Voltei a ler em alguns blogs a insinuação de que a recuperação dos atletas profissionais no Brasil está estagnada. E na área da fisioterapia, estar estagnado significa ter retrocedido.

Colocam em dúvidas as ações de membros das Comissão Técnicas referente ao planejamento estratégico nas disputas dos inúmeros torneios (campeonatos regionais, nacionais, Libertadores, etc). Dizem os "bloguistas" que os jogadores se lesionam porque a recuperação física entre um jogo e outro é falho. Que os fisioterapeutas não estão dando conta do batente. Alguns dizem que na Europa os treinadores são mais inteligentes na hora de poupar seus atletas, fazendo um revezamento e não sobrecarregando o jogador nem seus fisioterapeutas.

Eu, particularmente, acho tudo isso uma bobagem. Na Europa a quantidade de jogos é menor, os campos são melhores, o clima é mais ameno, as tabelas são mais organizadas, as viagens mais curtas, e por conta disso tudo e mais um pouco, é que tudo é diferente do Brasil.  

Alguns deles chegam a dizer que o profissional brasileiro do futebol não gosta de novidades e estão arraigados em velhos conceitos. Um deles chega a dizer que o Refis, que já foi referência na área de recuperação, está decadente. Outro fala que falta "massa encefálica" à velha geração de profissionais do futebol (treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, massagistas, etc). Uns tratam esses profissionais como burrinhos e cabeças duras.

Será que tudo isso é verdadeiro ou será que quem está com falta de "massa cinzenta" e não percebe o ridículo do que está escrevendo são os blogueiros?

Abraços,

Comentários

Por Mateus Simões Mendes
em 28 de Março de 2012 às 21:13.

Olá Edison e todos colegas da comunidade,

Concordo plenamente com suas palavras. Realmente não podemos comparar todo o sistema de funcionamento (campo, número de jogos, clima, condições de trabalho, suporte financeiro, treinadores, fisioterapeutas, preparadores físicos e mesmo os atletas) do futebol europeu com o brasileiro.

Como fisioterapeuta, posso afirmar que nós estamos tão bem preparados quanto profissionais de outros países. Já tive contato com alguns treinadores de times grande e sei que são muito competentes e trabalham dentro de suas possibilidades, realizando trabalho maravilhoso.

Acho que pessoas que escrevem isso não fazem idéia de quanto nós somos valorizados lá fora. O grande mal é que não somos valorizados em nosso prórpio país, o que faz com que cada vez mais profissionais qualificados saiam para buscar reconhecimento lá fora.

Quanto ao Refis, queria entender como está decadente, já que muitos atletas vem dos países europeus para se tratarem lá.

Abraço a todos,

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 30 de Março de 2012 às 02:22.

Pessoal..... acredito que, para nós, falta  ciência. Falta  pesquisa. Falta  estudo. Não podemos mais ficar  olhando, de  fora,  uma coisa e  enaltecendo essa  coisa, renegando a último plano o que  fazemos, ou melhor tudo o que  fazemos.

Muitos  coemntam que nossoa índice de  lesão é alto e  que na  Europa sim o  índice é baixo, que  lá  é melhor, é  isso ou aquilo.... Sem querer me  alongar, a  pergunta que faço é a seguinte: Qual é a  comprovação científica que  temos um índice de  lesão alto? Eu já publiquei alguns  trabalhos em congressos que  comprovava que os  índices de  lesão estavam todos  abaixo da média preconizada pela FIFA..... 

Antes de  criticar temos que  entender um pouco mais das  coisas e não sair  falando bobagem, precisamos de  ciência, de  pesquisas, de  estudos e  consequentemente de  conhecimento produzido aqui!!!! isso   falta  para  gente... estamos atrás de  muitos e  muitos  países  pelo mundo!!!

abraços

JG

Por Edison Yamazaki
em 8 de Maio de 2012 às 02:38.

