Desporto e Forças Armadas
15-11-2012
 

O Estado atribui ao desporto um papel relevante na promoção do desenvolvimento humano e social, entendendo-o não apenas como atividade recreativa ou espaço de competição, mas também e sobretudo, como vetor fundamental da educação integral do indivíduo.


Por via disso, o governo dá ao desporto nas forças armadas uma especial atenção, pelas potencialidades específicas que a instituição militar detém, tanto no plano das infraestruturas para a prática do desporto, como no domínio da formação de novos talentos.


É do conhecimento geral que a prática do desporto tem tradição enraizada na instituição militar, sendo estimulada como forma de manter a preparação física dos militares e de fomentar o bem-estar e o culto da camaradagem, do espírito de equipa e da disciplina.


A necessidade do desenvolvimento e inserção qualitativa do desporto militar no quadro do sistema desportivo nacional, constitui-se como um fator de elevada importância para o desenvolvimento do desporto militar mas também para o desenvolvimento desportivo nacional.


A prática desportiva no seio das forças armadas, constitui-se também, como uma via privilegiada para a formação de atletas de exceção e para a diversificação do desporto a nível nacional.


Considerando que o desenvolvimento harmonioso da prática desportiva nacional deve passar pela articulação e estreita cooperação entre as diferentes entidades ligadas aos diferentes subsetores desportivos e pela assunção plena de um sentido de responsabilidade solidária dos diversos agentes desportivos, decidiu a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude proceder à organização de um Seminário com o objectivo de proporcionar um momento de informação, aprendizagem e discussão sobre a temática aqui apresentada.

São objetivos do Seminário:

_ Melhorar o conhecimento e a compreensão do Subsetor do Desporto Militar;
_ Elencar boas práticas de cooperação entre os Subsetores do Desporto Militar e Associativo;
_ Compreender os pontos de contato e cooperação entre os dois Subsetores e a sua importância no Desenvolvimento Desportivo Nacional;
_ Perceber o papel do Desporto Militar no apoio e desenvolvimento do Desporto de Alto Rendimento;
_ Compreender o papel e contribuição da Educação Física e Desporto Militar no desenvolvimento da generalização da prática Desportiva;
_ Perspectivar o futuro na ligação entre os dois Subsetores com vista à melhoria do desenvolvimento desportivo Nacional;
_ Compreender o papel do apoio médico;
_ Importância da existência de Carta Desportiva Nacional.

O Seminário O Desporto Militar como Fator de Desenvolvimento Desportivo realiza-se no dia 15 de Novembro, no Estado Maior da Força Aérea, cito na Avenida Leite de Vasconcelos, Alfragide - Amadora, Portugal.

http://www.idesporto.pt/noticia.aspx?id=395

[]´s Erik Ávila

Comentários

Por András Vörös
em 26 de Outubro de 2012 às 14:43.

Tenho uma curiosidade:


"Por via disso, o governo dá ao desporto nas forças armadas uma especial atenção, pelas potencialidades específicas que a instituição militar detém, tanto no plano das infraestruturas para a prática do desporto, como no domínio da formação de novos talentos."

Esta frase se refere ao Brasil ou a Portugal?

Por Erik ávila
em 27 de Outubro de 2012 às 19:39.

Meu amigo András,

O curso e a referência são de Portugal, mas tem algo de semelhante no Brasil, em menor escala, infelizmente.

Porém, isso vem crescendo, teremos novidades em breve.

[]´s Erik Ávila


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.