissionais de educação física estão se confundindo. Como atividade física vocês podem usar  e sistematizar até as atividades de um pedreiro ao construir uma casa. Tudo depende do objetivo que você usa estas atividades físicas.

Enfim, também me incomoda toda essa situação, mas isso deveria incomodar mais ainda os profissionais de educação física, pois são eles que estão ERRADOS, ao tentar roubar as competências de outra área.

No caso da professora do vídeo em questão, do projeto de circo. Tive acesso ao projeto da mesma. Ela simplesmente USURPOU e copiou aulas de teatro, com interpretações de personagens e atividades corporais cênicas. No teatro, na dança e no circo trabalhamos o corpo com intuito de forma de expressão, representação e linguagem artística. A professora em questão usou jogos teatrais e dinâmicas sistematizados de teatro e FINGIU estar inventando a roda.  No final ela montou um espetáculo Cênico de Circo e apresentou o mesmo na escola. Trabalho figurinos, maquiagem, personagens e caracterização cênica de palhaços etc. Enfim as atividades ela USURPOU (roubou) os conteúdos, práticas, atividades  e até a identidade da área de Artes Cênicas, fingindo que tais atividades eram atividades e conteúdos da área da Educação Física. Ela esta errada porque o projeto desenvolvido não tinha nada a ver com educação física.

Sobre a dança, se você quiser saber mais, leia:

http://www.artenaescola.org.br/upload/monografias/resenha_296.pdf  

Veja os referenciais curriculares dos cursos de graduação do MEC

http://ebookbrowse.com/referenciais-curriculares-nacionais-dos-cursos-de-bacharelado-e-licenciatura-abril-2010-pdf-d295588052

Consulte também no Ministério do Trabalho a CBO  - Classificação Brasileira de Ocupações, feita em consonância com as profissões no mundo. Você vai constatar que educação física não tem nada a ver com dança enquanto manifestação artística cênica e de espetáculos..

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf

As profissões de Educação Física e de Artes Cênicas são profissões diferentes e regulamentadas por lei. A Lei dos Artistas e Técnicos de Espetáculos (Profissionais de educação física não tem nada a ver com essa lei)

Lei dos artistas e profissionais de Artes Cênicas:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6533.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D82385.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/anexo/Anl82385.pdf

 

Lei dos profissionais de educação física

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9696.htm

Enfim são profissões distintas com objetivos de intervenção profissional diferentes, é por isso que existem cursos diferentes em cada uma destas áreas.

Espero um dia, os profissionais e os cursos de educação física sejam mais éticos e respeitem as outras áreas e profissionais. Mas enquanto isso não acontece vou continuar denunciando os oportunistas anti-éticos desta área.

 

Por Edison Yamazaki
em 3 de Outubro de 2012 às 20:01.

Gosto desse debate, dessa discussão.

Mesmo que as opiniões sejam de recém formados em começo de carreira de alunos buscando entender com funciona a "guerra" das profissões na vida prática.

Interessante é que todos defendem suas idéias com convicções, com argumentos. Começo a enxergar uma luz bem pequenina ao final do túnel sobre a valorização das profissões "menos nobres" como as Artes e a Educação Física.

Acho até que todo esse dilema foi criado porque são duas áreas em desenvolvimento buscando um lugar ao sol. O Laércio deve estar morrendo de medo e vai pensar mil vezes antes de colocar outra novidade por aqui.

Gostei muito da atuação da Mônica defendendo sua profissão, seu ponto de vista. Nesse aspecto ela saiu vencedora porque seus argumentos são mais, vamos dizer, reais. Suas explicações foram mais convincentes. Agora só falta a foto no seu perfil, pois é sempre bom ver quem expõe as idéias.

