Seminário Goiano de Dança/ I SEGDança

De 24 a 27 de novembro de 2010

ESEFFEGO - UEG

 

Meios de produção em dança nas universidades Goianas – história, diálogos possíveis e desafios na atualidade.

 

Como é que a dança em Goiás se configura na universidade?

 

O que foi criado de conhecimento acadêmico nessa área nos últimos tempos em nosso estado?

 

Existe alguma relação com o produzido na universidade e o produzido fora dela (prefeitura, estado, iniciativa privada)?

 

Como é que essa produção se relaciona com a produção do conhecimento em dança no país e no mundo?

 

Como é que essa produção efetiva inovações terapêuticas e educacionais nas ciências do movimento?

 

Inscrições: R$ 30 + 2 kg de alimento não perecível.


Em breve divulgaremos nossa programação com mini-cursos, palestras, mesas, oficinas e apresentações 


Para inscrição de trabalhos, encaminhar à coordenação pedagógica da Eseffego- UEG ou enviar por email para o endereço: segdanca@gmail.com

 

Fiquem atentos aos prazos de inscrição!


Esperamos por vocês!


Coordenadores

Adriano Bittar

Rousejanny Ferreira


Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 23 de Outubro de 2010 às 15:23.

A Todos

Por ser promovido pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiânia, espero que foquem no que seja Dança em Educação Física e não Dança Arte e PRESTEM ATENÇÃO NA ÉTICA. Lembrando que profissional de educação física NÃO é profissional de ARTE! Mas isso espero que você saibam.

E lembrando mais uma vez que a dança na educação física é instrumental e assim como o esporte e a ginástica nesta área (visa o bem estar, condicionamento físico, saúde), que é o objetivo de intervenção deste profissional. Afinal os cursos de  educação Física  são da área da SAÚDE.

Por isso obviamente tem uma abordagem totalmente diferente da área artistica e dos cursos  da área de conhecimento das Artes, como uma graduação em Dança por exemplo que trabalham com a DANÇA-ARTE. Dança enquanto linguagem de expressão artistica, para apresentação públiia de espetáculos e não como ginástica para condicionamento físico. 

Aliás estou de olho no curso de Educação Física da UFG. Que já foi denunciado junto a Reitoria e diversos departamentos nesta Instituição por infringir questões ÉTICAS E tentar se apropriar da área de Dança e Teatro. Estou de olho também em alguns profissionais de educação física de Goiás que insistem ilegalmente em vincular atividades ARTISTICAS à educação Física, o que constitui CRIME. E conveniência própria para se beneficiar obviamente. Isso no caso de funcionários e instituições públicas é crime de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Se os profissionais de educação física quiserem saber um pouco mais sobre a dança enquanto ARTE, vai ocorrer na UFG na mesma data (eu não acredito em coincidências) o CONFAEB. Congresso Nacional dos Professores de Arte e mesmo vocês não fazendo parte desta esfera estão convidados.

Aliás acho muito estranho que a escola de Ed. Física da UFG resolva fazer um seminário de Dança na mesma época. Espero que abordem o tema DANÇA em educação Física que como eu disse não inclui a dança enquanto linguagem artística  e de espetáculos.

Estou de olho, e vou denunciar NACIONALMENTE e INTERNACIONALMENTE, qualquer PICARETAGEM política ou qualquer tentativa de apropriação da área de dança (ENQUANTO ARTE) pelo curso de educação física da Universidade Federal de Goiás. O que espero sinceramente não ser o caso de vocês. Porque FALSIDADE IDEOLÓGICA É CRIME!

Agora se vocês se utilizam da dança como ginástica instrumental da Educação física (academias de ginásticas), aí não precisam se preocupar...

Como eu disse ESTOU DE OLHO!  E talvez até esteja aí.

Pela ÉTICA e RESPEITO na formação em ARTE no Brasil.

Assim como respeito os profissionais de educação física (aqueles éticos que atuam na sua área), também exijo respeito para os profissionais de Arte (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais). Cada profissional tem que respeitar a sua área de atuação ACADÊMICO-PROFISSIONAL.

At.

