O treinador René Simões, sempre muito educado e consciente, cedeu entrevista na noite desta quarta-feira, logo após o jogo entre Santos x Atlético-GO e comentou a respeito deste guri que anda recebendo tanto espaço e apoio da mídia: o Neymar, rapaz mal-educado e despreparado para o sucesso. Jogador de constantes simulalações que  caminha contra o "fair play".

Cabe a nós (professores e treinadores) refletir:

- quais conceitos e valores estamos transmitindo aos nossos atletas?;

- vencemos com humildade e perdemos com respeito?;

- vale vencer passando por cima do outro?

Abaixo a matéria, disponível no site: http://globoesporte.globo.com

René Simões critica Neymar: ’Estamos criando um monstro’

Técnico do Atlético-GO diz que ficou envergonhado com as atitudes do jovem santista, que descumpriu ordens de Dorival. Ele pede educação   

Enquanto coleciona boas jogadas e golaços, Neymar também acumula polêmicas e desafetos. Entre confusões em campo e até na internet, desta vez o atacante do Santos bateu o pé para a ordem de Dorival Júnior, que mandou Marcel cobrar o pênalti, na vitória sobre o Atlético-GO, por 4 a 2. O jogador teria ofendido o técnico depois. Acompanhando tudo de perto, o técnico do rival, René Simões, lamentou as atitudes do jovem, pediu encarecidamente que ele seja educado e disse que "um monstro" está sendo criado.

- Estou extremamente decepcionado. Estou desde garoto no futebol e poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro.

René também citou o dossiê que o Santos falou que vai fazer para provar que Neymar tem sido caçado em campo. Para o treinador do Dragão, porém, o documento é para mostrar que o atacante se joga em campo, cavando faltas.

- Em nome dessa arte de jogar futebol, da qual eu sou partidário, estamos criando um monstro. Temos que fazer um dossiê pelo número de vezes que ele se joga. A televisão tem que mostrar.

O técnico disse também que foi apoiar Dorival Júnior. O treinador santista repreendeu Neymar, que não gostou e bateu boca com o comandante.

- O que esse rapaz tem feito é inaceitável. Algo precisa ser feito, Neymar tem de ser educado logo. Desse jeito, ele vai virar um monstro. Fui ao Dorival dizer que estava certo ao repreendê-lo. Neymar, hoje, não é um homem, nem um grande jogador, é um projeto diss tudo. Fiquei decepcionado com o futebol depois desse episódio - colocou Simões.

Segundo o treinador, que reclamou também das firulas do jogador ao longo da partida desta quarta-feira, na Vila, até mesmo alguns jogadores do Peixe não gostaram do que Neymar fez.

- Vi os rapazes dizendo que não compactuam com o que ele fez. Não podemos deixar isso acontecer. Torno a pedir educação a ele, dos árbitros, do clube, enfim... - repetiu.

Abraços!!!

Comentários

Por Wilton Carlos de Santana
em 16 de Setembro de 2010 às 10:15.

Muito oportuno o tema proposto pelo Vanderlei. Toca numa esfera pouco debatida, que é a do desenvolvimento de valores. A pergunta central do tema da moralidade é: "como devo agir?". De cara precisamos, todos, saber o seguinte: valores como respeito, cooperação, solidariedade etc. são construídos nas relações entre as pessoas. Na prática, significa dizer que os pais, os professores, os treinadores têm sim a sua contribuição nisso. Então, ensinar futsal e respeito têm a mesma importância. Sugiro a leitura do texto "Por uma educação em valores", que que está no seguinte endereço: http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=65.

Por Eduardo José Lima de Oliveira
em 16 de Setembro de 2010 às 17:03.

Boa tarde,

Os reais valores começam em casa, e seguem ate o resto da vida, existe uma frase que minha mãe sempre fala não sei se todos já ouviram que "...costume de casa vai a praça..." então se ele foi acostumado a ter privilégios que deram brecha a mostrar na verdade o que ele é. Então cabe aos treinadores saberem como educar, mais isso vem da base e o clube tem psicologos já para prevenção desses problemas.

Cabe a nós prevenir, para que esses tipos de atletas continuem contaminando nosso futebol...

         

Por Wilton Carlos de Santana
em 17 de Setembro de 2010 às 10:07.

Senhores, pode parecer tentador discutir o caso do jogador Neymar. Mas sugiro, no lugar disso, discutir o processo de formação sócio-moral dos nossos alunos, futuros jogadores, médicos, professores, bancários etc. Observem: o processo de construção de valores morais extrapola o âmbito familiar. Na prática, quer dizer que as crianças aprendem valores nas escolinhas esportivas. Haveria um método para ensiná-los? Sugiro, mais uma vez, a leitura do texto http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=65.

Por Eduardo José Lima de Oliveira
em 17 de Setembro de 2010 às 21:12.

Boa noite,

Entendi perfeitamente a colocação do mestre wilton, o problema que os treinadores não estão criando esse meio de cooperação nas cotegorias de base, pois se tivesse ocorrido um preparo anteriormente, não teria causado este transtornos as partes envolvidas... como o professor wilto frisa no texto "...significa coordenar os diferente valores relevantes para decidir agir da melhor maneira..." criar um ambiente favorável para dinâmica e interação de todos. Fazer com que o grupo pense como um todo, coletividade desde a iniciação esportiva...

Se eu estiver equivocado em alguma coisa, pro favor Prof. Wilton me corrija...

Abraço a todos..

Por Wilton Carlos de Santana
em 19 de Setembro de 2010 às 00:26.

Oi Eduardo. Valeu pelo retorno.

Cooperação é a palavra-chave quando se pensa numa formação sócio-moral que leve a criança a considerar os outros quando toma suas decisões morais.

Por Eduardo José Lima de Oliveira
em 19 de Setembro de 2010 às 00:34.

Obrigado Prof. Wilton,

So tenho mais é que agradecer, pro ler seus artigos acabo descobrindo muitas coisas e surgindo varias ideias... e também muitas dúvidas, mas aos poucos vou descobrindo o sentido de várias coisas com relação a iniciação ao futsal...

Obrigado mesmooooooo...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.