Com base no significado da nudez na Atenas de Péricles (Grécia), apresentado por Sennett (Carne e pedra, R.J. Record, 2001), quais as relações possíveis com a exposição corporal e a prática de atividades físicas e esportivas na atualidade? Quais as relações com os Jogos Olímpicos da antiguidade e os atuais?
Comentários
Por
Bruna Aparecida Sansão
em 13 de Março de 2012 às 19:25.
Antigamente praticava - se esporte nu (sem roupa), e não existia malicia!!!!!! Hoje em dia o mundo é mais malicioso e não respeita o proximo. Hoje em dia não se ve ninguem praticando esporte nu.
Desde daquela epoca ja existia competição com premiaações.... Não era com os mesmos valores de hoje, mas existia o espirito de competir!!!!!
Por
Rafael Dzierva
em 13 de Março de 2012 às 19:18.
hj envolve mto mais marketing e dinheiro doq realmente o amor do atleta pelo esporte....
Por
Sergio Wynnek Junior
em 13 de Março de 2012 às 19:21.
A relação entre os jogos ainda é a sua superioridade em ralação ao outros eventos que acontecem ao mesmo tempo.
Por
Henrique Franke
em 13 de Março de 2012 às 19:21.
Concordo com o Rafael tudo está baseado mais em marketing do que na sociedade como antigamente
Por
Carina Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:21.
O corpo na antiguidade era concebido como algo sagrado, o corpo nú simbolizava um ser superior.
Por
Wellinton Prestes da Luz
em 13 de Março de 2012 às 19:23.
Hoje há participação feminina, e antes não havia.
Por
Rafael Dzierva
em 13 de Março de 2012 às 19:24.
quero meu meio ponto!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por
Alfredo Cesar Antunes
em 13 de Março de 2012 às 19:24.
A superioridade está relacionada com o "cidadão livre". Quem era considerado livre na Grécia Antiga?
Por
Luís Miguel Makohin
em 13 de Março de 2012 às 19:25.
Na idade média, o corpo era encarado como um recipiente do pecado, assim sendo, deveria ser escondido. Os esportes envolviam maior violencia do que atualmente, contudo muitos de nossos esportes praticados hoje em dia provenieram dessas práticas. A contemporainedade apresenta uma exposição corporal não tão explícita quanto no preríodo da Grécia antiga. Muitas vezes as roupas usadas para a prática buscando uma melhora no desempenho do atleta. A sociedade atual idolatra um modelo de corpo difícil de ser alcançado e, muitas vezes exclui membros da sociedade que não se adequam a esses padrões. Os jogos olímpicos e da idade média contribuíram de forma explícita, originando a maioria dos esportes atuais, com poucas modificações.
Por
Josiele Czerski Knapik
em 13 de Março de 2012 às 19:25.
Atualmente existe as para-olímpiadas, priorizando a igualdade entre a humanidade.
Por
Carina Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:26.
Na Grécia Antiga as pessoas livres eram os nobres.
Por
Wellinton Prestes da Luz
em 13 de Março de 2012 às 19:26.
Eram os filhos de pais e mães atenienses.
Por
Felipe Alexandre
em 13 de Março de 2012 às 19:27.
Antigamente só importava o primeiro lugar agora você ficando entre os três primeiros lugares já é vangloriado
Por
João Roberto de Oliveira
em 13 de Março de 2012 às 19:27.
Hoje está em alta a luta para ter um corpo ideal ou seja bonito!
Já nos jogos Olimpicos aida a busca do sucesso e vantagens financeiras permanece.
Por
Alfredo Cesar Antunes
em 13 de Março de 2012 às 19:29.
Luíz Miguel, concordo quando diz que a sociedade atual valoriza a exposição corporal. Talvez, esta exposição seja permitida, pela sociedade, apenas para aqueles que se enquadram nos padrões corporais divulgados pela mídia.
Por
Paola Pedroso Pietrochinski
em 13 de Março de 2012 às 19:30.
