CRIAÇÃO DO GEDAN

GRUPO DE ESTUDO SOBRE DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

            Reunidos ao longo dos três últimos CONBRACEs, pesquisadores da Educação Física, que tomam a Dança como conhecimento de ensino e pesquisa, reconhecem a necessidade de consolidar a criação do GEDAN – Grupo de Estudo sobre Dança e Educação Física.

 

Ao longo deste período o tema Dança vem percorrendo inúmeros Grupos de Trabalho, tais como; Escola, Corpo e Cultura, Formação Profissional, Epistemologia; com pesquisadores de diferentes Estados brasileiros e apresentando inúmeras possibilidades de problemáticas de estudo. Essa demanda vem potencializando a ampliação desse conhecimento em diálogo com a Educação Física no interior do maior congresso dessa entidade cientifica – CBCE.

 

A criação do GEDAN possibilitará reunir os estudiosos da Dança e Educação Física na intenção de identificar seus grupos de pesquisa e reconhecer as principais problemáticas de pesquisa no cenário nacional.

 

Ao consolidarmos a criação do GEDAN, no interior do CONBRACE, o fazemos por reconhecer que neste congresso consolidou um espaço importante de interlocução e divulgação da produção sobre Dança e Educação Física.

 

Salvador, 22 de setembro de 2009.

 

Profª. Lívia Tenorio Brasileiro – UEPB; Profª. Beleni Salete Grando – UNEMAT;

Profª. Larissa Marques Tibrucio – UFRN; Profª. Luciana Gomes Alves – UNIVALI;

Profª. Mildre Sotero – USP; Profª. Elisa Abrão – UNICENTRO; Profª. Marlini de Lima – UFG;

Profª. Rose Marie Medeiros – UFRN; Profª. Lilian Monteiro – UNIFAP;

Profª. Eli Paula Cravalho – FAMAN; Profª. Analwick Tatiele de Lima – IFRN;

Profª. Poliana Pimentel – SEDUC/PE; Profª. Maria Crsitina Cruz – SEC/BA;

Profª. Clotildes Case – SEC/BA; Acad. Petra Schinneider – UFAL.

 

Comentários

Por Mercia Maria de Oliveira
em 1 de Outubro de 2009 às 10:50.

Olá Lívia,

Muito importante essas abordagens dançantes. Sou profª de Educação Física e estudiosa das práticas corporais, como dança, lutas, jogos ..e outras possibilidades lúdicas a serem exploradas como conteúdo sistemático transdisciplinar nas escola. A dança por fazer bem ao corpo e a alma, compõe um campo de modificações internas gerando boas energias ao redor de quem dança. Vamos dançar e compor uma corrente mágica de reflexões e aprofundamento num diálogo sobre o corpo e as suas  linguagens. Vamos dialogar por aquí e através de outras vias..espero. Parabéns pela iniciativa e conte comigo, Abraços, Mercia.

Por Josiane Cristina Climaco
em 13 de Abril de 2010 às 01:16.

Por  motivos profissionais , não participei do CONBRACE, mais  gostaria de me  juntar ao GRUPO, pois  esta na minha linha de pesquisa, bjs Parabens pela iniciativa .Josiane


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.