Olá colegas...

Quero saber de cada um de vocês a opinião sobre o uso de novas tecnologias no âmbito educacional. considerando o ensino fundamental, médio, tecnico, cursos tecnológicos e ensino superior, quando e como poderemos fazer uso das ferramentas (hardware) e recursos (softwares) dentro e fora da sala de aula? Será possível usarmos plataformas online, msn, twitter, lista de discussão, comunidades como o CEV para que possamos melhorar nossa forma de "construção do conhecimento aumentando a participação, envolvimento e o interesse dos jovens?

Abraços.

Darwin.

Comentários

Por Cesar Augusto Fernandes de Souza
em 28 de Julho de 2009 às 18:59.

Colegas listeiros,

A utilização das novas tecnologias podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, de forma significativa. Por meio de variadas mídias, utilizando imagens, sons, vídeos e textos podemos atingir diferentes tipos de alunos dentro de um mesmo tema abordado.

Contudo, além do hardware e software, tão bem citados pelo colega Darwin, acredito que o humanware ainda é a peça fundamental neste processo, ou seja, pessoas qualificadas e bem capacitadas são de extrema importância para que toda a parafernália funcione e bem.

Abraços e a discussão continua...

Por Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Agosto de 2009 às 17:39.

Darwin,

Para não ser demasiadamente repetitivo, peço que dê uma "espidada" nas comunidades em que estou participando com alguns comentários. Tenho projeto em que preponderantemente terei que utilizar a TI. A ideia principal é construir um Centro de Iniciação Desportiva Virtual, inclusive com respingos de Transdisciplinidade. Fale-me a respeito e veja o que pode fazer.

Roberto Pimentel.

  

Por Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Agosto de 2009 às 17:41.

Darwin,

Perdoe-me. Estou na comunidade do Badminton, Basquete, Educação Física em Alagoas, Educação Física em Roraima, Esporte Escolar, Marketing Esportivo, Programa Agita São Paulo e Voleibol. É mole?

Roberto Pimentel.

Por Ana Lucia de Araújo
em 9 de Setembro de 2009 às 07:44.

Todo o passo que é dado em prol da melhoria da qualidade e amplitude da educação é sempre bem vindo. Nessas listas de discussões há uma abertura para podermos dialogar com alguem que não o conheçamos, mas que tem algo a dizer ou até mesmo a desdizer. E. esse diálogo aberto, promove um enriquecimento às aprendizagens.

Por Sebastião Jacinto dos Santos
em 14 de Setembro de 2009 às 10:11.

Na atualidade o uso de novas tecnologias tem sido aprimorado mais e mias. Não podemos ficar a mercê de formulas ultrapassadas de ensinar. Não se concebe mais um professor que sai empoeirado de giz de uma sala de aula depois de longos discursos que o mundo cibernético nos tem proporcionado. No entanto, é lamentável que alguns professores que estão no quadro de universidades federais há alguns anos (cito a UFRN), tenham percebidos que não nasceram para esse século da informação, com grandes dificuldades para gerenciar os computadores e outros acessórios. Conversava recentemente com uma professora que está fazendo pós-doutorado no Canadá. Nosso diálogo foi em torno deste assunto. Parece (posso está muito enganado!) que da geração 70 a atualidade terão menos desafios a enfrentar com o mundo da tecnologia e do uso novas Ferramentas na Internet. Na verdade essa geração, já estamos fazendo história na facilitação de tais situações!

Concordo com o César quanto a valorização da peça chave: humanware – um ser a caminho!

Por Patricia Rosa Traple Lima
em 20 de Novembro de 2009 às 09:03.

 Sem dúvida, a utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino devem contemplar a operosidade de todos os alunos, atendendo sempre às suas principais necessidades. Ressalta-se, contudo, a importância do professor ter o domínio dos procedimentos necessários ao manuseio das tecnologias e a nítida compreensão do fim a que se destina a utilização destes instrumentos no processo de ensino e aprendizagem, de modo que tal empreendimento seja bem planejado e executado. Há de se estar sempre atento para que o professor esteja bem preparado, por que, só assim as relações pedagógicas existentes entre professores e alunos e de alunos entre si serão gratificantes e proveitosas

Por Diego Luiz Leal
em 25 de Novembro de 2009 às 19:38.

Com certeza, a utilização de novas ferramentas vão colaborar e preencher várias lacunas no processo de ensino e aprendizagem. Porém, todo profissional deve estar apto a lhe dar com tais ferramentas. Concordo plenamente com Patricia Rosa sobre a importância do planejamento e execução do empreendimento em questão.  

Por Regane do Valle Silveira
em 25 de Novembro de 2009 às 19:38.

Com certeza facilita e muito pois a informação é rapida e o tempo é dinheiro!!!!!!!!

Por Ana Lucia de Araújo
em 27 de Novembro de 2009 às 22:40.

Considero que o processo de aceleração na transmissão das informações é o grande diferencial dessa ferramenta midiática que se propõe muito bem ao uso das plataformas online para que possamos melhorar nossa forma de "construção do conhecimento aumentando a participação, envolvimento e o interesse dos jovens. Estaremos falando sua linguagem. Estaremos no seu campo de domínio.

Um fator de preocupante é o alfabetismo funcional de grande parte dos professores. Acredito que esse seria um bom momento para o professor trocar conhecimentos com os alunos. Assim, o professor mediaria o conhecimento curricular histórico e o aluno mediaria o acesso as novas tecnologias.

Não podemos negar a engenhosidade dos recursos tecnológicos disponíveis à educação. Mas, será que há inclusão digital de fato e de direito? Será que atingiremos tal grau de inclusão a ponto de fugirmos do pó do giz definitivamente? 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.