Na Grécia antiga os jogos olimpicos eram realizados com carater religioso e hoje a religião não interfere nos jogos olimpicos.
Por
Josias Thiessen Göcks
em 13 de Março de 2012 às 19:31.
O corpo na atualidade tem um significado de poderio em relação aos demais corpos. Dentro da prática de atividades físicas e esportivas não é diferente disso, o corpo é um instrumento que possibilita aos demais enxergar a capacidade do indivíduo de estar preparado fisicamente para a prática e também estar mais preparado em relação aos seus "adversários" dentro da atividade. Essa é uma grande relação com a Grécia Antiga, onde o corpo era visto como algo de muita importância, pois a beleza física era algo que demonstrava uma certa superioridade. Os Jogos Olímpicos da antiguidade tinham relação com os atuais na forma de demonstração de poder e bom preparo do país, tanto para os jogos quanto para as possíveis guerras, demonstrando que este país está bem preparado e teve um excelente investimento, o que serve de "sinal" para que os demais não tenham ambições acreca dele. Na atualidade funciona de uma maneira parecida, os Jogos servem como uma janela para mostrar o preparo e a capacidade que um país tem de investir em seus atletas, denominando as possíveis potências mundiais, tanto sociais quanto em seu desenvolvimento estrutural.
Por
Guilherme Moreira Caetano Pinto
em 13 de Março de 2012 às 19:32.
Podemos considerar que tanto as olímpiadas modernas como as olímpiadas da era atinga utilizavam os jogos como forma de demonstrar superiodade sobre outra cultura. A Exposição corporal também pode ser notada em ambas as ocasiões. Compartilho a opinião do Nobre Colega Rafael Dzierva no tocante a Marketing Desportivo.
Por
Jessica Prestes da Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:32.
Bem dessa!!
Por
Jéssica Lays Rodrigues
em 13 de Março de 2012 às 19:33.
A busca pelo corpo "perfeito", leva a sociedade a práticas prejudiciais á saúde!
Por
Marilei Bueno da Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:33.
Atualmente a sociedade vê a nudez como produto. já na Grécia antiga o corpo era símbolo de Deus. todo poderoso.
As olímpiadas tinham significado de competição "Guerra".
E quem era considerado livre na Grécia era o escravo que venceu a Olimpíada.
Por
Fabiana dos Santos Machado
em 13 de Março de 2012 às 19:35.
antes o esporte era praticado com nudez hoje os atletas ja usam roupas mais sofisticadas e apropriada para cada esporte... as premiaçose eram mais valorizadas pelo carater da competiçao hoje os atletas ja jogam pelo ganho material.
Por
Alfredo Cesar Antunes
em 13 de Março de 2012 às 19:35.
Paola, você tem razão. Porém, é importante lembrar que a religião grega tinha por base a mitologia (deuses - letra minúscula) e hoje as religiões cristãs têm por base um único Deus. O cristianismo foi determinante para o fim dos jogos olímpicos, principalmente por considerar tais práticas como atividades pagãs e estimuladoras do pecado - CORPO = PECADO.
Por
Mauricio Junior dos Santos Ribeiro
em 13 de Março de 2012 às 19:35.
Nas Olimpiadas de Antigamente quando determinada cidade-estado tinha varias conquistas nos jogos, era um sinal de que nao era bom momento para atacar essa cidade, pois a vitoria para eles significava uma superioridade
Por
Sergio Wynnek Junior
em 13 de Março de 2012 às 19:36.
concordo plenamente com o josias
Por
Guilherme Moreira Caetano Pinto
em 13 de Março de 2012 às 19:36.
O comentario de Josias foi tão bom quanto pintar com lux Collor
Por
Paola Pedroso Pietrochinski
em 13 de Março de 2012 às 19:38.
Concordo professor, afinal o período da idade média teve grande influência na concepção de corpo.
Por
Jessica Prestes da Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:38.
Curti ... hsuahsuahushauhsuahsa
Por
Josias Thiessen Göcks
em 13 de Março de 2012 às 19:39.
