“A Pesquisa Científica dos Esportes e da Educação Física em Âmbito Internacional”
Seminário da Comissão de Turismo e Desporto - 15 de dezembro de 2009

Apresentação

Deliberou esta Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados por promover o Seminário “Pesquisa Científica dos Esportes e da Educação Física em Âmbito Internacional”, por meio do Requerimento número 182/09, de autoria do Deputado Otavio Leite (PSDB/RJ), aprovado em 15/07/2009.
Considerando 2009 o “Ano da Educação Física Escolar Brasileira”, assim eleito pelo Sistema CONFEF/CREFs e acatado por essa importante Comissão; considerando o resultado do Seminário organizado nesta casa pela CTD, em 13 de maio último versando neste tema; considerando a iniciativa do Comitê Olímpico Internacional – COI, em reunir dois centros de excelência na pesquisa científica dos esportes e da educação física de âmbito internacional, o que aproxima ainda mais dois grandiosos países, a saber: BRASIL E CHINA; e considerando ainda a necessidade de enfatizar os valores educacionais e sociais do esporte e da educação física, ajustados às diferentes culturas dos praticantes, atletas ou não, de todas as idades, propõe-se o presente SEMINÁRIO na Comissão de Turismo e Desportos para ensejar o debate sobre “A Pesquisa Científica dos Esportes e da Educação Física em Âmbito Internacional”, e para o Lançamento do Livro “Leituras em Estudos Olímpicos” de Produção Brasil-China - preferencialmente a partir da segunda quinzena do mês de agosto de 2009.

Em sua justificativa nos explica o autor do requerimento:
“Através do Sistema CONFEF/CREFs, Conselhos Federal e Regionais de Educação Física, fui informado do esforço do COI – Comitê Olímpico Internacional em lançar uma coletânea de três volumes, um a cada ano – 2009 – 2010 e 2011 – versando sobre a ciência no esporte e na educação física mundial, especialmente quanto aos esportes olímpicos, mas também atendendo a todas as práticas existentes.

A proposta do COI com esse livro – o qual o lançamento se dará nesta casa se a Comissão de Turismo e Desporto aprovar este requerimento – é a de dar um sentido multicultural aos esportes de modo a enfatizar valores educacionais e sociais ajustados às diferentes culturas de atletas e praticantes.
Para tanto, foram escolhidos editores Brasileiros e Chineses especialistas em valores do esporte e da educação olímpica, que mobilizaram 84 autores dos cinco continentes visando o exame das tradições dos esportes nos diversos países, refletidas nos jogos olímpicos e na atual carta olímpica, além de estudos indicativos de nuances culturais de diferentes origens que necessitam ser levadas em conta para expansão futura do esporte como prática e meio de desenvolvimento e paz social.
O Livro, que recebeu o título em Inglês de: “Olympic Studies Reader”, em Português: “Leituras em Estudos Olímpicos”; teve a produção gráfica e editorial feita pela Universidade Gama Filho e a impressão esta sendo realizada pela Editora da Universidade do Esporte de Beijing, na China. A distribuição – GRATUITA – por meio do COI e Comitês Olímpicos Nacionais ocorrerá em mais de cem países.

Percebi de imediato a importância desse fato para o momento que nosso país vive, pois além de significar a elevação do prestígio da pesquisa nacional em esporte e educação física, acompanha a tendência de nosso país em sediar “megaeventos esportivos” com importantes impactos sociais e econômicos, como a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Vislumbrei também que os textos reunidos no livro trazem a abertura de mais uma frente de incentivo à melhoria da Educação Física Escolar Nacional, tema defendido pelo Sistema CONFEF/CREFs e recentemente apoiado por esta
Comissão, em decisão final no Seminário do dia 13 de maio de 2009, no Auditório Nereu Ramos.

A ênfase a ser dada aos valores transmitidos pela Educação Física e Esporte quer pelos meios educacionais ou pela mídia; a valorização dos Profissionais de Educação Física como vetores dos valores identificados válidos para o Brasil; o destaque a ser dado aos esforços da Academia Olímpica Brasileira e do Comitê Olímpico Brasileiro para a transmissão de valores olímpicos nos meios esportivos nacionais; e, finalmente, mas não menos importantes, a relevância da associação entre o Brasil e a China num projeto internacional que pode consolidar ou resultar em novas lideranças por parte dos países emergentes no âmbito esportivo internacional, qualificam o assunto como de grande importância para a Comissão de Turismo e Desporto.”