A única ressalva é que o trabalho mostrado é apenas um trabalho. Não me pareceu que alguém quisesse "invadir" a área de outra. Todo mundo que vai ao circo, independente do lado artistico, fica sempre imaginando como os artistas conseguem fazer tudo aquilo. O pessoal do trapézio deve fazer muita musculação, pois seus bíceps, tríceps, deltóides e abdomens são salientes. A moça do equilibrismo possue um corpo todo musculoso, assim como aquela menina que fica girando os bambolês. A contorcionista prende os cabelos parecidos com as meninas da ginástica olímpica e os malabaristas são sempre magros, atléticos e ágeis.

Para o público fica difícil desvencilhar o lado físico do artistico, pois o corpo daquela menina do trapézio é perfeito, assim como sua performance artistica. Até parece que eles estão interligados, em sincronia.

Por tudo isso, é que acho que ambos os debatentes estão corretos em defenderem suas áreas. O circo é Arte, mas para essa arte é necessário muita Educação Física. O rapaz que começa com seus pulinhos na cama elástica para alcançar a barra do trapézio não me deixa mentir. O palhaço também me encanta com sua interpretação, seus gestos e olhares, o sorriso contagiante e uma barriga enorme.

É isso aí. Vamos em frente que atrás vem gente.

 

 

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Outubro de 2012 às 00:17.

Oi Edson,

Você pede para citar exemplos de profissionais de Educação Física que vem tentando USURPAR (roubar) e se apropriar ilegalmente  das competências acadêmico profissionais da área de Artes Cênicas (Dança, Teatro e Circo), de forma ilegítima e anti-ética transferindo-as para a área da educação física Então vou citar 2 que tentam usurpar teatro e circo, mas tem vários:

1) Marco Antônio Botoleto

http://www.circonaescola.com.br/

* Veja no link acima como as práticas desenvolvidas por este sr. são de ARTES CÊNICAS e de espetáculos artísticos. Neste projeto por exemplo profissionais de educação física tentam fingem ser artistas,  professores e profissionais de ARTES. E usam isso para promover cursos e profissionais de educação física.

* Montar espetáculos artísticos cênicos, se apresentar como artistas e técnicos de espetáculos.

* Estas atividades artisticas e de espetáculos cênicos são inenrentes ao ARTISTA CÊNICO e  NÃO é competências de cursos ou de profissionais de educação física atuar com este tipo de atividades, como finge o Sr. Bortoleto.

Neste projeto  profissionais de educação física estão se auto-intitulando ilegitimamente artistas, FINGINDO ser profissionais e professores de Artes Cênicas sem ter a menor legitimidade para isso.

* Existe todo um  interesse político para ampliar a área de atuação e auto-promover cursos e profissionais de educação física à custas da apropriação ilegítima de outra área e do prejuízo de outros profissionais, como neste caso as vítimas são os profissionais de Artes.

* Lamentavelmente o Sr. Bortoleto parece NÃO se incomodar em desrespeitar os artistas e os profissionais da área de ARTES CÊNICAS.  Ele FINGE que é artista e técnico de espetáculos, finge que profissional de educação física é professor de ARTES, arte-educador e de forma tendenciosa tenta usurpar a história MILENAR da arte circense e teatral, dos artistas do teatro de rua,  transferido-a para a área e profissionais de educação física.

Ele se  passa por  profissional das Artes Cênicas e de Espetáculos e finge que este tipo de prática é inerente à educação física. Numa forma de apropriação indébita de identidade profissional. Transfere os conteúdos, atividades, práticas e  competências acadêmico profissionais das  artes cênicas para a área da educação física (usa a palavra voluntário apenas para não se comprometer e seu projeto parecer inofensivo e  fingir não estar prejudicando outra área).

Mas a verdade é que está se beneficiando às custas do prejuízo de outra área. Alguns projetos são vinculados a um curso de educação física, e todos sabemos que os profissionais recebem salário para trabalhar na extensão. Só que deveriam desenvolver extensão na sua área e não tentar USURPAR a área e competências de outros profissionais.

