Qual legado a Copa do mundo de futebol deixará para a educação no Brasil?

Comentários

Por Christyni Maiara Paes
em 3 de Abril de 2014 às 20:05.

Analisando tudo isso, vejo que somente poucos brasileiros serão beneficiados em poder assistir os jogos nos estádios, devido aos altos valores dos ingressos!

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:06.

concordo com você Srº Erick.

Por Caroline Matias
em 3 de Abril de 2014 às 20:07.

Sr. Praisner ... Entre em contato comigo, e lhe darei mais informações pertinentes ao assunto, e se possível entrando detalhadamente sobre o mesmo!

Att.

Caroline Matias

carollmatias@gmail.com

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:39.

Oi Ana Ellen, por que vc acha que só o turismo será beneficiado com a copa?

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 19:40.

Para o conteúdo de educação física na copa envolveria a educação pois muitas crianças querem ser jogadores inpirados em muitos famosos.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:40.

Oi Ariane, qual área vc acha que está sendo mais enfatizada?

Por Andrey Maruchin
em 3 de Abril de 2014 às 19:40.

Em relação a educação, temos que tirar proveito com o incentivo a atividades físicas das crianças, dando exemplos de jogadores, etc...

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:40.

Nicole, vc acha que não terá impacto algum e em nenhuma área?

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 19:42.

Pode-se trabalhar não só com a educação física, mas podemos envolver outras materias como a história, geografia e juntos podemos desenvolver um trabalho em relação a copa.

Por Eduardo Antonio de Oliveira
em 3 de Abril de 2014 às 19:42.

Para a educação vai depender muito dos professores não somente os de Eduacação Fisica, mas sim todos, pois a copa do mundo é um evento o qual pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, sendo assim vai depender muito de como os professores vão proporcionar aos alunos um olhar critico sobre todos os acontecimentos envolvidos com a copa e o grande legado da copa pode sim ser relacionado a educação

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:42.

Oi Andrey, vc fala da saúde e qualidade de vida? Como aproveitar os exemplos?

Por Erick Cleison de Araujo
em 3 de Abril de 2014 às 19:43.

A copa do mundo pode ser usada nas aulas de educação física, principalmente de futsal. Fazer trabalhos ou até pequenas competições usando os países, por exemplo, dividir 5/6 times na turma e fazer um pequeno torneio similar a Copa do mundo. Outra ideia é fazer aulas teóricas com o histórico das copas e como elas influenciam na sociedade.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:45.

Eduardo, bem lembrado, o papel do professor é fundamental para termos este legado educacional.

Por Ana Ellen Soares Kochinski
em 3 de Abril de 2014 às 19:45.

Porque com a Copa acontecendo no Brasil, os turistas iriam conhecer um pouco mais da nossa cultura e costumes, e também conhecer os pontos turísticos do País, contribuindo assim para o turismo.

Por Andrey Maruchin
em 3 de Abril de 2014 às 19:45.

Como inspiração, poderíam ser os ídolos deles, como Neymar para as crianças.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:46.

Erick, muito boa a ideia, penso também que poderiam fazer pesquisas sobre a cultura dos países, vestimenta, esportes praticados, alimentação, etc.

Por Kawany Bonfim Lemes
em 3 de Abril de 2014 às 19:47.

O esporte é inserido na escola, não apenas como uma máteria  a ser cobrada em sala de aula, mas sim, um momento onde alunos e preofessores discutem o seu valor dentro do ambito escolar, fora do mesmo e para que ele  é importante. Com isso vemos que nos dias de hoje ou melhor este ano a copa trará um maior enfoque para todos sobre a importância do futebol aqui em nosso país tanto para os indíviduos que aqui residem como para os turistas que vem em busca de férias, alegria e também para conhecer o futebol como um todo.....

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:48.

Kawany, concordo com vc, antes de ser torcedor o indivíduo é um cidadão e deve ter consciência disso, e a EF deve auxiliar neste processo.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:50.

Oi Andrey, vou te provocar de novo. Quais exemplos 'positivos' o Neymar pode oferecer para nossas crianças e adolescentes?

Por Thiago Rodrigo Costa
em 3 de Abril de 2014 às 19:51.

A copa do mundo será de grande importância para a educação no Brasil, pois possibilitará o intercâmbio entre diferentes culturas representa das pelos 32 países participantes, bem como a cultura representada pelos turistas de outros países. Os professores podem trabalhar de diferentes formas os conteúdos relacionados a cultura, turismo, gastronomia, idioma, entre outros.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:52.

