DIVULGANDO...

Oficina
"Relacionamentos:
diálogos entre Rudolf Laban e Paulo Freire"
Docência: Isabel Marques

A oficina tem como público alvo 30 artistas
e professores interessados em ampliar
conhecimentos sobre as propostas de
Rudolf Laban em suas interfaces com a educação.

Com abordagem teórico/prática, a oficina promoverá uma reflexão sobre as possíveis
relações Laban/Freire e provocará processos criativos da dança na perspectiva das relações.

sábado, dia 25 de agosto, das 9 às 12h – no Caleidos - Rua Mota Pais, 213 – Lapa

Esta oficina integra o Projeto RELACIONAMENTOS EM MOVIMENTO contemplado pelo
Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural da Secretaria de Fomento e Incentivo à
Cultura do Ministério da Cultura. Ela já foi paga pelos impostos dos contribuintes.

outras informações inscrições: caleidos@caleidos.com.br

realização:

SÓ NO SITE DO CALEIDOS

artigo de Isabel Marques
CARTA AOS PROFESSORES

porta voz
apresentação do livro
ARTE EM QUESTÕES


poema de Fábio Brazil
A OFICINA

 

 

Comentários

Por Monica C. M. Souza
em 17 de Agosto de 2012 às 13:30.

Obrigada por divulgar, Mas lembro que esta é mais uma  oficina direcionada à ARTISTAS e profissionais desta área.

Profissional de Educação Física NÃO é artista, muito menos profissional ou professor de Artes ou da área artistica.

Lembre-se que para haver diálogos é preciso RESPEITO.

 

 

 

Por Samara Moura
em 22 de Março de 2013 às 16:16.

 

O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

 

Por Monica C. M. Souza
em 23 de Março de 2013 às 14:14.

Caros,

Existe uma diferença ENORME entre Dança-Arte e Dança-Educação Física.

Dança-Arte, ou seja a dança enquanto linguagem e expressão artistica e de espetáculos NÃO tem nada a ver com educação física, é uma manifestação artistica portanto conteúdo da disciplina ARTES na escola (ver PCN Artes)

Já na Educação física a dança é apenas um instrumento, e assim como a ginástica, as lutas ou os esportes, é apenas uma atividade física instrumental que visa a queima calórica, condicionamento físico,  coordenação motora, preservação da saúde, etc. Lembrando que o curso de educação física é um curso da área da saúde e não tem nada a ver com arte ou apresentações artisticas.

Quero deixar BEM CLARO também, que Rudolf Laban, não era professor de educação física, como de forma distorcida alguns profissionais desta área vem divulgando de forma enganosa por aí.

Laban era um ARTISTA e estudioso da ARTE do movimento e do próprio movimento enquanto ARTE, principalmente, para bailarinos e atores.  Ele estudou na Escola de Belas Artes de Paris, foi o pai da Dança-Teatro, era coreógrafo, dançarino e um profissional da ARTE.  Os livros de Laban são voltados principalmente para os profissionais de ARTES e artistas.

A dança na escola é conteúdo da disciplina ARTES.  Dança enquanto linguagem, comunicação e expressão, arte cênica,  para apresntações para um público por exemplo é ARTE CORPORAL e não educação física. Ver PCN Artes e vários outros documentos do Ministério da Educação do Brasil e do mundo.

Como já foi dito dança em educação física é apenas uma atividade física instrumental e assim com a ginástica visa bem estar, saúde e condicionamento físico.

Enfim, profissional de educação física NÃO é profissional e/ou professor  de Dança, NÃO é professor ou profissional da área e Arte ou de atividades artisticas e de espetáculos. 

A educação física é um curso da área da Saúde e não tem nada a ver com a área de Arte.

Sugiro  Samara procure se informar, pois professor de educação física NÃO é professor de dança. O ùnico curso  superior que forma professores de Dança é uma GRADUAÇÃO em DANÇA, Curso este da área de ARTES.