Mateus e Chiminazzo, Os autores de alguns blogs que lí parecem ser de "pesquisadores" e "estudiosos" do futebol, pois nelas haviam análises técnicas e táticas de algumas equipes, principalmente agora que o Barcelona está na moda. Falta estudo sim. Falta ciência. Falta pesquisa. Não sei de onde tiraram a idéia de que na Europa a recuperação é mais rápida. Não conheço também de onde tiraram a idéia de que no Brasil o planejamento é pior. Resumindo, lí o que escreveram esses "especialistas" e só. O que me intriga é que isso começou a acontecer recentemente (talvez uns cinco ou seis anos), pois não me lembro disso quando a Copa do Mundo foi aqui no Japão. Acho que tudo isso aconteceu porque alguém resolveu "analisar" o perfil do Mourinho, hoje no Real Madrid e aí surgiu o Guardiola. Para falar a verdade, não sei. É tudo um chutômetro. Eu não gosto muito quando leio que os métodos de treinamentos atuais são arcaicos, que os preparadores físicos estão ultrapassados, etc. Acho uma falta de respeito para aqueles que estão trabalhando nos campos, nas quadras, nas pistas. Sei que tudo muda, que novos métodos aparecem, que a ciência está aí para ajudar e mostrar muitas coisas, mas sair escrevendo que os atuais profissionais brasileiros estão "gagás" é grave. Só não me incomodo mais ainda porque percebo que os blogueiros são jovens voluntáriosos, poucos experientes, pretensiosos e muitas vezes sem conhecimento "in loco" do que pensam e escrevem. Resumindo, são apenas analistas superficiais com tempo de sobra. Uma pergunta... de onde saíram tantos blogueiros falando de esportes? Das faculdades de Educação Física? Do jornalismo? De onde?

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 9 de Maio de 2012 às 11:25.

Edison... Bom dia!! Concordo plenamente com vc. Eu acredito muito na ciência como um dos pilares que sustentam o alto nível, e vejo que no BRASIL a ciência do futebol é precária por tudo que representamos do futebol no mundo. Falta estudos!!! Assim devemos sempre filtrar aquilo que lemos, escutamos, ouvimos, caso contrário caímos no achologismo, no chutômetro e isso é perder tempo!!! Eu acredito que esses blogueiros sempre existiram, porém agora eles conseguem utilziar de uma ferramente poderosíssima que que é a mídia social e com isso a informações fica exposta para todos. Enfim, não sei se chega ser preocupante isso, mas devemos sim ter a capacidade crítica de ler/ouvir e discernir o que é ciência e o que é senso comum. Defendo em sala de aula que devemos é fazer ciência, pesquisar, estudar, para assim crescermos ao invés de ficarmos mirabolando idéias infundadas!!! Concordo contigo, são analistas susperficiais com tempo de sobra!!!! Aproveitariam e contribuiriam muito mais se fizessem ciência... Um abraço

Por Edison Yamazaki
em 9 de Maio de 2012 às 18:56.

Chiminazzo, Parece que na área médica voltada ao futebol profissional (fisioterapeutas, ortopedistas, nutricionistas, etc) o Brasil está bem servido. O problema parece ser na parte dos treinos de campo e os métodos utilizados, principalmente nas categorias de base, onde estão envolvidos indivíduos em formação. A preparação física específica ao futebol parece também que está sendo reavaliado. Espero que em tudo isso tenha um pouco de ciência, de pesquisas.

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 9 de Maio de 2012 às 23:54.

Olá Edison... Só nós conversamos nesta lista!!! rsssss Olha, na minha opinião, o BRASIL é muito bom em todas as áreas e profissionais que atuam no mundo da bola, inclusive técnicos, preparadores físicos entre outros que vc citou. O problema é o aspecto científico no BRASIL, que é muuuuuuito pobre. Isso em todas as áreas, pouco se publica no Brasil. Fazemos pouca ciência, quase nada!! E isso é ruim, pois não ganhamos qualidade de trabalho, apenas importamos conhecimento. Sou preparador físico e confesso que na prática somos muito bom, reconhecidos, mas não pesquisamos, não publicamos, não fazemos ciência. E isso é ruim... Tô tentando mudar algumas coisas, publicando artigos e trabalhso em congressos....

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.