Acesso: http://www.forumdepedagogia.com/

O I Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED aconteceu na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN – Campus de Pau dos Ferros, nos dias 27 e 28 de novembro de 2008, estruturado na discussão sobre a importância da PESQUISA e da EXTENSÃO como elementos constitutivos da formação em Pedagogia e demais profissionais da área de educação.

Neste ano de 2009 estaremos realizando a II versão do Encontro na Universidade Estadual da Paraíba – Campus de Campina Grande, no período de 25 a 27 de novembro, quando, assim como no Fórum anterior, constitui-se em espaço para apresentação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Graduação em Pedagogia e demais áreas envolvidas com a educação. Espaço para discutir estratégias que viabilizem, potencializem, possibilitando a(o)s graduandos(as) “desde os primeiros dias de aula, o aparato teórico da disciplina a um trabalho de investigação acerca do tema de seu interesse”, que acreditamos, possibilitará a(o)s mesmos(as) darem “os primeiros passos para a construção da autonomia profissional e intelectual por meio da pesquisa”. Isto posto, conscientes da importância da pesquisa e da extensão, o Fórum permanecerá com sua atenção centrada na figura do(a) graduando(a) e, através das atividades estruturadas para o evento procurará apresentar a(o)s participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da extensão, concebidas como base para a produção de um conhecimento efetivo do contexto no qual os(as) futuros(as) profissionais estarão inseridos(as).

Deste modo, as OFICINAS são espaços de destaque do evento e continuarão voltadas para elaboração de PRÉ-PROJETOS de pesquisa, oferecendo diretrizes e apresentando possibilidades de questões investigáveis, a partir das temáticas específicas tratadas em cada uma delas, objetivando mostrar a(o) graduando(a) o que e como se pesquisa em determinada área. Assim, o evento não discute uma temática específica, mas todas as questões relacionadas à educação brasileira, da Educação Infantil ao Ensino Superior.


Em termos gerais, pretendemos contribuir para a efetivação de modelo de universidade, capaz de desenvolver, plenamente, as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural, pois almejamos ser, também, a graduação um espaço de construção do saber, da investigação científica e instância socializante, para tanto se faz necessário por em prática um novo projeto de educação pautado não apenas no ensino, mas primordialmente na pesquisa e na extensão. Estas práticas, inter-relacionadas, garantirão não só a difusão do conhecimento, como também permitirão a ampliação e a produção de novos conhecimentos e novas metodologias.
Neste sentido, continuam sendo objetivos propostos para o II encontro:

viabilizar o encontro de professores(as), estudantes e pesquisadores(as) envolvidos com a pesquisa na graduação em Pedagogia e áreas afins;
possibilitar a socialização da produção do conhecimento na graduação, na área de pedagogia e áreas afins, por diversas universidades, no âmbito internacional, como forma de se pensar políticas e fomentos para a iniciação científica;
estabelecer parcerias entre instituições participantes do evento;
discutir modos de inserir o(a) aluno(a) de graduação na pesquisa;
consolidar a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA – AINPED.
Enfim, é prerrogativa do II FIPED discutir a graduação a partir de uma nova dinâmica, para além do ensino, centrada na iniciação científica, como forma de produzir conhecimento novo, o que possibilitará formar professores(as) com um perfil diferenciado. Não mais queremos uma Graduação mero local de transmissão de conhecimento formal, portadora dos ditames da conservação e reprodução da sociedade. Almejamo-la lugar de consecução de ações de caráter educativo, científico, social, cultural, e tecnológico. Estimular a inserção do corpo discente na pesquisa, na extensão e nos grupos de trabalho e estudo tão logo ingressem na universidade deve se constituir em prerrogativa para todas as graduações envolvidas com a educação e a formação de professores(as).
Assim, contribuiremos, decisivamente, para a consolidação do perfil de um(a) profissional interessado(a) em conhecer, analisar e interpretar sua realidade, comprometido(a) com o redimensionamento do saber e habilitado(a) para a produção de conhecimento e a intervenção científica.