Cursos da área de Artes, são as graduações e pós graduações em Dança, Teatro, Música, Artes Visuais e Audiovisuais. (Veja tabela da CAPES/MEC e do CNPQ).

http://www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento

Os profissionais da dança, são regulamentados pela Lei do Artista :

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6533.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D82385.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/anexo/Anl82385.pdf

(Leia o anexo para ver quem são os profissionais da área de ARTES)

Que fique bem claro que Professor ou profissional de Educação física não é professor de qualquer tipo de atividade artistica ou de arte na escola inclusive dança.

Qualquer dúvida me coloco a disposição para outros esclarecimentos, inclusive sobre legislações de regulamentação profissional e formação.

 

At.

Mônica Mesquita

Professora de Artes (Dança, Teatro e Cinema)

Graduada em Artes - Teatro

Pós graduada em Dança

Pósgraduada em Cinema e Linguagem Audiovisual

 

Por Ruana Caroline Ramos Batista
em 9 de Agosto de 2013 às 22:13.

A dança pode sim ser trabalhada na escola , ou em qualquer outro lugar, Ela possibilita ao ser humano conhecimento do seu corpode forma integral .Através do movimento nos ajuda na expressão corporal, auto estima, socialização, cogniçaõ , saíde. Não é só a Educação Física queb trabalha o movimento Rudolf Laban deixa isso bem claro, o movimento está presente nas nossas vidas desde a fase uterina e nos acompanha até a morte,por isso temos que ser estimulados a movimentar. O professor de Educação Física na escola tem que trabalhar a dança não de forma esteriotipada ,mais sim despertando a criatividade dos alunos, a dança como arte pode ser sim abordada no contexto escolar pois não devemos negar conhecimento aos alunos,ou seja a dança deve ser trabalhada em todas as dimensões.

Por Monica C. M. Souza
em 11 de Agosto de 2013 às 21:24.

A dança deve ser estudada e ensinada na escola sim, a legislação prevê a obrigatoriedade do ensino da dança dentro da disciplina ARTES e pelo profissional de Artes. Existe uma série de legislações no âmbito educacional e de currículo escolar sobre isso, LDB, PCNs-Artes. Lembro que profissional de educação física não é professor de artes.

Na educação física a dança é apenas uma atividade instrumental como a ginástica e esportes visa condicionamento físico, obtenção da saúde, bem estar etc. Por isso a dança aparece no PCN-educação física, como parte de atividades rítmicas e expressivas como a ginástica rítmica por exemplo. Não tem o menor fundamento alguém querer afirmar que a abordagem da dança pelo profissional de Educação Física é igual a do profissional de Arte. Chega a ser ridículo alguem falar isso.

Respeito muito os profissionais éticos de educação física. Mas não respeito e não tenho a menor paciência com gente antiética e picareta de outra área que tenta se passar de forma enganosa por professor e profissional de artes. Por conhecer muito bem Arte, formação e Legislação, posso afirmar que Profissionais de Educação Física não são profissionais e/ou professores de Artes e não tem legitimidade para atuar nessa área.

Não sei se é por oportunismo, ignorância, falta de conhecimento ou de ética, ou para querer aparecer mesmo. Mas não entendo essa insistência de alguns profissionais de educação física que a invés de atuar na sua área, insistem e tentam se passar de forma enganosa e fraudulenta por Profissionais/Professores de Artes. Isso aliás é vergonhoso. Mesmo assim vou ter paciência e ser didática antes de partir para a denúncia contra tais profissionais, pois sei que a maioria dos profissionais de educação física nem sabe o que é arte:

  1. Profissional de educação física NÃO é professor ou profissional de Artes, não tendo formação ou competência para atuar nesta área. Artes e Educação física  são disciplinas com conteúdos diferentes no currículo escolar e fora deste.  São áreas de conhecimento autônomas e  totalmente diferentes, com objetivos de intervenção também distintos e formação completamente autônomas e diferentes. A educação física é um curso da área da Saúde, similar à Fisioterapia, Fonoaudiologia ou Terapia educacional. Existem uma série de legislação no Brasil e no Mundo de equiparação profissional que amparam esta afirmação.