Mônica Mesquita

P.S.: A TÍTULO DE INFORMAÇÃO:

1) Finalizando e denunciando que  Rousejanny Ferreira (Educadora física) coordenadora deste evento copiou textos e comentários meus da internet e não deu crédito. Portanto além de não respeitar os profissionais de Arte, e não saber o que é dança na arte e dança na educação física, esta pessoa ainda não sabe o que é direito autoral e que tudo isso é crime. Espero que você tenha consciência do ERRO que cometeu e NÃO o REPITA.

 2) Já formalizei uma reclamação contra esta pessoa (Rousejany) no referido congresso onde ela apresentou um artigo que fere o direito autoral.

 

Por Rousejanny da Silva Ferreira
em 11 de Novembro de 2010 às 00:27.

PS: A título de informção:

Este é um espaço de pessoas que querem contribuir com a dança e nao diminuí-la, muito menos diminuir pessoas.

A titulo de informção, o evento é na Universidade Estadual de Goias, a Eseffego, a escola de Educação mais antiga do Estado por onde passaram Henrique Rodovalho, Luciana Ribeiro, Cristiane Santos, Joao Bragança, Lenir Miguel, Crisitna Bonneti, e outras varias pessoas muito importantes para o cenario da dança goiana e brasileira.

A título de informaçao, temos uma cena de dança crescente na cidade com 3 grupos da cidade aprovados no Klaus Vianna este ano, o nosso Fórum de Dança de Goiania, que luta por interesses da classe artisitca, vinda el de onde vier, alguns festivais, inclusive o Festival Diagnostico, que tem 3 pessoas  que lutam pela dança, e que com muito orgulho, sabedoria e tem o senso critico pra pontuar e ver as falhas que temos na nossa formaçao superior em Educação Física.

Nao tenho necessidade nenhuma de expor minhas considerações à voce, Monica, neste local, que acho que nem é apropriado a isso. Se voce insiste em colocar seu ponto de vista de maneira tao agressiva e gratuita por onde passa, eu lamento.

Esta semana começa nosso festival, O Festival Diagnostico. Convido à todos, inclusive voce, para conhecer um pouco do nosso trabalho e principalmente da nossa luta diária pela dança. Vinda de onde vier, seja de onde ela for. Um movimento aritistico, informativo, politico e de doaçao à dança.

Temos parcerias com Rumos Itau Cultural, SEBRAE, IFG, Embaixada da Colombia, Prefeitura bde Anapolis, Sesi, Espaço Quasar, e mais uma galera importante que acredita no nosso trabalho.

nosso site é: www.diagnosticodanca.com.br e nosso blog festivaldiagnostico.blogspot.com

Até breve

Obrigada pelo espaço

Rousejanny Ferreira

Por Monica C. M. Souza
em 16 de Novembro de 2010 às 16:58.

Cara Rousejany

Não é meu interesse "diminuir pessoas". Seja você ou quem quer que seja. Muito menos ofender ninguém no âmbito pessoal. Mas não tenho meias palavras contra quem tenta vincular Arte a Educação Física, tentando descredibilizar a formação em Arte. 

Minha questão é política e muito maior do que isso. Luto em defesa dos profissionais de Arte (Dança, Teatro, Música, Etc.), contra a tentativa de apropriação de nossa área por profissionais de educação física e interesses do Confef. Luto para que as pessoas tenham a oportunidade de fazerem uma graduação na área artística (seja de Dança, Teatro, Música, Artes Visuais) e serem respeitados por isso.  E enquanto houver falta de ética da educação física tentando ilegalmente se apropriar da nossa área vou continuar denunciando.

Parece até estranho, termos que justificar o fato de lutarmos e querermos exercer a nossa própria profissão e termos nossa formação respeitada. Desmascarando a jogada de interesses da Educação Física. 

Cabe lembrar que Arte é Arte. Educação Física é outra coisa. São duas áreas de conhecimento diferentes, com formações autônomas e distintas. Nas suas colocações você mesma parece se confundir sobre isso. Não force a barra tentando submeter a Arte a Educação Física, só porque é formada em educação física.

Não tem o menor cabimento essa insistência de cursos de educação física em promover eventos e atividades artísticas completamente alheios a sua competência profissional, vinculando Arte à Educação física, como vem tentando este Curso da Universidade Federal de Goiás. Alías não é da competência de profissionais de educação física atuar na área de Arte. E vou continuar denunciando qualquer PICARETAGEM ou tentativa neste sentido pelo curso de Educação Física da UFG ou qualquer outro. Isso não passa de uma jogada de interesses. Que prejudica os artistas de todo o país.