GRUPOS DE TRABALHO

GT 01 - EDUCAÇÃO INFANTIL
Profa. Ms. Glória Maria Leitão de Souza Melo – UEPB
Profa. Ms. Marinalva da Silva Mota - UEPB
Profa. Ms. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão – UEPB
Déborah Renally Cunha de Oliveira - Graduanda/UEPB

A infância na realidade brasileira. A criança, seu desenvolvimento e aprendizagem. As múltiplas linguagens da criança. A prática pedagógica na educação infantil. As políticas públicas na educação infantil. O cuidar e o educar no cotidiano da educação infantil.

GT 02 - O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Profa. Dra. Alessandra Cardozo Freitas – UFRN/UERN
Prof. Dra. Liomar Costa de Queiroz - UFRN/UERN
Profa. Dra. Maria Lúcia P. Sampaio - UERN
Profa. Mnda. Suzana Maria de Queiroz Bento – UFCG/UVA
Gessica Cristina Paulino Silva – Graduanda/UERN


Processos de ensinar e aprender a língua portuguesa. Teoria-prática nos eixos de leitura e escrita. Análise e reflexão da /sobre a língua em diferentes contextos educativos e no âmbito da formação. As diversas situações comunicativas e as especificidades do ensino de língua. Análise lingüística nos diversos gêneros textuais.

GT 03 - CURRÍCULO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Profa. Ms. Eliane Brito de Lima – UEPB/UVA
Profa. Esp. Maria Aparecida França Lima – UVA
Síndia Maria Nanes Oliveira Graduanda/UEPB

Diferentes concepções de multi/interculturalismo. A diversidade e dinamicidade do patrimônio cultural brasileiro. Diversidade sócio-cultural, religiosa, étnico-racial e de gênero. Práticas pedagógicas envolvendo os patrimônios lingüísticos, culturais e artísticos. Contribuições da literatura infantil para educação multi/intercultural. Reflexões sobre a forma cão e saberes docentes no contexto da diversidade cultural

GT 04 – A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIABILIDADES, POTENCIALIDADES E LIMITES
Profa. Ms. Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz – UEPB/SEAD
Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno – UEPB/SEAD
Wanessa Adelayde Dias da Silva – Graduanda/UEPB

O estado da arte da educação na modalidade à distância e a utilização das TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÂO E COMUNICAÇÃO (TICs) no processo de formação de professores. Os Programas de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-LicenciAtura) e A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB).

GT 05 - DEFICIÊNCIAS, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICAS
Profa. Dra. Lígia Pereira dos Santos – UEPB
Prof. Dr. Sebastian Sanchéz Martin – UEPB
Wanderléia Farias dos Santos – Graduanda/Bolsista/PIBIC

Práticas excludentes, racistas e/ou sexistas versus inclusivas e equânimes, considerando o sentido de pertencimento nos territórios de produção de saber corporificado no cotidiano escolar e na literatura.

GT 06 - MANIFESTAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR: VIOLÊNCIA, REBELDIA, CONFLITOS, RESISTÊNCIAS
Prof. Dr. Agostinho da Silva Rosas – UPE/FACHO
Prof. Dr. Jean Maccole – UERN
Profa. Ms. Rozeana Cavalcanti da Cunha – UEPB
Profa. Dnda. Vanuza Souza Silva – UEPB


Manifestações, conflitos, resistências e práticas de violências nas escolas.

GT 07 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, EXCLUSÃO E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Profa. Dra. Ana Lúcia Aguiar Lopes LeanDr.o – UERN
Profa. Ms. Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca – UFPB
Profa. Ms. Shirley Barbosa das Neves Porto - UEPB

Abrangência e pressupostos legais da educação especial. Dimensões sociais, afetivas, educacionais da inclusão social e educacional. Processos de exclusão/inclusão de pessoas com deficiências e necessidades educacionais especiais. Políticas educacionais públicas. Desafios para educação inclusiva para a docência.