 

  1. A formação acadêmica na área de Artes por sua vez é bem diferente e se dá em cursos específicos nesta área ou seja  graduações e pósgraduações em Artes Visuais, Dança, Teatro, Música e Artes Audiovisuais. No caso da Dança, existem as graduações (bacharelados e licenciaturas) e pósgraduações específicas em Dança, pertencentes à área de Artes. O curso que forma Professores de Dança é uma Licenciatura em Dança. Alguma dúvida?

 

  1. E por favor não confundam as coisas Rudolf Laban não era professor ou profissional de educação física, de esportes ou coisa similar.  Laban era um artista e profissional da área de ARTES, bailarino, coreógrado e pesquisador da dança, e da arte do movimento para atores e bailarinos e profissionais de ARTES, considerado o pai da Dança-Teatro. Além disso ele estudou na Escola de Belas Artes de Paris, ou seja tinha  também formação acadêmica na área de Artes. No livro “O Domínio do Movimento” quando fala da arte do movimento está se referindo a arte dos profissionais de dança e teatro. Leia o livro se tiver alguma dúvida.  Se os profissionais de Ed. Física querem tanto estudar o movimento, porque não estudam o movimento de um servente de pedreiro ou de qualquer outro profissional. Estudar o movimento e gasto calórico e energético de um determinado profissional é uma coisa. Fingir ser este profissional é outra.

 

  1. Ruana me parece que você é apenas uma estudante de educação física. Para que não seja mais uma enganada e equivocada, por aí, já vou te avisando: Se quer trabalhar com arte, dança-arte, com espetáculos artístico, coreografia, como bailarina, com o ensino da dança enquanto arte  cênica ou ensino da arte de qualquer natureza: Mude de área e vá fazer outro curso. Pois cursos de educação física não formam profissionais muito menos professores de dança ou de arte de qualquer vertente. Aliás existe todo um movimento da classe artística, dos cursos, da acadêmica, sindicatos, entidades representativas e dos profissionais de Artes, principalmente da Dança contra profissionais antiéticos de educação física que tentam fingir serem profissionais de artes-dança.

 

  1. Portanto, Ruana não se trata de negar conhecimento ao aluno, se trata de você se passar de forma ENGANOSA por um profissional e especialista de outra área e isso além de picaretagem é ilegal, é falsidade ideológica. Cuidado com afirmações distorcidas e equivocadas  vinculando arte à educação física. Pois Arte e Educação física são profissões bem diferentes. Sendo que profissionais de educação física não tem competência ou formação para trabalhar com a dança em “todas as suas vertentes” como você diz.   Se você tiver alguma dúvida sugiro que leia meu artigo publicado no último Confaeb na Unesp, posso também estar indicando uma série de legislações a respeito, para você se esclarecer.

http://pt.scribd.com/doc/125330312/DIFERENCAS-DE-ABORDAGEM-DA-DANCA-NA-ARTE-E-NA-EDUCACAO-FISICA-doc

  1. Infelizmente você não é a única pois muitos acadêmicos estão sendo enganados por cursos antiéticos e oportunistas e por professores equivocados de educação física que vem tentando se passar de forma fraudulenta e enganosa por profissionais de Artes, inclusive nesta lista do CEV. O mais engraçado é que eles defendem a educação física depois tem que se esconder e ficar caladinhos quando descobrem que estão errados.

        7) Você estuda onde em qual instituição? Pois se estiverem ensinando no seu curso que profissional/professor de educação física pode se passar por docente de Artes, isso é fraudulento e ilegal e este curso merece ser denunciado junto ao MEC e outras esferas representativas dos profissionais de Artes. E terei o maior prazer em denunciar este tipo de curso picareta.

 

Por Ruana Caroline Ramos Batista
em 12 de Agosto de 2013 às 19:51.

