Acesso: http://www.forumdepedagogia.com/
O I Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED aconteceu na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN – Campus de Pau dos Ferros, nos dias 27 e 28 de novembro de 2008, estruturado na discussão sobre a importância da PESQUISA e da EXTENSÃO como elementos constitutivos da formação em Pedagogia e demais profissionais da área de educação.
Neste ano de 2009 estaremos realizando a II versão do Encontro na Universidade Estadual da Paraíba – Campus de Campina Grande, no período de 25 a 27 de novembro, quando, assim como no Fórum anterior, constitui-se em espaço para apresentação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Graduação em Pedagogia e demais áreas envolvidas com a educação. Espaço para discutir estratégias que viabilizem, potencializem, possibilitando a(o)s graduandos(as) “desde os primeiros dias de aula, o aparato teórico da disciplina a um trabalho de investigação acerca do tema de seu interesse”, que acreditamos, possibilitará a(o)s mesmos(as) darem “os primeiros passos para a construção da autonomia profissional e intelectual por meio da pesquisa”. Isto posto, conscientes da importância da pesquisa e da extensão, o Fórum permanecerá com sua atenção centrada na figura do(a) graduando(a) e, através das atividades estruturadas para o evento procurará apresentar a(o)s participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da extensão, concebidas como base para a produção de um conhecimento efetivo do contexto no qual os(as) futuros(as) profissionais estarão inseridos(as).
Deste modo, as OFICINAS são espaços de destaque do evento e continuarão voltadas para elaboração de PRÉ-PROJETOS de pesquisa, oferecendo diretrizes e apresentando possibilidades de questões investigáveis, a partir das temáticas específicas tratadas em cada uma delas, objetivando mostrar a(o) graduando(a) o que e como se pesquisa em determinada área. Assim, o evento não discute uma temática específica, mas todas as questões relacionadas à educação brasileira, da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Em termos gerais, pretendemos contribuir para a efetivação de modelo de universidade, capaz de desenvolver, plenamente, as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural, pois almejamos ser, também, a graduação um espaço de construção do saber, da investigação científica e instância socializante, para tanto se faz necessário por em prática um novo projeto de educação pautado não apenas no ensino, mas primordialmente na pesquisa e na extensão. Estas práticas, inter-relacionadas, garantirão não só a difusão do conhecimento, como também permitirão a ampliação e a produção de novos conhecimentos e novas metodologias.
Neste sentido, continuam sendo objetivos propostos para o II encontro:
viabilizar o encontro de professores(as), estudantes e pesquisadores(as) envolvidos com a pesquisa na graduação em Pedagogia e áreas afins;
possibilitar a socialização da produção do conhecimento na graduação, na área de pedagogia e áreas afins, por diversas universidades, no âmbito internacional, como forma de se pensar políticas e fomentos para a iniciação científica;
estabelecer parcerias entre instituições participantes do evento;
discutir modos de inserir o(a) aluno(a) de graduação na pesquisa;
consolidar a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA – AINPED.
Enfim, é prerrogativa do II FIPED discutir a graduação a partir de uma nova dinâmica, para além do ensino, centrada na iniciação científica, como forma de produzir conhecimento novo, o que possibilitará formar professores(as) com um perfil diferenciado. Não mais queremos uma Graduação mero local de transmissão de conhecimento formal, portadora dos ditames da conservação e reprodução da sociedade. Almejamo-la lugar de consecução de ações de caráter educativo, científico, social, cultural, e tecnológico. Estimular a inserção do corpo discente na pesquisa, na extensão e nos grupos de trabalho e estudo tão logo ingressem na universidade deve se constituir em prerrogativa para todas as graduações envolvidas com a educação e a formação de professores(as).
Assim, contribuiremos, decisivamente, para a consolidação do perfil de um(a) profissional interessado(a) em conhecer, analisar e interpretar sua realidade, comprometido(a) com o redimensionamento do saber e habilitado(a) para a produção de conhecimento e a intervenção científica.
GRUPOS DE TRABALHO |
GT 01 - EDUCAÇÃO INFANTIL A infância na realidade brasileira. A criança, seu desenvolvimento e aprendizagem. As múltiplas linguagens da criança. A prática pedagógica na educação infantil. As políticas públicas na educação infantil. O cuidar e o educar no cotidiano da educação infantil.
