XV Congresso Brasileiro de Folclore

11 a 15 de julho de 2011

São Jose dos Campos

http://xvcongressodefolcloresp.org/about/ I Congresso Brasileiro de Folclore reuniu na cidade do Rio de Janeiro, em 1951, estudiosos e pesquisadores brasileiros que juntos estabeleceram princípios e normas para o estudo e a pesquisa de folclore, com métodos próprios de reconhecimento e valorização do saber e do fazer das comunidades populares e suas características peculiares.

Esse Congresso foi o ponto de partida para uma série de outros que desde então vêm sendo realizados em vários Estados, e seus resultados têm sido da maior importância à cultura brasileira.
A atual Comissão Nacional de Folclore e a Comissão Paulista de Folclore têm como grandes parceiros neste evento a Abaçaí Cultura e Arte, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Governo do Estado de São Paulo.

Com o tema Caminhos que se entrecruzam: História e Folclore, e através de abordagens transdisciplinares, estaremos ensejando a atualização e diversificação e entrecruzamento de estudos recentes com pesquisadores contemporâneos que investigam as peculiaridades atuais das culturas populares/tradicionais, como contribuição a uma melhor compreensão do povo brasileiro em suas peculiaridades.

O reconhecimento e a valorização da nossa diversidade cultural, assunto recorrente, perpassando os interesses, de diversos matizes, dos âmbitos da educação e de diversos segmentos das políticas públicas governamentais.

Justificativa

O Congresso Brasileiro de Folclore é um evento que se reveste de fundamental importância para o reconhecimento dos atuais estudos relacionados ao Folclore brasileiro, uma vez que atua diretamente com a percepção e a capacidade criadora de todos os agentes dos diversos recantos do Brasil. Através de conferências, oficinas, mesas redondas, debates e palestras, os Congressos têm contribuído, de forma significativa, para o desenvolvimento de pesquisadores e estudiosos da cultura tradicional popular e áreas afins, bem como outros produtores culturais, por meio do conhecimento, divulgação e discussão sobre os estudos de manifestações tradicionais populares, e suas diversas metodologias e áreas de pesquisa. Afora isto, tais realizações, ao longo dos anos, têm favorecido o reconhecimento de várias facetas do viver do povo brasileiro, como também têm contribuído para o estímulo de pesquisas na área do folclore, que contemplem as mais diversas tendências, bem como para o estudo contemporâneo e o reconhecimento da dinâmica das atividades do universo das tradições folclóricas em uma sociedade em constante transformação.

Durante o evento, os participantes terão oportunidade de contato com manifestações folclóricas as mais diversas, como dança, música, artes plásticas e literatura. Tais manifestações, além de servirem como norteadores para a produção cultural são as expressões da diversidade brasileira.

Objetivos
  • Possibilitar o envolvimento de pesquisadores e estudiosos no Vale do Paraíba e no Brasil, com os mais recentes estudos e pesquisas, ampliando e favorecendo a discussão dos novos paradigmas que norteiam o saber popular.
  • Estimular jovens estudiosos da cultura tradicional popular na participação de evento acadêmico como participante e coordenador de atividades.
  • Gerar discussões sobre o Folclore na contemporaneidade possibilitando a compreensão de novos paradigmas.
  • Oportunizar o conhecimento e o reconhecimento da diversidade das manifestações tradicionais populares e sua inserção no âmbito da cultura brasileira.
  • Promover a dinamização e o incentivo ao estudo e à pesquisa científica de folclore entre professores, alunos, folcloristas e outros pesquisadores sociais brasileiros.
  • Destacar a importância das instituições acadêmicas sediadas no Vale do Paraíba para o estudo e pesquisa das tradições populares.
  • Promover e estimular a pesquisa folclórica, combinando os procedimentos de investigação e de análise provenientes das diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais.
  • Contribuir para o fomento, divulgação e dinamização de políticas públicas e/ou ações afirmativas que beneficiem, ou possam beneficiar as culturas populares no Brasil e na América Latina, principalmente.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.