Preocupado em responder essa questão, um orientando meu entrevistou jogadores profissionais de futsal e descobriu que a maior parte se iniciou na modalidade e competiu no âmbito federado em idades recomendadas pela literatura, respectivamente aos 10 e 12 anos.

Esse dado é muito interessante, pois coloca sob suspeita a alegação de parte dos treinadores de menores de que para se chegar ao alto rendimento se precisaria iniciar e competir cedo. Na prática, não encontramos isso. Ao contrário, boa parte dos 97 jogadores que entrevistamos não jogou as categorias mais polêmicas do futsal: sub-7 e sub-9. Polêmicas, sobretudo, porque palco de cobranças excessivas de parte dos treinadores e dos pais sobre as crianças.

Antes que alguém deduza que sou contra a iniciação ao futsal nessas idades, afirmo que sou a favor, pois, se bem realizada, deixaria uma ótima herança para as fases futuras, além do fato de as crianças estarem envolvidas com o esporte, um fenômeno de enorme alcance educacional se bem conduzido pedagogicamente. 

Por outro lado, sou contra iniciar crianças no futsal nessas idades e transformar suas vidas num verdadeiro tormeto, no qual teriam de correr atrás de resultados precoces para atender às sempre exageradas expectativas dos autodefinidos "formadores de campeões", sejam eles treinadores e/ou pais.

Você pode fazer o download ou salvar o artígo na íntegra e tirar suas próprias conclusões: Idades de início de atletas de futsal de alto rendimento na prática sistemática e em competições federadas da modalidade

Comentários

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 31 de Dezembro de 2010 às 08:12.

Este tema requer por parte de todos envolvidos com o futsal um ÁRDUO e PENOSO trabalho de conscientização do grande público do futsal (pais, parentes, espectadores, profissionais maus preparados, coordenadores de escolas, diretores de clubes, agenciadores e etc. etc.), pois a pressão é grande em cima do professor da iniciação para que ele ensine “trigonometria” para quem precisa aprender os conceitos básicos da “matemática”.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.