O programa olímpico Inspire de Londres 2012 inspirou uma geração? Uma visão realista
Vassil Departamento Girginov de Ciências da Vida, Universidade de Brunel, Reino Unido; Professor Visitante da Universidade de Joanesburgo, África do Sul 2016
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 esforçaram-se explicitamente em usar os Jogos para inspirar uma geração. Isto é nada menos do que colocar a reivindicação principal do Olimpismo à prova, mas surpreendentemente o projeto Inspire recebeu praticamente nenhuma análise científica. Usando uma visão educacionalmente formatada da ideia de inspiração, este trabalho interroga as avaliações oficiais do programa Inspire de Londres 2012 a partir de uma perspectiva de avaliação realista, questionando quais são a teoria, mecanismos e resultados do programa. Este artigo também considera a relação entre a evidência, a investigação e a elaboração de políticas no contexto dos Jogos Olímpicos como um projeto educacional. Argumenta-se que as avaliações oficiais do programa Inspire falharam em fornecer respostas às perguntas-chave de por que, como e em que condições ocorreram os efeitos do programa e para quem. Desta forma, eles perpetuam ainda mais os poderes míticos dos Jogos Olímpicos de mudar o comportamento dos jovens por meio do esporte com base em evidências altamente problemáticas.
Palavras-chave. Evidencia, inspiração, Londres 2012, Jogos Olímpicos, programas, avaliação realista, jovens
Comentários
Por
Laercio Elias Pereira
em 24 de Fevereiro de 2016 às 12:10.
Opa, Nosso Adm Otávio,
OBRIGADO!
Está no ar:
http://cev.org.br/biblioteca/o-programa-olimpico-inspire-de-londres-2012-inspirou-uma-geracao-uma-visao-realista/
Laércio
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