Felipão dá palestra para integrantes do Forças no Esporte

Na apresentação, técnico de futebol defendeu inclusão de menores carentes por meio do esporte
Brasília, 23/11/2012
Desenvolver a mentalidade nos jovens de que a saúde é mais importante do que qualquer outra coisa e quem tiver talento para o futebol será mostrado e desenvolvido.
Essa foi a tônica usada pelo técnico pentacampeão mundial de futebol com a seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, numa palestra motivacional para 250 alunos, pais e professores que integram o “Programa Forças no Esporte”, concluída hoje (23), em Corumbá e Ladário, cidades do Mato Grosso do Sul.
A convite do Ministério do Esporte, Scolari vislumbrou nessa iniciativa a oportunidade de levar a inclusão social de crianças e adolescentes carentes por meio da prática de esportes, principalmente em regiões de difícil acesso e em áreas fronteiriças do Brasil.
Durante a palestra, o técnico falou um pouco da sua vivência cotidiana e alertou para a capacitação de jovens nos estudos: “É um pouco mais de vivência com crianças, jovens, monitores e professores de educação física. Eu também fui professor e é muito importante. O esporte é uma prevenção de um futuro muito melhor e isso o programa vem fazendo com brilhantismo.”

Forças no Esporte
Desde a sua criação em 2003, o Programa Forças no Esporte é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e com os recursos dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

No último sábado, o programa realizou o encerramento da sua primeira olimpíada, no Parque da Cidade de Brasília, com as modalidades esportivas de voleibol, futebol, atletismo e orientação. A atividade contou com a participação de 1.100 alunos das cidades do entorno do Distrito Federal, atendidas pelos quartéis das três Forças que apoiam o projeto.
O programa é um dos carros-chefes da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), setor que integra a Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd). Hoje, a secretaria comemorou o segundo aniversário com uma cerimônia interna realizada no prédio anexo do Ministério do Exército. 
Em seu discurso, o secretário almirante Julio Saboya de Araújo Jorge fez um balanço dos dois anos do setor e ressaltou as suas prioridades. “Na área de esportes, pretendemos manter os Programas de Atletas de Alto Rendimento e o Forças no Esporte com as crianças pelo Brasil inteiro. Na parte de saúde, daremos sequência ao projeto de prevenção do HIV/DST e, em paralelo a isso, manteremos os programas de vacinação."
Saboya completou ainda dizendo que, no tocante ao ensino, pretende “dar sequência à mentalidade de defesa na sociedade acadêmica, principalmente dentro das universidades; e, na parte de pessoal, conseguir com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a autorização para os concursos que a gente precisa”.

Fotos: Anderson Gallo/Diário Online e CDMB
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 27 de Novembro de 2012 às 03:33.

Não sabia que o Ministério da Defesa fazia um trabalho tão bonito com as crianças brasileiras. Matérias assim é que precisam chegar ao grande público.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Novembro de 2012 às 09:25.

Érik,

Estou deveras agradecido por sua informação. Eis minha contribuição para o Programa através do e-mail que enviei nesta data para a Assessoria de Comunicação do Ministério:

 

Senhor Roberto Thomaz

Tomei conhecimento através da Internet sobre o Programa Forças no Esporte  que o Ministério vem realizando com crianças e jovens de todo o País.  

Desejoso de somar esforços peço considerar o que se contém em meu trabalho silencioso, mas que em pouco mais de dois anos vem contribuindo com ensinamentos valiosos à classe de professores nacionais. Trata-se da implantação de uma nova metodologia a ser empregada para qualquer ensino desportivo guardadas as suas peculiaridades. Poderá verificar o Programa Metodológico no sítio exclusivamente educacional do Prezi no seguinte endereço: http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/

Para tanto, construí um blogue – www.procrie.com.br/ - cujos resultados causam-me um justo orgulho, pois são pouco mais de 120 mil visitas a também pouco mais de 200 mil páginas, com tempo de permanência na página de 00:02;16. Embora os brasileiros sejam maioria esmagadora (90%), há internautas interessados em outros 112 países.

Terei imenso prazer em dar esse contributo ao Programa Forças no Esporte, acrescentando que é factível de aplicação em variados esportes e, principalmente, no caso do voleibol, indicado para a população feminina, a mais carente e pouco privilegiada em um país voltado para a cultura futebolística. Devo acrescentar que já realizei palestras a respeito na EsEFEx, no Rio, e na Escola de Preparação de Oficiais da Polícia Militar, em Florianópolis.

Atenciosamente,   

Roberto Pimentel

Niterói – RJ

PS: Por sugestão do novo presidente da FIVB, Ary Graça, estou enviando pedido à entidade para cadastrar-me como Treinador Internacional, especializado na área da Iniciação de crianças e Formação de equipes. Além, acaba de sair do prelo a “História do Voleibol no Brasil, 2vol. e 1.047 pág. de minha autoria.  

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.