Tenho uma impressão que chega quase a ser uma certeza. Os Cursos de formação da nossa área estão deixando a desejar! Tanto as Licenciaturas quanto os Bacharelados! A mim parece que nada mudou com honrosas exceções.

O Modelo é o das antigas Licenciaturas que aparece travestido....um tres mais um que em nada avançou!

Mais uma mudança de legislação que estou vendo desperdiçada....

Até quando?

Comentários

Por Guilherme Tucher
em 21 de Janeiro de 2014 às 09:35.

Amigos, realmente percebo isso quando converso com alguns alunos e outros professores. Algumas instituições (ou professores) estão tentando. Outras não fazem sequer questão de esconder a indiferença pela diferença. Por outro lado, não que alivie nosso sofrimento, o processo de formação também está difícil em outras áreas. O texto escrito pelo Laércio está parecendo um texto bíblico. Parece que sempre atual.

Por Laercio Elias Pereira
em 20 de Janeiro de 2014 às 21:30.

Cevnautas das Instituições do chamado Ensino Superior, Nossa Adm. Margareth,

Como me aposentei (proporcional) das universidades faz tempo (das reuniões, praga emocional e grupos de trabalhos pra mudar nada), meu palpite é suspeito. Mas, especialmente depois que o Prof José Pacheco explicou que a organização escolar é anti-científica http://bit.ly/cev412014 , vou arriscar:

Aconteceu também com a universidade a 16º Lei de FANG (dizque primo do Murphy):

16ª LEI Quando numa reunião alguém apresenta um documento como subsídio para a discussão de um problema, passa-se automaticamente a discutir o documento e a ignorar o problema.

A turma está encalacrada nos meios.

Na despedida das universidades cometi um textículo no Boletim da UFMG que meus amigos acham pessimista. Convido as almas piedosas pra me darem a honra da leitura e do palpite (é curto):

Parábola da Aula Final http://blog.cev.org.br/laercio/2007/parabola-da-aula-final/

Laércio
 

Por Margareth Anderáos
em 21 de Janeiro de 2014 às 00:29.

Li e achei que suas metáforas traduzem meu sentimento. É isso mesmo! Ou é pior do que isso!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Janeiro de 2014 às 09:57.

Professores,

Quem são os formadores de novos professores? Lembro os dizeres do Prof. José Pacheco, creio que aqui mesmo neste CEV, sobre o assunto: "Temos escolas do séc. XIX, professores do séc. XX e alunos no séc. XXI". Refletir sobre isto é importante, mas tomar uma decisão e ir à luta para modificar a situação é tarefa para poucos. Assim, não adianta absolutamente repetir as mesmas coisas e esperar que alguém faça. 

Trabalhar o binômio Legalidade/Legitimidade importa o reconhecimento dos beneficiados por um dado serviço. É condição básica para a sua continuidade e qualificação, em que se busca a autonomia libertadora para que a pessoa possa centrar sua educação em seus reais interesses e motivações, personalizando-a. É a educação para a liberdade. . 

Apresento-lhes trecho inicial de um projeto que venho construindo ao longo dos anos calcado em exaustiva prática e aceito por milhares de indivíduos, instituições e agentes esportivos - SESI Nacional, Carlos Nuzman (COB), Ary Graça (FIVB e CBV), Bernardinho (técnico seleção), Isabel Salgado (jogadora de vôlei) - que me solicitaram projetos ao longo dos anos. 

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Um professor afeta a eternidade; ele nunca sabe quando cessa sua influência (Henry B. Adams)

Apresentação - O esporte tem se mostrado um caminho promissor para mediar necessidades emocionais das crianças e importante ferramenta de incremento do convívio e da interação social. Apesar disso, raras são as iniciativas voltadas pra o Esporte Educacional e de Lazer devido à ausência de uma estrutura que as contemple e incentive.

1º Grande Passo...

Em busca de Qualidade na Educação o Autor trilha caminhos criativos e originais, e dá sua contribuição ao que denominou Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol, um grande salto em Método de Ensino para qualquer desporto. Oferece um blogue que desvenda a Arte de Ensinar, aproxima teoria da prática, e discute o Esporte Escolar sob a ótica pedagógica e interdisciplinar.

Conheçam a proposta em : www.procrie.com.br/sumario/ e http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ 


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