Educação Física e Esporte

A primeira comunidade do CEV

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevefesporte/

A Importancia da Educação Fisica na Escola



Na educação física, a criança expressa espontaneidade, estimula a criatividade e, sobretudo, permite conhecer, respeitar e valorizar a si mesmo e aos outros. É, portanto, essencial para a variedade ea experiência das diferentes actividades no jogo, lazer, recreação e esporte para implementá-las continuamente, quer em sala de aula ou através de projectos recreativas e educativas.

 

 Normalmente, as instituições educacionais não estão cientes da importância da educação física representa para primário básico, porque ela, como as outras disciplinas do conhecimento, através do movimento, também contribuem para o processo de formação integral do ser humano para ganho pessoal, social e preservação de sua própria cultura. Se a educação física é estruturado como um processo de ensino e permanente pode construir uma base sólida que permitirá a integração e socialização para garantir a continuidade do desenvolvimento desportivo e especialização em sua vida futura.

 

    Através da aula de  Educacao física as crianças  aprendem, executam e criam novas formas de movimento com a ajuda de diferentes formas jogos,  recreação e esportes. Nestas aulas, a criança pode lidar, ser criativo e mostrar a sua espontaneidade como um ser que quer descobrir muitas alternativas que podem ser aplicadas no futuro em sua vida social e que eles não podem facilmente atingir em outras disciplinas do conhecimento.

 

    Para falar de uma educação completa, em que nenhum aspecto do ser humano deixado ao acaso, devemos considerar (e isso não é novidade) o corpo ea mente formando uma unidade, de modo que a educação física não deve ser localizado dentro do programa classifica como a irmã mais nova de disciplinas intelectuais, mas a um nível de paridade, uma vez que um contribuirá outro para o desenvolvimento de realizações cada vez mais complexas.

 

    Certamente, quase nenhum dos nossos futuros alunos será uma assinatura de um atleta milionário ou o esporte será sua  vida média  Mas a atividade física adequada permitirá desenvolver plenamente suas atividades diárias sem sofrer dores nas costas, enquanto trabalhava no escritório, ou um incessante formigamento nos problemas de circulação nas pernas, varizes ou ser um pé de comprimento.tempo adequado para a atividade física adequada complementa a melhor maneira possível o desenvolvimento integral das pessoas, tanto perspectiva mental como um corpo, deve adaptar os minutos de estudo, que são necessários para o jogo ou esporte.


Em última análise, a importância da educação física de ensino contribui para a formação integral dos alunos. É a base para a criança a despertar suas habilidades motoras e de inteligência na aquisição de experiências para o desenvolvimento do conhecimento ; com a educação física é conseguido melhorar as relações interpessoais e de grupo é fundamental, porque o físico bem orientado para ajudar a alcançar um desenvolvimento harmonioso, melhorar a postura , , exercício etc. melhoria através de atividades físicas, desenvolvimento básico habilidades motoras processos de conhecimento crescimento físico, personalidade e interações sociais. 

 

Sebastian Serna Osorio.

Estudante Educação Física

Universidade de Caldas

Colombia.

Comentários

Por Wanderson José da Silva Gomes
em 25-05-2016, às 17h56.

Todos nós sabemos que é muito importante fazer uma atividade física e se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo. Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, não dando importância a educação física como componente curricular essencial na formação do aluno, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor para aula, assim praticamente sendo aulas ministradas pelos alunos. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos, a exclusão é evidente nas aulas, o que mostra o despreparo para ministrar a aula ou simplesmente falta de compromisso. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica. Tem de ser proposto mudanças, para se formar um aluno integral, e que a educação física contribua fielmente para isso, como pode e deve ser feito.

Por Leonardo Henrique Gomes da Fonseca
em 27-05-2016, às 12h20.

