Cevnautas,

CEV2015 - Balanço & sacolejos

1. CEV20anos. 2016 é ano de comemoração. O marco é 30 de julho.

2. Desta vez não vou esquecer os colaboradores que mantêm o CEV aceso.  

a. O escudeiros da ONG CEV: Carlos e Fátima Duarte, Giovani Pires (Vice-Presidente); Marino Tessari (Tesoureiro); João Batista Freire (Diretor Administrativo), Angelo Ribas (que mantem o pique de substituir o saudoso Marcilio Krieger nos assuntos jurídicos) e Laércio. O garoto que começou como escragiário/webmaster em 1996,  e é Diretor de Produto do CEV, Alexandre Moreno Castellani (divide a atuação no CEV com a gerencia de produto da Globo.com). A Super Secretária, Bibliotecária e Psicóloga Sandra Regina Moreno. Curiosidade: Na ONG-CEV tem 4 fundadores do CBCE e 2 fundadores do CONFEF.  

b. Os cevnautas colaboradores de todas as horas, que chamamos "da cozinha" ou "da gabina de comando ôrrameu" do CEV  

Adriano Pires de Campos, Alan Queiroz Costa, Alberto Puga Barbosa, Andéa Ramirez, Bianca Poffo, Bruno Cataruzzi, Carlos Alex Soares, Claudia Bergo, Douglas Andrade, Erika Martins, Felipe Carpes, Fernando Gianinni, Fredric Litto, Guilherme Tucher, João Tojal, Jorge Knijnick, Juliana Pereira Soares, Lamartine Pereira da Costa, Leopoldo Gil Dulcio Vaz, Luiz Gonzaga de Oliveira, Marco Machado, Victor Melo, Paulo Azevedo, Paulo Trindade Vieira, Rafael Moreno Castellani, Renato Sabbatini, Rubens Queiroz, Samuel Avelar,Silvan Menezes, Tatiana Zuardi,Tul io Guterman, 

 b1: Os diligentes administradores das Comunidades do CEV:   http://cev.org.br/sobre/parceiros   c. Os colaboradores com Banner . SESC-SP -Serviço Social do Comércio - SP . CONFEF - Conselho Federal de Educação Física . SEEATESP -Sindicato das Academias de São Paulo   d. Os parceiros do " triângulos das permutas":  

http://cev.org.br/sobre/parceiros  

3. Fim dos Blogs e Agradecimento aos blogueiros. Durou 3 anos o puxadinho eletrônico de termos blogs de uma plataforma externa no CEV. Por ser externa os posts ficavam na capa, mas não circulavam. Estamos tentando convencer os nossos blogueiros altruístas a escrever as mesmas ótimas notas nas comunidades, onde e a informação circula muito(íssimo) mais e ficam documentadas.  Registro o agradecimento:  

Alan Queiroz da Costa, Alexandre Machado Rosa, Alfredo Gomes de Faria Jr., Antonio Carlos Bramante. Carlos Alex Martins Soares, Claudia Bergo Douglas, Roque Andrade, João Batista Freire, Jorge Knijnick, Katia Brandão Cavalcanti, Kátia Rúbio, Raul Milliet  e Victor Mtsudo  

4. Aos cevnautas que mais acessaram o CEV (desde maio de 2008)  

http://cev.org.br/qq (no "sempre aqui")  

5. Um capitulo triste desse ano foi o desentendimento com a ICSSPE, que mandou tirar do ar a tradução da 5ª edição do Diretório. Internacional de Ciências do Esporte.   

Tínhamos negociado a edição com a ajuda do Vice-Presidente da ICSSPE Victor Matsudo envolvendo o editor Kari Keskinen e a Presidente da IASI, e tb editora da ICSSPE Gretchen Ghent. Foi um longo processo. Foi desautorizado pela ICSSPE depois. Há a alegação que está sendo preparada a tradução da sexta edição. Consta que será distribuída.  

De qualquer jeito informamos à ICSSPE que a tradução fazia parte da divulgação do congresso pre-olímpico (que no Bananão vai ser depois da olimpíada e está atrasadíssissimo - responsa do Ministério do Esporte e as Universidades Estaduais Paulistas mais a UNIFESP). Vai ser uma pena se não for um sucesso. O congresso de ciências do esporte mais importante do mundo no Brasil. Vamos ajudar na divulgação.  

