Parabéns Laércio,

Mais uma vez você inova e nos aproxima, favorecendo compartilhar ideias e sonhos.

Como muitos sabem, conduzo um blogue que batizei de forma pretensiosa como um Centro de Referência em Iniciação Esportiva - Procrie no endereço www.procrie.com.br/

Está no seu terceiro ano de vida, em que me empenho a comentar com professores e demais interessados a Arte de Ensinar não importa qual desporto. Como primitivamente dediquei-me ao voleibol, utilizo-o como referência em minhas experiências de campo. Dessa forma, escrevendo artigos e lendo muito sobre Psicologia Pedagógica, vou aos trancos e barrancos aproximando a teoria da prática, e dessa forma, amealhando um pequeno grupo de seguidores, não só no Brasil, como em outros 117 países. É fato que o idioma nos impõe limitações, mas a proposta primeira é voltar-me para meus compatriotas, que se constituem na grande maioria  de visitantes, ou seja, 90%. De resto, atribuo ao Google Translate o milagre no exterior, ou mesmo, brasileiros residentes e comunidades lusófonas. A todos, meu reconhecimento pela paciência.

http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ - Primitivamente surgiu-me a oportunidade criada pelo filho mais velho - Beto - de enveredar-me pelo site PREZI, uma ferramenta voltada exclusivamente a desenvolver aspectos educacionais. Está no endereço complicado (números e letras), mas para facilitar a sua visita, está lincado no Procrie. Neste momento está passando por manutenção, mas nada que impeça visitas, cerca de 9,5 mil.

www.procrie.com.br/procrienoprezi/ - Com a sua visita teremos a oportunidade de discutir e buscar soluções práticas que nos direcionem em uma Educação Física eficiente, além da promoção do que já se chamou há algum tempo Desporto para Todos, isto é, democratizar e incluir o universo escolar nas práticas desportivas em geral. Conciliar e chegar a um termo de consenso eis as nossas discussões, com a diferença muito sutil de "emprestarmos soluções a serem conferidas na prática". Entendemos que repetir que há que se fazer algo não resolve; que se apresentem tentativas para inovar e contribuir para a melhoria do ensino. Chega de blá, bla, blá! Quem não pensar assim, por favor, abstraia-se. Pode, e deve sim, permanecer lendo o que se passa e aculturar-se silenciosamente. É cômodo, mas muito necessário para o próprio indivíduo. Amanhã ou depois tenho certeza de que vai filiar-se aos seus companheiros que arriscam combater o incêndio dessa floresta que é a Educação Esportiva.  

Em suma, o Prezi é uma visão de um planejamento global que discute e apresenta sugestões para crescimento. Mas a figura principal é o PROFESSOR na escola. Pretende-se dar a ele uma Formação Continuada sem nada impor, pelo contrário, levando a pensar e repensar sua própria formação acadêmica, seus problemas na escola, nas comunidades e até mesmo regionais. Nessa missão, só nos falta a programação de Aulas Presenciais, dificultada pelo patrocínio indispensável, o que nos colocamos em campo para solucionar. Quando, não sei! Quem sabe as Prefeituras tenham o interesse despertado?    

www.procrie.com.br/novosumario/ - Para chegarmos ao Prezi, realizamos nesses últimos três anos um trabalho paciente de acompanhamento do pensamento dos diversos agentes educacionais, inclusive políticos com as indefinições de atribuições do governo. Tudo isto, na ferramenta do blogue em epígrafe. Desenvolvi um plano de ação através de artigos variados com a finalidade precípua de alavancar audiência. Atualmente, são 470. Como marinheiro de primeira viagem, cometi muitos erros e tenho certeza de que outros também acontecerão e conto com a benevolência dos internautas para me corrigirem e sugerir temas para discussão.

Geração nota 10 - Fui levado a concluir que o Procrie está ganhando força entre os mais jovens, isto é, alunos de 1º grau que já frequentam a internet e realizam seus trabalhos de Ed. Física buscando temas específicos, orientados por seus professores. Dessa forma, tenho recebido agradecimentos desses jovens sobre o resultado de suas pesquisas como "tirei nota 10" no meu trabalho e assim por diante. Isto me cria um problema invejável, isto é, permanecer atendendo suas necessidades de conhecimento e fidelizando-os ao Procrie sem jamais decepcioná-los.