GT 08 - PRÁTICA DE ENSINO: UMA REDE DE SABERES E AÇÕES
Profa. Esp. Diana Maria Leite Lopes Saldanha - UERN/CAMEAM
Profa. Ms. Deyse Karla de Oliveira Martins – UERN
Prof. Ms. Luiz Ricardo Ramalho de Almeida – UERN
Profa. Esp. Maria Eridan da Silva Santos – UERN/CAMEAM
Maria Rosiane Matias – Graduanda/UERN/CAMEAM

Conhecimentos epistemológicos das diversas disciplinas e metodologias que embasam o ensino dos anos iniciais do ensino Fundamental. Trabalho interdisciplinar do processo ensino-aprendizagem. Processo de formação inicial e continuada de pesquisas e extensão na EJA. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da formação e prática pedagógica de professores da EJA.

GT 09 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Profa. Ms. Joseney RoDr.igues de Queiroz Dantas – UERN
Profa. Ms. Maria das Graças Ferreira de Lima - UEPB
Ana Paula Gomes de Oliveira – Graduanda/UEPB

Reestruturação produtiva e os impactos no mercado de trabalho. Política educacional e trabalho. Educação e qualificação profissional.

GT 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FIOS E DESAFIOS DO ENSINO E DA PESQUISA NA UNIVERSIDADE
Profa. Ms. Fabrícia Sousa Montenegro – UNAVIDA - UVA/UEPB
Profa. Ms. Maria Betânia Fernandes Vasconcelos – UNAVIDA - UVA/UEPB
Prof. Ms. Ranieri Machado de Melo - UVA

A formação de professores e a intervenção social. A interrelação ensino, pesquisa e extensão nas Licenciaturas. Universidade e compromisso social.

GT 11 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS DO PROFESSOR
Profa. Ms. Cristina Sales Cruz – UEPB
Profª Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo - SEDIS - UFRN
Profª Dra. Maria Cristina Leandro de Paiva - SEDIS - UFRN
Profa. Ms. Maria do Socorro Moura Montenegro - UEPB

Concepções, fatores determinantes e dimensões envolvidas na aprendizagem da língua escrita. Análise de práticas pedagógicas alfabetizadoras. Compromisso político do professor(a) alfabetizador(a).

GT 12 - GESTÃO ESCOLAR
Profa. Esp. Josefa Aldacéia Chagas de Oliveira - UERN/CAMEAN
Profa. Esp. Lívia Sonalle do Nascimento Silva – UERN/CAMEAN
Maria Emanuela de Oliveira Cruz – Graduanda/UEPB

Concepções de educação e de gestão escolar. A organização administrativo-pedagógica escolar. O Plano de Desenvolvimento de Educação – PDE nos contextos de gestão.

GT 13 - EDUCAÇÃO E LINGUAGENS
Profa. Dra. Lívia Tenório Brasileiro – UEPB
Profa. Ms. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves – UEPB
Kamila Soares Neves – Graduanda/UEPB
Renata da Silva – Graduanda/UEPB

Estudos das diversas expressões da linguagem nas suas manifestações verbais e não verbais. Práticas de leitura e expressões corporais e gestuais.

GT 14 - O COTIDIANO DE SALA DE AULA E A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA

Prof. Ms. Inácio de A. Macedo – UEPB
Profa. Dra. Patrícia Cristina Aragão Araújo – UEPB
Ana Karina Soares Meireles – Graduanda/UEPB


Experiências e vivências do processo ensino-aprendizagem. Projetos didáticos e/ou de intervenção. Memorial. Relato de prática de ensino e de estágio supervisionado. Projetos de extensão na educação básica. Projetos de pesquisa na escola com livros didáticos. Novas linguagens. Formação do educador e problemas de aprendizagem.