Continua o desafio de aplicarmos o jeitinho de empresário asiático: copiar e melhorar. Melhor que isso: fazer uma edição brasileira. De qualquer jeito queremos agradecer publicamente aos cevnautas especialistas que trabalharam na revisão:  

Parte I Uma Jornada Através do Tempo – A Face em Transformação do ICSSPE (Rev. Victor Matsudo)

Parte II Guia de Ciências do Esporte 5a  Edição (Rev. Victor Matsudo)

Prefácio e Comentários Introdutórios  (Rev. Victor Matsudo)

Disciplinas Científicas Esportivas   Ciência da Atividade Física Adaptada Claudine Sherrill e Yeshayahu Hutzler (Rev. Flavia Faissal de Souza, Verena Junghähnel Pedrinelli)   Biomecânica Tony Parker e Michael McDonald (Rev. Felipe Pivetta Carpes)    Ciência do Treinamento Uri Schaefer e Mark Wertheim (Rev. Josué Moraes)    Cineantropometria Lindsay Carter (Rev. Rafael Guimaraes Botelho)    Comportamento Motor: Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor Darlene A. Kluka (Rev. Cássio Meira Jr.,Raquel Bokums, Jaqueline Neiva)    Filosofia do Esporte Michael McNamee (Rev. Valter Bracht)   Sociologia do Esporte Joseph Maguire (Rev. José Roberto Herrera Cantorani)    Fisiologia do Esporte e do Exercício Ian Stewart (Rev.Tony Meireles)    Psicologia do Esporte e do Exercício Dieter Hackfort,Tony Morris e Gershon Tenenbaum (Rev. Antônio Roberto Rocha Santos)    Instalações para Esportes e Lazer Klaus Meinel (Rev. Eduardo de Castro Mello)   História do Esporte Gertrud Pfister (Rev. Victor Andrade de Melo)   Informação Esportiva Gretchen Ghent (Rev. Ivone Job, Laércio Elias Pereira)   Direito Desportivo Jochen Fritzweiler (Rev. Alberto Puga Barbosa, Angelo Giacomini Ribas)   Administração Esportiva Dianna Gray, Alberto Madella, Kari Puronaho, David Shilbury e Berit Skirstad (Rev. Lamartine Pereira da Costa)   Medicina Esportiva David A. Parker (Rev. Daniel Gentil)   Pedagogia do Esporte Maria Dinold e Michael Kolb (Rev. João Batista Freire)   

Áreas Temáticas   Treinamento Atlético e Terapia Catherine Ortega and Michael S. Ferrara (Rev. Mateus Simões Mendes) 283   Educação Física e Esporte Comparados Comparative Physical Education and Sport (Rev. Alfredo Gomes de Faria Jr.)  Doping no Esporte LauriTarasti (Rev. Marco Machado)    Atividade Física Benéfica à Saúde Pekka Oja (Rev. Douglas Roque AndradeEducação Física Richard Bailey (Rev. Guilherme Pacheco)    Esporte e Desenvolvimento Jackie Lauff, Bert Meulders and Joseph Maguire (Rev. Lino Castellani Filho)    Esporte e Direitos Humanos Mary A. Hums, Eli A. Wolff and Meghan Mahoney (Rev. Marcilio Krieger)    Governança Esportiva Laurence Chalip, Mary Hums and Anastasios Kaburakis (Rev. João Omar Gambini)   Mulheres e Esporte Darlene A. Kluka (Rev. Jorge Dorfman Knijnik)

  Quem quiser uma cópia do trabalho basta escrever para laercio@cev.org.br com o assunto MELIÂNCIA.  

6. Com o drible-da-vaca nos estrangeiros que estavam preparados para viajar antes da Olimpíada para o Congressos algumas Sociedades Internacionais estão providenciando seus próprios congressos pré-olímpicos. É o caso da Sociedade de Ciência da Computação e Esporte, que vai fazer o pré-olímpico em Brasilia.   http://iacss2016.com/   Vamos correr contra a data limite de apresentação de trabalhos para apresentar a memória do I Simpósio Brasileiro de Informática em Educação Física e Esporte:

http://cev.org.br/eventos/i-simposio-brasileiro-informatica-em-educacao-fisica-esportes/  

O Caderno de Informática da FSP de 23 de dezembro de 1987  foi quase todo dedicado ao I Simpósio:

http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1987/12/23/75/  

Estamos em busca de braço na lavoura pra recuperar a história. Se não conseguirmos apresentar no Congresso da IACSS vamos apresentar no dia do aniversário do CEV.  

