Este tema abre um leque para extensas e por que não calorosas discussões. Vejo a Iniciação Esportiva como um processo complexo que requer uma demanda muito grande de conteúdos para que possam contemplar as necessidades e possibilidades do aprendiz. Isso não é um conceito, trata-se apenas de uma visão superficial de todo um processo que envolve a árdua tarefa de orientar a formação de (possíveis!) futuros atletas, como também a formação da cidadania. Sem maiores rodeios gostaria que os senhores assistissem à esses dois vídeos e posteriormente emitissem suas opiniões sobre o ocorrido.

http://www.youtube.com/watch?v=fYC3P1H1VaM&context=C37c37cdADOEgsToPDskJ4YMbzhAaXsOjK3OjkQBC7

http://www.youtube.com/watch?v=FH8YlaYocvU&feature=related

Comentários

Por André Luiz de Souza Araújo
em 29 de Dezembro de 2011 às 12:22.

Deveriam criar o cargo de coordenador pedagógico nos clubes de futebol. Um departamento de futsal com profissionais especializados também sera interessante. Um clube inscrever apenas 15 jogadores? Pelo regulamento, especifico das categorias menores em SP, se 6 se ausentarem já é WO. Tem tanto menino querendo uma oportunidade no futsal também. Fiquei com duvida sobre a postura do Corinthians. Parece ser uma norma do clube. (A diretoria fez isso contra o Bahia no Brasileirão). Entendi que o clube permite que os atletas joguem futsal por outras equipes, não permitindo que enfrentem apenas o próprio Corinthians. Na minha opinião isso está correto, pois já envolve responsabilidade e ética. Ao assumirem um compromisso no futebol de campo com o clube, os meninos já sabem disso e os pais também. O problema foi que assumiram outro compromisso com o futsal do CA Juventus, afinal a Federação exige uma autorização de menor, assinada e registrada em cartório pelos pais. Legalmente a responsabilidade é dos pais, mas os profissionais envolvidos poderiam assumir um compromisso educativo e buscar outras alternativas, como por exemplo jogar com outros atletas e de preferencia atletas de futsal.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Dezembro de 2011 às 17:41.

Professores,

Dêem uma olhadinha em http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie. Ali está delineado um roteiro preliminar para uma compreensão doque possa vir a ser denominada Iniciação Esportiva. Para elaborar alguma teoria ou planejamento, há que conhecer um pouco da história, isto é, o que nossos antepassados nos legaram e, especialmente, o que nos ensinam os atuais professores, mestres e doutores universitários. Caso contrário estaremos a repetir coisa alguma. Quantos neste país se preocupam realmente em ensinar algo às crianças? Possivelmente, até mesmos os seus pais, haja vista a falta de olhar para o que fazem (ou deixam de fazer) os professores de Educação Física nas escolas pagas por eles próprios.

Pensando dessa forma resolvi criar um blogue que alimento com constância e pertinência no sentido de oferecer à classe professoral instrumentos para o seu dia a dia. É pouco, reconheço, mas se outros mais capacitados seguirem o exemplo, creio que em breve estaremos dando uma contribuição valiosa à nova geração de professores. Lembrem-se, não brigo por salários maiores, não faço greve, ensino com amor, minha colaboração é gratuita e cada vez me enriqueço mais com um simples comentário, ou mesmo uma visita anônima. Mas sei que do outro lado tem alguém que precisa, ainda que seja um só. Vejam os assuntos já postados em www.procrie.com.br/novosumario/ e Feliz Ano Novo! 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.