Oi pessoal,

Abri esse debate sobre Regularização do Professor de Educação Física na Educação Infantil, pois percebo que muitos colegas de profissão não entram nessa área em função dos valores pagos pelas escolas de educação infantil.

Todavia, todos sabemos que a infância é a fase mais importante para estimulação do desenvolvimento e, acredito, que isso deve ser feito por especialistas em movimento. É claro que os pequenos já são estimulados pelas suas professoras de sala no que se refere ao movimento, porém é pouco!

Nas EMEIs não há professores de Educação Física, somente em escolas particulares e ainda assim, não são todas.

Gostaria de informações, pois quero brigar por nossos direitos!

Não vem de fonte segura, mas recebi a informação que há uma lei tramitando por aí que autoriza as professoras de Pedagogia a darem aulas de Educação Física na Educação Infantil. O que será de nós? Mais uma vez vamos perder espaços para os outros?????

Caso eu esteja errada, por favor, me digam!

Comentários

Por Cláudia Bergo
em 19 de Fevereiro de 2011 às 10:12.

Camila, colegas

Aqui em Ipatinga nós, professores de educação física da rede municipal, conseguimos convencer a Secretaria de Educação a implantar a aula de Educação Fisica na Educação Infantil com especialistas. Portanto, desde 2001, as turmas de EI contam com duas horas semanais de EF.

Entretanto, não há uma organização oficial do curriculo e tampouco condições apropriadas para o trabalho com as crianças em todas as escolas de EI da rede.

Há também professores cujas aulas em nada diferem do que os professores referência (pedagogos) trabalham com as crianças em seus momentos de atividades ao ar livre.

Uma outra questão diz respeito à graduação específica em Educação Infantil. Em janeiro deste ano testemunhei a formatura de uma turma deles em Viçosa-MG. Desconheço o currículo do curso, mas se ele for mais abrangente do que as parcas abordagens à educação infantil em nossa graduação, precisaremos rever nossos argumentos para propor um movimento como o que você idealiza.

E segue o debate.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.