Cevnautas,
Parece que a Educação Física Escolar entrou no corredor da morte. Pelo menos nas primeiras séries, por enquanto. Em pouco tempo tivemos os professores do Paraná argumentando que devia ter Educação Física por causa dos Jogos Escolares,
http://cev.org.br/comunidade/parana/debate/professores-parana-estao-descontentes-com-reducao-para-uma-aula-educacao-fisica-por-semana/
O Sindicato do Paraná propondo boicote aos Jogos Escolares:
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/sindicato-parana-app-lidera-professores-educacao-fisica-boicote-aos-jogos-escolares/
A Sub-Secretária de Educação de Minas Gerais tripudiando, ao insinuar que os professores de EF lutam é pelo emprego:
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/mgtv-2edicao/t/edicoes/v/escolas-sem-educadores-fisicos-podem-substituir-profissional-por-pedagogo/2409309/
... e uma nota da Secretaria da Educação, que acha que a Educação Física pode ser ministrada pelo professor generalista porque é só jogo e brincadeira mesmo:
http://cev.org.br/comunidade/ef-escolar/debate/pedagogo-assume-aula-educacao-fisica-rede-publica-mg-afinal-so-jogo-brincadeira/
Na internet rola um abaixo-assinado de "repúdio à Resolução nº 7/2010 do CNE"
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N16637
Desconsiderando que tem um PLS no Senado
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/10/08/projeto-estabelece-carga-horaria-minima-para
... e agora os colegas de Portugal tentando reagir contra as medidas restritivas à Educação Física Escolar na Metrópole.
Quem sair por último leva a bola? Laércio
...um novo debate na Comunidade Lusofonia
Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/lusofonia/debate/professores-educacao-fisica-queixam-se-desvalorizacao-disciplina/
Cevnautas da Lusofonia
Parece que o problema é em muitos países. Esperamos que algum cevnauta participante mande informações do Congresso aqui para a Comunidade Lusofonia. Laercio
Professores de Educação Física queixam-se de desvalorização da disciplina
Lusa
01/03/2013 - 07:57
Docentes reúnem-se em congresso desta sexta-feira a domingo para discutir problemas do sector.
A Educação Física perdeu peso no currículo lamentam docentes
Centenas de professores de Educação Física reúnem-se desta sexta-feira a domingo, em Lisboa, para discutir os problemas do sector, nomeadamente o que consideram ser uma desvalorização da disciplina por parte do Ministério da Educação.
“Vamos centrar-nos nas medidas que foram tomadas pelo Ministério da Educação no final do ano passado e que prejudicam bastante a Educação Física”, adiantouJoão Lourenço, do Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF).
Durante o 9.º Congresso da Educação Física, vai ser também apresentado um estudo realizado junto de 600 escolas, bem como exemplos de boas práticas seguidas nos estabelecimentos de ensino.
De acordo com o estudo, a maioria das escolas optou por manter a carga horária da disciplina, mas os professores receiam que a medida se deva apenas à publicação da legislação numa altura em que o ano lectivo já está praticamente preparado, em Julho. “O que pode ficar comprometido é a qualidade da educação das nossas crianças”, lamentou o professor, temendo que as escolas decidam, no âmbito da sua autonomia, reduzir o tempo que dedicam à disciplina.
Os profissionais criticam também o facto de a nota atribuída a Educação Física deixar, progressivamente, nos próximos anos, de contar para a média final do ensino secundário no acesso à faculdade. “A imagem que passa, por parte do Ministério da Educação, é que a Educação Física não é importante, é de total desvalorização”, declarou.
Visite: Lusofonia - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/lusofonia/
Comentários
Por
Rafael Moreno Castellani
em 4 de Março de 2013 às 15:38.
Pois é Laercio...
Trouxe um debate interessante, polêmico e necessário!
Ao longo de minha trajetória na EF escolar, sobretudo pública (Estado de São Paulo), me deparei com tais opiniões e contradições. Entretanto, sempre soubemos que a EF não atua como um bloco monolítico. Dentro da nossa área existem diversas compreensões, muitas delas conflitantes e contraditórias.
Concordo com a turma de Portugal sobre a desvalorização da nossa área. Tinha essa sensação com certa frequencia. No entanto, devemos buscar a sua valorização a partir de outros fatores para além da nota ou número de aulas. Ainda assim, quando valorizada/ reconhecida, tal merecimento de dava a partir de conceitos inadequados e pela falta de conhecimento sobre os reais objetivos e propostas da EF, quando discursavam, por exemplo, da importância da EFescolar para formar grandes atletas, ou deixar os alunos em forma.
É isso.
Espero os comentários dos demais colegas para continuarmos o debate.
Abraço!
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