Olá colegas da comunidade.

Vou dar o "start" nas mensagens provocando um debate sobre as questões que atualmente provocam inquietações no meio acadêmico.

Recentemente, o ensino superior tem promovido uma avalanche de cursos a distância - EAD, o qual tem sido tema de longa discussão entre professores, universitários e os educadores.

Pois é, quem diria, num país onde a TV na sala de aula provocou inquietações, agora tem que conviver com o computador transformando o espaço educacional em uma possibilidade virtual !.

Se nas universidades, a lei já permite o uso de 20% da carga horária das disciplinas com o uso de plataformas de curso para EAD, no estado de SP, a secretaria da educação permite que os mesmos 20% em cada disciplina possa ser usado no ENDINO MÉDIO.

Sei que a questão é polêmica, poucos profissionais estão preparados para trabalhar com EAD, outros tantos nem sabem o que significa e muitos ainda não conseguem usar nem email. Assim, há necessidade d etransformações pessoais, institucionais e acadêmicas para que possamos um dia, usar a EAD como ferramenta educaiconal de forma eficiente. Tenho dedicado um tempinho para estudar a EAD e seus processo, e quero confessar que - apesar de ser usuário, programador e viciado em web desde 1978, fiquei perdido no início, mas muito surpreso com os resultados.

Durante o meu mestrado em educação escolar pela Unesp, fiz um levantamento sobre os PCNs e os motivos impeditivos de sua aplicação em minha cidade. Ficou evidente que houve uma falta de preparação sobre os conteúdos propostos, o que facilmente seria contornado que já tivéssemos o uso de plataforma de EAD para capacitação de todos os docentes. Na verdade, os professores confessaram que se sentiram "abandonados" com um material estranho em mãos !.

Assim, vejo na EAD, uma grande possibilidade de interação educacional, que sendo usada com critério pode auxiliar os docentes no âmbito escolar e fora dele. Os recursos são infinitos...isso mesmo infinitos...

Então, provocando uma discussão...

"QUAL O POSICIONAMENTO E A OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E OU EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O USO DA EAD ?"

Ao responder, faça uma preve apresentação e ou contextualização de sua vivência educacional ou acadêmica, para que possamos entender melhor sua posição.

[]s @ todos

Prof. Darwin Ianuskiewtz - Araraquara - SP - www.profdarwin.com

Comentários

Por Cesar Augusto Fernandes de Souza
em 2 de Julho de 2009 às 21:24.

Prof. Darwin e colegas,

As questões relativas a EAD, também muito me inquietam. No Curso de Mestrado, concluído recentemente, meu objeto de estudo foi um curso de Pós-graduação lato-sensu em EF à distância.

Falar de EAD e EF entre os colegas de profissão e na Academia mostrou-me o quanto o assunto é novo e, por ser desconhecido por muitos, provoca uma grande resistência em aceitá-lo ou mesmo em querer conhecê-lo.

Conhecendo os limites e possibilidades que as tecnologias proporcionam ao processo de ensino e aprendizagem, não ouso levantar bandeiras nesta comunidade, defendendo a EAD como a salvação de todos os problemas ou um novo modismo a seguir. Acredito sim, que processos virtuais e colaborativos também podem ser aplicados nos cursos presenciais e semi-presenciais.

Formar um professor à distância, não é uma missão tão simples!

O perfil deste novo aluno virtual é totalmente diferenciado e exige um curso específico para um público específico.

Como bem abordou, precisamos cumprir etapas: alfabetizar digitalmente nossos alunos da graudação e professores, democratizar o acesso a web e, por fim capacitar também os docentes que atuarão neste mundo virtual.

Discussão boa e longa, vamos continuar...

Tô na escuta, plagiando nosso Mestre Laércio,

Abraços,

Prof. César A. F. de Souza


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