GT 15 - EDUCAÇÃO, ARTE E LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Profa. Esp. Graciela Oliveira Landwoigt de Oliveira – FACEX -RN
Profa. Ms. Joseana Maria Araújo de Medeiros – FACEX - RN
Profa. Ms. Maria do Socorro Araújo de Arruda – UVA
Profa. Ms. Sanzia Pinheiro Barbosa – FACEX-RN


Arte como fenômeno educativo. Arte e Literatura infanto-juvenil na formação do pedagogo. O papel da escola na formação do leitor. Ações educativas e o texto literário. O livro literário e as demais mídias. As linguagens artísticas (teatro, dança, artes visuais e música) em sala de aula. A importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem.

GT 16 - O ENSINO DE GEOGRAFIA
Prof. Ms. Luiz Eduardo do Nascimento Neto – UERN
Profa. Esp. Vanja Maria Lopes Correia Rocha – UERN
José Erimar dos Santos – Graduado/UERN
Keliane Queiroz de Lima - Graduanda - UERN


O saber geográfico e as práticas que o constituem. Geografia e interdisciplinaridade. Proposições curriculares para o ensino de geografia. A geografia na sala de aula.

GT 17 - POLÍTICAS E PRÁTICAS DE DECISÃO CURRICULAR
Profa. Dra. Arlete Pereira Moura – UEPB
Prof. Ms. Jameson Ramos Campos - UEPB
Dayse Lílian da Rocha Custódio Brito – Graduanda - PROPESQ/UEPB

As atuais políticas curriculares e suas significações. Processo de descentralização educacional e de ampliação da autonomia escolar. Processos de concentração de poder e de controle do conhecimento e dos resultados operacionais da educação. O currículo escolar: um espaço de disputa de significados.


GT 18 - A ESCOLA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA: DIÁLOGOS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Prof. Ms. Aldo Gomes LeanDr.o – UEPB
Prof. Ms. Daniel Campos Martins – UEPB
Profa. Dra. Maria da Penha Caetano de Figueiredo Gill – UEPB
Profa. Ms. Marlene Macário de Oliveira – UEPB/UVA

As mudanças na concepção de estágio supervisionado de geografia. Estágio como campo de reflexão da prática e da identidade dos professores de geografia. Desafios para a superação do atual modelo de estágio supervisionado. Discussão e elaboração de propostas para o estágio supervisionado de geografia a partir de vivências dos profissionais envolvidos.

GT 19 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Profa. Dnda. Elvira Bezerra Pessoa – UEPB
Profa. Dnda. Maria Gorete C. Pequeno – UEPB
Profa. Dra. Mônica Maria Pereira da Silva – UEPB

Bases filosóficas, políticas e histórias da Educação Ambiental (EA). Concepções epistemo-metodológicas da EA. Pesquisa e formação em EA: qual o papel da universidade? Possibilidades e desafios para a inserção da dimensão ambiental nos currículos da educação básica.

GT 20 - EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA
Profa. Dnda Antônia de Araújo Farias - UEPB
Prof. Dr. Ivanaldo Oliveira dos Santos – UERN
Marcelo Querino Gomes da Silva – Graduando/UEPB

Relação interdisciplinar entre educação, sociedade e cultura.

GT 21 - ESTUDO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DISCURSOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Profa. Germana Guimarães Gomes – UEPB/NEAB-Í
Profa. Dra. Maria Lindaci Gomes de Souza – UEPB
Rosimeri dos Santos Silva – Graduanda/UEPB


Relações entre ensino e a cultura afro-brasileira a partir do uso e apropriação das novas linguagens no cotidiano escolar e no livro didático. Reflexão sobre as novas linguagens à luz da lei 10.639/2003. Cultura afro-brasileira: discursos, práticas e resistências.

