Cevnautas dos Esportes de Aventura,

Está rolando a discussão abaixo na comunidade cevcafé. Vamos entrar no assunto?

http://cev.org.br/comunidade/cevcafe/debate/futurismo-alunos-educacao-fisica-ifet-sul-minas-treinam-tiro-paintball

Futurismo, Alunos de Educação Física do Ifet Sul de Minas Treinam Tiro. Paintball

Por Laercio Elias Pereira em 15-12-2010, às 23h21. 1 comentário. Deixe o seu.

Cevnautas, Parece adequado, e boa preparação pra encarar o ofício, ver alunos de Educação Física em jogo de atirar. Mas é esquisito. Já não se faz Educação Física como antigamente:

http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/noticias/41-esportes/514-alunos-do-curso-de-educacao-fisica-jogam-paintball

Comentários Por András Vörös em 16-12-2010, às 09h59.

Caro Laércio: é interessante como as concepções de Educação variam conforme os seus patrocinadores.

Partindo da frase de apresentação institucional do texto: "Alunos do Curso de Educação Física Participaram de um jogo de Paintball na cidade de Poços de Caldas. Esta prática esportiva faz parte da disciplina Atividade Física na Natureza." é possível notar que não há muito compromisso com Educação !!!!! mais parece uma atividade de marketing para agradar os alunos...... Deixo as seguintes perguntas para os estudiosos comentarem:

1. como uma atividade praticada em uma área reservada, cercada de telas, com sucatas de veículos, pode ser considerada de Natureza....

2. o impacto ambiental das sucatas e da tinta (das bolinhas) despejada no terreno é natural?

3. quais são os objetivos educacionais da atividade? atingir o outro? isso é natural?

4. creio que falta uma melhor informação para os criadores da disciplina sobre o que é Natureza,e o que é Atividade Física !!! Espero que não confundam com Esportes radicais e de aventura ...rsrsrsrsrs... Deixo meu pesar e repúdio para tal iniciativa.....

Comentários

Por Dimitri Wuo Pereira
em 17 de Dezembro de 2010 às 17:18.

Excelente debate

 

Não sei se consigo responder as perguntas acima, talvez consiga fazer outras e possamos refletir juntos

1 Qual o nosso conceito de Natureza?

Para Morin (2005) natureza vem do grego physis, isto é, aquilo que é físico, portanto tudo que é natural é aquilo que possui matéria, independente se recebeu tratamento cultural ou não, exemplo; uma escalada pode acontecer em 2 ambientes diferentes: parede de rocha ou parede construida de madeira ou concreto, ambos ambientes naturais, porém cada um com sua quantidade de cultura inserida, afinal quando se sobre uma parede ainda não escalada por outro ser humano, acaba-se produzindo uma via de escalada, ou seja , culturalizando a rocha, a diferença com a parede artificial, é a quantidade cultura depositada na natureza física do ambiente

2 Qual o impacto ambiental das atividades que realizamos?

Os princípios de excursionismo de mínimo impacto a natureza (www.pegaleve.org.br), são idéias interessantes sobre o assunto, que procuro adotar nas aulas de graduação, pois mostram quanto nossa produção cultural pode degradar o ambiente em que vivemos

Costumo ir além nessa discussão e propor que atividades que necessitam motor para o prazer das mesmas não sejam consideradas conteúdo das disciplinas de graduação, pois incentivam o  uso de combustíveis fósseis apenas para o divertimento pessoal, nçao levando em conta o impacto que causa a espécie humana

o artigo abaixo discute esse assunto

PEREIRA, D. W. Aventura na mídia impressa: imagens, mensagens e complexidade. Comunicação Oral. In: 22º Enarel – Encontro Nacional de Recreação e Lazer. Atibaia – SP. Anais... Nov. 2010.

3 Qual o objetivo educacional?

A queimada muito usada na educação física escolar, segue a mesma regra do paintball, isto é, o paintball é uma queimada mais tecnológica e surgiu da queimada, proponho que em nossas aulas na graduação ou na educação básica essas questões sejam debatidas pelos alunos para que decidam se querem ou não por esse tipo de jogo e que reflitam sobre sobre as ações existentes

4 Esportes radicais: de aventura e ação, o que é isso?

Ainda há muito que se discutir sobre a conceituação de tal disciplina acadêmica, minha posição está colocada no artigo:

PEREIRA, D. W.; ARMBRUST, I.; RICARDO, D. P. Esportes Radicais de Aventura e Ação, conceitos, classificações e características. Corpoconsciência. Santo André – SP, FEFISA, v. 12, n. 1, 2008, p. 37 – 55.

Betran na Espanha propõe AFAN, mas não me agrada os motores fazerem parte da classificação apresentada por ele

Existe também PCAN, mas essa outra sigla como muitas outras não explica de forma complexa, isto é, compreendendo as contradições inerentes ao seu significado. Práticas humanas são sempre corporais, o ser humano só existe em corpo, portanto é uma redundância.

Atividades de Aventura é um conceito mais interessante, mas exclui o significado de esporte intencionalmente, pois considera o esporte dentro da lógica marxista, excluindo-o e portanto se tornando um sentido redutor ao termo

Mas de qualquer forma acredito que vale a pena discutirmos esse tema, seja qual for o conceito que se assuma ao final.

 

Dimitri  

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.