Tenho uma impressão que chega quase a ser uma certeza. Os Cursos de formação da nossa área estão deixando a desejar! Tanto as Licenciaturas quanto os Bacharelados! A mim parece que nada mudou com honrosas exceções.
O Modelo é o das antigas Licenciaturas que aparece travestido....um tres mais um que em nada avançou!
Mais uma mudança de legislação que estou vendo desperdiçada....
Até quando?
Comentários
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Guilherme Tucher
em 21 de Janeiro de 2014 às 09:35.
Amigos, realmente percebo isso quando converso com alguns alunos e outros professores. Algumas instituições (ou professores) estão tentando. Outras não fazem sequer questão de esconder a indiferença pela diferença. Por outro lado, não que alivie nosso sofrimento, o processo de formação também está difícil em outras áreas. O texto escrito pelo Laércio está parecendo um texto bíblico. Parece que sempre atual.
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Laercio Elias Pereira
em 20 de Janeiro de 2014 às 21:30.
Cevnautas das Instituições do chamado Ensino Superior, Nossa Adm. Margareth,
Como me aposentei (proporcional) das universidades faz tempo (das reuniões, praga emocional e grupos de trabalhos pra mudar nada), meu palpite é suspeito. Mas, especialmente depois que o Prof José Pacheco explicou que a organização escolar é anti-científica http://bit.ly/cev412014 , vou arriscar:
Aconteceu também com a universidade a 16º Lei de FANG (dizque primo do Murphy):
16ª LEI Quando numa reunião alguém apresenta um documento como subsídio para a discussão de um problema, passa-se automaticamente a discutir o documento e a ignorar o problema.
A turma está encalacrada nos meios.
Na despedida das universidades cometi um textículo no Boletim da UFMG que meus amigos acham pessimista. Convido as almas piedosas pra me darem a honra da leitura e do palpite (é curto):
Parábola da Aula Final http://blog.cev.org.br/laercio/2007/parabola-da-aula-final/
Laércio
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Margareth Anderáos
em 21 de Janeiro de 2014 às 00:29.
Li e achei que suas metáforas traduzem meu sentimento. É isso mesmo! Ou é pior do que isso!
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Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Janeiro de 2014 às 09:57.
Professores,
Quem são os formadores de novos professores? Lembro os dizeres do Prof. José Pacheco, creio que aqui mesmo neste CEV, sobre o assunto: "Temos escolas do séc. XIX, professores do séc. XX e alunos no séc. XXI". Refletir sobre isto é importante, mas tomar uma decisão e ir à luta para modificar a situação é tarefa para poucos. Assim, não adianta absolutamente repetir as mesmas coisas e esperar que alguém faça.
Trabalhar o binômio Legalidade/Legitimidade importa o reconhecimento dos beneficiados por um dado serviço. É condição básica para a sua continuidade e qualificação, em que se busca a autonomia libertadora para que a pessoa possa centrar sua educação em seus reais interesses e motivações, personalizando-a. É a educação para a liberdade. .
Apresento-lhes trecho inicial de um projeto que venho construindo ao longo dos anos calcado em exaustiva prática e aceito por milhares de indivíduos, instituições e agentes esportivos - SESI Nacional, Carlos Nuzman (COB), Ary Graça (FIVB e CBV), Bernardinho (técnico seleção), Isabel Salgado (jogadora de vôlei) - que me solicitaram projetos ao longo dos anos.
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Um professor afeta a eternidade; ele nunca sabe quando cessa sua influência (Henry B. Adams)
Apresentação - O esporte tem se mostrado um caminho promissor para mediar necessidades emocionais das crianças e importante ferramenta de incremento do convívio e da interação social. Apesar disso, raras são as iniciativas voltadas pra o Esporte Educacional e de Lazer devido à ausência de uma estrutura que as contemple e incentive.
1º Grande Passo...
Em busca de Qualidade na Educação o Autor trilha caminhos criativos e originais, e dá sua contribuição ao que denominou Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol, um grande salto em Método de Ensino para qualquer desporto. Oferece um blogue que desvenda a Arte de Ensinar, aproxima teoria da prática, e discute o Esporte Escolar sob a ótica pedagógica e interdisciplinar.
Conheçam a proposta em : www.procrie.com.br/sumario/ e http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/
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