GT 22 - CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. Ms. Fernando José de Paula Cunha - UFPB
Prof. Ms. Lauro Pires Xavier Neto – UFCG
Mndo. Jeimison de Araújo Macieira – Bolsista PRPG/UFPB

Concepções pedagógicas da Educação Física com ênfase na cultura corporal. Possibilidades pedagógicas da Educação Física Escolar. Crítica aos modelos de educação física escolar a partir da proposta Crítico-Superadora. Proposições pedagógicas da educação física na Educação Básica.


GT 23 - O TEXTO LITERÁRIO E A CONSTRUÇÃO DE REALIDADES
Profa. Dra. Íris Guedes de Vasconcelos – UFCG
Profa. Dra. Maria Gorette Ribeiro – UEPB
Dignamara Pereira de Almeida Souza – Graduanda/CFP/UFCG

Estudos sobre textos literários que propiciam uma reflexão sobre temas socioculturais que envolvem questões de alteridade e suas contradições. Representações literárias com abordagem sobre relações de gêneros, raça/etnia, classe social e idade/geração.

GT 24 - A MÍDIA E A EDUCAÇÃO: O PAPEL DO EDUCOMUNICADOR
Profa. Ms. Carolina Cavalcanti Bezerra – CIPE/SEAD/UEPB
Prof. Ms. Orlando Ângelo da Silva - UEPB
Lívia Coele – Graduanda/UEPB

O papel das mídias e dos comunicadores nos dias atuais. Relações presentes entre as diversas formas de comunicar (textos/cinema, músicas, EAD entre outros) e a educação.

GT 25 - CULTURA POPULAR, TRADIÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Hipólito de Sousa Lucena – Coord. de Cultura da UEPB - UEPB/MAAC
Profa. Dra. Mª. do Socorro de Oliveira Brandão –UERN/DCR/FAPERN-CNPq
Prof. Ms. Nivaldo Rodrigues da Silva Filho – UVA

Cultura popular, tradição, memória e identidade. Criação, defesa e preservação do patrimônio material e imaterial que entram na formação identitária e cultural do nosso povo.

GT 26 - O ESTÁGIO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ATIVIDADE INSTRUMENTALIZADORA DA PRÁXIS
Profa. Esp. Eliane de Araújo Lima – UEPB
Danilla Mikelly Marcelino de Miranda – Graduanda/UEPB
Flávia Danielly de Siqueira da Silva – Graduanda/UEPB

Reflexões sobre o método dialético em situações pedagógicas. Representações sociais e princípios metodológicos de pesquisa em sala de aula. Relação entre conhecimento prévio, conhecimento científico e conhecimento escolar. Ensino de história e as leituras externas às aulas. Música e imagem. Recursos didáticos no ensino de história.

GT 27 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Profa. Dra. Elza Helena da Silva Costa Barbosa – UERN
Profa. Ms. Maria Auricélia Gadelha Regis – UERN/CAMEAM
Prof. Dndo. Pedro Lúcio Barboza – UEPB
Leandro Trajano Santana – Graduando/UERN

Ensino e aprendizagem na educação básica. O emprego da história no ensino de matemática. Processos e estratégias de aprendizagem matemática. Matemática na educação infantil: aspectos teórico-metodológicos.

GT 28 – ESTUDO DO TEXTO: ORGANIZAÇÃO, FUNCIONALIDADE E ENSINO
Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza – UERN
Dnda. Crígina Cibelle Pereira – UFRN/PPgEL
Elvis Alves da Costa – Graduando/UERN

Estudos de temas gerais e específicos relacionados ao ensino-aprendizagem do texto; Reflexão sobre os mecanismos de organização textual, funcionalidade e ensino do discurso e do texto. Os processos interacionais da linguagem e o ensino do texto em espaços virtuais, escolares e não escolares.

GT 29 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS – ENSINO SUPERIOR
Francisco de Assis Silveira – Graduado/UECE
Prof. Ms. José Cristóvão de Andrade – UEPB
Profa. Ms. Maria dos Prazeres Quaresma Silva - UEPB

Políticas educacionais e processos de avaliação no ensino superior.