A glória do primeiro lugar era muito valorizada na antiguidade, o vencedor se tornaria um "mito", podendo até mesmo ganhar uma estátua em sua homenagem. Nos dias atuais o vencedor é vangloriado, mas não se torna um ídolo, a não ser que suas conquistas continuem com uma grande sequência, pois a cada ano jovens atletas e novas promessas surgem e se aprimoram para conquistar as vitórias.
Por
Luís Miguel Makohin
em 13 de Março de 2012 às 19:39.
Com certeza professor Alfredo, a sociedade atual leva muito em consideração a aparência corporal, muitas vezes julgando o indivíduo mesmo antes de conhece-lo e identificar sua reais capacidades. Quanto ao atleta, este sempre será julgado pelo resultado obtido, na sua performance, esquecendo da origem desse atleta, pelo que passou e o esforço que empreendeu para estar competindo. Alguns atletas também são esquecidos, mesmo tendo sucesso em suas realizações, após um erro é crucificado e julgado como incompetente. Essa pressão é gerada muitas vezes em atletas muito jovens que ainda não têm discernimento para cuidar desse tipo de cituação, prejudicando sua carreira futura e seu desenvolvimento como membro da sociedade.
Por
Carina Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:41.
Os antigos gregos não tinham fim de semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, exceto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos esportivos, onde destacavam-se os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helênicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais festivais eram o Pítico, O Ístmico e o Nemeu.
Sediado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (deus supremo da mitologia grega), o festival Olímpico era muito antigo, mas foi a partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) passou a ser feito um registro ininterrupto dos vencedores. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registrou-se assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros. Alguns historiadores contudo, acreditam que as primeiras olimpíadas tenham sido bem anteriores ao feito do cozinheiro-atleta.
Apesar de inicialmente possuírem um caráter apenas local, já no final do século VIII a C. os jogos passaram a contar com participantes de todas as partes da região grega do Peloponeso. Eram realizados a cada quatro anos na cidade de Olímpia, durante o verão, época em que se iniciava a contagem da "Olimpíada", o período cronológico de quatro anos utilizado para datar eventos históricos.
Por
Guilherme Moreira Caetano Pinto
em 13 de Março de 2012 às 19:42.
Sim Josias, era uma forma de acensão social. Podemos associar isso ao fato de que ainda hoje o esporte pode ser uma forma de "Subir na vida"
Por
Carina Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:44.
Postei este texto pois achei muito interessante seu assunto, e se encaixa neste tema.
Por
Marilei Bueno da Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:45.
os nobres que eram os livres...
Por
Josias Thiessen Göcks
em 13 de Março de 2012 às 19:46.
Sim Guilhereme, mas não podemos esquecer que em muitas vezes grandes promessas não alcançam este "subir na vida", por mais que tenham um grande desenvolvimento e uma excelente desenvoltura na prática de alguns esportes. Pela falta de patrocínio e reconhecimento dentro de seu país, o investimento teria que ser maior e confiável, assim grandes promessas não teríam sido esquecidas ou deixadas de lado.
Por
Josiele Czerski Knapik
em 13 de Março de 2012 às 19:47.
O esporte atualmente é um grande meio para o desenvolvimento dos alunos. Promovendo a saúde, ajudando na cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos.
Por
Alfredo Cesar Antunes
em 13 de Março de 2012 às 19:48.
Carina, muito legal o texto. Qual a fonte? Qual o site?
Por
Carina Silva
em 13 de Março de 2012 às 19:49.
Por
Guilherme Moreira Caetano Pinto
em 13 de Março de 2012 às 19:50.
Exatamente, aconselho a todos a verem o vídeo o esporte pede desculpas..
http://www.youtube.com/watch?v=78UHoEXRlwo
Se encaixa nesse assunto que abordamos..
Por
Alfredo Cesar Antunes
em 13 de Março de 2012 às 19:52.
Site da revista recorde: Revista de História do Esporte: http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/home.asp
Por
Wellinton Prestes da Luz
em 13 de Março de 2012 às 19:57.