Thiago, fale mais como o professor de Educação Física pode trabalhar estes conteúdos.

Por Ariane Sabina Jensenn
em 3 de Abril de 2014 às 19:23.

para a educação talvez nenhum.. pois nao é ela que esta sendo enfatizada...

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 19:25.

Muitos alunos se inspirarão na copa, ou seja, no futebol, para serem futuramente grandes jogadores.

Por Nicole Fernandes Spagnoli
em 3 de Abril de 2014 às 19:26.

Nenhum.

Por Ana Ellen Soares Kochinski
em 3 de Abril de 2014 às 19:27.

Nenhum, a Copa só ajudará o comércio e o turismo do Brasil.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:27.

Mas, como poderíamos aproveitar a Copa do Mundo para refletir sobre a educação física e seus conteúdos?

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 19:27.

Mas na verdade para a educação nada deixará, pois poderia ser envestido esses gastos com a copa em outras coisas como por exemplo com a educação porque em muitos lugares do Brasil ela é muito precaria.

Por Ariane Sabina Jensenn
em 3 de Abril de 2014 às 19:30.

Talvez o foco esteja mais voltado ao esporte no momento, mas nao que isso ira melhorar pois é tudo marketing direcionado para que fiquemos como um País legal.

 

Por Kawany Bonfim Lemes
em 3 de Abril de 2014 às 19:31.

 A educação é um elemento primordial indispensável á constituição de uma sociedade pacífica, que respeita os direitos coletivos e individuais, portanto, não se utiliza da violência como solução para qualquer tipo de conflito, a importância do Profissional de Educação Física "No esporte", a educação só tende a contribuir para que tenhamos uma política eficiente de combate à violência no futebol. Daí, mais uma vez, a grande colaboração que os Profissionais de Educação Física podem dar, não somente às boas práticas de atividade física, mas, acima de tudo, preparando os jovens para o convívio no futuro como torcedor e cidadão.

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 19:33.

Nessa area poderiamos trabalhar com todos os países da copa envolvendo a educação física.

Por Erick Cleison de Araujo
em 3 de Abril de 2014 às 19:34.

Uma coisa positiva vai ser a vinda de turistas para o nosso país, com isso a necessidade para aprender novas línguas vai vir ainda mais à tona. Em relação a Educação Física a maior interferência da Copa do mundo vai ser que os melhores times e jogadores estarão jogando aqui e isso influenciará as nossas crianças a prática de atividade física, principalmente o futebol e o futsal.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:36.

O esporte como conteúdo da Educação Física não deveria ser objeto de debate e reflexão na escola, principalmente em um momento tão singular e importante que é a realização da Copa do Mundo no Brasil?

Por Diane Bruna Moresco
em 3 de Abril de 2014 às 19:37.

Talvez nao deixe nenhum, pois para que houvesse marcas na educação a copa do mundo deveria estar ligada a ela, mas nao é o que estamos acompanhando.. o país esta investindo muito na construção de estádios e segurança dos turistas, mas nao olha o lado das escolas, creches, transporte e segurança dos alunos.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 19:38.

Adriana, desenvolva melhor a ideia de trabalhar com os países da copa envolvendo a educação física.

Por Hanna Oana Pereira Szumski
em 3 de Abril de 2014 às 19:53.

O esporte é objeto de refexão na escola, na maioria das vezes vemos só o esporte; mais agora no momento da Copa do Mundo, algo tão esperado por muitos brasileiros, dar enfâse ao futebol é o esperado só que para isso deve- se mostrar os benefícios que irá trazer e também quais serão os transtornos e gastos desnecessários que terá no decorrer da copa. Em relação a educação, acredito que trará benefícios, pois será vários países a ser pesquisados por alunos, eles poderão relacionar outras disciplinas com a Educação Física e mostrar as culturas de diferentes países.

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 19:54.

Thiago , você não acha que seria ainda mais importante do que a copa do mundo para a educação esse dinheiro investido em escolas por exemplo?

 

Por Caroline Matias
em 3 de Abril de 2014 às 19:55.

Acredito que a Copa do Mundo trará vários benefícios para o Brasil, aliás, ja está trazendo, porém não está sendo enfatizada no que realmente o país necessita atualmente.