GT 30 - A BÚSSOLA DE UM NAVIO À DERIVA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIDADE DE POLITIZAÇÃO
Profa. Dnda Ângela Maria Cavalcanti Ramalho - DFCS/ UEPB
Profa. Ms. Francisca Luseni Machado - DFCS/ UEPB
Esp. Luiz Gonzaga Ribeiro e Araújo
Profa. Dra. Rosinete Batista dos Santos – UNAVIDA/UVA

Educação ambiental como perspectiva social e política crítica do modelo de desenvolvimento econômico, para o uso racional dos recursos naturais e participação dos cidadãos nas discussões sobre as questões ambientais, com uma função social e política com atores sociais agindo dialeticamente para transformação das relações do homem com o meio ambiente, a partir de uma racionalidade ambiental.

GT 31 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Profa. Ms. Maria Lúcia Serafim – UEPB
Ester de Freitas Apolinário – Graduanda/UEPB

Discussão, pesquisas e estudo desenvolvidos ou em desenvolvimento utilizando tecnologias digitais, computador e internet na mediação pedagógica.

GT 32 - EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: O MULTICULTURALISMO COMO POSSIBILIDADE.
Profa. Dra. Elizabeth Christina de Andrade Lima - UFCG/ PPGCS
Profa. Dnda. Iolanda Barbosa da Silva – UEPB

Teias e tramas de aprender e ensinar o mundo que criamos e aprendemos a viver. Práticas educativas interculturais. Diálogos plurais sobre o fazer e o aprender no ensino formal. Diversidade, homem e pessoa na educação básica. Linguagem, sociedade, cultura e educação como (des)construção pedagógica. Proposições a Escola Plural. Cultura(s) e identidades no (des)fazer de práticas pedagógicas multidisciplinares.


GT 33 - EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E NOVAS PRÁTICAS CURRICULARES CIRCULARES.
Profa. Ms. Carmen Verônica de Almeida Ribeiro Nóbrega – PIATI/UFCG
Profa. Dra. Keila Queiroz e Silva – PIATI/UFCG
Profa. Ms. Zélia Maria de Arruda Santiago – PIATI/UFCG/UEPB


Educação intergeracional. Práticas culturais/curriculares/circulares. Identidades etárias. Educação escolar.

GT 34 - HOMEM, HISTÓRIA E NATUREZA
Profa. Ms. Maria José Silva Oliveira - UEPB
Lucas da Trindade Moura – Graduando/UEPB
Renato Elias Pires de Souza – Graduando/UEPB

GT 35 - O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mª M. PINHEIRO
JOSEFA A C. OLIVEIRA
Mª CONCEIÇÃO COSTA


A dimensão do cuidar e educar apresenta-se, atualmente, como uma temática significativa no cotidiano dos/a educadores/a da educação infantil. Essa discussão está associada às concepções de desenvolvimento que consideram as crianças, em sua formação bio-psicológica e sócio-cultural, inserida em contextos histórico-sociais que se concretizam nas interações e práticas sociais. Este Grupo de Trabalho - GT deve constituir-se em espaço aberto para produções no campo da Educação Infantil,em suas peculiaridades e múltiplas possibilidades.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 3 de Outubro de 2009 às 15:50.

Professora Doutora Lívia,

Em seu perfil distingui que tem interesse em práticas pedagógicas. Sou um especialista na área da Iniciação Esportiva, com ênfase no voleibol, sendo possuidor de vários trabalhos e projetos, além de pioneiro no Brasil do Minivoleibol. Venho me dedicando a "aprender a ensinar", munindo-me de excelende arcabouço pedagógico que me diferencia das práticas cotidianas. Se a qualquer momento tiver interesse em discutir sobre a matéria, especialmente congregando seus alunos, estarei à sua disposição.

Roberto Pimentel.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.