A atividade física é muito importante na vida do ser humano e deve ser começada a trabalhar desde a infância, nos primeiros anos de escola. Se for apresentada a criança no inicio do processo escolar, a educação física vai ter um papel fundamental de ajudar no desenvolvimento corporal, intelectual e moral, formando assim, no futuro, um sujeito integral. Mas podemos perceber que hoje em dia há muitos professores que não motivam os seus alunos, fazem descaso da educação física, muitos só chegam em uma escola e entregam uma bola para as crianças jogarem, sem organização nenhuma e sem compromisso com sua profissão, ignorando a necessidade de ajudar na formação de um ser integral. Temos que trabalhar diariamente para formar professores que realmente valorizam sua profissão e o trabalho, para que esses possam ir para as escolas com o dever principal de ajudar na formação do aluno ao longo de sua vida.

Por Danilo Felício Martins Pinto
em 28-05-2016, às 11h45.

Devemos desde sempre procurar incentivar a prática de exercícios físicos nas crianças, para desde cedo acostuma-las a não se adaptarem ao sedentarismo, sempre lembrando-as da importância do nosso corpo esta em movimento. Muitas vezes os pais, as mães, não possuem tempo suficiente para cuidar dos filhos, lembrando-os da importância para a saúde que se tem nas brincadeiras lúdicas, ou no movimento.Entra em vigor uma disciplina que se encontra em total desvalorização na sociedade escolar, a Educação Física. Na infância a educação física é crucial para o desenvolvimento mental, além de ajudar na melhora do desempenho escolar, no desenvolvimento de articulações e psicomotoras. Na adolescência a atividade física é fundamental, pois contribui para a melhora na produtividade dos jovens, consegue evitar que eles venham a ter depressão, e contribui para promoção da saúde mental, física em ambas fases da vida.

Por Higor Marcos Ribeiro
em 28-05-2016, às 12h46.

São muitos os beneficios da atividade fiica na escola. Mas principalmente, a Educação Fisica estimula que crianças e jovens se exercitem, combatendo um mal da sociedade do século XXI chamado sedentarismo. A partir da pratica do esporte, o aluno melhora o condicionamento fisico e o metabolismo orgânico, evitndo males como  obesidade, a fadiga e o estresse, alem de problemas emocionais, como a depressão e ate mesmo a fobia social. Alem disso, na escoa, a pratica desportiva está associada a educação moral e  formção intelectual e do carater. Junto com as outras diciplinas, a aula de educação fisica agrega conhecimentos e valores extremamente benéficos a juventude.

Por Danielle Vieira de Campos
em 28-05-2016, às 19h53.

As crianças devem ser integradas na cultura corporal de movimento por meio da Educação Física. É uma adequação para desenvolver as potencialidades de cada um, mas de uma forma completa, transmitindo conhecimento sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que se encontram, ressaltando que, tais ações nunca devem ser praticadas de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa, portanto, é seriamente importante o planejamento das aulas por parte do professor, para que estas sejam dinâmicas, inovadas, diversificadas e junto à isto, os conteúdos precisam ter uma dificuldade crescente e sequencial acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. É fundamental que na metodologia de ensino haja uma relação teórico-prática. A Educação Física nas escolas deve receber mais atenção e cuidados, pois ela trabalha na formação corporal, intelectual e moral de crianças.

Por Fabiano Silva Vilete
em 30-05-2016, às 19h04.

A presença da Educação Física no âmbito escolar é de importância inquestionável. Essa área do conhecimento contribui de inúmeras formas para que seja possível haver uma boa formação dos alunos. Além desse componente curricular ser uma forma de transmissão cultural tanto numa perspectiva nacional, quanto em uma mundial, também é uma ferramenta na conscientização da importância de se ter hábitos saldáveis, informando sobre os riscos decorrentes do sedentarismo, do mesmo modo que informa sobre os benefícios da atividade física.

Por Arthur Silva
em 30-05-2016, às 21h53.