 

Por Thiago Rodrigo Costa
em 3 de Abril de 2014 às 19:55.

A copa do mundo será de grande importância para a profissionalização da gestão esportiva no país, promovendo o setor esportivo proporcionando novas vagas no ramo e ampliando a atuação dos profissionais do esporte.

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 19:55.

O que a Srª Diane Bruna Moresco nos disse, é a mais pura verdade, o nosso país esta passando por diversas modificações nas áreas de segurança para que os turistas sintam-se bem em nosso país, e mesmo assim a segurança ainda está deixando a desejar e muito em diversos pontos turísticos de nosso país. Os estádios que estão sendo contruídos mesmo que os investimentos sejam altos para conclusão destes estádios o Brasil terá um ganho enorme sobre isso pois pelo menos dentro do estádio as pessoas terão conforto e muito mais segurança!
O Brasil está com uma espécie de maquiagem no seu governo, pois por incrível que pareça a maioria dos países de 1° mundo na Europa estão em crise mais o Brasil que é considerado de 3° mundo não está mesmo investindo muito com a Copa e Olimpíadas.
Muitos turistas estarão vindo para o nosso país fazendo assim o dinheiro girar e muito dentro de nosso país, e como o nosso excelentíssimo Erick Cleison de Araújo nos disse muitos jogadores famosos estarão em nosso país e várias pessoas vão assistir a grandes espetáculos de jogos de futebol, e assim para a Educação Física muitas dessas pessoas vão se inspirar nesses jogadores e vão sair a procura de profissionais capacitados para ensinar a pratica do Futebol. E como o Brasil já é tido como o país do futebol isso engrandecerá ainda mais essa fama que temos em nosso país!

Por Thiago Rodrigo Costa
em 3 de Abril de 2014 às 19:56.

A copa do mundo será de grande importância para a profissionalização da gestão esportiva no país, promovendo o setor esportivo proporcionando novas vagas no ramo e ampliando a atuação dos profissionais do esporte.

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 19:56.

Caroline , oque você acha que o Brasil necessita neste momento?

 

Por Andrey Maruchin
em 3 de Abril de 2014 às 19:56.

Por exemplo, qual o sonho de todo "moleque", é ser jogador de futebol. E com essa reperção, temos que usar esses pontos positivos.

Por Andrey Maruchin
em 3 de Abril de 2014 às 19:57.

Hein CHRISTYNI e DIANE, onde estão as suas opiniões?????

Por Caroline Matias
em 3 de Abril de 2014 às 19:58.

Concordo plenamente com  as palavras do Sr. Eduardo Pontes!

 

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 19:58.

Querido Pontes , com todo esse dinheiro investido na copa , o sr. não acha que havera muita corrupção?

Att , Murilo Geraldo Praisner

 

Por Andrey Maruchin
em 3 de Abril de 2014 às 19:59.

Isso meso Eduardo... concordo.

Por Christyni Maiara Paes
em 3 de Abril de 2014 às 19:59.

Não falo nada, só observo Andrey!!

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 20:00.

Hanna, vc não acha que esses " transtornos e gastos desnecessários " também devem ser debatidos na escola e na EF?

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 20:02.

CHRISTYNI o que vc pensa sobre tudo isso?

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:02.

Já está havendo Meu grande amigo e companheiro Praisner. Não há necessidade de invertir todo esse dinheiro como foi investido em um estádio na Amazônia, pois não será usado esse estádio pós copa, a não ser que profissionais de Educação Física criem projetos juntamente com o governo para que possam utilizar desse local para práticas esportivas!

Att Eduardo Pontes
Desde já agradeço, aguardo sua resposta!

 

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:02.

Cadê o comentario do Diogo?

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:02.

Dr. Caroline , aguardo sua resposta para que eu possa concluir meus trabalhos de TCC , pois sua opinião tem sido de grande valia para meus objetivos.

 

Att Murilo Geraldo Praisner

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 20:02.

Diane, o que vc pensa sobre o legado da Copa do mundo de futebol na educação no Brasil?

Por Francisco Augusto da Silva
em 3 de Abril de 2014 às 20:03.

Penso que nosso País vive um contraste com relação à copa. Uns criticam, outros apoiam. Mas já que estamos inseridos em uma área ligada ao esporte, à cultura e ao lazer, devemos usufruir de tal acontecimento; uma vez que o mesmo nos proporciona um mercado de trabalho mais amplo, o qual incentiva não só crianças, mas pessoas de modo geral à realização de atividades e à prática esportiva.