Nenhum curso de educação física no Brasil ou no mundo, forma profissional de Dança ou de Teatro ou  artes cênicas e corporais, que tem em comum com a educação Física apenas o fato de intervirem sobre o corpo humano. Porém enquanto na Arte (Seja no teatro, dança e circo) trabalhamos o corpo como forma conceitual de expressão, como plataforma de criação e expressão artístico-cultural, social e arte cênica. Na educação física a abordagem sobre o corpo é outra completamente diferente: com propósitos de bem estar, saúde e condicionamento físico. Na educação física a dança é instrumental como uma ginástica por exemplo.

Infelizmente conheço pouco do estado de Goiás, inclusive da dança. Mas sei da movimentação que algumas pessoas vem fazendo para divulga-la, inclusive com o Festival que você cita. Porém penso que a dança precisa urgentemente ser reconhecida e legitimada no estado de Goiás, como Arte e completamente distinta da área da Educação Física. E a educação física precisa ter ética para saber e reconhecer que não é da sua competência tentar se apropriar de atividades que não são suas. Tudo tem limite. É preciso dar um basta nisso.

Você cita nomes da dança daí de Goiânia que saíram de um curso de educação física. Eu pessoalmente não vejo vantagem nenhuma nisso, muito pelo contrário.  Acho muito triste, e um desserviço para a arte e para a dança. É a mesma coisa que incentivar pessoas a fazerem um curso de Direito falando que elas vão sair de lá artistas de dança. Não tem o menor fundamento.

E uma forma de fomentar e colaborar com os interesses da educação física em ampliar sua área de atuação profissional.

O único curso de graduação que forma profissionais de dança é uma graduação em DANÇA. Ligados à área de Artes, que é conforme a legislação prevê e o próprio MINC orienta. Alíás  Educação Física não tem nada a ver com arte ou espetáculos, basta ver a tabela de similaridade de cursos daqui ou de qualquer lugar do mundo para ver isso. Muita gente já foi levado a fazer educação física enganado. 

Essa tentativa de apropriação do mercado acadêmico de Dança, Teatro e Circo por cursos e profissionais de educação física é Ilegal, lastimável, anti-ética e picareta, é FALSIDADE IDEOLÓGICA MESMO. Pois tenta descredibilizar a formação acadêmica em Dança e Teatro. E vem só prejudicando a classe artística e a arte enquanto profissão e área de conhecimento. E muitas vezes até impede a criação de novos cursos de graduação em Dança.

Sou de Minas, de onde não preciso citar nomes e referências em todas as linguagens artísticas no país e no mundo. Só da dança de Belo Horizonte posso citar Klaus Viana, Angel Viana, Grupo Corpo, Cia de Dança do Palácio das Artes, Arnaldo Alvarenga, Cia SeraQue, Camaleão, Primeiro Ato, dentre tantos outros.

Numa cidade onde a dança é tão importante como BH, porque será que só esse ano temos o nossa primeira graduação em Dança, (Escola de Belas Artes da UFMG)? Acredito que muito se deve a tentativa de banalização e descredibilização da dança e os interesses mercadológicos da área da educação física. E essa constatação não é só minha, mas de vários amigos que inclusive fizeram educação física e viram que há uma tremenda forçação de barra pois este curso nada tem a ver com Arte. A grande maioria queria mesmo é fazer uma graduação em dança. Curso de Educação Física é da Área da Saúde e não de Arte. Tem muita gente que não tem a menor idéia mas foi mais uma vítima que fez Educação física mas que queria fazer uma Graduação em Dança e não teve oportunidade. Não sei se este é o seu caso Rousejany. 

No mais, parabéns pelo Festival. Mas se você quer fazer um bem para a Arte, para a dança e para os artistas, desvincule-a da educação física. Não compactue com essa farsa e jogada de interesses.

At

Mônica Mesquita

 

Por Monica C. M. Souza
em 16 de Novembro de 2010 às 17:37.

Estive dando uma olhada no site do festival, 

Que coisa mais triste em ver que infelizmente A PICARETAGEM, a falta de noção e de ética e interesses mercadológicos do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás Continua. Esse pessoal parece não saber qual é a sua área de atuação profissional. Tentam vincular espetáculos e Arte a Educação Física.

Lembrando Profissional de Educação Física NÃO É PROFISSIONAL DE ARTE. 