Bela analise de Sebastian Serna, resumi bem a função do Educador Físico na escola, e a necessidade de mudar a ideologia em torna da disciplina, que agrega múltiplos valores pessoais e socias. Estou cursando Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, e com o pouco que pude colher de disciplinas como História da Educação Física, Fundamentos Pedagógicos, Teoria de Ensino do jogo, Fundamentos Filosóficos aplicada a Educação Física, é que o curso fornece um vasto acervo intelectual em torno do funcionamento e necessidades do cérebro e do corpo humano, conhecimentos fundamentais para observar e trabalhar com a diversidade humanBela analise de Sebastian Serna, resumi bem a função do Educador Físico na escola, e a necessidade de mudar a ideologia em torna da disciplina, que agrega múltiplos valores pessoais e socias. Estou cursando Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, e com o pouco que pude colher de disciplinas como História da Educação Física, Fundamentos Pedagógicos, Teoria de Ensino do jogo, Fundamentos Filosóficos aplicada a Educação Física, é que o curso fornece um vasto acervo intelectual em torno do funcionamento e necessidades do cérebro e do corpo humano, conhecimentos fundamentais para observar e trabalhar com os jovens de diversas culturas, portadores de necessidades especiais, sabendo fornecer-lhes experiências sobre como trabalhar com suas diferenças e limitações, e principalmente não se conformar com o que foi lhe imposto pela sociedade. Creio na evolução da percepção que o homem tem sobre a Educação Física, pois sem sombra de dúvidas a muito a ser feito em prol da ética e dignidade humana.

Por Janaina Ferreira da Silva
em 31-05-2016, às 19h25.

Bom, não ha muito o que dizer a respeito do benefício da Educação Física na escola, sendo que ja é visível a valorização por parte dos educadores físicos e quem ainda esta em processo de formação. No meu ver, ainda existem alguns obstáculos, pois, a Educação Física só se torna viável dependendo do nível da qualidade de ensino que, infelizmente, ainda tem muito o que melhorar. É imprescindível destacar que, a forma como o professor atua na escola reflete diretamente na forma como as pessoas veem a funcionalidade da disciplina. Logo, tudo depende de como os conteúdos serão transmitidos aos alunos, visando principalmente temas relacionados a formação intelectual dos alunos, estilumulando a criatividade, o trabalho coletivo, o respeito por se próprio e pelos outros.

Por Fabiano Silva Vilete
em 13-06-2016, às 20h04.

A Educação Física é um coteúdo essencial para que os alunos possam ter uma formaçao completa. No entanto, ela precisa ser reconstruida, pois no âmbito escolar, sob uma perspectiva histórica, submeteu-se a outras instituições, levando-a a marginalização e reafirmando a hierarquia dos saberes (PERES, G. 2001). No Brasil códigos como os das instituições médica, esportiva e militar podem ser observados nas aulas de Educação Física, seja qual for o seguimento.

            Na área educacional a Educação Física ainda não desenvolveu plenamente sua identidade pedagógica, entretanto, continua buscando maneiras de alcançá-la. Se, no entanto, apesar dessa desvalorização enquanto disciplina for entendido que a Educação Física é muito qualificada para lidar com o movimento corporal e todo o desenvolvimento que este acarreta, contribuirá para uma maior valorização e conquista da identidade.

            O processo de reconstrução da Educação Física deve contribuir para um processo de formação humana que deve envolver todo o instrumental de formas de percepção do mundo, da comunicação e da intercomunicação, de autoconhecimentos e de conhecimento das necessidades humanas. Além de propor-se a prover as formas de superação dessas necessidades, sejam elas materiais, ou psíquicas, de superação ou de reconhecimento de limites, de expansão do prazer e outras (RODRIGUES, N. 2001).

Por Wanderson José da Silva Gomes
em 16-06-2016, às 17h56.