Não estou querendo "roubar" a área de atuação de ninguém Mõnica , temos a disciplina Danças na grade curricular do curso inclusive tem 72 horas aulas , fora as eletivas, portanto o conhecimento que vou ou não passar para meu alunos pode ter toda certeza que tenho propriedade nisso.Não quero formar bailarinos, muito menos organizar espetáculos..só quero através da dança e da expressão corporal fazer com  que os alunos conheçam seu corpo, explorem o movimento e todas suas possibilidades,tendo consciência de tempo,espaço,peso e fluência, pois tais conteúdos não são unicamente da dança . A educação Física trabalha com os corpos em movimento nada mais justo do que trabalhar dentro do conteúdo danças, a teoria do movimento de Rudolf Laban .E a respeitpo da minha área de atuação estou satisfeita com a Educação Física um dos motivos é que a área de atuação é ampla , não só esporte como muito leigos pensam, a dança faz parte da educação física , quando estou em uma aula de hidroginástica , jump, ginástica aeróbica necessito da música e da dança para tal função,quando estou em um aula de natação preciso do ritmo para manter a harmonia das braçadas e respiração, etc. Obrigada

Por Ruana Caroline Ramos Batista
em 12 de Agosto de 2013 às 19:59.

Estudo em uma instituição séria com professores competentes, no meu curso ninguém quer se passar por professores de Arte,só queremos trabalhar a dança seja na escola, em acampamentos,em clubes etc, para promover principalmente o conhecimento corporal, já que nosso material de trabalho é o corpo,Existem estudos que comprovam os benefícios da dança principalmente no meio escolar , melhora a coordenação motora, o desenvolvimento físico,psíquico, social, afetivo, etc, Se eu for listar os benefícios da dança ministrada por educadores físicos de forma consciente o espaço aqui não vai dar.Mais uma vez digo não queremos formar bailarinos, nem trabalhar a dança de forma esteriotipada.

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Novembro de 2013 às 17:10.

Que ótimo Ruana, até que enfim uma profissional de educação física ética, que sabe o seu lugar e sabe que a dança na educação física é apenas uma atividade física e não artistica.

Dança enquanto atividade e/ou linguagem corporal artistica, arte cênica, usada para montagem de coreografias e/ou apresentações, e/ou espetáculos (dentro ou fora da escola), que se utiliza de acessórios cênicos como figurinos, cenários, iluminação, maquiagem e adereços NÃO é função ou o objetivo da área da educação física e sim do Profissional e/ou Professor de Artes.

Afinal a dança na educação física nada mais é do que uma atividade física é como a ginástica. Não tem nada a ver com Arte ou com criação artistica...

A dança na educação física tem uma outra abordagem e é totalmente diferentente da área de Artes, ou atividade artistica. Quem faz uma graduação em Dança (Licenciatura) é que é professor de dança, e  quem tem formação e legitimidade para isso. Este professor/profissional  é da área de Artes. 

Na educação física a dança é apenas uma atividade instrumental e uma atividade física e  assim como a ginástica visa emagrecimento, bem estar, condicionamento físico etc. O dançar na educação física tem o mesmo objetivo que correr, pular, saltar.. è para queimar energia...

Esclarecendo que o objetivo da Arte na escola não é formar artistas, atores, bailarinos, circenses, artistas plásticos e/ou músicos, mas é tratar tais conteúdos como conhecimento e prática.  A arte também faz muito bem e é essencial, imagine um mundo sem arte, sem cinema, teatro, dança, música, desenhos, pinturas etc. Arte é  criação humana com valores estéticos, é uma linguagem e forma de expressão sonora, corporal, visual e audiovisual.  Na área de Artes existem os profissionais que trabalham a arte com questões terapêuticas que é a Arteterapia, área que também não tem nada a ver com a educação física. 

Pois é...Infelizmente a maioria dos prof. de educação física desta lista é gente anti-ética e sem noção que finge que não sabe disso. 

Por Monica C. M. Souza
em 4 de Novembro de 2013 às 17:21.

Pois é né Ruana não sei se vc sabe mas Rudolf Laban, não era profissional de eduacação física, sua formação é na área de ARTES. O seu Livro o Domínio do Movimento é direcionado à profissionais de Teatro e Dança... Procure se informar Laban era um Artista...

O falta de originalidade desse povo da ed. física, não tem um pingo de identidade e quer se apropriar até da história da Arte e dos nossos profissionais...


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