 

Por Nicole Fernandes Spagnoli
em 3 de Abril de 2014 às 20:03.

Concordo com o Eduardo !!

Por Thiago Rodrigo Costa
em 3 de Abril de 2014 às 20:03.

O professor de educação física pode ensinar sobre os esportes praticados nos países participantes; diferentes táticas, técnicas e preparação física utilizadas; analisar como os grandes clubes desenvolvem seus trabalhos de base; trabalhar com os ídolos e sua influência no esporte...

Por Erick Cleison de Araujo
em 3 de Abril de 2014 às 20:05.

Basicamente, se todo esse dinheiro gasto com a Copa do Mundo fosse voltada para a educação seria muito mais proveitoso. Várias escolas não possuem materiais para as práticas das aulas de educação física, acredito que para as nossas crianças suprir essa necessidade seria muito mais importante do que realizar uma copa do mundo.

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:07.

Pois olha querido Eduardo , se é que ja posso te chamar pelo primeiro nome depois desta nossa converssa , eu espero que o pessoal da Amazonia usem deste estadio como incentivo a evoluir a cultura esportiva deste estado que é tão belo mas que ainda deixa muito a desejar em varias areas , devido as vezes a falta de interesse do povo de lá . Volto a dizer , espero que usem como um grande impulso para que o estado consiga usufruir do seu maximo potencial

Att Murilo Geraldo Praisner

 

Secretario de esportes do estado do Paraná

 

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 20:07.

Cristyni, além do benefício em poder assistir aos jogos no estádio quais outros vc acha que poderiam acontecer?

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:08.

O Francisco nos disse tudo, porém para a área da licenciatura isso pode não ser de grande valia, pois essas áreas proporcionarão um mercado mais amplo para o Bacharelado em Educação Física.
Nós continuaremos com nossos alunos, porém dentro das escolas. E as escolas como não ganharam nenhum tipo de investimentos vão continuar precárias! Muitas delas nem materias temos para que possamos desenvolver nossas aulas

Por Erick Cleison de Araujo
em 3 de Abril de 2014 às 20:09.

É uma honra debater  com o senhor, secretário Murilo.

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:10.

Mas no final das contas o que o Brasil vai ganhar com a copa dependendo do resultado?

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:11.

Se hoje a mulherada ja topa , imagina na copa?

Por Diane Bruna Moresco
em 3 de Abril de 2014 às 20:11.

Sobre a Copa, concordo que é algo importante para nosso país e que devemos levar ela para dentro das salas de aulas, mostrando como o esporte beneficia, e pode melhorar vidas como disse o Andrey, fazer relações do esporte com a sociedade e apoiar nossos alunos a investir em seus sonhos.

Por Nicole Fernandes Spagnoli
em 3 de Abril de 2014 às 20:11.

Uma taça

Por Hanna Oana Pereira Szumski
em 3 de Abril de 2014 às 20:12.

Sim professor Alfredo,claro que devem serem debatidos, pois a copa será uma experiência legal e para um brasileiro que nunca vivenciou uma copa e ela ser no Brasil terá um significado de muita importância, sendo assim eles devem ficar cientes que nem tudo é maravilhoso.

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:12.

Desculpem , Governador bebado invadindo meu Pc . Até mais meus amigos

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:12.

Pode sim Sr. Murilo, isso pode ser tanto a falta de interesse das pessoas que residem naquela áreas. Mas você não acha que se o governo elaborasse projetos para aquelas pessoas essa falta de interesse não iria diminuir muito?
Att Eduardo Pontes

 

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:14.

E como ficará as pessoas que não tem condições de irem ao estadio assistir os jogos se os valores dos ingressos serão muito altos?

Por Thiago Rodrigo Costa
em 3 de Abril de 2014 às 20:15.

Pontes, Praisner e Eric de que forma podemos utilizar os estádios localizados em regiões periféricas e ficarão ociosos depois da copa?

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:15.

E o srº Profº Alfredo o que acha de tudo isso?

Por Kawany Bonfim Lemes
em 3 de Abril de 2014 às 20:16.

