Cevnautas Dirigentes, todo mundo conhece, mas é bom conferir. laercio

Sinaes
Inep disponibiliza atualização do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação

O Inep disponibilizou hoje o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, atualizado em maio de 2012. Este documento subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento – nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância. A aplicação dos indicadores desse instrumento pode ser realizada exclusivamente em meio eletrônico, no sistema e-MEC.

Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Todos os aspectos que giram em torno desses três eixos são avaliados: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações, entre outros. O Sinaes possui ainda uma série de instrumentos complementares, como auto-avaliação, avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).
 
Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. As informações obtidas com o Sinaes são também utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas, e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Instrumento de Avaliação: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2012/instrumento_com_alteracoes_maio_12.pdf
 
Assessoria de Comunicação do Inep

Fonte: http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/inep-disponibiliza-atualizacao-do-instrumento-de-avaliacao-de-cursos-de-graduacao?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f
 
Att.
Prof. Me. Márcia Figueiredo
Coordenadora de Educação a Distância
Centro Universitário Barão de Mauá
F: (16) 3603-6670
Ribeirão Preto/SP
marciaead@baraodemaua.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.