Diferentes concepções de multi/interculturalismo. A diversidade e dinamicidade do patrimônio cultural brasileiro. Diversidade sócio-cultural, religiosa, étnico-racial e de gênero. Práticas pedagógicas envolvendo os patrimônios lingüísticos, culturais e artísticos. Contribuições da literatura infantil para educação multi/intercultural. Reflexões sobre a forma cão e saberes docentes no contexto da diversidade cultural GT 04 – A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIABILIDADES, POTENCIALIDADES E LIMITES GT 05 - DEFICIÊNCIAS, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICAS Práticas excludentes, racistas e/ou sexistas versus inclusivas e equânimes, considerando o sentido de pertencimento nos territórios de produção de saber corporificado no cotidiano escolar e na literatura. GT 06 - MANIFESTAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR: VIOLÊNCIA, REBELDIA, CONFLITOS, RESISTÊNCIAS
GT 07 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, EXCLUSÃO E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Abrangência e pressupostos legais da educação especial. Dimensões sociais, afetivas, educacionais da inclusão social e educacional. Processos de exclusão/inclusão de pessoas com deficiências e necessidades educacionais especiais. Políticas educacionais públicas. Desafios para educação inclusiva para a docência. GT 08 - PRÁTICA DE ENSINO: UMA REDE DE SABERES E AÇÕES GT 09 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Reestruturação produtiva e os impactos no mercado de trabalho. Política educacional e trabalho. Educação e qualificação profissional. GT 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FIOS E DESAFIOS DO ENSINO E DA PESQUISA NA UNIVERSIDADE A formação de professores e a intervenção social. A interrelação ensino, pesquisa e extensão nas Licenciaturas. Universidade e compromisso social. GT 11 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS DO PROFESSOR Concepções, fatores determinantes e dimensões envolvidas na aprendizagem da língua escrita. Análise de práticas pedagógicas alfabetizadoras. Compromisso político do professor(a) alfabetizador(a). GT 12 - GESTÃO ESCOLAR Concepções de educação e de gestão escolar. A organização administrativo-pedagógica escolar. O Plano de Desenvolvimento de Educação – PDE nos contextos de gestão. GT 13 - EDUCAÇÃO E LINGUAGENS Estudos das diversas expressões da linguagem nas suas manifestações verbais e não verbais. Práticas de leitura e expressões corporais e gestuais. Prof. Ms. Inácio de A. Macedo – UEPB
GT 17 - POLÍTICAS E PRÁTICAS DE DECISÃO CURRICULAR As atuais políticas curriculares e suas significações. Processo de descentralização educacional e de ampliação da autonomia escolar. Processos de concentração de poder e de controle do conhecimento e dos resultados operacionais da educação. O currículo escolar: um espaço de disputa de significados.
Prof. Ms. Aldo Gomes LeanDr.o – UEPB As mudanças na concepção de estágio supervisionado de geografia. Estágio como campo de reflexão da prática e da identidade dos professores de geografia. Desafios para a superação do atual modelo de estágio supervisionado. Discussão e elaboração de propostas para o estágio supervisionado de geografia a partir de vivências dos profissionais envolvidos. Bases filosóficas, políticas e histórias da Educação Ambiental (EA). Concepções epistemo-metodológicas da EA. Pesquisa e formação em EA: qual o papel da universidade? Possibilidades e desafios para a inserção da dimensão ambiental nos currículos da educação básica. GT 20 - EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA Relação interdisciplinar entre educação, sociedade e cultura. GT 21 - ESTUDO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DISCURSOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
GT 22 - CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO FÍSICA Concepções pedagógicas da Educação Física com ênfase na cultura corporal. Possibilidades pedagógicas da Educação Física Escolar. Crítica aos modelos de educação física escolar a partir da proposta Crítico-Superadora. Proposições pedagógicas da educação física na Educação Básica.
Estudos sobre textos literários que propiciam uma reflexão sobre temas socioculturais que envolvem questões de alteridade e suas contradições. Representações literárias com abordagem sobre relações de gêneros, raça/etnia, classe social e idade/geração. GT 24 - A MÍDIA E A EDUCAÇÃO: O PAPEL DO EDUCOMUNICADOR O papel das mídias e dos comunicadores nos dias atuais. Relações presentes entre as diversas formas de comunicar (textos/cinema, músicas, EAD entre outros) e a educação. GT 25 - CULTURA POPULAR, TRADIÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE Cultura popular, tradição, memória e identidade. Criação, defesa e preservação do patrimônio material e imaterial que entram na formação identitária e cultural do nosso povo. GT 26 - O ESTÁGIO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ATIVIDADE INSTRUMENTALIZADORA DA PRÁXIS Reflexões sobre o método dialético em situações pedagógicas. Representações sociais e princípios metodológicos de pesquisa em sala de aula. Relação entre conhecimento prévio, conhecimento científico e conhecimento escolar. Ensino de história e as leituras externas às aulas. Música e imagem. Recursos didáticos no ensino de história. GT 27 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ensino e aprendizagem na educação básica. O emprego da história no ensino de matemática. Processos e estratégias de aprendizagem matemática. Matemática na educação infantil: aspectos teórico-metodológicos. Estudos de temas gerais e específicos relacionados ao ensino-aprendizagem do texto; Reflexão sobre os mecanismos de organização textual, funcionalidade e ensino do discurso e do texto. Os processos interacionais da linguagem e o ensino do texto em espaços virtuais, escolares e não escolares. Políticas educacionais e processos de avaliação no ensino superior. GT 31 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS Discussão, pesquisas e estudo desenvolvidos ou em desenvolvimento utilizando tecnologias digitais, computador e internet na mediação pedagógica. Teias e tramas de aprender e ensinar o mundo que criamos e aprendemos a viver. Práticas educativas interculturais. Diálogos plurais sobre o fazer e o aprender no ensino formal. Diversidade, homem e pessoa na educação básica. Linguagem, sociedade, cultura e educação como (des)construção pedagógica. Proposições a Escola Plural. Cultura(s) e identidades no (des)fazer de práticas pedagógicas multidisciplinares.
GT 34 - HOMEM, HISTÓRIA E NATUREZA GT 35 - O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Mª M. PINHEIRO |
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 3 de Outubro de 2009 às 15:50.
Professora Doutora Lívia,
Em seu perfil distingui que tem interesse em práticas pedagógicas. Sou um especialista na área da Iniciação Esportiva, com ênfase no voleibol, sendo possuidor de vários trabalhos e projetos, além de pioneiro no Brasil do Minivoleibol. Venho me dedicando a "aprender a ensinar", munindo-me de excelende arcabouço pedagógico que me diferencia das práticas cotidianas. Se a qualquer momento tiver interesse em discutir sobre a matéria, especialmente congregando seus alunos, estarei à sua disposição.
Roberto Pimentel.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.