Com a realização deste Seminário temos a convicção de que contribuiremos para o aprofundamento dos laços de amizade e cooperação entre o Brasil e a China. Para um País que receberá, em breve, dois dos maiores eventos esportivos mundiais: a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas no Rio de 2016 sempre será oportuno promover o diálogo entre os setores responsáveis na sociedade e no governo pelo desenvolvimento do nosso esporte olímpico e da educação física nacionais para com a expertise e a experiência de outras potências esportivas mundiais, neste caso a China.

Realização:

Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.

Apoio:

Universidade Gama Filho
Universidade do Esporte de Beijing
Comitê Olímpico Internacional (COI)
Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Sistema CONFEF/CREFs – Conselhos Federal e Regionais de Educação Física.

Público-Alvo:

Parlamentares; servidores e técnicos dos Ministérios do Esporte e da Educação, secretários estaduais e municipais de esporte e educação;
profissionais de educação física; jornalistas especializados; dirigentes; atletas e outros profissionais de esporte; pesquisadores; docentes e estudantes das Faculdades de Educação Física e outros.
Estrutura e Metodologia propostas:
O Seminário se realizará em uma tarde, das quatorze às dezoito horas e trinta minutos, na terça-feira, dia quinze de dezembro.
O Seminário constará de uma Mesa de Abertura com a manifestação das autoridades presentes, de uma ato de lançamento do livro com a manifestação dos seus autores, e de um ato de encerramento com a manifestação dos senhores e senhoras parlamentares presentes.

Programação Geral

Tema: Seminário “Pesquisa Científica dos Esportes e da Educação Física em Âmbito Internacional”
Data: 15 de Dezembro – 14 horas
Local: Plenário de Comissão a definir/Anexo II
Câmara dos Deputados – Brasília/DF

PROGRAMAÇÃO

14h - Abertura do Evento
Ministro do Esporte - Orlando Silva;
Ministro da Educação – Fernando Haddad;
Presidente da Câmara dos Deputados – Deputado Michel Temer;
Presidente da Comissão de Turismo e Desporto/Câmara dos Deputados - Deputado Afonso Hamm (PP-RS);
Autor do Requerimento – Deputado Otavio Leite (PSDB-RJ);
Presidente da Comitê Olímpico Brasileiro – Carlos Arthur Nuzman;
Representante do Comitê Olímpico Internacional;
Magnífica Reitora da Universidade Gama Filho – Maria José Cavalheiro de Macedo Wehling;
Presidente do CONFEF – Jorge Steinhilber.

15h - CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO LIVRO “OLYMPIC STUDIES READER”, PRODUZIDO POR COOPERAÇÃO ENTRE AS UNIVERSIDADES DO ESPORTE DE BEIJING (CHINA) E GAMA FILHO (BRASIL) COM APOIO DO COMITÊ OLIMPICO INTERNACIONAL – COI (LAUSANNE – SUIÇA).

Leitura da MENSAGEM DO SR. JACQUES ROGGE, PRESIDENTE DO COI

APRESENTAÇÃO DO LIVRO EM LANÇAMENTO E RESPECTIVOS SIGNIFICADOS PARA A PROFISSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PARA OS DESAFIOS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS DA PRÓXIMA DÉCADA NO BRASIL.

15h15 - Apresentação do Livro, pela sua Diretora de Edição no Brasil - Dra. Ana Miragaya;

15h35 - Dr. Lamartine apresenta o tema das pesquisas olímpicas internacionais;

15h55 - Dr. Jorge Steinhilber, fala sobre os grandes legados esportivos e a participação dos Profissionais de Educação Física;

16h25 – MANIFESTAÇÃO DOS PARLAMENTARES DA CTD

17h30 - Encerramento.

Comentários

Por Otavio Guimaraes Tavares da Silva
em 14 de Dezembro de 2009 às 22:36.

Laércio,

Taí um bom exemplo do exercício da política.

Também um reflexo do trabalho incansável do Lamartine.

Por fim, nota-se que há 1 hora para a cerimônia de abertura, 35 minutos para os membros da CTD e nem 15 para apreesentar o livro.

Otávio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.