Blogue na escola - Fiz um artigo com este título para indicar e discutir com o professorado a medida. Descobri que a ferramenta é um excelente propulsor da comunicação e, como tal, do conhecimento, das relações humanas, do ensino. Em Niterói já estou dando os primeiros passos para entendimentos com uma das escolas para conhecer as dificuldades e avaliarmos em conjunto a conveniência da medida. A ideia é que os alunos construam e todos participem com artigos, comentários etc. Certamente, envolverá a escola como um todo - a interdisciplinaridade. (ver Nota)

Selva amazônica - Desde o primeiro momento volvi meu olhar e pensamentos para atenuar e contribuir para que professores e mesmo indivíduos simples, sem qualquer preparo específico, pudessem despertar sua verve pedagógica. Mesmo nas piores condições, em meio à maior floresta do mundo, já consegui cooptar pessoas que tentam se instruir para a educação de seus filhos e alunos. Poderão aquilatar os resultados nas estatísticas que vez por outra publico e em artigos mais remotos como "Professor e Missionário". No Prezi (Estatísticas) há uma resenha sobre o assunto.

Por último, nada sei sobre Ensino a Distancia nos moldes convencionais, acadêmicos. Minha motivação está explicitada acima e como perceberão nos textos, movida por um amor intenso em servir aos irmãos mais necessitados. Não relego aqueles que vivem nas cidades grandes e estudaram em famosas universidades e que contribuem com seus conhecimentos e títulos para o aprimoramento da Educação, mas sinto-me verdadeiramente um missionário, pequeno e corajoso e que crê no que faz. Para tanto, peço suas orações para que não me deixem faltar aos que precisam dessas informações. Que Deus os abençoe!

Nota

Foi publicado neste CEV informações interessantes sobre o tema. Não sei qual Comunidade, então vejam o Blog do Jorge Knijnik, Notas do outro lado do mundo - Prêmios para ensinagem universitária – uma tradição da Universidade Australiana.

Uma das coisas que mais me impressionou quando eu cheguei na Austrália e comecei a trabalhar na University of Western Sydney (UWS) foi a valorização dada a ensinagem na graduação. Alguns fatores contribuíram para esta boa impressão.[...]

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 16 de Maio de 2013 às 11:01.

Laércio,

Tentei postar o texto acima como primeiro comentário à Comunidade que abriu sobre o tema. Minha ignorância cibernética não mo-lo permitiu. Peço desculpas e o que fizer, estarei de acordo.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 16 de Maio de 2013 às 15:02.

Torno a pedir desculpas ao Laércio pela minha estupidez em computação. Haveria um jeitinho de seus técnicos unirem ambas as Comunidades? 

Agora se me deparo com a notícia da pesquisa promovida pelo IBGE relativa ao acesso à internet de alunos da rede pública. Segundo ela mais do que dobrou esse acesso: dos 37,5 milhões de estudantes identificados pela Pbad em 2011, 72,6% acessaram a web naquele ano. Isso não significa que aumentou o acesso de alunos pelas escolas públicas, mas não deixa de ser um indício. A pesquisa não mediu de onde as pessoas se conectaram à internet. Leia mais em http://noticias.terra.com.br/educacao/ibge-acesso-a-internet-de-alunos-da-rede-publica-mais-do-que-dobra/ Vejam o que dissemos no primeiro texto (acima) a respeito de Geração nota 10 e Blogue na escola.

E retorno ao desafio que professor e técnico renomado me fez: "Não é possível ensinar voleibol à distância". Será mesmo? Não acham que é fatalismo exagerado?

Por Darwin Ianuskiewtz
em 21 de Maio de 2013 às 08:17.

Parabéns professor pela dedicação e empenho  nesta exploração do mundo cibernética.

na verdade todos nós somos missionários e num mundo tão grande a ser explorado, incorporamos um pouco de Bandeirante ao desbravarmos os bits e bytes educacionais.

Por Patrick Ramon Stafin Coquerel
em 4 de Junho de 2013 às 15:17.

Prezados,

Saúdo todos com uma provocação: É possivel ensinar Voleibol à distância!

Porém, quando se trata do saber fazer e, em parte dos outros sabares (conhecer, relacionar e ser) em relação ao Voleibol, isso não é alcançado no todo por meio das TIC's.

Convido todos os interessados para desenvolver um raciocínio sobre isso neste espaço virtual de aprendizagem, o CEV.

Att.

Patrick R. S. Coquerel.

Docente do DEF da UFRN.

motriz@ufrnet.br

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.