Artigo produzido por autores brasileiros e que aborda o Badminton, esporte em plena projeção no Brasil, é publicado em revista científica internacional, a Gazzetta Medica Italiana. A pesquisa foi realizada por autores realmente envolvidos no desenvolvimento do esporte no nosso país, entre eles, o professor João Guilherme Cren Chiminazzo. O artigo, entitulado: “Comparison of isokinetic muscle performance in male and female badminton young athletes”, torna-se uma referência na prevenção, prescrição de treinamento e reabilitação de atletas de badminton, bem como serve de referência para futuros estudos que versem sobre parâmetros de performance muscular e incidência de lesões no badminton.
“Este trabalho foi realizado por um grupo de profissionais comprometidos com o avanço do esporte no Brasil e com a sua sustentação científica. Ou seja, pessoas engajadas na busca de respostas mais confiáveis para a humanidade acerca dos fenômenos esportivos. E é importante que este modelo de conduta seja reforçado no nosso país, onde o povo muitas vezes sofre com a falta de criticidade. O artigo publicado tem relevância inclusive por tratar de um esporte que vem ganhando destaque, mas que ainda não conta com muitos estudos científicos publicados. Assim, deixamos aqui um estímulo para futuras pesquisas e aprimoramentos do conhecimento”, afirma João Guilherme, que reúne em seu currículo atividades como a docência universitária na Metrocamp e Unipinhal, a Coordenação da Equipe de Badminton Fonte São Paulo, a Coordenação Técnica da Confederação Brasileira de Badminton e o trabalho de Consultoria e Assessoria no INC.
Site da Revista - Gazzetta Medica Italiana:
http://www.minervamedica.it/en/journals/gazzetta-medica-italiana/article.php?cod=R22Y2012N05A0621
Comentários
Por
Laercio Elias Pereira
em 25 de Setembro de 2012 às 09:07.
Opa, Nosso ADM Chiminazzo,
Manda o resumo traduzido pra gente cadastrar a Gazzetta e o artigo na biblioteca do CEV? Laercio
Por
João Guilherme Cren Chiminazzo
em 25 de Setembro de 2012 às 14:32.
Opa.. é para já!
Resumo
Aim: O objetivo deste estudo é analisar o desempenho muscular de membros inferiores de atletas jovens de elite do Badminton brasileiro, e realizar comparações entre os gêneros nas variáveis: pico de torque (PT), potência máxima (PTM), índice de fadiga (IF) e razão I/Q dos músculos envolvidos na articulação do joelho. Methods: Participaram 13 atletas (sexo masculino n=8) e (sexo feminino n=5), com idades entre 14 e 20 anos, saudáveis, pertencentes à categoria junior e adulta, pertencentes a seleção brasileira de Badminton. O desempenho muscular isocinético concêntrico da musculatura flexora e extensora do joelho foi mensurada por meio de dinamômetro isocinético nas velocidades angulares de 60°/s, 180°/s e 240°/s. Results: A comparação dos valores de PT (60º/s), Potencia (180º/s) e IF (240º/s) não mostraram diferenças estatisticamente significantes entre os membros e entre os gêneros. A comparação da razão I/Q entre as três velocidades avaliadas apresentou diferença significante entre a I/Q a 60º/s e 180º/s e 60º/s para 240º/s, em ambos os gêneros. Conclusion: O presente estudo não encontrou diferenças significantes no desempenho muscular de atletas de Badminton quando comparados os gêneros, bem como não foi encontrada maior propensão à lesões no sexo feminino como sugerido pela literatura.
Keywords: esporte com raquete, força muscular, membros inferiores
Por
Laercio Elias Pereira
em 25 de Setembro de 2012 às 15:38.
Ops, João, Pessoal, está publicado na biblioteca.
Laercio
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.