Concordo plenamente com tudo que esta sendo discutindo, mas o nosso maior enfoque é como devemos trabalhar em sala de aula com nossos alunos a respeito de tudo isso. Quais seriam as abordagens mais importantes, qual o meterial que devemos levar para sala de aula para que os alunos se interesem em saber mais, não só sobre o "saber jogar bola" e o querer ser um jogador de futebol  em destaque mas sim o outro lado. Fazer com que eles entendam a importância da copa para que serve e o que ela nos trará de beneficios... 

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:17.

Adriana os ingressos já foram vendidos e e poderíam ser parcelados no cartão

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:17.

Como por exemplo o estadio do Amazonas, como será usufruido ele depois?

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:17.

Pois olha querido Thiaguinho , essa é a pergunta que todos os brasileiros estão se fazendo agora , e que só podera ser respondida após a copa.

 

 

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:19.

Mas quem não tem condiçoes de comprar como fica?

Por Erick Cleison de Araujo
em 3 de Abril de 2014 às 20:19.

No estádio da Amazônia poderá ser feito o campeonato indígena de futebol masculino e feminino, por exemplo.

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:19.

Sr. Thiago. Como já havia comentado com o Sr. e nosso Amigo Murilo, o governo em conjunto com os profissionais da área deveriam elaborar projetos para que tudo isso que foi contruído não fosse uma grande perda para o nosso país! Assim esses estádios e centros esportivos teríam uma grande importância para toda a sociedade brasileira

Por Diogo Caruso
em 3 de Abril de 2014 às 20:20.

Legado nenhum .

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:20.

Já foram vendidos todos os ingressos, então não haverá ninguém comprando mais Adriana

Por Nicole Fernandes Spagnoli
em 3 de Abril de 2014 às 20:20.

Fica em casa assistindo pela tv

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:20.

Isso mesmo querido amigo , e seria uma forma de tirarmos um pouco o foco monopolizado do eixo Rio-São Paulo

Por Ana Ellen Soares Kochinski
em 3 de Abril de 2014 às 20:21.

Os ingressos podem ser parcelados no cartão como diz o Eduardo Pontes, acredito que o preço parcelado não seja tão alto... mas quem não tem condições de pagar as parcelas, assiste pela televisão.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 20:22.

Penso que tudo o que acontece em nossa sociedade deve ser debatido e refletido em sala de aula e, no caso da Copa do Mundo deve ser utilizada como um tema/conteúdo para a disciplina de Educação Física. A EF pode contribuir para o indivíduo entender e participar da sociedade como cidadão consciente, por meio da prática e reflexão sobre a cultura corporal; e a Copa do Mundo é um momento privilegiado para esta reflexão e auxiliar na compreensão e participação cidadã. 

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:23.

Boa Noite Ôôôôôôôôôôôôôôô
Brasil
Ôôôôôôôôôôôôôôô
Coca-Cola

Vai com tudo, vai com fé
Ela é o mundo ao seus pés
São dois tempos de coragem
De malícia, de respiração
É de meia, É de lata
É de couro, é do que quiser
Ela corre pelos campos
Atrás dela vem toda nação

A Bola vai rolar
Entre a camisa e o coração
Grito lá do fundo, então:
É Campeão, é campeão

Quando ela rola o mundo pára
Só na torcida vem respirar
E quando ela passa pelo goleiro
O Brasil inteiro vai comemorar
 

Por Ana Ellen Soares Kochinski
em 3 de Abril de 2014 às 20:23.

Profº Drº Alfredo Antunes, faço das suas palavras, as minhas!

Por Caroline Matias
em 3 de Abril de 2014 às 20:23.

Não tenho o que discordar... Falou tudo Sr. Alfredo!

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:24.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 20:24.

Oi Diogo, mas na sua opinião, quais as consequências e impactos da Copa no Brasil?

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:25.

Por Erick Cleison de Araujo
em 3 de Abril de 2014 às 20:27.

Com essa de vossa excelência, Murilo Geraldo Praisner, eu encerro minha participação neste debate. Até a proxima amigos.

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:27.

Mais Professor Alfredo, o Sr. não acha que não deveria ser debatido apenas em sala de aula? Não acha que deveríamos nos prostrar em ferente à sociedade como profissionais da área e criar alguns projetos para crianças e também para outras pessoas que estivessem interessadas na saúde, e educação da sociedade? Utilizando assim de nossas aulas para passarmos todo conhecimento que temos sobre a cultura corporal?