Os cursos e profissionais de educação física são da área da saúde e segundo a Legislação Federal e o próprio Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o profissional de educação física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações...,sendo da sua competência prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida ...

...O Profissional de Educação Física intervém segundo propósitos de promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. (Estatuto CONFEF, 2008, grifo nosso)

 

* E Não confundam Arte com Cultura (de forma conveniente) pois não são a mesma coisa!

CHEGA DE FALTA DE ÉTICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFG. Tenham  no mínimo vergonha na cara!

At

Monica Mesquita

Por Monica C. M. Souza
em 23 de Setembro de 2012 às 00:01.

 

Caros,

Só queria informar que tenho uma lista com nomes de profissionais de educação física que defendem ou defendiam a USURPAÇÃO das competências acadêmico profissionais da área de Artes e sua transferência para a área da educação física. (Inclusive publicações e comentários deturpados destas pessoas).

Sempre alertei que tratava-se de uma jogada político mercadológica, destas pessoas aliada a interesse de conselhos e cursos oportunistas de educação física, que tentam de forma ilegal e deturpada ampliar a área de atuação da educação física às custas do prejuízo e apropriação ilegítima das competências acadêmico profissionais e do prejuízo dos profissionais da área de Artes.

Estes profissionais anti-éticos de educação física seja por interesse e oportunismo próprio, ou por desconhecimento e ignorância, simplesmente não respeitavam os profissionais de Artes e tentavam descredibilizar a formação acadêmica na área de Artes e a própria Arte como área de conhecimento autônomo, cujos profissionais tem uma graduação e competências acadêmico profissionais específicas. Tudo amparado na legislação. Lembrando que a formação acadêmica na área de Artes se dá em cursos próprios nesta área, ou seja graduação e pós graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Lembrando também que profissionais de educação física NÃO são profissionais da área de Artes e não tem legitimidade para atuar como tal.

Porém de forma anti-ética estes oportunistas da educação física defendiam que a área de Artes não tinha dono ou precisava ter formação e que qualquer um (da educação física) poderia se passar de forma enganosa por profissional de arte. Alguns inclusive  incentivavam outros profissionais de educação física a fazer o mesmo. Se referiam a nós os legítimos profissionais de Artes com formação em Dança, Teatro, Música e Artes visuais,  como “essas pessoas das Artes”...  Se esqueceram, disso ou agora estão com amnésia? 

Como eu disse tenho uma lista com os nome de VÁRIOS profissionais de educação física que desrespeitavam os profissionais e a formação acadêmica em Artes e defendiam a USURPARÇÃO (roubo) e transferências das competências acadêmico profissionais da área de artes para a área da educação física. Algumas destas pessoas  agora LAMENTAVELMENTE estão trabalhando como docentes em cursos de graduação e pós graduação da área de ARTES (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais). Estas pessoas foram benefiadas por erros e equívocos em Editais de Contratação de profissionais de Artes e pelo desconhecimento dos membros das bancas de concursos sobre a sua conduta . Só assim para justificar a contratação deste tipo de gente para cursos de Artes.

Lembro que sempre alertei e denunciei no âmbito acadêmico da área de ARTES inclusive com nossos representantes, sobre esta questão da educação física que trata-se de uma jogada de interesses com intuito se apropriar de vagas de emprego, verbas, infra-estruturas e outros Incentivos direcionados aos profissionais e a área de Artes. Cada dia tenho certeza que tenho razão e muitos colegas e representantes de entidades da área de Artes (antes céticos) agora concordam comigo. Tenho vários nomes e exemplos de profissionais de educação física  como exemplo que se enquadram nesta situação para comprovar as minhas teorias. 

Como contratar como docentes de cursos na área de  Artes profissionais que não respeitam a área e os profissionais de Artes??? O mais irônico é que antes estas pessoas defendiam a usurpação e transferência das competências academico profissionais da área de artes para a área da educação física. Agora muitos destes simplesmente fingem que são profissionais de Artes e que nada disso aconteceu. Muitos inclusive já comentaram nas listas do CEV e outros lugares, e como eu disse tenho VÁRIOS  nomes, artigos e outras publicações como exemplo....

Se tanto desrespeitavam e tentavam descredibilizar a formação na área de Artes porque agora querem trabalhar como profissionais em cursos desta área? Espero que a contratação deste tipo de gente para a área de Artes esteja com os dias contados e que  casos como o da linha lista  estes não se repitam. 