Nos últimos anos, este Sr. vem articulando toda uma estratégia uma manobra política para usurpar a área de arte, escreve artigos tendenciosos, força a barra com o intuito de criar uma submissão das Artes Circenses e Teatrais à Educação Física. Tenta usurpar a história e identidade da ARTE transferindo-a para a educação física. Ou seja de voluntário e desinteressados estes projetos não tem nada.

Esclarecendo que voluntariado implica em não se beneficiar direta ou indiretamente com algum tipo de prática ou ação social. Quem usa de atividades voluntárias com interesses politico-mercadológicos para benefícios de uma classe profissional USURPAR outra área não está fazendo trabalho voluntário. Também se benefia diretamente, quem escreve sobre projetos onde se tenta legitimar a usurpação de outra área.

Lamentavelmente, este sr. parece não se incomodar em USURPAR as competências academico-profissionais da área das Artes Cênicas ou pelo fato de que sua conduta tendenciosa estar  prejudicando e descredibilizandoo os profissionais de outra área ... Ele insiste em forçar a barra, VERGONHA!!

2) Tiago Aquino da Costa e Silva

* Este é outro profissional de educação física  que tenta se passar por ator, professor de teatro, artista e técnico de espetáculos e professor de teatro. Vinculando equivocadamente todas essas práticas artísticas a formação e  área da educação física. É mais um profissional de educação física que tenta USURPAR as competências acadêmica da área de Artes e descredibilizando  e prejudicando os profissionais desta área para beneficiar a área da educação física. Veja os projetos que ele diz ser de educação física:

http://www.educacaofisica.com.br/index.php/blogs-ef/entry/o-mundo-dos-palhacos

* O Tiago Aquino tenta se passar por profissional/professor de Teatro. Vinculando isso à Educação física. Pode-se confirmar no link acima que ele finge ser especialista em Artes Cênicas. E pior USURPA atividades de teatro e circo, jogos teatrais como se fosse práticas de  são inerentes à área da educação física. È outro que força a barra vergonhosamente.

* Citei apenas dois exemplos de profissionais de educação física que tentam USURPAR e se apropriar ilegalmente das competências academico profissionais da área de Artes Cênicas.  Mas tenho uma lista com vários outros nomes que vem sendo denunciados junto às entidade representavas da área de Artes.

Fica a pergunta: será que o Sr. Bortoleto e o Tiago Aquino não tem vergonha de desrespeitar outros profissionais???

Este tipo de conduta anti-ética tem que acabar!!! É uma vergonha para toda a classe.

 

 

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Outubro de 2012 às 00:56.

So queria acrescentar que o Tiago Aquino é um dos piores, tenta se auto-promover   e vem se beneficiando USURPANDO (roubando) as competências academico-profissionais dos profissionais e Artes Cênicas e Teatro, transferindo-as ILEGALMENTE  para a área e profissionais de educação física.

E como se não bastasse ainda incentiva outros profissionais anti-éticos de educação física a fazerem o mesmo.

O Tiago Aquino  não tem respeito com os profissionais de artes cênicas.

Eu queria saber que formação ou qualificação ele tem por exemplo para escrever livro sobre jogos teatrais? ainda dizer que isso é novidade? Agora mais ridículo é dizer que jogos artistico teatrais e circenses são inerentes à educação física.

Você não está inventando nada Tiago, não está sendo original ou inovador está  só COPIANDO e USURPANDO as competências de outra área e deveria ter vergonha disso.

A falta de noção dessa gente estrapola todos os limites. Não tem um pingo de respeito e ética profissional.  Não tem nenhuma vergonha na cara mesmo! Se beneficia às custas do prejuízo alheio.

De conformidade com o Código Penal Brasileiro o estelionato é o crime econômico (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), sendo definido como "obter para si ou para outro, vantagem ilícita, em  prejuizo alheio, induzindo ou mantendo alguém em  erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento."

O Tiago Aquino vai para a lista a ser denunciada aos representantes dos profissionais de Artes. Este tipo de gente ANTI-ÉTICA  tem que ser desmascarada no meio acadêmico.

VERGONHA!!!

