VEJA O VÍDEO E DÊ A SUA OPINIÃO

http://www.youtube.com/watch?v=K7D57rz0AJ4

Comentários

Por Wiviane de Souza Martins
em 2 de Outubro de 2011 às 15:51.

Shooow!!! Isso sim é saber adequar a linguagem ao ambiente!

O que a professora já havia explicado em aula anterior, não ficou claro para seus alunos; provavelmente porque a forma em que o conteúdo foi exposto devia estar numa linguagem “engessada” e incompreensível para a maioria deles.

O aluno que foi capaz de entender, explicou novamente, e pelo que observei, foi como se tivesse apertado a tecla “SAP” para o que antes parecia ser uma língua incompreensível para os seu colegas de classe, que não só prestaram atenção, como começaram a interagir com o tema proposto.

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 2 de Outubro de 2011 às 19:08.

É isso concordo com você Wiviane, se tivermos a humildade de falarmos a linguagem da realidade de nossos alunos, com certeza, iremos nos comunicar melhor com eles. Pois vejo que muitos colegas preocupam-se em expressar palavras muito rebuscadas e de uma cultura muito clássica para manter um certo poder e arrogância.

Por Janaina Silva
em 3 de Outubro de 2011 às 17:20.

Concordo com você Wiviane, muito bom o vídeo. Fala de uma realidade do aluno, que muitas vezes o Professor desconhecimento. Acho extremamente importante o professor ter conhecimento do cotidiano do aluno, o bairro em que este mora e com é composta sua base familiar, pra mim estes dois pontos são essenciais para que conseguirmos fazer com que os nossos alunos apreendam e compreendam o que lhes é ensinado.

Por Janaina Silva
em 3 de Outubro de 2011 às 17:20.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 3 de Outubro de 2011 às 20:32.

Também concordo. Super interessante, o aluno não usou nenhuma palavra de baixo nível, explicou a matéria e deu uma lição para todos os professores, que pensam que ao falar uma linguagem mais culta serão superiores aos seus alunos e acreditam que assim ganharão o respeito dos mesmos, mas acabam por adiquirir o contrário, os alunos repudiam e zombam dos que utilizam de uma linguagem com a qual eles não estão acostumados. Não precisamos exagerar, é claro, nem perder o bom senso, mas "falar a língua" dos alunos é a melhor forma de se aproximar deles e assim se fazer entender, não é preciso dar uma aula em que os alunos necessitem ter um dicionário para compreender o que está sendo falado em aula, é preciso sim instruí-los sobre a linguagem culta, mas falar com eles de forma clara é essencial para que eles se sintam confortáveis no ambiente escolar e compreendam os objetivos.

Por Alan Queiroz da Costa
em 5 de Outubro de 2011 às 00:00.

Muito bom Jorge!


O vocabulário foi o melhor "e a parada tá explicada"!rsrs

Abs a todos

A

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 11 de Outubro de 2011 às 12:54.

  Concordo com os colegas acima, o vídeo é muito bom e nos mostra uma realidade que temos no ensino, não basta sermos professores para sabermos somente para nós, o professor deve transmitir o conteúdo de uma forma que todos possam se contextualizar no processo de ensino-aprendizagem, esse vídeo realmente mostra o que é nossa realidade, pois vivemos em um mundo de devesas culturas, onde é papel do professor se adequar ao seu local de trabalho, buscando relacionar a educação com realidade social do aluno, para que ele possa aprender mais do que está sendo proposto.

Por Rafael Gomes de Oliveira
em 13 de Outubro de 2011 às 10:58.

Achei super original a maneira com que o aluno soube relacionar a materia que estava sendo dada com a sua própria realidade, e usando também da linguagem da mesma. Cabe aos professores de quanlquer que seja a matéria, utilizar de métodos mais flexíveis a realidade de cada aluno, trazendo um pouco dos exemplos do ambiente em que o mesmo vive para as aulas, tornando assim a aprendizagem de forma mais prazerosa e também valorizando a cultura dos mesmos.

Super interessante!

Por Patrícia Arantes de Queiroz
em 8 de Novembro de 2011 às 21:58.

Concordo com a Viviane. Com certeza a aula que já tem um conteúdo difícil foi transmitida de maneira desinteressante e com uma linguagem inadequada. Acontece bastante nas aulas, onde o professor explica uma atividade com muitas informações, ou com uma linguagem que não condiz com a faixa etária da turma, ou ainda de maneira que não aguce a curiosidade e a vontade de desvendar o que foi proposto, não ocorrendo então o aprendizado.  No vídeo foi exatamente o que eu percebi Viviane,  “foi como se tivesse apertado a tecla SAP  “.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.