Senhores, se puderem acessem http://www.pedagogiadofutsal.com.br/diario_online.aspx e opinem sobre quem tem mais peso no resultado do jogo de futsal: treinadores ou jogadores?

Comentários

Por Mario Zeymison
em 24 de Outubro de 2010 às 03:24.

Creio que ambos são personagens detentores de relevâncias distintas. Se por um lado não basta reunir talentos individuais e "soltá-los" em quadra livremente em busca do gol, por outro não basta arquitetar grandes propostas de jogo sem a perfeição na execução. A harmonia qualitativa entre treinador e jogadores é preponderante na busca pelo sucesso.

Por Luiza Nascimento Matozinhos
em 19 de Novembro de 2014 às 17:36.

Os dois papéis são extremamente importantes para um  bom resultado no Futsal. O treinador que possui uma boa proposta do ensino do Futsal, através de um processo com um objetivo de certo nível e sem pular etapas.  Que faz um bom trabalho realizando treinos pesados, ensinando corretamente as técnicas, certamente obterá êxito na sua proposta e conseguirá formar grandes jogadores. Paralelamente à isso, os jogadores entram na parte da execução dessa proposta. Se o jogador não tiver interesse, não executar corretamente o que o treinador propõe, não adianta ser o melhor treinador do mundo, que o resultado não vai ser bom. Enfim, o sucesso no resultado são de ambos.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Novembro de 2014 às 18:20.

Professor Wilton,

Confesso que estou surpreso com sua indagação. Não sei se está se referindo ao futsal praticado em alto nível (treinadores e atletas) , ou aos alunos de uma escola (professor e estudantes). Imagino que além das técnicas e táticas para vencer um jogo, repasse aos seus discípulos conceitos pedagógicos muito mais saudáveis e relevantes.

No jargão moderno, trata-se de identificar por suas ações quem é o "professor e o tio". Ou quem é "atleta e aluno". Feito isto, torna-se mais fácil responder ao seu questionamento.

Aos demais profesores e interessados, façam uma visita a http://www.procrie.com.br/2012/01/13/ensinar-volei-e-futebol-que-diferenca-13606/ .

 

Por Laryssa Fernandes Silva
em 19 de Novembro de 2014 às 19:52.

Creio que ambos são personagens detentores de relevâncias distintas. Se por um lado não basta reunir talentos individuais e "soltá-los" em quadra livremente em busca do gol, por outro não basta arquitetar grandes propostas de jogo sem a perfeição na execução. A harmonia qualitativa entre treinador e jogadores é preponderante na busca pelo sucesso.

Por Ivonei da Silva Salazar
em 24 de Novembro de 2014 às 16:54.

Para um bom aproveitamento de jovens no futsal no Brasil tem que ser um processo de logo prazo com isto estes jovens vai ser acostumando com suas realidades e tem vários profissionais para acompanhamento destes jovens para que no futuro não venha a sofre um problema que era possível de ser resolvido no passado.

Por Hugo Leonardo Barros de Paula
em 24 de Novembro de 2014 às 17:10.

Tanto jogadores quanto treinadores são de suma importância, os dois devem trabalhar juntos, ou seja, de nada adianta se o treinador montar seus treinamentos, suas propostas se os jogadores não buscar assimilá-las, não mostrarem interesse e não trabalhar coletivamente. Então na minha opinião se jogadores e treinadores trabalharem juntos, com uma boa convivência, bons resultados consequentemente virão.

Por Isabella Cristina de Carvalho
em 25 de Novembro de 2014 às 14:57.

Não tem como atribuir a vitória de um jogo de futsal aos jogadores ou ao treinador. Não se faz um time só de jogadores, como também não se faz só do treinador, não adianta os jogadores quererem a vitória se não trabalharem e fizerem sua parte e o treinador não poderá cobrar dos jogadores se não estiver cumprindo seu trabalho, ambos devem trabalhar juntos para que seus objetivos sejam alcançados . 

Por Milton Amaral Pereira
em 3 de Maio de 2015 às 20:29.

Um time sem treinador é um time de "peladeiros", como também um time sem bons jogadores e com um excelente técnico não funcionaria, pois suas idéas e planejamentos técnicos e táticos se perderiam por não ter ninguém que executaria com perfeição. "Esportes coletivos" levam ao pé da letra a expressão, sem o coletivo nada funciona.

Por Rômulo Fenandes Ferreira
em 6 de Janeiro de 2016 às 19:22.

Não há uma forma de medir individualmente  a importância do treinador ou do atleta e sua influência no resultado final do jogo, cada um está ali para contribuir com seu conhecimento/habilidade para que o resultado seja positivo para a sua equipe, do que adiantaria um treinador de ponta , com planejamento ,conhecimento tático e técnico e atletas que não conseguiriam expressar dentro de quadra os ensinamentos?nada! Da mesma forma , atletas de ponta , com um treinador sem conhecimento.O futsal é um esporte coletivo,onde o individual  forma o todo para a busca do bom resultado.

 

Por Luísa Helena Silva
em 31 de Janeiro de 2016 às 13:48.

Não há como estabelecer quem faz mais diferença, os treinadores são formados para transformar seus atletas em verdadeiros "mitos" em prol da melhor performance e do melhor resultado do jogo. Os treinadores são os orientadores, mas os jogadores podem fazer total diferença com suas habilidades individuais e de acordo com cada posição. Cabe ao treinador saber aliar os seus conhecimentos à individualidade biológica de seus comandados. 

Por Júlio de Oliveira Neves
em 2 de Fevereiro de 2016 às 00:34.

O Conjunto da obra seria talvez a resposta mais "correta". Mas a meu ver, o Técnico tem uma parcela um pouco maior, devido ao fato de poder influenciar muito na maneira de sua equipe jogar. Pode ser um time que não tenha tanta qualidade técnica ou tática ou nenhum das duas, mas o técnico através de mecanismos de motivação/conhecimento do jogo pode tornar o tal time "fraco", em um time Campeão. Ou pode influenciar negativamente, como dirigir um time muito bom tecnicamente e taticamente, mas não conseguir fazer essa "maquina" funcionar. Como por exemplo, Rafa Benitez recentemente no Real Madrid. 

Por João Luis Xavier Sans de Magalhães
em 2 de Fevereiro de 2016 às 01:06.

Acredito que o treinador detenha maior responsabilidade no resultado, pois suas decisões tem influência direta nas limitações e/ou oportunidades que serão oferecidas a cada jogador. Se o treinador não souber aproveitar o potencial do jogador na equipe, ele pode se tornar inutilizável para tal equipe e acabar sendo vendido para outra equipe onde poderá ser melhor aproveitado e exercer papel importante.

Por Guilherme Martins de Paula
em 2 de Fevereiro de 2016 às 11:11.

Os dois exercem um papel muito importante pois um time sem treinador, cada um dos jogadores faria oq quisesse dentro de campo sem nenhuma estrategia, e um time sem bons jogadores mas com um excelente tecnico tambem nao obteria nenhum resultado pois nao conseguiriam obedecer as instrucoes que o treinador passaria para eles.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.