Por Edison Yamazaki
em 4 de Outubro de 2012 às 01:33.

O debate continua quente, mas acho que não vai dar em nada. O curso das coisas seguirá normalmente porque não existem pessoas completamente certas, nem completamente erradas. O que tem é uma tentativa de encontrar um meio termo para tudo isso.

Acho que existe uma linha bem fina entre as atuações dos dois profissionais. A linha é tão fina que pode acontecer das duas se misturarem.

Particularmente, não vejo nenhum problema de alguém que trabalha com Educação Física enveredar para o mundo do circo. Da mesma forma que alguém da EF vire ator, compositor, dançarino, pintor, coreógrafo, etc. O contrário é que problemático, porque envolve conhecimentos específicos sobre o corpo, a saúde, a fisiologia, a cinesiologia, a anatomia e dependendo da área até da metodologia, organização e avaliação.

Monica,

Até entendo que você defenda sua área de atuação, mas sinto em suas palavras que você defente mais do que isso.

Na vida prática, em qualquer área, o mundo está aberto aos competentes. Existem centenas de técnicos desportivos, principalmente na categoria profissional, que não são formados em EF. Talvez o caso mais emblemático seja o do João Saldanha, que foi técnico da seleção brasileira e era jornalista. Rubens Minelli, tricampeão brasileiro, não tem formação em EF. Brandão, que tirou o Corinthians da fila depois de quase duas décadas, também não.

Na vida prática, as coisas funcionam assim. Os competentes é que se destacam e fazem história, sejam eles da área ou não. Ainda no futebol, Nelsinho, Andrade, Muricy e Abel Braga, não são formados em EF e comandam equipes de destaques. Nunca trabalhei diretamente com nenhum deles, mas para chegarem onde estão, incompetentes é que não são.

Por isso escrevi que nada irá mudar e as coisas caminharão como sempre foram. Os competentes é que chegarão lá. Uma espécie de seleção de Darwin para a vida profissional.

O que posso lhe dizer é que continue lutando pelo que acha justo, sem se esquecer de mostrar suas competências.

O Tiago e o Botoleto, mesmo sem serem da área das artes, estão fazendo alguma coisa e, bem ou mal, estão obtendo reconhecimento. Você deve fazer a mesma coisa. Arregaçar as mangas, lutar pelo que acha justo, mas apresentar resultados práticos sobre aquilo que acha que entende, porque "palavras são palavras e nada mais que palavras".

Vá à luta. Crie um evento ou apresentação artistica que saia do "normal". Aí perceberá que tanto faz se as artes são da educação física, da engenharia ou de alguém sem formação que simplesmente possue o talento para fazer as coisas certas, bem feitas e que leve um pouco de esperança e alegria para quem assiste.

Não esqueça de colocar uma foto no seu perfil.

Aqueles que você cita como usurpadores das artes deixam-se mostrar, dando as caras para baterem, sem medo de se exporem.

 

 

Por Edison Yamazaki
em 9 de Outubro de 2012 às 02:58.

Mônica,

Obrigado pela foto.
Escrevo apenas para agradecer a possibilidade de poder participar desse debate. Como escrevi anteriormente, não acho que o que nós pensamos irá mudar alguma coisa em relação à falta de ética ou qualquer coisa parecida.

Não é porque sou da área de Educação Física que sou sempre favorável aos companheiros. Sou favorável aos que tentam, lutam e buscam e encontram soluções. Sa[i do Brasil há muitos anos completamente decepcionado com a área esportiva e até com alguns companheiros que não batalhavam por não se colocarem nos lugares certos. Até hoje eu não entendo como um clube esportivo é dirigido por advogados, economistas, etc. Sem falar nas academias de ginásticas que eram adminstradas por "filhinhos de papai" sem formação  e experiência adequada.

Busque seu lugar ao sol sem se incomodar com que os outros estão fazendo. Esqueça os anti éticos, os usurpadores e tudo mais.

Ah... bela foto a sua.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.