Enfim, vocês podem fingir amnésia e não ter vergonha na cara, mas viram como eu tinha razão?  Fica a pergunta: Agora como docentes de cursos de Artes, vão continuar desrespeitando e tentando descredibilizar a formação e os profissionais de Artes (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais)? As instituições de ensino, os cursos que vocês trabalham e seus alunos da área de Artes sabem disso???

 

Por Monica C. M. Souza
em 8 de Outubro de 2012 às 01:42.

Sim a professora de educação física Rousejanny da Silva Ferreira consta nesta lista de profissionais de educação física que defendiam a USURPAÇÃO da área de Artes por cursos e profissionais de educação física.

Olhem que irônico:

Até ontem essa profissional de educação física vivia defendendo a USURPAÇÃO da área de Artes por profissionais e cursos de educação física. E de forma anti-ética não respeitava os profissionais e a formação academica na área de Artes (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais). Ainda  tentava descredibilizar a formação na área de Artes. Ela desrespeitava os profissionais de Artes pelo Brasil afora em sites e congressos. Inclusive se referindo aos profissionais da área de Artes de "essas pessoas das Artes". 

Tudo porque como educadora física ela defendia que o ensino da Arte principalmente da dança "não tinha dono" e que os profissionais de educação física deveriam "se passar" por profissionais da área da Artes.

Ela distorcia os objetivos da dança sobre o prisma da área da educação física e defendia que estes profissionais deveriam trabalhar a dança como se fosse um profissional de Artes-Dança, ou seja como linguagem artistica e de espetáculo.

Eu a conheci num debate no site do Idança (site de profissionais de dança) onde ela pagava mico defendendo o ensino da dança por profissionais de educação física. Depois ela

escreveu um artigo onde criticava os profissionais de Artes e diziam que eles  estavam equivocados e errados e defendia que cursos de educação física formava profissionais para atuar na área artistica da dança...Ela defendia que profissional de educação física deveriam se passar por profissionais de Artes. Se referia aos profissionais de Artes como "artistas" da área de Artes, como se artista ou profissional de Artes fosse de outra área. kkk (Leia a Lei do Artista)

http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/congoce/VICONGOCE/paper/view/1765/340

Esta prof. de educação física distorcia a LDB defendendo que arte era um conteúdo genérico... Tentando descredibilizar a formação na área de Artes e até a disciplina Artes no currículo escolar. Acreditando que profissionais de educação física deveriam se passar por profissionais de Artes.

Chegou a criticar a prof. Dra M. Strazzacappa (Graduada em dança e doutora em Artes), por ela defender o ensino da dança por profissionais de Arte.

Aliás no texto podemos perceber que para Rousejanny Ferreira um profissional de educação física era especialista em Arte, tão quanto alguem formado em Artes....E convocava os profissionais de educação física a atuar no lugar de profissionais de Arte... Enfim um desrespeito total com os profissionais de Artes.

Acho que ela não sabia, fingia não saber e/ou não queria aceitar  que os Cursos de Educação Física são da área da saúde e que não tem o mesmo objetivo e abordagem que os cursos da área de Artes. Cursos de educação física NÃO formam profissionais e/ou professores de Artes, porém ela não queria aceitar  isso.

Parece que também não sabia que Arte é uma área de conhecimento autônoma com formação específica que no âmbito acadêmico são  graduações e  pósgraduações em Dança, Teatro, Artes Visuais e/ou Música.  Ela parecia não saber que nos PCN's Arte era para ser trabalhado por profissional de Artes.

Enfim num discurso equivocado defendia que profissionais de educação física tinham competência para atuar na área de artes e espetáculos, tanto quanto quem era formado na área de Artes.

Enfim uma pessoa totalmente sem noção que ao que parece não conhecia a regulamentação do seu curso de educação física e dos cursos de graduação e pós graduação na área de Artes (Dança, Teatro, Artes Visuais e Música)

O mais engraçado nesta história toda é que agora a Rousejanny Ferreita que tanto  desrespeitava os profissionais de Artes, que tanto defendia a USURPAÇÃO da área de Artes por profissionais de educação física, agora quer FINGIR ser Profissional de Artes. Será que ela mudou o seu discurso?

Memória curta não?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.