A educação física tem bastante influencia na vida dos alunos, por estarem em um meio coletivo de contato físico tem uma melhor socialização, a escola tem grande participação na  vida do individuo pois de lá grandes valores serão atribuídos e conhecidos e levados a pratica. Enquanto disciplina escolar, a educação física significa muito mais do que esporte e recreação. Ela ensina os jovens os efeitos do movimento, aprendendo a adoção de hábitos mais saudáveis desde cedo. A educação física também leva o aluno a adotar atitudes de respeito mutuo, dignidade e solidariedade, sem discriminar por características pessoais, físicas ou sociais. É importante dar o devido valor ao conteúdo educação física principalmente por estar diretamente ligado á promoção da saúde, pois ato de se exercitar fisicamente evita e tambem auxilia na cura de muitas enfermidades como obesidade e doenças cardiacas que podem muito bem vir de uma vida sedentaria, por tanto estimular o gosto por atividades físicas desde de cedo já na escola é um grande passo, e aliar a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo.

Por Wanderson José da Silva Gomes
em 16-06-2016, às 17h57.

A educação física tem bastante influencia na vida dos alunos, por estarem em um meio coletivo de contato físico tem uma melhor socialização, a escola tem grande participação na  vida do individuo pois de lá grandes valores serão atribuídos e conhecidos e levados a pratica. Enquanto disciplina escolar, a educação física significa muito mais do que esporte e recreação. Ela ensina os jovens os efeitos do movimento, aprendendo a adoção de hábitos mais saudáveis desde cedo. A educação física também leva o aluno a adotar atitudes de respeito mutuo, dignidade e solidariedade, sem discriminar por características pessoais, físicas ou sociais. É importante dar o devido valor ao conteúdo educação física principalmente por estar diretamente ligado á promoção da saúde, pois o ato de se exercitar fisicamente evita e também auxilia na cura de muitas enfermidades como obesidade e doenças cardíacas que podem muito bem vir de uma vida sedentária, por tanto estimular o gosto por atividades físicas desde de cedo já na escola é um grande passo, e aliar a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo.

Por Petterson Ananias S
em 20-06-2016, às 21h25.

A Educação Física é super importante porque fortalece os ossos articulações e desenvolve atividades psicomotoras. O benefício aconteceria porque o exercício físico pode ajudar a cognição, aumentando o fluxo de oxigênio e sangue para o cérebro, os níveis de noradrenalina e endorfinas. Essa prática é muito importante e deve continuar em todas as escolas, muitos pensam que esse momento de aulas, é somente uma hora de lazer, mas não é verdade, ela pode fazer muito bem à saúde do aluno e prepará-lo para mais disposição em sala de aula. A Ed. Fís ajuda na socialização e o trabalho em equipe das crianças, além de previnir a obesidade, diabetes e outras doenças


 

Por Júlia Batalha Gomes Costa
em 21-06-2016, às 20h41.

Apesar de muitos professores ainda usarem o esquema do "rola a bola" com seus alunos, a educaçõa física tem o papel de integrar o aluno na cultura corporal do movimento, porém fazer isso de uma forma completa, dando aos alunos além do conteúdo dos esportes, conhecimento sobre saúde e bem estar. Acontecendo isso, o aluno vai perceber que a aula de educação física, não é apenas uma aula de lazer, mas sim um momento de adquirir conhecimentos, de trabalhar o espirito de equipe, a interação com os colegas, além de, por ser um momento de atividade física, podendo ajudar na prevenção de doenças, e promove o bem estar do aluno. 

Por Omir Jorge Muniz
em 21-06-2016, às 21h38.

Olha, vejo na Educãção Física Escolar e esportivização a formação do cidadão. O incentivo ao esporte através da experimentação através jogos cooperativos, recreação ou a prática propriamente dita na preparação como um meio dos alunos com menos condições financeiras,  chegar a uma faculdade com bolsa esportiva. Fico feliz hoje de ter como colega de trabalho ex-aluna que fez a faculdade de Educação Física totalmente gratuita EM INSTITUIÇÃO PRIVADA através de bolsa esportiva. Atleta de handebol. Hoje ela faz excelente trabalho na escola e é muito feliz. E para que fique claro, ela trabalha em educação infantil e é recreacionista.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.