7. Este ano me atrapalhei com o Dia do(meu)Professor.

Me envolvi na homenagem aos 100 anos do Prof Antonio Boaventura no Panathlon e deixei de publicar o textículo que preparei pra homenagear o meu professor José Marques de Melo. Publico em 2016.  

8. No fim do anos gratíssimas surpresas. Pela primeira vez uma universidade das 12 em que estive como professor nesses 45 anos me convidou para um trabalho. Foi o CEME-UFMG dirigido pela comadre cevnauta Meily Linhares. A primeira tarefa é resgatar a história e obra do Prof Auguste Listello. A Luciana está fazendo um doutorado sobre a Desportiva generalizada. Vou aproveitar o esmero no tratamento de documentos do CEME para entregar os originais do livro Educação pelas Atividades Físicas Esportivas e de Lazer e o Education Physique Por Tous corrigido pelo Listello e que não tive competência de produzir no embalo do primeiro.  

9. Boa a iniciativa do Jorge Perez Gallardo http://cev.org.br/qq/jsperezgallardo/. Ao ver que não estava mais disponível para a venda o livro que ele organizou e foi inserido na bibliografia do concurso no Rio, mandou pra publicar no CEV. Reforçamos para sempre a nossa amizade nos anos 1980, no bandejão da USP (ele no doutorado de psicologia e eu na comunicação). Depois trabalhamos juntos na FEF-Unicamp e hoje, com ele no Chile, damos risadas pelas redes. O livro: Educação Física Escolar do Berçário ao Ensino Médio http://cev.org.br/biblioteca/educacao-fisica-escolar--bercario-ao-ensino/ . Bom exemplo!

10. Impossível não ter um item sobre política no sacolejo nesse ano de crise de mudança (começo da limpeza)

Muita gente mostrou surpresa com a quantidade de fascistas emergidos nas gritarias da crise de crescimento de 2015. Quem viveu ou estudou a EF sabe que sempre foi assim. A SEED-MEC antes de 85 era o QG da polícia politica - SNI - no MEC. Nas universidades as temidas ASI tinham sede nas EF.   Com o marco dos 50 anos do golpe que deu na ditadura, e o trabalho da Comissão da Verdade, me iludi que os nossos historiadores encontrariam tempo entre os trabalhos sobre ruas de lazer, esporte de índio e meandros das marombas pra registrar as atividades dos coleguinhas na delação e até tortura com direito a fazer parte das listas da Comissão. Parece que isso ficou para outro século.  

11. De qualquer jeito 2016 promete. Teremos a Olimpíada no Rio, os grandes congressos científicos internacionais e o aniversário de 20 Anos do CEV.  

Laércio

Comentários

Por Darwin Ianuskiewtz
em 31 de Dezembro de 2015 às 18:37.

Chefe Laércio, parabéns pelo resumão 2015 - Restropectiva. Desejo a todos CEVnautas Boas Festas e 1ue 2016 seja um ano repleto de realizações. 

Sugestão para 2016 - vincular as publicações com a página do CEV no "compartilhar" automático em https://www.facebook.com/cevnauta/?fref=ts.

Ajudaria muito a impulsionar a presença do CEV e de todos os campos de atuação da Ed Física Brasileira.

Feliz 2016 - Ano Olímpico Brasileiro.

 

 

Por Darwin Ianuskiewtz
em 31 de Dezembro de 2015 às 18:55.

Chefe, 20 anos em Julho? 

Caberia uma Reunião em pleno palco Olímpico (RJ) !

Um abraço.

Por Laercio Elias Pereira
em 31 de Dezembro de 2015 às 19:31.

Opa, DW, obrigado pela força de sempre!

A IACSS vai fazer em Brasilia o Congresso Pré=olimpico começando dia 31/7. Estou conversando com os organizadores.

Boasentrada! (SulSancaetanês Arcaico)

Laércio

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.