29/06/2009
CBF/EBF E PUC-MG ABREM INSCRIÇÕES PARA SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE TREINADORES LICENÇA NÍVEL 1

Dando sequencia ao Acordo de Cooperação Mútua assinado em 3 de dezembro de 2008 pelo Presidente Ricardo Teixeira CBF/EBF e pelo Reitor da PUC Minas Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, visando o desenvolvimento do futebol brasileiro, foi lançado no dia 25 de junho, um sistema inédito de qualificação de treinadores chancelados pela CBF/EBF, por meio da promoção de cursos. O lançamento ocorreu no Complexo Esportivo, no campus Coração Eucarístico. "Esse é o único curso oficial da CBF para formação de treinadores no país", afirmou Marco Antônio Teixeira, secretário-geral da CBF, que esteve na PUC Minas para participar do lançamento da parceria.

A PUC Minas ficará responsável pelo desenvolvimento da proposta pedagógica, a organização e coordenação dos cursos, a contratação dos professores e a produção do material didático de cada um deles. Os pré-requisitos para inscrição são os seguintes: graduação, de preferência em Educação Física (Bacharelado) ou áreas afins ou ensino médio completo, este último para os ex-atletas profissionais de futebol, que tenham registro de atuação em clubes profissionais por mais de cinco anos no Brasil ou no exterior.

À CBF, por meio da Escola Brasileira de Futebol (EBF), caberá a oficialização dos cursos oferecidos pela PUC Minas, registro oficial de todos os participantes, a disponibilização da infraestrutura da Granja Comary – Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, em Teresópolis (RJ) – e de pessoal técnico ligado às comissões técnicas da CBF, além de material esportivo para os cursos.

Os objetivos são: sistematizar o processo de qualificação profissional permanente dos profissionais que atuam e desejam atuar no futebol brasileiro; promover uma cultura de sistematização – registro e publicação – do conhecimento teórico e prático produzido no âmbito do futebol; aproximar e tornar equivalentes os processos de qualificação de futebol no Brasil com os demais países do mundo.

Na definição da proposta, foram consideradas a legislação que criou a profissão de profissional de Educação Física (Lei 9696/98) e a legislação que trata do exercício da profissão de Treinador Profissional de Futebol (Lei 8650/93), bem como o Código Brasileiro de Ocupações (CBO).

Curso de Qualificação Básica

Fruto de parceria entre a PUC Minas e a CBF, o primeiro curso a ser oferecido é o de Qualificação Básica – Nível 1, voltado para profissionais que desejam atuar como treinadores em escolas de iniciação ao futebol para crianças e adolescentes. Será realizado de 17 a 26 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Com 90 horas/aulas, o curso terá disciplinas como Futebol, Cultura, Infância e Juventude; Fisiopatologias e Socorros de Urgência no Futebol; e Desenvolvimento do Talento Brasileiro, sendo necessária a realização de estágio de 30 horas para formatura. São ao todo 40 vagas.

http://www.ebfnet.com.br/port/ate_voce/noticias_detalhe.php?codigo=547

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.