Gente, esse assunto foi levantado pelo Fernando (Betim-MG) aqui mesmo no CEV. Vamos debatê-lo? Para começar, sugiro a leitura do texto Por que o futsal não entrará nas Olimpíadas? Acessem http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_editoriais.aspx?id=31.

Comentários

Por Eduardo José Lima de Oliveira
em 9 de Setembro de 2010 às 19:28.

Difícil,

Enquanto hover futebol nas olimpiadas será difícil que o futsal seja um esporte olímpico, Primeiro por que no ilustre presidente da cbf "Ricardo Teixeira" continuar na cbf muita coisa não irá sair do papel. Temos que lutar sim, para tirá-lô do poder, o segundo ponto é que não pode haver 2 tipos de futebol envolvido nas olimpiadas. não recordo onde vi mas postarei quando achar... vamos lutar para cada dia mostrar a força do futsal no brasil e pelo mundo...

Um abraço a todos..

Por Bruno Feltmann Alves
em 13 de Setembro de 2010 às 20:13.

Enquanto existir uma briga política entre o COI (responsável pela organização das olimpíadas) e a FIFA (responsável pelas modalidades de futebol de campo e futsal) acho complicado. A situação é que o COI só autoriza a entrada do futsal nas olimpíadas se a FIFA liberar a quantidade de jogadores de futebol de campo acima de 23 anos. Porém, dessa forma, seria realizada uma "Copa do Mundo" de 2 em 2 anos, o que poderia trazer prejuízos para a FIFA em relação à maior competição de futebol do planeta.

Gostaria muito que essas entidades chegassem a um acordo que permitisse a participação do futsal nas olimpíadas.

Seria muito interessante e prazeroso!

Então continuo torcendo.....

Abraço a todos.

Por Wilton Carlos de Santana
em 19 de Setembro de 2010 às 00:28.

Gente, o futsal precisa da Olimpíada, isto é, precisa do status de modalidade olímpica?

Por Vanderlei Wosniak
em 21 de Setembro de 2010 às 14:30.

Embora sonhemos com o Futsal inserido nas olimpíadas, e o dia em que isto acontecer, comemoraremos o fato como uma grande conquista da nossa modalidade, o que o Profº Wilton questiona é extremamente relevante: precisamos tanto assim do status de modalidade olímpica? O futsal já não é a modalidade mais praticada?

Por Leonardo Arduini
em 16 de Outubro de 2010 às 09:45.

Gostaria de pontuar algo nesse debate

1) CBF, FIFA, FPF - são todas "empresas", seria bastante improvável conseguirmos destituir o Ricardo Teixeira de lá. E sinceramente, ele só sairá se conseguir algo dentro da FIFA.

2) Olimpíada é realizada no mesmo ano que a EUROCOPA (que eu acho o maior empecilho para a liberação da idade de jogadores acima de 23).

3) Sabemos todos que COPA, Jogos Olimpicos, Champion’s e etc são negócios na visão dos dirigentes, portanto, enquanto não se comprovar que seria financeiramente atrativo mudança nenhuma será realizada. 

Espero ter contribuído, abraço a todos.

Por Mario Zeymison
em 20 de Outubro de 2010 às 00:05.

Extraído do Livro "Ensinando Futsal", de Rogério Silva de Melo e Leonardo Bernardes Silva de Melo, editora Sprint, 2005, páginas 27/28:

"Atualmente, existe uma campanha para incluir o Futsal nos Jogos Olímpicos. Um primeiro passo já foi dado pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Sr. Carlos Arthur Nuzman que fez a proposta de incluir o Futsal nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, o que foi aceito pelo Comitê da Organização Desportiva Pan-Americana. Como argumento, foi apresentado que 207 países são filiados à FIFA e nas Américas são 25 os países que praticam o Futsal, sendo 12 na América do Sul, 11 na América Central e Caribe e 2 na América do Norte.

A participação do Futsal nos Jogos Pan-Americanos pode representar um grande passo para o esporte se tornar Olímpico. A dificuldade se encontra nas Federações que ditam as regras desse esporte: FIFA, FIFUSA e AMF.

Até a data de lançamento deste livro (maio de 2006) a confusão em relação a quem manda no Futsal mundial continuava. No Brasil, são três as entidades que controlam essa atividade: a CBFS, com sede em Fortaleza, ligada à FIFA; a CNFS, com sede em São Paulo, ligada à FIFUSA; e a ABRAFS, com sede em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ligada à AMF.

É necessário rapidamente um acordo para unificar o Futsal. Acreditamos que somente assim em um tempo bem curto a modalidade se tornará a mais praticada e valorizada em todo o mundo."

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 10 de Dezembro de 2010 às 18:29.

O grande problema é a discósdia entre a FIFA e o COI. O COI quer a liberação da idade dos atletas para o futebol nas olimpíadas, a FIFA não permite pois teria um sério concorrente para o seu tão lucrativo mundial que é de 4 em 4 anos. Teríamos outro mundial disputando patrocinadores e públicos, o que poderia banalizar o campeonato mundial da FIFA.

Enquanto isto não se resolver o COI não liberará o Futsal nas olimpíadas.

Em resumo, de uma maneira simplista, é isto que acontece.

Saudações a todos

Por Wilton Carlos de Santana
em 10 de Dezembro de 2010 às 16:43.

Mario, com todo respeito aos autores, mas quem manda no futsal é a Fifa. Colocá-la no mesmo patamar de outros órgãos é um grande equívoco. Basta observar o que assistimos pela televisão: Liga Futsal, Taça Brasil, Superliga, Mundial de Futsal de Seleções e de Clubes, Sulamericano de Seleções e de Clubes etc. Logo, não há como dizer que o futsal está dividido entre a Fifa e as demais instituições!

Aliás, isso foi resolvido faz 21 anos, quando a CBFS saiu da Fifusa. Portanto, o futsal já foi unificado e não seria a ausência disso que inviabilizaria a sua entrada nas Olimpíadas. Insisto, mais uma vez, que o texto que sugeri ao abrir esse debate seja lido:  http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_editoriais.aspx?id=31. Nesse texto, explico os possíveis motivos de o futsal não ser, ainda, Olímpico.

Saudações.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.