Caro, venho por meio deste, saber se alguém conhece e/ou indica referências bibliográficas sobre o uso de/das instalações esportivas como base de treinamento de delegações olímpicas, seja no Brasil ou fora.

Grato, aguardo.

Abraço.

[]´s

Erik Ávila

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 17 de Julho de 2013 às 13:16.

Opa, Erik, cevnautas do Olimpismo,

Vocês viram o anuncio do COB sobre o Centro de Treinamento na Holanda?

20/05/13 15:50 COB disponibiliza CT’s da Holanda para o treinamento de atletas brasileiros Parceria entre COB e Comitê Olímpico Holandês possibilitará o treinamento em quatro CT’s, além de capacitação profissional e apoio administrativo

Os atletas brasileiros ganharam mais opções de treinamento no exterior para a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta segunda-feira, dia 20, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) assinou um convênio com o Comitê Olímpico da Holanda, que possibilitará aos atletas brasileiros condições especiais de treinamento em quatro dos principais CT’s holandeses.  A parceria com o Comitê Olímpico da Holanda é mais uma ação do COB para melhorar a qualidade de treinamento dos atletas do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“A Holanda é um país com grande tradição em diversas modalidades olímpicas e possui excelentes Centros de Treinamento. Agora, esses centros estão à disposição dos atletas brasileiros. Estamos certos de que essa parceria trará muitos benefícios para a preparação dos nossos atletas”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.  “Estamos muito felizes com essa parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, importante para a execução do nosso planejamento para o Rio 2016”, considerou Gerard Dielessen, CEO do Comitê Olímpico da Holanda.

O acordo tem validade até dezembro de 2016, com opção de renovação. Com isso, o Brasil passa a contar com quatro dos principais Centros de Treinamento holandeses para a realização de períodos de treinamento (training camps) de seus atletas. O COB, por sua vez, dará apoio logístico e operacional aos atletas ou equipes indicadas pelo Comitê Olímpico da Holanda que vierem ao Brasil em período de treinamento, aclimatação ou ambientação visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, as duas partes se comprometem a dar apoio administrativo e a desenvolver um planejamento em conjunto para a capacitação de recursos humanos, com foco principal em profissionais que trabalhem com as ciências do esporte.

Nos últimos meses, o COB implementou uma série de ações para melhorar a qualidade de treinamento dos atletas do Time Brasil com vistas ao Rio 2016. Além da contratação direta de treinadores estrangeiros para modalidades estratégicas, o COB intensificou o envio de equipamentos esportivos para confederações e clubes.

Na semana passada, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Escola Naval assinaram convênio para transformar o local em base de treinamento para quatro modalidades olímpicas até os Jogos Rio 2016: vela, nado sincronizado, polo aquático e tiro esportivo. Em março, o COB já havia acertado uma parceria com o Centro de Alta Performance do americano Michael Johnson, no Texas (EUA).  Funcionários do COB já visitaram o centro do campeão olímpico e estão estudando o envio de atletas brasileiros para a complementação do treinamento no local.

“Estamos trabalhando intensamente para aumentar a base de atletas com condições de participar da delegação brasileira em 2016 e para propiciar as melhores condições possíveis de treinamento para esses atletas”, disse o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.

FONTE (com fotos e links): http://www.cob.org.br/noticias-cob/cob-disponibiliza-cts-da-holanda-para-o-treinamento-de-atletas-brasileiros-034975

Por Erik ávila
em 18 de Julho de 2013 às 10:26.

Caro Laércio, muito obrigado pela resposta e pela fonte!!

Inclusive, trabalho na Escola Naval e auxiliei o Comando na elaboração e confecção dos termos do acordo entre o COB e EN!

Como informação, os holandeses, como forma de parceria e bom relacionamento, também estão utilizando as instalações de Vela para treinamento (Trainning Camping de Vela) em conjunto com a equipe brasileira.

Desde ontem venho fazendo algumas pesquisas e solicitei ao COB, autorização para acessar à biblioteca daquela entidade, existem vários títulos referentes às instalações esportivas e projetos olímpicos de sucesso (planos de candidaturas).

Também consegui referências no site do COI sobre "briefing" e "debrifing" dos Jogos (principalmente o de 2012).

Vou continuar pesquisando, assim que tiver mais detalhes e informações repasso a todos na lista. Mesmo assim gostaria de receber mais notícias dos frequentadores dessa lista!

Novamente, muito obrigado pelo apoio. Em breve, teremos mais novidades aqui da Escola Naval.

[]´s

Erik Ávila

Por Tárik Vaz Nina
em 18 de Julho de 2013 às 17:21.

Boa tarde,

Assunto interessante. Se conseguires acesso às referências, divulga pra turma.

Obrigado.

 

Por Erik ávila
em 19 de Julho de 2013 às 08:31.

Senhores, fonte de pesquisa no site do Comitê Olímpico Brasileiro:

http://www.cob.org.br/cultura-e-educacao/biblioteca

Quando tiver acesso aos conteúdos coloco aqui na lista.

O Google Acadêmico também tráz boas referências sobre o assunto, na busca: "Instalações Esportivas".

Vamos continuar com as contribuições.

Obrigado.

[]´s

Erik Ávila


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.