Cevnautas, o pessoal da Motricidade Humana da UFSCAR continua produzindo. Boa noiticia para quem estuda e/ou trabalha com exercício e asma. Laercio

Projeto da UFSCar fica entre os dez melhores da América Latina em competição sobre inovação

Projeto PeakFlow, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, finaliza em sexto lugar na I2p-Latin America

Projeto do grupo de Estudos em Inovação e Empreendedorismo do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ficou na sexta posição na competição internacional sobre inovação Idea to Product Competition Latin America (I2p-Latin America). O projeto intitulado PeakFlow tem orientação do professor José Marques Novo Júnior, do DEFMH. "Ficamos extremamente satisfeitos com o fato de termos sido um dos seis melhores projetos da competição da I2p da América Latina. É a primeira vez que a UFSCar participa desta competição e chega à final", comemora o docente.
O projeto PeakFlow trata de um dispositivo que mede o pico de fluxo expiratório utilizado para determinar a severidade da asma, verificar a resposta ao tratamento durante o episódio agudo de asma, diagnosticar asma induzida por exercício físico (broncoespasmo induzido por exercício), monitorar o progresso do tratamento, detectar a prova na função pulmonar e evitar uma possível crise severa, permitindo intervenção precoce. Caracteriza-se por ser portátil, leve e de fácil manuseio, inclusive por pessoas leigas.
O grupo que faz parte do PeakFlow é formado, além do professor José Marques, por três alunas de graduação do DEFMH, Ágatha Beatriz Wolf Cassavia, Aisha Caroline Francisco e Natasha Reis Ferreira.
A I2p-Latin America é um concurso realizado pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV CENN) entre os países latino-americanos com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre estudantes de equipes multidisciplinares que estejam estudando e desenvolvendo ideias de produtos que possuam tecnologia inovadora com mercados potenciais. "O nosso próximo passo agora é investir no desenvolvimento da pesquisa com asmáticos, bem como no melhoramento do produto, o PeakFlow", finaliza José Marques Novo Júnior.

  1. O time vencedor é o da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o projeto Febetech, que estará na final mundial, de 15 a 17 de novembro, em Estocolmo, na Suécia. Mais informações sobre o Desafio podem ser obtidas no site http://ideatoproductla.org/about/ e sobre o PeakFlow pelo e-mail marques.novojr@ufscar.br.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.