Eram considerados cidadões livres os homens de uma certa idade.
Mulheres, crianças, estrangeiros, menores de idade, escravos e filhos de escravos, não eram considerados cidadões livres.
Por
Guilherme Moreira Caetano Pinto
em 13 de Março de 2012 às 19:58.
Hoje em dia, além da exposição da aparência corporal citada por Luis Miguel, a questão da nudez muitas vezes esta atrelada a performance durante a prova. Em muitas provas o atleta pode perder segundos preciosos se não utilizar a vestimenta adequada para a competição. Além disso, a exposição da marca é maior devido ao fato da roupa chamar mais a atenção.
Realmente hoje em dia os atletas são julgados por resultados obtidos, um fracasso acaba muitas vezes marginalizando um atleta de grande potencial. Mas isso é uma cultura mais brasileira, que acaba não admitindo erros e a cobrança é muito grande para que o atleta chegue em primeiro, não valorizando as demais colocações
Por
Alfredo Cesar Antunes
em 13 de Março de 2012 às 20:00.
Site da Revista de história da biblioteca nacional: http://www.revistadehistoria.com.br/revista/edicoes-anteriores Edições: n. 7 - n 22 - n.30 - n. 40
Por
Alfredo Cesar Antunes
em 13 de Março de 2012 às 20:06.
Revista Brasileira de Ciências do Esporte:
v. 25 n. 1
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/issue/view/101
v. 25. n. 2
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/issue/view/100
Por
Aline Fernanda Franco
em 13 de Março de 2012 às 20:09.
(Ainda em relação a pergunta do tópico) Atualmente a idéia de exposição corporal é totalmente diferente dos tempos antigos, pois antigamente o corpo era visto como fonte de pecado, devido ao influente pensamento da igreja, hoje podemos perceber que essa idéia foi totalmente derrubada, pois quem "comanda" a sociedade é a ciência, ou seja, nos dias de hoje a percepção de corpo no esporte é visto com os olhares mais amplos e minuciosos da ciência, levando em conta além de qualquer outro ponto a sua fisiologia.
Por
Luís Miguel Makohin
em 13 de Março de 2012 às 20:11.
Com certeza Guilherme Moreira Caetano Pinto, o Brasil é um dos países mais exigentes nesse aspecto, principalmente no futebol, veja a seleção brasileira por exemplo, pelos ultimos resultados tem sido julgada como indigna de respresentar o país na copa, cobra-se muito dos jogadores e exige-se não apenas a vitória mas sim uma vitória explica sobre o adversário.
Por
Guilherme Moreira Caetano Pinto
em 13 de Março de 2012 às 20:12.
O que deveria nos indignar seria a falta de investimentos na saúde, educação, e não resultados na copa do mundo..
Por
Guilherme Moreira Caetano Pinto
em 13 de Março de 2012 às 20:14.
Concorda Luis Miguel?
Por
Adriana Bueno de Freitas
em 13 de Março de 2012 às 20:17.
Na aquela época, os jogos olímpicos eram vistos como símbolo esposição corporal. As únicas pessoas que podiam participar dos jogos eram os homens, vestidos com poucas roupas, já as mulheres não podiam participar. Os jogos eram mais de lutas corporais. Hoje em dia todos podem participar, inclusive as mulheres e além das lutas, existe outros tipos de modalidades e as pessoas que participam são de todos os países e se vestem de acordo com seu país.
Por
Bruna Fernandes Cordeiro
em 3 de Abril de 2012 às 08:47.
Na antiguidade os "atletas" queriam ter um corpo exuberante e mostrá-lo para se igualar ao corpo dos deuses. Hoje a projeção escultural do corpo não eh somente para estética (mas essa questão ainda há e muito forte, principalmente na quetsão de marketing) mas a capacidade de um atleta depende muito da prepaação da sua musculatura.
As relações entre as olimpiadas de antigamente e a de hoje é o merito de vencer provas.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.