Na última Copa do Mundo de futebol tivemos um show tecnológico. Basta lembrar que a Sony foi um dos patrocinadores. Foram 32 câmeras em ação. Além da inusitada imagem em slow motion, realmente sensacional, havia uma câmera que transitava sobre o campo e permitia, por isso, que se visse o jogo de cima, como se estivéssemos no "teto" do estádio.
Sei que seria muito um jogo de futsal transmitido com toda essa parafernália. Mas, dá para melhorar algumas coisas. Por exemplo, poder-se-ia incrementar, posicionando uma câmera no alto, que transitasse pela quadra. Isso mostraria a entrada do ataque e o sistema defensivo como um todo. Seria muito interessante e educativo. O SPORTV, que é a emissora brasileira que transmite os jogos da Liga Futsal, deveria inovar. Se dá num campo de futebol, imagine numa quadra!
Enquanto isso não acontece, o narrador terá de se orgulhar de ter uma câmera dentro do gol, que, embora não seja nada demais, permite sim uma visão inusitada do lance.
Para finalizar, um puxão de orelha: nos escanteios, não dá para aceitar a TV mostrar a bola e nos privar da movimentação inicial dos jogadores! Alguém precisa avisar essa gente que isso é lamentável. Os assinantes merecem inovações tecnologicas.
Comentários
Por
Eduardo José Lima de Oliveira
em 8 de Setembro de 2010 às 01:26.
Concordo plenamente com sua visão Prof. Wilton, outros esportes como volei, futebo, e basquetel tem visões mais tecnicas-táticas nas transmissões. Posicionamento tático detalhado, erros, correção de lances entre outros, custa só as tv´s que transmitem que façam esses ajustes para que possamos cada vez mais discutir e debater sobre os jogos trasmitidos..
Um forte abraço...
Por
Wilton Carlos de Santana
em 8 de Setembro de 2010 às 14:38.
Muito bem lembrado Eduardo! Por exemplo, o Mundial de Basquetebol, que vem sendo disputado na Turquia, tem mostrado ângulos que não vemos em jogos de futsal. Por isso, creio que dá para melhorar muita coisas em se tratando do futsal.
Por
André Luiz de Souza Araújo
em 12 de Setembro de 2010 às 21:09.
Prof. Wilton;
Além das imagens, muitas transmissões ignoram completamente as empresas que investem no futsal. Esse artigo, relacionado com as arenas no futebol, me fez lembrar o descaso da TV com as empresas patrocinadoras das equipes de futsal. http://www.universidadedofutebol.com.br/2010/09/3,11252,SOBRE+NAMING+RIGHTS.aspx
Abraços
André
Por
Wilton Carlos de Santana
em 13 de Setembro de 2010 às 11:12.
Bem levantado, André! Vc está certo! Interessante seria se algum profissional diretamente ligado à temática se pronunciasse. Por exemplo, os supervisores de equipes renomadas como Joinville, Jaraguá, Corinthians etc.
Por
Renato S. Santos
em 14 de Setembro de 2010 às 22:02.
Duas situações interessantes aqui foram levantadas a camera com deslocamento superior e a visão do tiro de canto (algo realmente terrríve!). Já encaminhei um e-mail para a Sportv!
Por
Mario Zeymison
em 15 de Setembro de 2010 às 01:12.
Caros amigos, concordo com todas as opiniões anteriores, ainda que cultive esperanças que o Grand Prix que vem por aí seja A OPORTUNIDADE de mudarem a maneira como tratam o Futsal na TV.
Por
Wilton Carlos de Santana
em 19 de Setembro de 2010 às 00:35.
Por
Renato S. Santos
em 20 de Setembro de 2010 às 10:55.
Até o momento nenhuma resposta!
Por
Renato S. Santos
em 20 de Setembro de 2010 às 11:14.
Concordo com o Mario em relação ao Grand Prix pois se tornaria uma competição oficial no calendário mundial, importante para a valorização do esporte. Ainda vou um pouco mais longe, a criação de uma liga mundial. Não podemos ter vegonha de nos espelhar naquilo que nos dá bons exemplos. Observem o voleibol não e uma referência em termos de organização? Porque não transportarmos as boas referencias e aplicamos em nosso universo? Certamente, não quero aqui abrir debate, mas o número de praticantes do futsal é maior ao do voleibol e observem quem esta em maior destaque na tv aberta. A população não pode ficar esperando a seleção jogar para a tv aberta mostrar.
Por
Renato S. Santos
em 21 de Setembro de 2010 às 19:42.
Prof. Wilton a Sportv me comuncou que minha mensagem foi registrada e será encaminhada aos responsáveis.
Por
Renato S. Santos
em 21 de Setembro de 2010 às 19:43.
Prof. Wilton a Sportv me comunicou que minha mensagem foi registrada e será encaminhada aos responsáveis.
Desculpe o errro!
Por
Wilton Carlos de Santana
em 22 de Setembro de 2010 às 14:06.
Surpreende-me! Mais surpreso ficarei se os "responsáveis" responderem. Seria muito oportuno. Parabéns, Renato!
Por
Renato S. Santos
em 25 de Setembro de 2010 às 07:41.
Arpoveitando o gancho aproveitei e mandei a mesma idéia aqui levantada para o blog do Marcelo Rodrigues (comentarista).
Por
Renato S. Santos
em 25 de Setembro de 2010 às 07:42.
Aproveitando o gancho mandei a mesma idéia aqui levantada para o blog do Marcelo Rodrigues (comentarista).
Por
Renato S. Santos
em 25 de Setembro de 2010 às 19:58.
Boa Noite amigos,
Como mencionei no último contato enviei a idéia discutida aqui ao comentarista Marcelo Rodrigues(Sportv) e ele prontamente respondeu
em seu blog, cinfiram!
http://colunas.sportv.globo.com/tocaesai/2010/09/24/atlantico-erechim-x-corinthians/#comments
Por
Kassius Silva de Oliveira
em 27 de Setembro de 2010 às 01:27.
Caro Renato,
Conferi agora a resposta do comentarista Marcelo Rodrigues às suas sugestões...
E gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de levar nossa discussão à essa fonte diretamente ligada ao canal SPORTV.
Muito bom também ver a pronta atenção do profissional da SPORTV à seu comentário na matéria!
Espero que algo realmente seja modificado no posicionamento das câmeras dos jogos de Futsal!
Há algum tempo fui apresentar no Grupo de Estudos em Futebol e Futsal um apanhado sobre a malha tática de determinadas equipes participantes da Liga de Futsal, e foi enorme a dificuldade que encontrei em achar momentos de câmera propícios há uma boa visualização geral!
Enquanto aqueles que trabalhavam com análises de futebol tinham inúmeros ângulos de câmera diferentes para tratar de cada aspecto temático.
Agora é torcer por melhores e aproveitá-las da melhor maneira possível caso elas venham a ocorrer...
Porque o nosso esporte necessita de construções e análises melhores embasadas!
Abraço a todos
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.