Por Diogo Caruso
em 3 de Abril de 2014 às 20:27.

Mais impostos mascarados para o cidadão brasileiro bancar a copa e se o Brasil perder talvez aconteça alguns bons protestos em todos os setores...

Por Andrey Maruchin
em 3 de Abril de 2014 às 20:28.

Adriana, a Capital Manaus cedia vários jogos do campeonato da Amazônica, igualmente aos outros estádios brasileiros, como também aos jogos do campeonato brasileiro.

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:28.

frente*  

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:28.

Bem isso srº Eduardo....

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:30.

Pelo o que estou vendo, as coisas não vão acontecer. Vai ter Copa, mas infelizmente teremos problemas e não vai ser a melhor de todos os tempos. Vou te falar uma verdade: os evangélicos acreditam que Jesus vai voltar. Só ele para fazer com que o Brasil faça a melhor Copa. Se ele descer nos próximos três anos, aí será possível.”
Romário

Por Caroline Matias
em 3 de Abril de 2014 às 20:30.

Sr. Murilo Prasiner, estou aguardando que entre em contato, para esclarecer suas dúvidas e lhe auxiliar no TCC...

 

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2014 às 20:31.

Eduardo, concordo em gênero, número e grau, pois a participação cidadã passa por todas estas ações. Assim, devemos ter consciência que o nosso papel como professor é sermos mediadores deste processo em interação com a sociedade; a responsabilidade é de todos e não apenas do governo, mas este também tem a sua, a qual devemos cobrar o tempo todo.

Por Adriana Bueno de Freitas
em 3 de Abril de 2014 às 20:35.

Leia a biblia sr. Murilo antes de falar algo que você não sabe, pois não é so os evangelicos que acreditam nisso.

Por Erick Cleison de Araujo
em 3 de Abril de 2014 às 20:35.

Eita

Por Caroline Matias
em 3 de Abril de 2014 às 20:35.

Deixo aqui meus parabéns a todos que participaram desse debate!

Até a próxima pessoal!

 

Por Nicole Fernandes Spagnoli
em 3 de Abril de 2014 às 20:35.

#partiudidi

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:36.

Foi uma citação , não foi eu quem disse isso.

Por Murilo Geraldo Praisner
em 3 de Abril de 2014 às 20:36.

romario@gov.com.br

Por Ana Ellen Soares Kochinski
em 3 de Abril de 2014 às 20:37.

E não é dificil de perceber quando é uma citação!

Por Eduardo de Oliveira Pontes
em 3 de Abril de 2014 às 20:38.

#partiucomerempadinhanodidi

Por Afonso Nina
em 3 de Abril de 2014 às 23:01.

Caros Cevnautas,começo dando um carrinho por trás. A arena é da Amazônia mais o estádio é no Amazonas,e seus habitantes e somente eles, irão pagar por muitos anos todos esses gastos feitos por aqui.Feita a observação louvo a inciativa do colega Alfredo em suscitar o debate sobre as relações entre a copa do mundo e a educação física,ótima oportunidade para exercitar aquele tão almejado perfil crítico e reflexivo perseguido pelos currículos universitários.Tá na hora de colocar em prática algumas boas propostas já elaboradas por exemplo pelos PCN,  no já distante ano de 1997,existem muitos autores como Darido,Daolio,Batista Freire,etc que vem batendo na tecla de uma educação física escolar com abordagem multidisciplinar,existem propostas bem feitas divulgadas nas publicações do PROGRAMA SEGUNDO TEMPO,inclusive disponíveis on-line e gratuitas,recentemente orientei um colega finalista em seu TCC,que construiu uma intervenção em sua escola utilizando o tema Futebol e Copa do Mundo,para isso propôs lançar mão de filmes(Garrincha Alegria do Povo,por exemplo disponível no youtube),Vitor Andrade de Melo mantém inúmeros trbalhos na internet sobre esporte e cinema,também propôs a relação da   música com o  futebol  a partir do livro de Beto Xavier,Futebol no País da Música de 2009,enfim existem muitas maneiras de tocar essa bola.Podemos utilizar a mediocridade do Lazaroni e continuar tocar as coisas como elas são ,apostar no misticismo do Zagalo e torcer para que elas mudem por milagre,ou apostar na irreverencia do João Saldanha e sacudir o marasmo e o conformismo que nos assola. 

Grande abraço à todos


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.